"". Life of Cherry: A importância dos doces no universo "Harry Potter" !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.4.20

A importância dos doces no universo "Harry Potter"


Em tempos de desespero, os muggles recorrem a todo o tipo de doces, pastelaria e comida de conforto para se consolarem, e esquecerem-se por um minuto que as coisas não estão propriamente espetaculares. O que nos faz achar que os feiticeiros são diferentes?

Os doces desempenham um papel muito maior na narrativa de J.K Rowling do que o que pensamos. Mais do que meras calorias vazias, têm histórias por detrás, proporcionam conforto e, em algumas situações, até são a cura contra muitas doenças.

(Esta publicação contém spoilers da saga "Harry Potter". Se não viram os filmes nem leram os livros, não leiam este post).


1. Chocolate como conforto: Talvez para Harry e para outros alunos nascidos em famílias Muggle, além de ser delicioso, é a familiaridade do chocolate que lhes traz conforto, algo que lhes faz lembrar de casa, num mundo tão diferente do qual estão habituados. Mesmo que estejam a comer sapos de chocolate em vez de tabletes normais, chocolate é chocolate. 

2. Chocolate como um remédio: Além de ser usado para mostrar amor, o chocolate no universo HP também é usado como um remédio. Em "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", após um ataque dos Dementors no comboio que faz com que o nosso protagonista desmaie, Lupin dá-lhe um chocolate e este fica logo com outro ar. O chocolate é, desta forma, usado como o antídoto perfeito contra estas criaturas que sugam toda a felicidade à sua volta.

3. Doces como fonte de comédia: Frequentemente, os doces em Hogwarts têm o poder de fazer soltar gargalhadas mesmo nas épocas mais difíceis. Na verdade, o uso dos doces para fins cómicos é dos melhores momentos da saga - a começar, claro, pelos "feijões de todos os sabores" que vêem na foto acima. Um deles é a abertura de Weasley´s Wizard Wheezes, a loja de doces e de partidas de Fred e George Weasley, após a sua icónica expulsão de Hogwarts. Esta é também a única loja aberta na Diagon Alley quando o Voldemort regressa, o que prova que há sempre espaço para o riso, até nos tempos mais negros.

4. Butterbeer como pretexto para convívio: A famosa e, decerto, a mais saborosa das cervejas, a butterbeer,  serviu muitas vezes de pretexto para convívios entre Ron, Harry e Hermione. Em momentos de triunfo, quer pelo fim das aulas, quer pelas férias, quer por uma vitória no Quidditch, o trio reuniu-se várias vezes em Three Broomsticks, o que aprofundou ainda mais as suas ligações de amizade.

5. Os feiticeiros também gostam de uma boa fatia de bolo: Depois de uma grande tempestade, vem a bonança, e J.K Rowling seguiu este velho ditado sempre bem à letra. De facto, cada vez que acontece algo terrível ao Harry, o que se segue sempre é uma fatia de bolo. Em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", quando Harry fica a dormir no chão de uma cabana pequena, no meio de uma tempestade, a achar que ninguém se vai lembrar dos anos dele, Hagrid aparece com um bolo de aniversário que, embora esmagado, mostra muito carinho. Os Dursleys nunca mostraram este nível de carinho por Harry e, depois disto, a sua vida mudou para melhor. Em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", ele recebe também não apenas um bolo de aniversário, mas 4 (de Hermione, Ron, Hagrid e Sirius), o que lhe permite sobreviver à "dieta de coelho" da  Sra. Dursley pelo resto do verão. E não podemos falar deste ponto sem referir os belos cozinhados da Sra. Weasley, que foi oferecendo doces ao longo dos anos, em todas as ocasiões especiais. 


Em todos os tempos negros que passemos, ao menos temos chocolate, heheheh, nunca nos esqueçamos disso.

(Foto: da minha autoria)

(Esta publicação foi inspirada num capítulo do livro "As Lições de Vida de Harry Potter, aconselho muito, é mesmo bom para todos os fãs de HP). 

22 comentários:

  1. Quem não aprecia uma boa fatia de bolo?
    Ou um chocolatinho?
    Ou um caramelo feito à base de mel?
    Ou ... ou ...ou ...ou ...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Realmente, no mundo mágico de Harry Potter (que sou fã) mas também na realidade, um docinho faz magia não é? :b

    Adorei o post!
    Um beijinho *

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Siiim, seguindo o exemplo de Harry Potter, parece-me que o chocolate é a cura para muitos dos nossos problemas eheh
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Adorei a publicação, exatamente porque mal a comecei a ler me lembrei do livro que referiste no final e que li recentemente.
    O chocolate tem um papel muito importante na minha vida também ahahaha seria ainda melhor se pudesse desfrutar de um belo chocolate em Hogwarts, mas pronto!

    Beijinhos,
    https://inescm2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Adorei a tua publicação. Achei doce! :))

    -
    Mundo ao contrário ...
    -
    Beijos e um excelente Domingo

    ResponderEliminar
  6. Nunca duvidei do poder dos doces :p ahahah
    Que nunca nos faltem estes - ou outros - pedacinhos de conforto para lidar com dias menos bons

    ResponderEliminar
  7. É incrível os poderes dos doces nos momentos certos ahah
    Achei super engraçado o facto de estar a ver os filmes todos neste momento e deparar-me com este post ahah. Ainda vou no 6.º (HP e o Príncipe Misterioso) mas já entendi muito bem este teu post com exceção de pequenas partes que ainda não aconteceram. Adorei a criatividade :)
    Já agora, e como já vi que és fã de HP, algo que me está a inquietar é o facto do 5º filme se intitular de "HP e a Ordem de Fénix", mas não percebi o porquê... Será que me escapou alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Ordem de Fénix é uma sociedade secreta fundada Dumbledore, e é no 5º filme que começam a aparecer as primeiras referências a essa sociedade, daí o nome :).

      Eliminar
    2. Ah! Entretanto continuei a ver o 6° filme e surgiu a cena em que o Harry Potter recebe uma caixa de doces para ficar apaixonado, mas quem comeu foi o Ron. Mais um poder dos doces neste universo ahah. Claro está que me lembrei deste post e de ti :)

      Eliminar
    3. Ahahahah, o Ron é sempre o mesmo xD.

      Eliminar
  8. Adorei o post! Também adoro o Harry Potter, já vi os filmes e já li os livros todos, e é tão engraçado estas pequenas coisas que muitas das vezes nem reparamos!
    Beijinhos grandes
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Olá, eu adoro chocolate :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Bem quero provar a dita cerveja de manteiga :D

    ResponderEliminar
  11. Muito bom :D Realmente, vendo as coisas por esta perspectiva, os doces trazem uma certa felicidade em tempos sombrios e são como "luzinhas ao fundo do túnel"...estão sempre aqui para nós, por pior que seja a situação, ahaha :P

    ResponderEliminar
  12. Oi, Cherry!
    Que ótimas colocações. Foi muito bem inspirada ao se lembrar de todas as situações. Particularmente sinto bastante conforto quando como chocolates. Só não mata a milha fome pois estou sempre querendo mais!! :=)))

    ResponderEliminar