"". Life of Cherry: Aprender a conduzir quando se tem ansiedade !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.3.20

Aprender a conduzir quando se tem ansiedade

 Aprender a conduzir quando se tem ansiedade

Há algo que ninguém diz quando se fala em tirar a carta de condução: o stress inerente a este processo. Toda a gente gosta de pintar a as aulas de condução como muito cor de rosa, com unicórnios a saltar, como se fosse algo natural para toda a gente. "Ah, vais adorar conduzir", "vais ver, 5 aulas e pumba, já apanhas logo o jeito".  Nem sempre é assim. Sobretudo para quem sofre  de ansiedade.

Imaginem uma pessoa que sofre muito com a ansiedade, que sofre sempre por antecipação (imaginando todos os piores cenários que podem acontecer), que se torna distraída à conta disso e que até experiencia sintomas físicos (como palmas da mão a suar, dores de cabeça, palpitações no coração,etc.). Agora, imaginem essa pessoa a conduzir. Pois, agora sim, já estão a imaginar o drama. Ter aulas de condução pode ser stressante para toda a gente mas, para quem sofre de ansiedade, ter aulas de condução pode chegar até a ser algo doloroso.

Sempre fui uma pessoa muito ansiosa, embora no passado fosse pior mas, infelizmente, ainda afeta negativamente  a minha vida  de muitas formas. No geral, as minhas aulas de condução até foram uma experiência bastante positiva, mas demorei uma quantidade absurda de tempo a conseguir arranjar estratégias eficazes para controlar a minha ansiedade. Sinto que, se não fosse a ansiedade, eu tinha aprendido a conduzir muito mais depressa. Bem, mas se estou aqui a escrever este post é porque consegui (já tenho a carta há 4 meses, yay!), e hoje estou aqui para falar disso mesmo. Acho que vai ser interessante. Apesar das publicações sobre a carta de condução que já vi pela blogosfera, ainda não vi ninguém a falar sobre este problema em específico, e sinto que vai ser muito útil (principalmente se forem como eu, que antes de se lembrar de desabafar com alguém, vem ao Google buscar respostas, mesmo sabendo que é um mau hábito).


1. Escolham bem o vosso  instrutor (e se não gostarem dele, troquem!): Durante todo este processo, a relação mais importante que vão ter (e na qual têm que trabalhar também) é na relação com o vosso instrutor de condução. Duas coisas que nunca ninguém fala e que nunca é demais relembrar: podem escolher o vosso instrutor e podem trocar sempre que quiserem. Trocar de instrutor nem sempre significa que ele seja mau, às vezes apenas significa que não tiveram compatibilidade, que a sua forma de ensinar não era compatível com a vossa personalidade. Eu poderia fazer um post inteiro sobre o impacto de um bom instrutor numa pessoa ansiosa, e então numa pessoa introvertida, aí é que daria muito que debater. Sentirem-se ou não confortáveis com o vosso instrutor vai influenciar IMENSO toda a experiência de aprendizagem.

2. Peçam ajuda a alguém para escolher um instrutor: Embora nenhum instrutor seja o certo para toda a gente, poderão sentir-se mais confiantes se escolherem alguém que já tenha ensinado um familiar/amigo vosso e que vos tenha dado um bom feedback sobre ele. O meu instrutor ensinou os meus primos, portanto eu já sabia um pouco sobre ele e, por isso, até já tínhamos do que falar. Se isto não for algo possível para vocês, outra ideia muito boa é conhecerem um instrutor antes de escolherem: falarem 5 minutos com ele, para conversarem sobre o que esperar e como se vão proceder as coisas (sim, podem fazer isto, lembrem-se, são vocês que estão a pagar).

3. Saibam o que esperar de cada aula: Eu consigo sempre gerir melhor a minha ansiedade quando sei o que vai acontecer, e aposto que com muitas pessoas também é assim. Conversem com o vosso instrutor para saber aquilo que vão fazer em cada aula.

4. Pensem um passo de cada vez: Embora o ponto 3 possa ser importante para nós, pessoas ansiosas, também temos que ter consciência que não conseguimos prever tudo, sobretudo num meio que, por si só, é tão imprevisível. Por isso, em vez de estarem numa ponta da cidade e de já estarem a pensar na manobra que vão fazer dali a 5 km, pensem apenas um passo de cada vez.

5. Não oiçam muitas experiências de outras pessoas: Normalmente, costuma-se aconselhar o contrário mas, neste caso, acreditem quando vos digo para não o fazerem. As pessoas, no que toca a sua aventura na carta de condução, não são lá muito sinceras. A maior parte não gosta de admitir as vezes em que deixaram ir o carro abaixo, as vezes em que fizeram mal uma curva ou contornaram mal um passeio, as vezes em que quase atropelaram uma velhinha e muito menos se reprovaram no exame. Peçam conselhos apenas às pessoas que sabem que vão dar-vos um opinião sincera.

