"". Life of Cherry: 5 coisas: março 2020 !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

31.3.20

5 coisas: março 2020

Bem, meus amigos, what a month! 2020, que tinha começado tão bem, atira-nos um grande balde de água fria ao terceiro mês. Ninguém esperava isto, thats for sure! Os novos loucos anos 20 vão ser mesmo loucos, mas não da forma que esperávamos. Março começou com o meu certificado na mão, que prometia todo um novo mundo de oportunidades à frente mas, na segunda semana do mês, com o aumento exponencial de casos de COVID19 aqui em Portugal, foi-me imposta uma quarentena voluntária, que de voluntária não tem muito - aceitei porque é esse o conselho das autoridades mas ai, tantos planos que eu tinha... Bem, a saúde em primeiro lugar, principalmente a dos que nos estão mais próximos porque, como já todos sabemos, isto é uma questão de saúde pública.

Março foi então arrastando-se, a meio gás, com a única certeza que temos que levar um dia de cada vez, com o máximo de precauções possíveis. Assim, acompanhem-me na 3º edição de 2020 da rubrica, que mais parece um diário de quarentena (sim, eu sei que prometi não falar de COVID aqui no blog, e vou continuar a fazê-lo, mas neste resumo mensal não dá para ignorar o elefante no meio da sala).


5 coisas que aconteceram


1. Inscrevi-me na Ordem dos Enfermeiros: A inscrição na Ordem dos Enfermeiros era outra das grandes etapas que desejei durante todo o curso. É como se fosse uma validação de uma equipa de desporto, que nos entrega uma camisola e diz "agora também fazes parte disto". Só que aqui não nos entregam nada, deixam-nos é aceder ao computador para efetuar o nosso registo, com a promessa que dentro de 30 dias recebemos a Cédula que torna tudo ainda mais real, e ainda temos direito a tirar a foto da praxe à entrada. Como a que consta nesta edição da rubrica "5 coisas". Escolhi esta foto porque, apesar de os meus dias terem sido passados maioritariamente de pijama, é isto que eu mais quero recordar um dia, quando pensar em março de 2020.

2. Vida em suspenso: O coronavírus tem sido o assunto no momento nos últimos meses. Aqui em Portugal, foi em março que o assunto ganhou mais destaque, com o aumento exponencial de casos.  No que diz respeito a este vírus, estou numa posição privilegiada. Eu ainda não o contraí (e tenho um sistema imunitário bom caso isso aconteça), não tive aulas nem estágios cancelados por causa das medidas de prevenção, assim como não tive que desmarcar viagens nem grandes projetos que tinha em mente. Porém, não consegui deixar de sentir que a minha vida ficou em pausa. Acabei a licenciatura recentemente e tinha planos para ocupar todo este tempo "sabático": mini escapadinhas aqui no Norte, idas a formações e jornadas de Enfermagem, envolvimento em projetos de voluntariado... Todavia, todos esses planos foram cancelados e, com a incerteza que outros, no futuro, ainda  poderão vir também a ser  cancelados, o mês de março parece que se arrastou. Parece ser difícil continuar com as nossas vidas quando uma pandemia deixa as nossas vidas suspensas. Mas não desmotivemos. Procuremos motivação nos pequenos momentos do nosso quotidiano e nas nossas pessoas. Tudo isto vai passar e, em breve, os nossos dias voltaram à correria normal que tanto desprezamos mas que, em situações destas, nos faz sentir muitas saudades disso.

3. Uma vida alternativa em quarentena: Com milhares de portugueses na mesma situação que eu, em quarentena voluntária, criou-se uma espécie de rotina alternativa, uma réplica digital das nossas vidas antes de todo este caos começar, e foi mesmo engraçado ver o quão várias empresas, organizações e mesmo pessoas individuais se esforçaram para que esta réplica fosse o mais fiel possível à sua versão real. Assim, durante este primeiro mês de quarentena fui a museus, fui a um festival de música (o Festival "#EuFicoemCasa"), frequentei cursos online, compareci numa reunião em videoconferência (algo que nunca pensei que fosse fazer), fui a vários encontros com familiares e amigos através das videochamadas e até vi estreias de cinema no conforto da minha casa. Apreciei imenso toda a dedicação que depositaram para que sentíssemos o menos possível o quanto esta nova realidade nos abalou tudo aquilo que estávamos habituados a fazer.

