"". Life of Cherry: Como agradecer a um enfermeiro (e como não o fazer) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23.2.20

Como agradecer a um enfermeiro (e como não o fazer)

 Como agradecer a um enfermeiro (e como não o fazer)

(Um mini momento publicitário não pago para mostrar esta Barbie que a Mattel fez, inspirada na Florence Nightingale, para celebrar o facto de 2020 ser o Ano dos Enfermeiros)

Algo curioso que reparei nos meus 4 anos de estágios em Enfermagem é que muitas pessoas não sabem como agradecer aos enfermeiros. Não que sejam ingratos (não vamos falar desses casos neste post), mas não sabem a melhor forma de mostrar a sua gratidão, o que nos deixa, por vezes, nós, enfermeiros, numa posição difícil. 

Já estive na posição de familiar de pacientes (mais vezes do que gostaria), por isso compreendo perfeitamente esta necessidade de demonstrar agradecimento. Quando estamos nesta circunstância, o hospital é sempre uma experiência traumática, e são os enfermeiros que estão lá dia após dia, com o seu conhecimento, a sua empatia e a sua simpatia a ajudar-nos. Quando as coisas correm pelo melhor, a nossa gratidão é imensa.

Contudo, existem formas de agradecer sem  comprometer os profissionais de saúde. Hoje vou dar-vos algumas dicas nesse sentido, de forma a trazer alegria  aos enfermeiros das vossas vidas.


Em primeiro lugar, pode um enfermeiro receber presentes?


Sim, um enfermeiro pode receber presentes de um paciente, com a devida justificação. Desde que sejam presentes pequenos, simbólicos, não há nenhum problema e são muito bem vindos. Por outro lado, é pouco ético aceitar presentes mais materialistas e mais caros como, por exemplo, dinheiro, algo que costuma deixar-nos desconfortáveis. 


Dicas para escolher os melhores presentes


1. Sejam genuínos: A primeira regra é serem genuínos. Não sintam a necessidade de fazer de algo um big deal ou uma grande demonstração para todas as pessoas verem (mas se o quiserem mesmo, força!). Basta serem sinceros, dizerem o quanto determinado(s) enfermeiro(s) fez/fizeram diferença. A sinceridade é algo tão raro atualmente. Por isso, isto já significa o mundo para nós. 

2. Escolham sempre prendas pequenas: Tal como já referi acima, o pequeno é a chave quando se tratam de prendas para profissionais de saúde. Algo pequeno não significa que não nos marque imenso, muito pelo contrário, às vezes até nos marca mais. 

3. Ofereçam algo que possa ser partilhado: Uma regra muito comum nos hospitais portugueses é que tudo o que é oferecido, especialmente comida, é partilhado por todos os enfermeiros no serviço.  Portanto, se poderem oferecer algo assim, ainda melhor. 


Exemplos de presentes


1. Comida: Sabem o que deixa o enfermeiro mais feliz do com qualquer outra coisa? Comida heheheh. Os nossos turnos são longos (12 horas), andamos muitas vezes de um lado para o outro, fazemos turnos da noite, andamos com os horários de sono trocados, pelo que precisamos de o máximo de energia que consigamos obter. Chocolates, bolos, porque não até café (algo que nunca vi oferecerem acho mas que, pessoalmente, ofereceria)?

2. Um ramo de flores: Ramos de flores never get old. Podem murchar com o tempo, mas o gesto dura toda a vida nos corações das pessoas. E enquanto não murcham, estarão num cantinho bonito no serviço, a dar-nos aquele boost de motivação.

3. Uma carta de agradecimento: Em reinado de redes sociais, uma carta de agradecimento significa muito mais do que vocês pensam. Já quase ninguém faz isso, e é precisamente por isso que tem tanto valor. De todas as prendas, esta é a que passa mais ao teste do tempo. Em todos os serviços que já estive, costuma existir um quadro na copa, onde são afixadas todas as cartas dadas por pacientes e familiares ao longo dos anos. 

4. Façam uma donativo: Ok, eu sei que disse para não darem dinheiro, mas este é um caso mais apropriado. Quando tiverem vontade de dar dinheiro, em vez de darem para um determinado enfermeiro, porque não fazer um donativo? Pode ser para projetos do hospital, projetos do próprio serviço ou então para uma instituição de uma causa que queiram apoiar, em nome do serviço. Uma boa forma de agradecerem se tiverem mais possibilidades económicas e quiserem mesmo fazê-lo.


Quais são as formas que já encontraram para agradecer aos enfermeiros das vossas vidas?

