"". Life of Cherry: 5 Coisas: janeiro 2020 !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

2.2.20

5 Coisas: janeiro 2020

5 coisas: janeiro 2020

Eis a primeira edição da rubrica "5 coisas" da década! Prometo que é a última vez que faço esta piada, o prazo acaba agora a partir de fevereiro, só queria uma introdução dramática para esta edição. Vamos mergulhar então no meu janeiro de 2020. 

Pela primeira vez em 4 anos, janeiro não começou com o típico stress universitário. Desta vez, começou mais calmo, com um estágio em reta final, um relatório que acabou por ser entregue dois dias antes do prazo e, no no final do mês, uma breve pausa para repor as energias e preparar-me para a apresentação final. Janeiro foi, para mim, um mês levezinho, apesar de todo o trabalho que tive, e um ótimo arranque de 2020. 



5 coisas que aconteceram



1. Início de década começou de uma forma diferente: Sou aquele tipo de pessoas que, por norma, passa o Ano Novo em casa (gosto de pensar que sou aquilo a que chamam "alma velha no corpo de uma jovem"), e têm sido sempre Passagens de Ano espetaculares (com um pouco de criatividade, dá para fazer muita coisa gira em casa). Os planos para o final da década eram para ser os mesmos, até surgir o convite de passá-lo fora de casa, com o namorado e os amigos. Uma boa forma de começar os novos anos 20, com espontaneidade. 

2. Fim do Estágio de Integração: O meu último turno da minha vida, enquanto estudante, foi um turno da noite. Andei 4 anos a explorar e aprender em vários serviços do Hospital de Braga e arredores, mas nenhum estágio me pareceu tão marcante como o Estágio de Integração. Neste derradeiro estágio, aprendemos a perder amor aos horários para comer, para dormir, aos fins de semana, aos planos, por um amor maior, aos nossos utentes, e fazemos isso com todo o coração. Uma pessoa pensa muitas vezes "Caramba, olhem eu, uma mera estudante, e daqui a uns meses sou colega destes enfermeiros espetaculares!" Ou, pelo menos eu, overthinker crónica, pensava isso.  Mas, sem me aperceber, fui evoluindo. Digo sem me aperceber porque, a certa altura, envolvi-me tanto com a dinâmica do serviço em que estagiei como se já lá trabalhasse. E após ter saído da avaliação final nesse mesmo turno, saí a sentir-me uma enfermeira inteira. Mais do que a excelente nota que tive, saí de lá emocionada por saber que marquei os profissionais que trabalharam lado a lado comigo, os pacientes que ficaram tristes por saber que já não iria regressar na semana seguinte, e com a  certeza que serei uma profissional que poderá acrescentar algo ao sistema. A próxima vez que voltar a pôr os pés num hospital será como uma enfermeira, dá para acreditar?!

3. Trabalhar no último relatório: Depois da grande conquista que foi o fim do estágio de integração, ainda faltava uma etapa antes de poder ter o canudo, a elaboração do relatório. No momento em que vos escrevo, o relatório já foi feito e enviado, agora só falta mesmo a defesa do mesmo. Na próxima rubrica "5 coisas", estarei a informar-vos que sou licenciada!

4. Comecei a conduzir com mais confiança: Como sabem, em meados de outubro (mais precisamente no dia 17 de outubro), tirei finalmente a carta de condução. E, tal como temia, devido à fase do meu estágio em que me encontrava (a fazer turnos), passei algum tempo sem conduzir. O típico erro dos recém-encartados, I know! Nesse período de tempo, ainda cheguei a conduzir umas pequenas distâncias, mas nada de significativo. Quando terminei o meu estágio, decidi que tinha que começar a conduzir distâncias de gente e sem parar. A primeira vez que peguei no carro depois de tanto tempo parada não correu tão mal como pensava, aliás, correu bastante bem, e agora, pela primeira vez desde que tenho a carta, sinto-me 100% confiante ao volante. Não sei o que me tem dado, talvez a vontade de conduzir seja mais forte do que a minha autocrítica sempre muito dura. Anyway, mesmo que a experiência ainda esteja a faltar (essa que só vem com o tempo),  a atitude faz muito a diferença. 

5. Almoço nerd com a Ângela: No final de janeiro, reencontrei-me com a Ângela, coleguinha a dobrar, da blogosfera (autora do blog AR) e do meu curso. Apesar de andar nestas andanças há já 5 anos, nunca me deixo de surpreender  com o quão a blogosfera nos aproxima de pessoas tão parecidas connosco, e que poderiam passar despercebidas se não fosse este meio. A nossa agradável conversa girou entre várias paixões, entre elas Enfermagem e literatura, e ainda houve direito a uma troca de livros (o teu livro, Ângela, continua muito estimadinho e pronto para ser devolvido na próxima semana).


