"". Life of Cherry: Dar um tempo numa relação resulta? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.2.20

Dar um tempo numa relação resulta?

Dar um tempo numa relação resulta?

A notícia do momento pelas redes sociais é o fim da relação de 5 anos dos youtubers Wuant e Ana (neste post vou assumir que não é uma prank, parece-me que, desta vez, a probabilidade é ínfima, dado o estado emocional da Ana, but still, com eles nunca sabemos o que contar). Bem, não foi bem um fim de relação na sua tradicional definição, mas já aí vamos. Vejo os vídeos deles raramente, portanto, por muito que sinta pena que uma relação de longa duração chegue ao fim (como eterna romântica, sofro muito, até com as relações alheias....), a situação deles seria-me indiferente se não fosse um vídeo  que eles publicaram ontem. Normalmente, não costumo comentar a vida dos outros, contudo abro uma exceção, desta vez, para servir de introdução a um determinado tema que gostaria de abordar aqui. 

Neste vídeo, basicamente eles anunciam que estão a dar um tempo na relação. Ou o Wuant anuncia-o, a mim parece-me que isto é mais vontade dele do que dela, mas isso já são suposições, e não vamos entrar por aí nesta publicação. Aliás, não vou entrar por muitos assuntos, como o facto de o Wuant já estar a pensar nisto há cerca de dois anos (se assim o era, porque não disse logo à namorada?) e o facto de esta pausa ser para respirarem e sentirem a falta um do outro (sabem que, numa relação saudável, é possível ter tempo para vocês, não sabem?). Vou abster-me também de dizer o que chamava ao Wuant, porque este blog ainda é relativamente family friendly

Meus caros amigos, eu cá não tenho muita experiência em relações, mas pela minha observação dos outros, posso afirmar-vos com quase toda a certeza que isto de dar um tempo numa relação é uma valente treta. Uma grande aldrabice! Nunca vi, em toda a história das relações (ou, pelo menos, daquelas que observei) uma pausa no namoro que em que o mesmo tenha retomado. Normalmente, esta "pausa" é só uma desculpa para não acabar o relacionamento na hora.  É como aqueles velhos colegas de escola que nos dizem "ai que saudades, temos que combinar alguma coisa um dia destes" e o "um dia destes" nunca chega.

Há dois tipos de "dar um tempo na relação". O primeiro é o clássico "as coisas não estão bem, portanto é melhor afastarmo-nos um pouco". Para mim, este só tem duas saídas: ou tentam resolver o que não está bem juntos, como parceiros, ou acabam tudo logo ali. Deixar as coisas em banho-maria durante uns tempos, na esperança que tudo se resolva sozinho, é que não vai resultar de certeza. Quando reatarem, os problemas vão estar lá novamente, com o bónus da mágoa e do ressentimento.

O segundo caso, e este é o que me parece ser o do Wuant e da Ana (mais uma vez são só suposições, não sabemos o que se passa offline; só estou a usá-los como exemplo), é quando está tudo bem e, ainda assim, decidem separar-se durante um período de tempo indeterminado, para respirar um pouco e ter novas experiências (as quais é rezar que não signifique o cliché "vou é sair com outros gajos/gajas). Eu sou uma mulher simples, motivo pelo qual isto não me cabe na cabeça. Se as coisas estão bem, porquê ir à procura de algo mais? É assim tão assustador imaginar que podemos estar com aquela pessoa toda a vida? Se são felizes com ela, não devia ser esse o vosso sonho?

Para mim, um namoro envolve duas pessoas autónomas compartilhando uma relação, na mesma mantendo a autonomia de cada um (sim, é possível manter a individualidade durante um namoro). É esta unidade que mantém uma relação viva. Quando se decide fazer uma pausa, mesmo que inconscientemente, esta unidade perde-se e, consequentemente, todo o vínculo afetivo que criaram. Talvez mude de opinião daqui a alguns anos (porque, como em muita coisa na vida, as nossas opiniões não são estáticas), ao algum casal me mostrar que é possível fazer isto de maneira bem sucedida. Porém, para já, é isto que acho: dar um tempo numa relação não é saudável nem muito menos reversível.


E vocês? Qual é a vossa opinião sobre o assunto? Dar um tempo na relação resulta ou não?

20 comentários:

  1. Depende da maturidade das pessoas sempre mas, na minha optica, nunca achei que o "dar um tempo" resultasse, concordo contigo. O vídeo chateou-me bastante e a frieza e infantilidade do Paulo incomodaram-me imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também a mim, a pobre rapariga ali a sofrer imenso e o Paulo a rir-se :(.

      Eliminar
  2. Nem sei o que diga, mas pelo que deu para perceber ela vai sofrer muito, mas valia dizer que chegou mesmo ao fim e cada um ir para o seu lado, na minha opinião, mas como dizes não sou de comentar a vida dos outros
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu estivesse no lugar dela, eu dizia mesmo isso ao moço "para mim acabou, não há cá pausas".

      Eliminar
  3. O video está só ridículo. Infelizmente isto ainda acontece muito, mas expor assim as coisas sabendo o estado da Ana é muito mau. Porém, o Wuant ganhou tantas visualizações com isto que se calhar o objetivo dele está cumprido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além de toda a situação já ser difícil por si só, o video ainda piora as coisas. Lá por os seguidores serem fãs deles não têm que saber tudo. Se calhar o que ele queria mesmo era visualizações, e sim, conseguiu, mas depois das pessoas verem o seguir e ele fica com uma má reputação. Mesmo dessa perspetiva menos humana e mais de negócio, ele fica a perder.

      Eliminar
  4. Das relações que conheço, sempre que houve separação e mais tarde reataram, acabaram por se separar de novo. O que fez com que não resultasse da 1ª vez, logicamente não iria fazer resultar da 2ª.

    ResponderEliminar
  5. Soube disso através do teu post e, por isso, fui ver o vídeo para poder expressar a minha opinião. É assim, como já disseram, depende muito da maturidade das pessoas envolvidas. "Dar um tempo", por si só, não resolve nada se não existir uma reflexão, uma predisposição das pessoas para mudarem as suas atitudes. Para mudar a sério!
    Depois, acho que ele não tinha que estar a expor a vida dele(s) desta forma. Acho que é uma enorme falta de respeito, principalmente para com ela, que nota-se claramente que não está bem. E, se isto for mentira, então é uma falta de respeito ainda maior.
    Não gosto de dar tempos. Para mim uma relação ou funciona ou acaba. Mais tarde, pode eventualmente, voltar - e, se assim for, que seja sempre para melhor, mas nesse periodo que decorre até lá, acabou mesmo. Caramba, deixar assuntos mal resolvidos só traz dores de cabeça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, o vídeo foi mesmo desnecessário. Uma coisa é dizer aos fãs que a relação acabou, ok, senão estavam toda a vida a pensar que ainda namoravam, mas fazer um vídeo já é demasiada exposição, sobretudo quando uma das partes ainda está muito frágil emocionalmente.
      É o que eu acho. Mesmo quando há maturidade, não é uma solução saudável.

      Eliminar
  6. A minha experiência em relações também não é vasta, mas, honestamente, esta questão de dar um tempo não me parece ser a opção mais saudável. Se as coisas entre o casal não estão bem, o mais lógico, para mim, é existir uma conversa muito franca. E, depois, perceber se é possível trabalhar os aspetos em falha juntos. Caso não seja, então, se calhar, o melhor é colocar um ponto final na história, evitando consequências mais negativas. Sinto que, ao dar um tempo, as pessoas só estão a adiar algo. Já para não mencionar que ficas numa espécie de limbo, que não te permite avançar com firmeza.

    Bom fim de semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, nem podem seguir em frente se for essa a sua vontade :(.
      Obrigada e igualmente, Andreia :).
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Oi Cherry,
    Cada caso é um caso, nos meus nenhum resolveram.
    Mas é importante cada um respeitar seu próprio espaço.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Não será mais uma manobra de marketing de ambas as partes? O que leva uma rapariga a sujeitar-se aquele tipo de vídeos? E mesmo o rapaz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá sim, ser uma manobra de marketing de ambas as partes, mas não me parece, a mim parece-me que a ideia de fazer o vídeo foi mais dele do que dela :(.

      Eliminar
  9. Os meus pais separaram-se, quando eram ainda jovens, achavam que eram demasiado diferentes, de meios demasiado diferentes para a coisa resultar. Cada um foi à sua vida a uns meses ou 1 ou 2 anos depois voltaram e estão casados há 37 anos quase...
    Mas acho que dar um tempo é cobarde, é ele que quer ir comer gajas ou ela gajos ou ambos (no seu direito que cada um faz o que quer) mas mantendo um plano B, mantendo o outro próximo qb caso se arrependa.
    Eu tive uma relação em que até acabávamos, mas foram várias vezes e a relação estava condenadíssima! Mas mesmo assim teve o seu propósito e, apesar de achar que perdi imenso tempo, levou-me até onde estou hoje e não podia estar melhor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixou de ser um fim aquilo que os teus pais passaram, não foi dar um tempo, mas fico feliz em saber que essa história teve um final feliz :).
      Todas as pessoas que passam pela nossa vida ensinam-nos algo, é nisso que tens de te focar :).

      Eliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    não vi o vídeo porque não acompanho, mas sempre achei que dar um tempo, não é uma solução: se não se está feliz assume-se logo

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
  11. Faço minhas as tuas palavra... Não vi o vídeo, mas pelo que li achei tudo de muito mau gosto!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente não os acompanho, por isso nem o vídeo vi quando ouvi por alto que tinham acabado...
    A minha opinião sobre a questão de "dar um tempo" vai ao encontro da tua, sendo que para mim não servem, ou se continua ou não se continua. Claro que não é sempre assim tão simples e há muitas coisas que podem estar na base do problema, mas acho que um tempo é apenas um adiamento de algo. Se as pessoas estão com problemas e há sentimento penso que faz sentido resolverem isso juntas, se há hipótese do tempo então acho que já está tudo um bocadinho perdido.

    ResponderEliminar