32 comentários:

  1. Um miminho cai sempre bem, sobretudo, quando é para pessoas que têm um impacto importante na nossa jornada. E valorizá-las só necessita de um gesto [físico ou ilustrativo] que nos saia do coração!

    ResponderEliminar
  2. Oie! Eu ameeeei conhecer o seu blog, estou bem apaixonada! <3
    E também curti muito esse post, especialmente porque nunca vi muitas pessoas falando sobre isso. Nunca na verdade tinha parado para pensar sobre o assunto - graças a Deus nunca estive muito na posição de me preocupar com isso. Mas é sempre bom saber, né? E os enfermeiros realmente merecem, é um trabalho maravilhoso! ♥ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderEliminar
  3. legal, me senti mal por nunca ter pensando em presentear um enfermeiro(a) pelo bom atendimento, quero fazer isso.

    ResponderEliminar
  4. Eu sinceramente acho que os enfermeiros estão a desempenhar o seu papel e a serem pagos para isso.....como tal não têm que receber presentes.

    Boa semana!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não precisamos de receber presentes, mas é algo que muitas pessoas gostam de fazer e é um gesto de agradecimento, não uma forma de pagamento :).
      Igualmente :).
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Um miminho é sempre bem vindo!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  6. Todos os anos às minhas enfermeiras/os da clínica tenho o hábito de lhes dar um miminho a cada um.
    No hospital também dou a várias e em alguns serviços para não dar um a um, deixo uma caixa de chocolates e um bilhetinho de agradecimento.
    Se pudesse dava a todos o miminho individual, mas nos serviços onde deixo os chocolates não dá é muita gente.
    Acho que o que conta é a intenção e sinto quando entrego que ficam felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por norma dou um bolo :). Tal como tu dizes, um miminho para cada um seria demasiado dispendioso.

      Eliminar
  7. Olá Cherry,
    Acho que comida sempre uma excelente opção! Um bolo, chocolates... A pessoa pode não gostar do sabor específico, mas sempre fica agradecida.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. E o prémio de posts MAIS originais vai para: TI !
    Adorei o post. Café e cartas de agradecimento são as pequenas grandes coisas, que acho que teriam significado para qualquer profissional de saúde (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Olá! Gostei muito do post, é muito bom agradar e mostrar gratidão. Tão bom quando recebemos algo que ainda pode ser compartilhado e que remete a algo sentimental.
    Amei as dicas.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito do post; já estive internada e fui muito bem tratada pelos enfermeiros. Inclusive até me fizeram rir.
    Ofereci uma planta para todo o serviço; achei que era apropriado.
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  11. Post muito legal ♡♡♡
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Parabéns!! Tenho grandes amigas na área da enfermagem e acho uma profissão maravilhosa ❤️.seguindo o blog ♥️😘

    ResponderEliminar
  13. Sua página continua linda
    e de você eu continuo tendo
    as mesmas ideias. Amigo sempre
    tem boas ideais com a gente,
    não é mesmo?
    Beijos, Cherry. Muitos.

    ResponderEliminar
  14. O meu avô passou um natal no hospital e nós levámos um bolo rei para a equipa de enfermeiros que passou a noite de natal de plantão!!
    As tuas dicas são boas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  15. Tenho uma amiga que adora receber comida, principalmente porque está estagiando e diz que o tempo que tem para comprar é quase nulo, então quando ganha é ali que se alimenta mesmo hahahah.
    Adorei as dicas, vou compartilhar <3

    Fora do Contexto

    ResponderEliminar
  16. Deixaste me a pensar, nunca tinha visto as coisas dessa maneira tanto é que a única forma que uso para agradecer é com um largo sorriso e um "obrigada" bem sentido, mas acho que vou pensar em novas formas de agradecer, um bolo é sempre uma boa opção e dá para partilhar com outros enfermeiros ;)
    Um beijinho enorme **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E essa forma já basta :), é só se quiseres agradecer desta forma :).
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Nunca o fiz antes, no entanto e nem de propósito, há muito pouco tempo comecei a pensar em oferecer algo aos profissionais do serviço onde costumo ir fazer checkups de uma condição que tenho. Agora tenho ideias óptimas e uma visão "up close" do que será mais certo oferecer!

    Até já :)
    joaoferrao.pt

    ResponderEliminar
  18. mt bacana esse post, a enfermagem é mesmo uma profissão admirável e é legal dar um presentinho

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  19. Confesso que nunca pensei em dar presente, mas sabe que vou começar a fazer isso?!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar