"". Life of Cherry: Livro: Becoming !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

11.3.20

Livro: Becoming

Livro: Becoming

Durante os dois mandatos de Barack Obama, eu vibrei com tudo. Nunca me senti tão entusiasmada pela política como naquela altura, e isso diz mesmo muito dele enquanto Presidente dos Estados Unidos, porque conseguiu cativar a atenção dos mais jovens, até a minha que, na altura, ainda andava no Básico. A sua mulher, Michelle Obama, foi a primeira-dama mais ativa que eu já vi. Todos sabemos que o papel da primeira-dama é algo muito ambíguo, não é considerado propriamente um título nem um cargo, motivo pelo qual muitas mulheres, no passado, estiveram nele de uma forma mais passiva. No entanto, a Michelle Obama aproveitou este seu "lugar" para obter a atenção do povo para várias iniciativas que mudaram a América sem nunca, ao mesmo tempo,  ofuscar o Obama. 

É então, estranho até que eu não tenha pegado neste livro mal este foi lançado, no entanto, aqui estou eu hoje, para falar dele, e tenho muito para dizer!

Sinopse


Nas suas memórias, a sua obra de reflexão mais profunda e uma narrativa fascinante, Michelle Obama convida os leitores a entrar no seu mundo, relatando as experiências que a moldaram, desde a sua infância na zona sul de Chicago, passando pelos anos como executiva, equilibrando as exigências do trabalho com a maternidade, até ao tempo passado no endereço mais famoso do mundo. "Becoming" é um relato íntimo de uma mulher que desafiou todas as expectativas. 


A minha opinião


Este livro, ao contrário daquilo que eu esperava (e um dos meus receios), não é sobre política, é sobre a vida da Michelle Obama desde a sua infância até ao ano de 2017, incluindo várias reflexões sobre diversidade, opressão, o equilíbrio entre a maternidade e a vida profissional, a influência que a política pode ter na vida privada de uma pessoa, e tudo aquilo que comanda a sua existência como a primeira-dama negra, mulher e mãe.

O livro está dividido em três partes: "Becoming Me" (que fala de toda a sua infância e adolescência, até chegar à idade adulta), "Becoming Us" (que explora o começo da sua relação com Barack Obama e, mais tarde, o início da sua vida conjunta) e "Becoming More" (que começa com a chegada do Obama à presidência até ao fim do seu segundo mandato).  Cada parte surpreendeu-me à sua maneira. A primeira porque, embora já tivesse a noção que a ex primeira-dama nunca cresceu num meio propriamente privilegiado, não sabia que era assim tão pobre - e o facto de, mesmo assim, ter conseguido construir um percurso académico impressionante é tão wow. A segunda parte porque teve a coragem de confessar publicamente que, em muitas vezes, sentia muitas saudades do Obama e, o seu eu mais egoísta desejava que nunca tivesse ido para a política - algo que muitos consideram demasiado carente, mas quem, no lugar dela, não desejaria isso, uma vida mais estável, com o marido em casa a horas? A terceira parte por revelar todo o esforço de backstage para lançar todas aquelas iniciativas que lançou como primeira-dama, incluindo todas as inseguranças que isso lhe causava. 

A linguagem do livro é muito mais simples do que seria de esperar tendo em conta a densidade do mesmo. Ao lê-lo, sentimos que estamos a falar com uma amiga num café que nos inspira imenso e nos motiva a lutar pelos nossos objetivos, mesmo quando a sorte parece não estar do nosso lado. "Becoming" é, portanto, tão inspirador como promete ser, e toda a hype que se criou é muito justificada.

A única coisa má que tenho a apontar não tem propriamente a ver com a biografia em si, mas sim com a edição portuguesa. A tradução, embora esteja bem feita, deixou passar ao lado alguns erros ortográficos que eu considero graves, não pelos erros em si (que não prejudicam a compreensão), mas pela sua abundância. 

Li este livro através da biblioteca municipal da minha cidade, porém quero mesmo comprá-lo assim que puder. Para, nas mais variadas situações, poder responder à pergunta "O que a Michelle Obama faria se estivesse no meu lugar?" (algo que já dou por mim a pensar muitas vezes). Além disso, satisfez imenso a minha curiosidade sobre a vida do casal Obama. Sempre me questionei "Como é que alguém chega a Presidente dos Estados Unidos?". No caso deles, foi a vontade de mudança. No caso do Trump, não se entende muito bem, e espero que os americanos, desta vez, tomem uma melhor decisão. 


Livro: Wook; Bertrand.

(Nota: Esta publicação contém links de afiliados)

13 comentários:

  1. Uma Mulher que não nos deixou indiferentes, porque tem uma voz social com uma importância inspiradora. Quero mesmo ler este livro

    ResponderEliminar
  2. Nunca me ocorreu ler tal livro, mas parece-me bastante interessante!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Agora está lá aquele grunho e parece estar de pedra e cal, pois o povo americano parecem um bando de anormais.
    O mundo já não andava bem. Com aquele embuste, caminhamos a passos largos para algo de muito grave.
    Adeus mundo, cada vez pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, o mundo está a ficar pior à conta do Trump :(.

      Eliminar
  4. ah que super indicação, ela é mesmo uma mulher incrível e adoraria ler esse livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  5. Uma mulher interessante, sem dúvida.
    Levo a sugestão.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Nossa sou louca pra ler esse livro! Ela é uma mulher inspiradora,cativante.
    Acho ela lindíssima e além de tudo em exemplo.

    Estou te seguindo,siga-me também!
    Beijinhos


    Saiu post novo no blog
    https://blogaquelaflor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Nunca tive curiosidade nessa letura.
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Esse livro está na minha lista para ler. Deve ser bem interessante!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  9. Adoro esta senhora! Sem dúvida um dos livros na lista de 2020!

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar