"". Life of Cherry: 2020: o ano do futuro e o fim da nossa infância !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

29.1.20

2020: o ano do futuro e o fim da nossa infância

 2020: o ano do futuro e o fim da nossa infância

(Esta publicação foi escrita ao som de "Midnight City" dos M83. Achei importante avisar para o caso deste texto soar nostálgico demais).

Não sei se também está a acontecer o mesmo com vocês mas, apesar de já estarmos há algumas semanas em 2020, ainda custa a acreditar que estamos no início de uma nova década. Pode não parecer nada de especial mas, se pensarmos que, no final desta década, nós, a malta da casa dos 20 (sem querer discriminar o resto da população blogosférica, é só que a maior parte tem esta idade), estaremos na casa dos 30, é um big deal!  Bem, um minuto para nos dar um mini ataque cardíaco coletivo agora. 

Dramatismos à parte (porque se tiverem no 20, 21, 22, a coisa está tranquila; se tiverem 25 para cima, bem, metam já a quinta mudança heheheh), passemos a outros dramatismos (porque eu sou assim, gosto de dar significado às datas). 

2020 antes de mais nada, marca o fim da nossa infância. Sim, leram bem, para mim não marca apenas o fim da nossa adolescência, que decorreu por todo os 2010s, marca todo um percurso de crescimento que começou lá para trás, em 2000. Na minha cabeça, estas duas décadas é como se fossem a mesma, com todas as novidades que trouxe: desde os desenhos animados que se tornaram grandes clássicos, os Morangos com Açúcar (uma série que nos fez pensar que o Secundário era muito mais espetacular do realmente era e muito cringe, se tentarmos rever nos dias de hoje) músicas virais como Crazy Frog (quem se lembra? Já não se fazem músicas malucas como esta...), o passar de telemóveis tijolo para smartphones (e aqueles telemóveis que abriam e fechavam, e davam para desligar dramaticamente?), a novidade que foram as redes sociais (o Hi5 foi a primeira, todos os adolescentes tinham uma conta e faziam as típicas piadas "Hi5! Ups, a Internet foi abaixo")... Ah, bons tempos!


(Foto embaraçosa minha do início da década de 2010s, nos meus 13 aninhos. Digo embaraçosa porque, primeiro, sou tola por partilhar fotos antigas na net e, segundo, e aqueles dentinhos que ainda não tinha levado aparelho em cima?)

Porém, aquilo que me impressionou mais era o quão lento o tempo passava. Os dias pareciam infinitos, e parece que, à medida que nos fomos aproximando de 2019, começou tudo a ganhar uma velocidade alucinante. Sim, talvez tenha a ver com o facto de, na altura, sermos crianças (e toda aquela lógica de que, na infância, o tempo passa muito mais devagar), mas acredito também que o facto de vivermos numa era digital, em que todos querem tudo para ontem, tem influência nisso.


(Em 2013, no evento Color Run em Braga)

Estou orgulhosa de toda o crescimento que fiz durante os 2010s. Acabei o Ensino Básico, lutei imenso para ter uma melhor autoestima (e orgulho-me de dizer que ultrapassei a maior parte das inseguranças dessa altura), comecei o Ensino Secundário, criei o "Life of Cherry", fiz a minha primeira viagem internacional (a Londres), terminei o Secundário e entrei no curso que queria (na primeira opção!). Fui para a praxe, tive um grupo maravilhoso de amigas, conheci pessoas incríveis, conheci o meu  namorado, aprendi imenso durante os estágios, cresci imenso com as histórias de vida dos meus pacientes, e entrei na reta final do meu curso. Isto é apenas uma amostra de tudo o que fiz em 10 anos, porque cresci e vivi mais do que alguma vez poderei ou conseguirei partilhar no blog. As fotografias e a felicidade que transmitem falam por si.


( a minha viagem a Londres, em fevereiro de 2015)


(O meu primeiro dia como caloira, em setembro de 2015)

2020 é, literalmente, o início da minha vida adulta. Já me considerava adulta há alguns anos (quer dizer, kind of, alguma vez nos vamos considerar verdadeiramente adultos?), mas agora é a sério. Começo o ano quase licenciada, com carta de condução e uma série de expetativas para os próximos anos. Falando em objetivos a curto prazo, pretendo começar a poupar para viajar, comprar um carro, sair de casa dos pais, envolver-me em projetos que até aqui não tinha tanto tempo para dedicar porque tinha que estudar... De resto, apesar das expetativas, vou deixar que a vida me surpreenda, como fez na década anterior.  É bom ter planos, mas o melhor mesmo é embarcar na onda dos novos anos 20, e ter fé que poderão ser tão loucos como os que começaram em 1920.


(em 2019, como finalista)

2020 é o ano do futuro e, mesmo que este futuro não envolve carros voadores nem robôs que façam tudo por nós, tenho a certeza que será na mesma emocionante.

(Fotos: à exceção da primeira, da minha autoria)

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Acredito que sim, eu escrevi aquilo em tom de brincadeira :).

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Claro, cada um pode-lhe atribuir o significado que quiser :).

      Eliminar
  3. Nossa me faz refletir tanto esse post! Não tinha parado para pensar,mas realmente 2020 é o ano do futuro né??? Lembro me de quando falamos que 2020 ia ser ano das inovações,das tecnologias,que iríamos rir até 2020 kk pois é chegou né?
    O fato de reconhecermos e cairmos em si de quem não somos mais crianças,confesso que me assusta um pouco...Mas vamos seguindo né? Que com esses próximos anos venha mais experiência!
    Beijinhos

    Tem post novo no blog!
    http://blogaquelaflor.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado recordar tudo aquilo que imaginamos, e agora não ser nada disso xD.
      Exatamente, assusta mas nós vamos ganhando experiência :).
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Passei pelo mesmo em 2010... Compreendo perfeitamente, as pessoas não percebem, mas uma década é muita coisa!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  5. Vou ter de começar a pôr a quinta mudança - vá lá que o meu rosto juvenil ainda disfarça ahah
    Um excelente ano, querida! E que esta década seja ainda melhor que aquela que deixamos para trás!

    ResponderEliminar
  6. Aproveito para te desejar um excelente 2020!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Um excelente 2020.
    Beijinhos e bom fds,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  8. Apesar de ainda estar na casa dos 22 (still a baby ahah) olho para a década que passou e a minha cabeça quase explode com tudo o que aconteceu! Eu passei de uma criança para uma adolescente e de adolescente para uma "pré-adulta", tudo isto em 10 anos! Mas, apesar de sempre ter levado a vida de uma maneira bastante "adulta", olho para trás e orgulho-me de todo o processo, e só consigo ansiar para que as próximas décadas sejam tão ou mais maravilhosas e enriquecedoras como esta foi!
    Um excelente 2020 para ti Margarida e que seja muito maravilhoso!

    Mas Bea! - Blog Instagram

    ResponderEliminar
  9. Somos duas então ahahah xD. Irão ser, com certeza :).
    Obrigada, para ti também, Beatriz :).
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Este texto deixou-me tão nostálgicaaa!!!
    Aconteceu tanta coisa ao longo desta década, meu deus. Somos quase quase adultos a sério :p
    Um excelente 2020 querida Cherry <3

    ResponderEliminar