4. Comecei a aventura da procura de emprego: A minha aventura pela procura de emprego não começou como esperava, mas isso não me impediu de tentar a minha sorte. As entregas de currículos em mão foram substituídos pelos currículos enviados por e-mail, as entrevistas de emprego presenciais pelas telefónicas... Apesar de, desta procura, ainda não ter resultado nenhum trabalho em concreto, tem sido uma boa aprendizagem. 

5. Um ponto dedicado às minhas pessoas: A parte mais difícil de estar em quarentena, além de não saber quando é que as coisas vão voltar ao normal, é não poder ver as minhas pessoas. Principalmente num momento difícil como este, em que tanto precisam de ajuda. Tenho pessoas que me são próximas que estão doentes, uma delas inclusive infetada com o Coronavírus (felizmente não em estado grave, contudo não deixa de ser uma preocupação), e isto é o que tem contribuído, em grande parte, para a minha ansiedade andar em pontos que nunca andou. Os dias até são fáceis de passar, vou mantendo-me entretida das várias formas que já enumerei, mas as noites custam, é cada vez mais difícil dormir bem. Fica aqui então este ponto dedicado a essas pessoas, penso em vocês todas as noites. Estou a torcer para que tudo melhore.


5 coisas que adorei


1. The Sims 2 - 50 fun little details not present in Sims 3 and 4: Se ainda não sabem que eu sou uma viciada em jogar "The Sims", serão mesmo fãs do meu blog? Bem, o que é certo é que eu sou, e ficam também a saber que o meu preferido dos 4 que foram lançados durante estes 20 anos, é o Sims 2. Não sei se é bem porque o jogo é, de facto, mesmo bom, ou pela nostalgia de ter acompanhado toda a minha infância, mas o que é certo é que é, na minha opinião, bem superior aos que foram lançados nos anos seguintes. Este vídeo mostra 50 pequenos detalhes que tornam o jogo simultaneamente mais realista e divertido, de uma forma que os seguintes não conseguiram fazer. Na verdade, é o primeiro de uma série deles que o youtuber fez, portanto preparem-se para um binge-watch de Sims!

2. 6 meses enfermeira - o que aprendi: Sendo eu uma licenciada quase acabadinha de sair do forno, estou interessada, mais do que nunca, em saber as experiências de quem já está há mais tempo nesta jornada, sobretudo se essa jornada se iniciou há pouco mais tempo do que a minha. A minha cara colega enfermeira da blogo, a Ana Garcês, já está há mais de 6 meses nesta aventura, e escreveu este texto a partilhar aquilo que já aprendeu. Ser-me-á, à semelhança dos posts de Enfermagem que ela  fez no passado, muito útil, repleto de conselhos que me irão ajudar agora a mim.

3. O Melhor Glow Up: Num mês em que todos sentimos que as nossas vidas ficaram em pausa, a Mariana Gomes brindou-nos com a sua tranquilidade característica e trouxe-nos um vídeo sobre self-love, um incentivo para valorizarmos todos os pequenos detalhes que podemos valorizar no nosso quotidiano. Numa altura em que a ansiedade de muitos anda a picos, foi bom ter algo que nos lembrasse das coisas boas.

4. O meu último semestre é online: Os finalistas universitários também foram apanhados por este caos. Ia o seu último semestre no início quando as aulas presenciais foram suspensas. Todas as celebrações académicas com que sonharam nestes 4 anos foram canceladas. Mas isso não os impede de acabar a licenciatura com a mesma força que dantes, ou até com mais. A Matilde foi uma das estudantes que foi obrigada a mudar planos por causa desta infeliz pandemia e, neste texto, relata-nos como é que é passar pelo último semestre de sempre  em frente ao computador.