6. Entrem num estado de espírito harmonioso antes de cada aula de condução: Algo que, provavelmente, já devem ter ouvido nas aulas de condução é que as vossas emoções têm um grande impacto no ato de conduzir. E não só são as emoções extremas como a tristeza ou angústia, às vezes um pouco de ansiedade ou uma mentalidade ligeiramente pessimista podem tornar uma aula desastrosa. Quando estamos assustados, o nosso corpo fica tenso. A ansiedade pode pôr-nos num constante modo fight or flight, o que nos põe suar, com o coração a bater descompassadamente, entre outras coisas que  não são o ideal para uma condução tranquila. Quando comecei a tirar a carta, eu costumava sair das aulas com o meu corpo a doer de tão tensa que eu estive. À medida que fui ficando mais confiante, esta sensação desapareceu. Todavia, não teria acontecido se eu tivesse sido mais proativa nisso. Tentem encontrar estratégias para acalmar os nervos. Se não o conseguirem fazer, certifiquem-se, pelo menos, que estão a dar a vocês mesmos a melhor chance possível. Durmam bem no dia anterior, certifiquem-se que têm tempo suficiente para tomar o pequeno-almoço se a aula for de manhã , e reservem tempo para simplesmente respirar um pouco. Se em algum dia se sentirem muito stressados com outras tarefas do quotidiano ou simplesmente cansados, desmarquem a aula. Por vezes, é preferível assim do que andar a desperdiçar aulas e depois ter que pagar mais. 

7. Aproveitar os semáforos vermelhos para respirar fundo: Durante a condução, não há muito tempo para pensarmos naquilo que estamos a sentir porque temos que estar atentos a tudo o que se está a passar na estrada. As nossas únicas oportunidades para o fazer é mesmo durante as luzes vermelhas dos semáforos . Nessa altura, aproveitem sempre para se acalmarem, descansar um pouco os pés (se os semáforos forem daqueles que têm o tempo, senão mantenham-se sempre prontos para arrancar) e colocarem-se no estado de espírito correto (caso não o tenham feito antes).

8. Pratiquem fora das aulas: Não na estrada mesmo, porque isso seria perigoso, mas em estradas privadas, sem movimento. Isto é bastante útil numa fase inicial, quando ainda não conseguem dominar bem o carro, e mesmo perto do exame, quando querem treinar manobras como a inversão de marcha ou o estacionamento. Não digam que fui eu que sugeri isto, é ilegal. Quanto mais praticarem, mais confortáveis se vão sentir a conduzir. Reservar tempo àquilo que nos dá ansiedade é difícil (a tendência é sempre fugirmos), mas cada vez mais me apercebo que todo o nervosismo está no quão difícil parece, não na ação propriamente dita.

9. Vocês vão conseguir conduzir: Melhor ou pior, todos nós conseguimos conduzir. Não há ninguém que não o consiga. Pode parecer que nunca vão conseguir fazê-lo, podem até já ter reprovado algumas vezes por esta altura, mas não desistam. Não importa quanto tempo demore, vocês chegar lá. E quanto a ansiedade, vai acabar por passar, eu agora, quatro meses depois de obter o famoso cartãozinho azul, já não sinto quase nenhuma (embora ainda tenha que ganhar muita experiência a conduzir, claro).


Como foi a vossa experiência na carta? Também eram muito ansiosos? Que conselhos dão àqueles que estão agora a começar e sofrem do mesmo mal?

36 comentários:

  1. Se sem ansiedade tem dias que é difícil, imagino com ansiedade...

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  2. Publicações desta natureza são mesmo imprescindíveis, porque há sempre alguém que se identifica. E que, muito provavelmente, sente-se deslocado, por achar que está sozinho a lidar com estas questões.
    Como ainda não tirei a carta, não posso falar com justa causa, mas estas dicas estão no ponto!

    ResponderEliminar
  3. Olá! Que post importante! Ainda não tirei minha licença para dirigir e pretendo fazer isso ainda! Já salvei o post nos meus favoritos porque sua dicas vão me ajudar muito.

    Bjocas!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | @neilabahia

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com o primeiro. Se soubesse o que sei hoje, apesar de ter corrido bem, teria trocado logo de instrutor. Tive um que me estava sempre a deitar abaixo, mas o dono da escola percebeu. O instrutor estava sempre a queixar-se de mim (devia dizer que eu e era burrinha) e a dada altura o dono estranhou porque era uma miúda certinha e tal. Ele tomou a liberdade de me mudar e foi o melhor :) maaaas... Não concordo com o teu ponto 8. Acho um risco e não acho que seja bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que o dono da escola se apercebeu então :).
      Se for feito com mesmo muita, mas muita cautela, os riscos são menores, é preciso é muito cuidado.