5 coisas que adorei


1. A vacina do HPV vai passar a fazer parte do PNV para rapazes em outubro deste ano: O anúncio foi feito no final de dezembro, mas como nessa altura já não temos nenhuma edição da rubrica "5 coisas", não queria perder a oportunidade de me pronunciar sobre o assunto. Já ando há que tempos a defender que vacina do HPV também deveria ser gratuita para os rapazes. O HPV sempre foi altamente divulgado pela comunidade feminina por ser a mais atingida, nomeadamente pelo cancro do colo do útero. No entanto, a população masculina não está livre das complicações provocadas por este vírus, que também podem chegar a ser muito graves, como verrugas genitais, neoplasias e cancro do pénis, da região perineal, perianal e anal. Não nos podemos simplesmente fiar que os homens terão  proteção indireta das mulheres. 

2. Margarida e as suas histórias: No final de 2019, graças a uma reportagem feita pela TVI, conheci a história de Margarida, uma menina de 8 anos que depende de uma garrafa de oxigénio que anda sempre atrás dela para poder viver, causada por uma doença respiratória crónica grave. Fiquei mesmo surpreendida com a energia que aquela rapariga tem, parece uma adulta a dar TED Talks sobre a vida, tal a maturidade que tem! Desde aí, tenho-a acompanhado-a no Instagram para aquela dose diária de inspiração.

3. 1 segundo por dia, por Inês Mota: A Inês, em 2019, decidiu pegar na ideia de gravar 1 segundo por dia, e olhem o quão ternurento ficou! Aparece ela a arriscar com os seus batons, acompanhada do seu chá, os seus livros, a Belka, a sua família, amigos, o Diogo, a Joaninha, a Lyne, a Leonor, as suas viagens,... Vou regressar a este vídeo quando precisar de motivação em 2020, esta linda aesthetic que criou com os seus dias vai-me inspirar a tornar os meus dias ainda mais bonitos.

4. Leandro Rodrigues: Eu tenho uma tendência para ver as coisas mais aleatórias no Youtube (daí ter criado a rubrica "Weird Youtube") e, por conseguinte, os youtubers mais aleatórios. E quando digo mais aleatórios, também inclui aqueles mesmo parolos. Leandro Rodrigues é um desses que se encaixa nesse categoria, com aquele sotaque do norte dos pesados, que só diz merda porteguesmente falando, mas que nos põe 5 minutos a rir. É a versão feminina da Inês Rebelo (se também seguem esta youtuber, digam-me que eles não parecem irmãos separados à nascença)!

5. A Poem About The Bus Scene from "Sex Education": Aviso já que este favorito pode ter ligeiros spoilers da 2º temporada de "Sex Education", pelo que não leiam se ainda não viram. Avançando então em segurança, quem viu a nova temporada desta série incrível (que consegue abordar temas tão importantes de forma descontraída sem, no entanto, retirar-lhes a sua seriedade), sabe que uma das cenas mais marcantes foi a cena do autocarro. Este vídeo, com um poema recitado pela escritora escocesa Erin May Kelly, torna a cena ainda mais poderosa (e aos 32 segundos?! A sincronização com o vídeo é espantosa!), não há palavras, só mesmo vendo!


Como foi o vosso arranque de 2020?

(Foto: da minha autoria)

28 comentários:

  1. Oh. O teu livro também está estimadinho pronto a ser entregue amanhã💛
    Sem dúvida que a vacina do HPV passar a estar disponivel também para os rapazes é uma pequena grande conquista (:

    https://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Adorei o vídeo com a cena de sex education. Ainda não tinha visto e está excelente. Aliás, adorei a nova temporada :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também costumo ficar por casa na passagem de ano!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. obrigada pelo comentário <3
    r: tens o preço no site da marca e assim, podes fazer o teste com o desconto e tudo :D
    o meu vou cheio de trabalho ahah :p

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
  5. Oi Cherry,
    Esse tipo de postagem é uma ótima maneira de exercitar a gratidão e o olhar positivo sob todas as coisas. Me lembrou o jogo do contente da Pollyana.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Bonjour, miss Cherry. Ça va?

    Muito obrigada por visitar o meu cantinho! Reforço o que te disse lá: seja sempre muito bem-vinda para borboletar por meu blog.