5. ALC Dance- Gaia: Para acabarmos num tom mais feliz - sinto que este post está muito pesado devido à gravidade de tudo isto - deixo-vos uma sugestão para animar a vossa rotina de exercício físico. Durante março, foram muitas as coisas que fiz para tornar o meu momento de exercício de cada dia mais criativo - até fiz aulas de cardio pelo youtube, vejam lá o grau de maluqueira! Aquilo que mais gostei, de tudo o que experimentei, foram as aulas de dança online. Existem vários ginásios a oferecer aulas de dança grátis, mas este é o meu preferido. As aulas são, na sua maior parte, em diretos de Facdebook, mas também têm vídeos, e sempre podem ver os diretos do dia mais tarde, caso não os tenham apanhado na hora.


Como estão aí desse lado? Keep safe!

(Foto: da minha autoria)

28 comentários:

  1. Março, sinto, testou todos os nossos limites, mas também mostrou a nossa fibra. E irá ajudar-nos a lutar para que tudo fique bem! Espero que abril seja mais tranquilo *-*
    Apesar de tudo, tens aqui um belo conjunto de 5 coisas

    ResponderEliminar
  2. OLá:- A vida é uma correria e uma aprendizagem. A sua vida começou agora. Que essa caminhada e aprendizagem seja longa e frutuosa.
    .
    Uma Santa noite

    ResponderEliminar
  3. Este mês de Março de 2020 vai ficar na nossa memória coletiva e não pelas melhores razões. É algo inédito para todas as gerações.

    ResponderEliminar
  4. Ora muito bem!
    Desejo-te toda a sorte do Mundo! E Sucesso...
    -
    Num reboliço extremo de emoções
    -
    Beijos, boa noite..." Vai tudo ficar bem"!

    ResponderEliminar
  5. Caso te interesse, o sns24 está a recrutar :)
    https://www.sns24recrutamento.pt

    ResponderEliminar
  6. Para uns não é um bom começo. Para outros não é o fim que desejavam.
    Ninguém está feliz com esta situação e, pelo que nos dizem, ainda está longe o dia em que veremos a luz ao fundo do túnel. Os que sobrarem para a ver...

    ResponderEliminar
  7. Bem.. à tanto tempo que sigo o teu blog e ainda não tinha reparado que estavas a fazer o curso de licenciatura em Enfermagem!

    Bem, sou uma das finalistas que ficou um pouco mais longe de cumprir o seu sonho devido a esta situação que nos desagrada, mas ainda não desisti da meta de ser Enfermeira em 2020 e com espero poder "vestir a camisola" daqui a uns meses :)

    Amei o post, está perfeito, simples resumo do mês de março que foi, acredito que para maior parte de nós, uma mudança radical do quotidiano!

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de tudo, vais conseguir :).
      Obrigada <3.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu acho que só lá para Julho é que as coisas ficam um bocadinho melhores :(

    Estamos a adaptar-nos a esta nova realidade e, apesar dos dissabores, os bons momentos também se fazem e são melhores apreciados. Ao menos isso. :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que legal que se inscreveu na Ordem dos Enfermeiros. ^^

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  10. Tiveste um mês recheado de coisas novas :) boa sorte na procura de emprego, espero que consigas o mais rápido possível

    ResponderEliminar
  11. Março foi difícil e abril parece-me, não lhe vai ficar atràs :(

    ResponderEliminar
  12. Março foi mesmo um balde de água fria, mas havemos de dar a volta a isto em breve.
    Um excelente abril para ti, querida. Não desmotivar e ser forte <3

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    Infelizmente aqui não está muito diferente. Mas no local que moro no Rio quase ninguém está cumprindo com a quarentena, bem triste.
    Te desejo muito sucesso na sua jornada profissional.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi nas noticias, é muito triste a situação que estão a viver aí :(. Muita força!
      Obrigada :).

      Eliminar
  14. realmente a vida deu muitas voltas... Pelo menos está tudo bem por ai...

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  15. Isto está uma loucura e sem fim à vista :/ em contrapartida para ti o ano começou com coisinhas boas :D eheheh

    ResponderEliminar
  16. A vida realmente ficou em pausa para muitos mas sem dúvida que é essencial ficarmos em quarentena - para quem pode claro! - espero que estejas bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns pelo objectivo comprido Sra. enfermeira. Melhores dias virão, fazemos uma pausa para ser um regresso cheio de garra.

    ResponderEliminar