      Eliminar
  5. Esse post vai me ajudar muito, porque penso em tirar a carteira de motorista em breve, porém tenho ansiedade e tenho medo disso piorar e eu acabar desistindo.
    Penso muito que praticar fora das aulas em alguns lugares restritos, vai me ajudar demais!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderEliminar
  6. Eu quando tirei a carta, há mais de 10 anos, não sofria de ansiedade e ainda bem.
    Agora acho que ia ser um problema.. Também sofro de ansiedade.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Felizmente não passei por isto - muito por culpa do meu pai e do meu irmão que são uns "motorheads" e me ensinaram a conduzir "em casa" - íamos para um parque da feira treinar :p quando cheguei às aulas de condução foi muito mais simples porque a parte de controlar o carro já estava mais ou menos no sítio. Mas também é algo intrínseco em mim - adoro conduzir, acalma-me (a não ser em dias de road rage!), faz-me ficar mais serena. Acho que isso vem desde início!

    Só me lembro de ficar uma vez em estado de sítio, na primeira vez em que peguei no carro do meu pai. Foi uma viagem longa, quando cheguei a casa tinha as costas feitas num 8 de tão tensa que estava ahah!

    PS: Obrigada :p <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, conheci muitos colegas mesmo assim, isso ajuda mesmo na confiança na hora de tirar a carta :).
      A primeira viagem de carro depois de tirar a carta é sempre a mais stressante, deve ter sido por isso :).

      Eliminar
  8. É engraçado, nunca pensei que tirar a carta pudesse ser tão stressante, para mim foi tão natural...mas percebo perfeitamente! Algo que senti sempre foi o peso da responsabilidade. Eu gostava bastante das minhas aulas, nunca me ocorreu que pudesse ser penoso para alguém… Fogo, não deve ser nada fácil.

    ResponderEliminar
  9. Amei seu post, eu era muito ansiosa, hoje ainda sou, mas consigo lidar com isso de uma forma melhor. Já me limitei muito por conta disso, hoje posso dizer que estou quase 100%! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  10. Ótimas dicas. Tbm sou ansiosa e sei bem como o processo é complicado. Tenho carta há 18 anos e nada como o tempo pra ajudar.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderEliminar
  11. Oie,
    Adorei as dicas!! Espero aprender a conduzir esse ano e sou bem ansiosa também.
    Beeeijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderEliminar
  12. Oi Cherry!
    Eu não dirijo, mas são ótimas dicas! Algumas, com certeza, me ajudariam!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Ótimas dicas! Eu também sou ansiosa e achei que teria grandes dificuldades, mas consegui. Nas primeiras aulas com o instrutor ficava tensa e com o coração acelerado, com o tempo que fui vendo que não era um bicho de sete cabeças.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  14. Eu não tive esse problema, quando tirei a carta...

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  15. Eu acho que a ansiedade não passa depois de termos o papel na mão.
    Pelo contrário acho que a consciência de ter uma arma na mão que me pode matar ou matar outros e não ter ao lado alguém que coloca o pé no travão em caso de necessidade ainda me trouxe mais ansiedade e responsabilidade na hora de conduzir.
    Gosto imenso de conduzir, mas confesso que mesmo depois de mais de 10 anos de carta ainda acarreta uma grande dose de ansiedade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, a ansiedade passou quase completamente, mas sim, continuo a ter consciência um carro é como ter uma arma na mão, e é bom ter essa consciência :), mas não precisa de nos paralisar de medo, que era o que me acontecia antes :(.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Nossa, parece que você me descreveu. Nunca aprendi a dirigir por tudo isso. Sempre tive um pouco de medo por ser muito ansiosa, por ter essa loucura de imaginar os desastres antes de acontecer. Todos dizem que preciso ir aprender, mas ninguém sabe o quanto isso me aflige. Obrigado pelas dicas. Quero conseguir.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais conseguir, um dia, ao teu ritmo :), esquece o que os outros dizem.

      Eliminar
  17. Tenho ansiedade e ainda não dirijo
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia de cada vez, e vais acabar por arranjar coragem para tal :).

      Eliminar
  18. Amei as dicas. Até hoje não tirei a habilitação pois tenho muito medo de me envolver em acidentes ou coisas ruins. Mas eu queria muito
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Estou louca para tirar a minha carta.
    www.achatadebatom.com

    ResponderEliminar
  20. Eu gostei muito desse texto e realmente quase não se fala disso pelos blogs.
    Eu sou uma pessoa bem ansiosa e isso realmente atrapalha minha vida, tentei tirar a habilitação e reprovei várias vezes, até que de momento desisti.
    A sensação de não passar e acabar sendo pessimista é horrível :(
    Mas pretendo tentar novamente ano que vem, espero de verdade conseguir.
    Obrigada pelo texto! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que este texto te ajudou <3. E eu revi-me um pouco no teu comentário, porque acabava muitas vezes por também ser pessimista em relação a isto :(.
      Vais conseguir :).

      Eliminar
  21. Confesso que, embora sofra de transtorno de ansiedade, todo o processo de aprendizagem de condução foi feito muito tranquilamente. Comecei as aulas com muito entusiasmo e fascinada com a minha curva de aprendizagem, mas confesso que, nas semanas que precederam o meu exame, a saturação já se fazia sentir e mal podia esperar por terminar tudo. Estava tão tranquila quando fui para o exame que até adormeci enquanto o meu instrutor me levava para o Centro de Exames (ainda hoje me lembro do raspanete que me deu porque eu não podia estar a dormir num dia importante!! xD)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma história muito interessante e de louvar para quem sofre de transtorno de ansiedade :). Ainda bem que a tua experiência foi tranquila, acho que encontraste na condução algo que te relaxa e te distrai das vozes da tua mente :).
      Ahahaahah, isso é que foi mesmo descontração xD, quem me dera a mim.

      Eliminar
  22. Compreendo a 100%...experimentei por duas vezes tirar e em nenhuma consegui levar até ao fim...quem sabe à terceira será de vez..
    Bom post 🌸
    Beijinho

    🌿https://lovely-everything.blogspot.com/🌿

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, muita força nisso :).
      Obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Neste momento estou a tirar a carta e este post veio ajudar pois sofro de ansiedade e ataques de pânico! Já tinha tentado "tirar" a carta em 2016/2017 mas acabei por não fazer nem o exame de código devido ao medo e pânico. É algo que me faz confusão, fico com imensas dúvidas "como é que consigo concentrar-me na estrada e mudar a velocidade ao mesmo tempo?", "como é que eu sei qual é o pedal do travão e do acelarador sem olhar para lá?" "E se eu bater em alguém?" "E se eu entrar em pânico?"... Foram tantas questões na minha cabeça que me adiaram imenso a carta de condução e agora decidi voltar e ultrapassar os meus "medos", após ter feito um dos pontos que mencionaste, conduzir fora das aulas. Foi o meu namorado que me levou a conduzir num estacionamento deserto.
    Este post ajudou-me a perceber imensa coisa e são dicas muito uteis para quem está a começar :)

    Beijinhos

    Mas Bea! - Blog Instagram

    ResponderEliminar
  24. Neste momento estou a tirar a carta e este post veio ajudar pois sofro de ansiedade e ataques de pânico! Já tinha tentado "tirar" a carta em 2016/2017 mas acabei por não fazer nem o exame de código devido ao medo e pânico. É algo que me faz confusão, fico com imensas dúvidas "como é que consigo concentrar-me na estrada e mudar a velocidade ao mesmo tempo?", "como é que eu sei qual é o pedal do travão e do acelarador sem olhar para lá?" "E se eu bater em alguém?" "E se eu entrar em pânico?"... Foram tantas questões na minha cabeça que me adiaram imenso a carta de condução e agora decidi voltar e ultrapassar os meus "medos", após ter feito um dos pontos que mencionaste, conduzir fora das aulas. Foi o meu namorado que me levou a conduzir num estacionamento deserto.
    Este post ajudou-me a perceber imensa coisa e são dicas muito uteis para quem está a começar :)

    Beijinhos

    Mas Bea! - Blog Instagram

    ResponderEliminar
  25. Neste momento estou a tirar a carta e este post veio ajudar pois sofro de ansiedade e ataques de pânico! Já tinha tentado "tirar" a carta em 2016/2017 mas acabei por não fazer nem o exame de código devido ao medo e pânico. É algo que me faz confusão, fico com imensas dúvidas "como é que consigo concentrar-me na estrada e mudar a velocidade ao mesmo tempo?", "como é que eu sei qual é o pedal do travão e do acelarador sem olhar para lá?" "E se eu bater em alguém?" "E se eu entrar em pânico?"... Foram tantas questões na minha cabeça que me adiaram imenso a carta de condução e agora decidi voltar e ultrapassar os meus "medos", após ter feito um dos pontos que mencionaste, conduzir fora das aulas. Foi o meu namorado que me levou a conduzir num estacionamento deserto.
    Este post ajudou-me a perceber imensa coisa e são dicas muito uteis para quem está a começar :)

    Beijinhos

    Mas Bea! - Blog Instagram

    ResponderEliminar