    Adorei seu blog muito, muito. Principalmente do título, mas também do conteúdo, tão parecido com o que tento produzir e, ao mesmo tempo, salpicado por particularidades que só cabem a ti. Parabéns pelo blog mágico e feliz ano novo! 2020 será um ano de boas realizações para ti, tenho muita certeza.

    Beijos açucarados.

    Obs: você é de Portugal! Quando vi isso, meus olhos marejaram, pois é de muita felicidade saber que o meu humilde cantinho atravessou mares e encontrou o coração de alguém em outro país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer, gostei e dei o meu feedback :).

      Muito obrigada <3. Sim, os nossos blogs são muito semelhantes em alguns aspetos, adoro o aspeto minimalista do teu blog. Um 2020 incrível para ti também.

      É a magia da Internet, atravessar oceanos :).
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Esse estilo de postagens são muito legais ♡
    Http://www.blogmarianaleal.site

    ResponderEliminar
  8. A década só começa no próximo ano!!!
    xoox

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do ponto de vista. No meu caso, eu quero comemorar o inicio de cada década com números redondinhos, ou seja, começando no número 0, portanto começo em 2020. No caso do calendário gregoriano, que começa no ano 1, aí sim, seria só no próximo ano. Mas é conforme a escolha das pessoas, não é tão rígido como na contagem dos séculos.

      Eliminar
  9. Adorei o seu apanhado de assuntos do mês!
    www.achatadebatom.com

    ResponderEliminar
  10. O teu primeiro ponto é-me familiar, semelhante ao que me aconteceu, geralmente festejo a passagem de ano em casa, não gosto muito de confusões, mas foi tudo tão peculiar e difícil nesses dias, que decidimos de ultima hora de ir a um jantar num centro português na Suíça... e foi a melhor coisa, comecei o ano a dançar, algo que já tinha muita saudade...

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Planos de última hora podem ser muito surpreendentes :).

      Eliminar
  11. Gostei muito do blog e já estou a seguir.

    Já agora esclarece-me, a vacina do HPV para rapazes em que idade convém ser dada?

    Bjs,
    Vanessa Casais
    https://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Pode ser dada em qualquer idade, ainda não sei qual vai ser a idade que a DGS vai preconizar, mas provavelmente vai ser aos 10/11/12 anos também, quanto mais cedo, melhor!
      Beijinho

      Eliminar
  12. Olá, querida!
    O ano ainda agora começou e já contém algumas conquistas para si. Acredite que quando chegar a dezembro parece que tudo passou num ápice e o melhor que fica em nós são as memórias :)
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Cherry, ao passar no Blogue "Duas ou Três Coisas", de Francisco Seixas da Costa, chamou-me à atenção a sua observação e depois fui dar uma olhada aqui ao seu "cantinho" e fiquei encanado de saber que adora ler ("uma devoradora de livros", como refere). É pois com muita simpatia que vejo esse seu interesse literário, visto não ser muito vulgar, hoje em dia, a malta mais jovem, ser dada a leituras, isto não querendo extrapolar, ou exagera na avaliação que faço disso (por observação e algum conhecimento do fenómeno). Assim sendo, deixo-lhe um abraço e desejo de boas e muitas leituras! E, já agora, igualmente de bons filmes, também.
    Duas coisas, a leitura de livros e o cinema, mas, sobretudo da primeira, que, ao que vejo temos em comum.
    Felicidades!
    "Tito Adriano"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, realmente hoje em dia não é muito vulgar, a minha geração agora prefere aquilo a que chamamos informação rápida, que é através das redes sociais, youtube... Tudo o que demore mais do que algumas horas, como é o caso de um livro, já não desperta a curiosidade. É por isso que insisto muito em falar de livros no blog (além de gostar de fazê-lo, claro).
      Obrigada, igualmente :).

      Eliminar
  14. Eu comecei fazendo atividade física e cortei refrigerantes.
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas mudanças para um estilo de vida mais saudável :).

      Eliminar
  15. Deu para ver que foi um mês recheado de grandes acontecimentos!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  16. Cherry, estou tão lisonjeada por o meu vídeo estar aí, ao lado de tantos destaques incríveis...! Muito obrigada pela referência! Que Fevereiro seja o mês de colheres todo o teu investimento :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um destaque merecido, se pudesse passava a vida a destacar conteúdo teu <3.
      Obrigada <3.

      Eliminar
  17. Tantas coisas boas e positivas, está mais que visto que o copo para ti está sempre meio cheio. Que bom :)

    ResponderEliminar
  18. Esse ano eu to pegando leve, sem muitas metas, tentando viver um dia de cada vez... andava estressada demais tentando fazer tudo!

    cobaiaamiga.com

    ResponderEliminar