"". Life of Cherry: Livro: Raparigas Como Nós !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.2.20

Livro: Raparigas Como Nós

Livro: Raparigas Como Nós

Quem me segue há já algum tempo já deve ter reparado que eu faço muitas reviews de literatura YA, a maior parte dela escrita em inglês. Fiquei, portanto, a delirar, quando, em 2019, soube que ia ser lançado o primeiro livro YA português, pela nossa querida colega blogger Helena Magalhães. "Raparigas Como Nós" veio parar às minhas mãos graças à Ângela do blog AR, que também anda na minha faculdade (obrigada!). 

Este é o género de literatura que faltava em Portugal e, espero, que de futuro, mais autores se aventurem nestas histórias mais juvenis. Para já, vamos à minha opinião sobre o primeiro de todos. 



Sinopse


Pode uma paixão da adolescência marcar o resto da vida? Festivais de verão, tardes na praia, experiências-limite com drogas, traições e festas misturam-se com amores improváveis e velhas amizades. Um romance intemporal nos cenários de Lisboa, Cascais e Madrid, que mostra tudo o que se pode esconder atrás da vida aparentemente normal de uma rapariga... como tu.


A minha opinião 


Aquilo que, primeiramente, me encantou em "Raparigas como Nós" foi o facto da história se passar entre 1999 e 2004. A minha adolescência não decorreu propriamente nessa altura, foi um pouco mais tarde, mas identifiquei-me na mesma com esta adolescência  livre de tecnologias e redes sociais, com os telemóveis com sms limitadas, a música dos anos 90, os MP3s e Ipods...Ficava mesmo tola quando, ao longo da leitura, apareciam referências a músicas de bandas portuguesas dos anos 2000s, de obras portuguesas (claro, sendo eu uma devoradora de livros) e de outras obras clássicas que já tive o prazer de ler. A Helena capturou perfeitamente todas as referências dos jovens que o foram nesta altura. 

O que já não posso dizer é que me identifiquei com a adolescência, em termos individuais, de cada personagem. Devo dizer que não me identifiquei com nenhuma das personagens, porque esta sua fase da vida foi muito diferente da minha: não houve festas, sexo, álcool, drogas nem festivais de verão a toda a hora. Aliás, acharia história um pouco mais credível quando esta era a realidade das personagens aos 17 anos, no final do Secundário (e ainda assim, nessa altura, estamos todos a matar-nos para termos a melhor média possível, e não estamos virados para essas coisas) e não aos 14 anos. Aos 14 anos, a única coisa que  me pareceu mais relatable foram as idas à loja do Sr.Gil: todos nós, quando andávamos no Básico, tínhamos aquela loja em que toda a escola se reunia para conversa e ir religiosamente comprar gomas. 

Apesar de não me ter identificado com as personagens em termos globais, revi-me nelas em alguns pedaços delas, principalmente no que diz respeito ao amor. Todos nós tivemos uma grande paixão aos 13/14 anos. Temos aquelas crushs que nos passam, mas depois temos aquela pessoa que está muito presente nas nossas fantasias, e pode está-lo durante anos. Às vezes, resulta, e outras vezes percebemos que não passou disso, de uma fantasia. Quando finalmente vemos a pessoa sem aquele filtro cheio de florzinhas, percebemos todos os seus defeitos e que ela não combina nada connosco. E depois, com sorte, conhecemos outra pessoa quando somos jovens adultos, que combina muito mais connosco e que nos faz conhecer aquilo que é mesmo amor pela pessoa em vez da ideia. A Isabel, anda, ao longo das páginas, em debate interior entre escolher entre o Simão e o Afonso, um debate que, por vezes, para muitos, só ocorre mentalmente, entre alguém do passado, e alguém do momento. Quem ela escolhe, no final, isso já terão de ler para descobrir. 

"Raparigas como Nós" é uma leitura rápida que varia entre o leve e o pesado, conforme os temas em que vai tocando. No fundo, tal como a Helena diz, somos tão diferentes, mas tão parecidos.


E vocês? Já leram "Raparigas como Nós"? Qual é a vossa opinião?

Livro: Wook; Bertrand.

(Nota: Esta publicação contém link de afiliados)

(Foto: da minha autoria)

15 comentários:

  1. ahhh quero muito ler esse, adoro a Helena! só ainda li o primeiro livro dela mas gostei imenso por esse mesmo motivo de ser, finalmente, um livro português mais leve com referências da nossa popculture :) por acaso foi aos 14 anos que comecei a sair à noite, admito que nunca estive focada em ter a melhor média possível e que estava bastante virada para essas coisas ahah por um lado arrependo-me, mas por outro acabou por ser uma altura em que sentimos tudo com tanta intensidade que não me arrependo, ainda várias vezes falamos no meu grupo das saudades que temos de ser adolescentes. vou ter mesmo de ler esse! xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ler esse primeiro livro dela também :).
      São escolhas que se fazem na vida, acredito que te tenha dado experiências de vida diferentes :). Mas ainda assim, acho que é raro ser nessa idade para a maior parte dos jovens, pelo menos há 10 anos.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Eu gostei muito, tens de lhe dar uma vista de olhos :) e a história já é focada num grupo de amigas mais velhas, fez-me lembrar o "Tudo o que Sei sobre o Amor". Olha que não é assim tão raro, a maior parte das pessoas do meu liceu e arredores também foi por essa idade. Mas eu venho de um meio pequeno onde não há muitas coisas para fazer, talvez num meio maior seja diferente xx

      Eliminar
    3. Vou pôr na minha lista então :).
      Pois, eu venho de um meio maior, não sei se isso tem influência.

      Eliminar
  2. Ainda não li este livro, mas está na minha wishlist há já algum tempo. Tal como tu, gosto imenso de livros YA e acho que vou sempre gostar, porque apesar de serem histórias, normalmente, mais "leves" são muitas vezes "relatable" e conseguem prender-nos do início ao fim. Depois desta tua review, confesso que fiquei ainda mais curiosa para ler!

    Beijinhos,
    https://inescm2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. gosto mt de resenhas de livros e gostei mt de conhecer esse, com certeza fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa com esse livro!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Gostei da sua dica de leitura.
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  6. Foi uma das minhas leituras do ano passado e adorei! A escrita da Helena é mesmo envolvente e sinto que conseguiu captar bem as dúvidas, as inseguranças, as paixões [platónicas ou não], os medos... todo um turbilhão de sentimentos que não somos capazes de gerir bem. Embora a minha adolescência também tenha sido bastante diferente, consegui senti a cadência do desenvolvimento e relacionar-me com vários aspetos.
    É um livro que aconselho, sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  7. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Resultado Loterias

    ResponderEliminar
  8. Não faz o meu género de leitura mas até fiquei curiosa!
    Nesse ano já estava na adolescência mas não fiz nada disso também ahaha

    ResponderEliminar
  9. Olá, já li o livro e adorei :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar