"". Life of Cherry: Uma década em séries: 10 das minhas preferidas !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

31.12.19

Uma década em séries: 10 das minhas preferidas


Se fazer um TOP com os melhores filmes da década já foi difícil, um com as melhores séries é que foi. Com a ascensão de plataformas digitais como a Netflix, a HBO e a Amazon que, ao longo dos anos, lançaram produções incríveis, muitos são aqueles que podiam constar nesta lista. Eu, que nem era uma menina de séries, nesta década rendi-me a este tipo de formato com tanta oferta. Mas pronto, fiz o meu melhor, e aqui ficam as selecionadas.

(Nota: Não, não vão encontrar "Game of Thrones" nesta lista, nunca vi nem quero saber)

1. Anatomia de Grey(2005-Presente): Lá começo eu esta lista com batotices, mas não posso mesmo deixar a minha série favorita de lado, aquela que alimentou a minha paixão por saúde e me pôs em Enfermagem (apesar da realidade estar muito longe da ficção). "Anatomia de Grey" pode ter começado em 2005, todavia continuou a inspirar bastantes espectadores durante a década. Lá para o final, em 2017/2018, este drama médico começou descambar um bocado, com a saída de personagens muito queridas pelos fãs, motivo pelo qual já não vejo (se houver um TOP destes em 2029, já não vai aparecer lá), mas nunca me vou esquecer das temporadas que marcaram a minha adolescência (e claro,  da amizade entre a a Meredith Grey e a Cristina Yang).


2. The Big Bang Theory (2007-2019): Perdoem-me aqui outra batotice, desta vez a dobrar. Primeiro, porque a série começou em 2007. E segundo, porque nunca a vi seguido, foi sempre episódios soltos. No entanto, não a posso deixar de fora porque a sua hype começou em 2010, e nem eu lhe resisti. "The Big Bang Theory" foi das primeiras séries nerd a aparecer na década e, quer tenhamos visto mais ou menos episódios, vai ficar sempre na memória este grupinho de amigos que se junta para discutir ciência e livros de banda desenhada.


3. The Vampire Diaries (2009-2017): Isto não é muita batotice, pois não? Começou em 2009, 2010 praticamente, por isso vamos fechar os olhos. Anyway, eu tinha que incluir uma série de adolescentes aqui. No início dos anos 2010s, uma grande tendência dos guiões era tudo o que envolvesse vampiros. Sejamos sinceros, por muito que os nosso eu adolescente delirasse com essas histórias (eu cheguei a gostar de Crepúsculo, felizmente só durou uns meses, quero apagar esses meses!), quase nenhuma se aproveitava. "The Vampire Diaries" é aquela que considero a única exceção à regra. A partir de algo já muito batido, conseguiram criar todo um enredo interessante (mesmo tendo também a praga dos triângulos amorosos) e, MEU DEUS, com tantas reviravoltas! Era acabar um episódio e querer ver logo outro a seguir, but then you remembered que estavas no início de 2010 e ainda não havia Netflix para lançá-los todos de uma vez, portanto esperavas que te lixavas! 


4. Drop Dead Diva (2010-2014): A história de "Drop Dead Diva" é simples. Quando a bela e superficial modelo Deb morre num acidente de carro, a sua alma reencarna no corpo de Jane, uma brilhante advogada, amada por outros. Parece uma mera série televisiva de sábado à tarde (o que é, em parte, verdade, dava aos sábados na SIC, razão pela qual eu conheço esta produção) mas foi um grande binge-watch nos anos 2010s. A Deb, como advogada, é completamente impassível e, apesar da maior parte dos episódios decorrem num tribunal, ficamos sempre agarrados ao ecrã com o seu discurso rápido, sempre com bons argumentos.


5. American Horror Story (2011- Presente): Ao reinventar a série temporada após temporada, com mudanças de história e de elenco, "American Horror Story" passou no teste do tempo durante esta década, e ainda tem muito para dar na próxima. Cada temporada traz uma história com o género de terror que faz muito lembrar os anos 90, e não como as séries/filmes de agora, que são basicamente uma piada dentro do género. 




6. Black Mirror (2011- Presente): Mostrando o quão incríveis somos como seres humanos ao mesmo tempo que também somos assustadores, "Black Mirror" passou praticamente 10 anos  a teorizar sobre como a tecnologia pode ser o nosso fim, apesar de ser tão fantástica. Cada episódio é uma lavagem cerebral autêntica, com enredos que nos fazem emergir numa realidade que não é tão distante como parece. 



7. Stranger Things (2016-Presente): Quem me conhece sabe que eu sou muito fã de tudo o que é vintage. Ora, quando me aparece à frente "Stranger Things", com aqueles elementos de anos 80 à mistura, eu não resisto, e dou o benefício de dúvida à parte da fantasia (tirando a minha querida saga "Harry Potter", não gosto muito deste género, de  tudo o que envolva monstros e assim). E ainda bem que o fiz porque, damn, que série! Aquilo que eu quero mesmo destacar aqui é o quão talentosos são estes miúdos, tendo em conta o facto de ainda serem tão novinhos. Estou a ver que se durante 2000 deliramos com o crescimentos dos atores de "Harry Potter", agora e continuando por 2020 daí em diante, vamos delirar com o crescimento do elenco de "Stranger Things".




8. The Crown (2016-Presente): Sendo eu uma seguidora assídua da Família Real Britânica, obviamente que fiquei empolgadíssima quando soube que iriam lançar "The Crown", para contar a história da rainha Isabel II. De todas as produções sobre a realeza que já vi (quer em televisão, quer no cinema) esta é, para mim, das melhores que já foram feitas (e olhem que eu já vi muitas). Com cenários a retratar a época de perder o fôlego, figurinos lindos, um elenco de luxo (fizeram um trabalho incrível agora na transição de elenco para a terceira temporada, mas eu ainda sou bastante fã da Claire Foy) e um enredo surpreendentemente fiel à realidade (muitos factos coincidem com o que realmente aconteceu), esta é tornou-se num dos meus dramas históricos favoritos não só de 2010s, mas de sempre! E a banda sonora, essa, nem há palavras para a descrever (sim, ainda hoje oiço "Duck Shoot" no Youtube).



9. The Handmaid´s Tale (2017-Presente): "The Handmaid´s Tale" foi uma das séries mais difíceis de ver e digerir. Embora se passe num futuro distópico, os temas abordados são demasiado relevantes e ainda sensíveis atualmente. E desengane-se quem pensa que fala apenas sobre feminismo (apesar de ser esse o grande foco da série), dá também grande destaque à história de uma sociedade que se tornou refém de uma ditadura sem se aperceber. Não foi isso que aconteceu em todas as ditaduras no passado? Na época de presidentes como Trump e Bolsonaro, vem-nos lembrar para não cometermos o mesmo erro outra vez. 



10. Chernobyl (2019): "Chernobyl" é uma mini-série lançada este ano que destronou, em pouco tempo e sem dó nem piedade, "Games of Thrones" no IMDB, portanto penso que também é merecedora de estar neste TOP. Esta relata a história da maior catástrofe nuclear da História: a explosão nuclear na Ucrânia, em abril de 1986. Para uma produção género documentário, os momentos de tensão e de suspense estão na mesma presentes o que, juntando a atores que fizeram papéis excecionais (mesmo os secundários), cenários muito realistas e uma banda sonora de arrepiar, torna-a num must-watch. Com a exceção de que só vão conseguir ver "Chernobyl" uma vez, de tão pesada que é. (review aqui).





Desejo-vos a toda comunidade blogosférica uma boa entrada na nova década. No início de 2020, vemo-nos com uma última retrospetiva da década e o melhor de 2019 (um ano tão bom que não irá sair hoje, como já é tradição, para poder ter mais tempo para escrever algo que faça jus a este ano maravilhoso).

32 comentários:

  1. Anatomia de Grey eu só vi uns episódios aleatórios, mas é bem legal né? Queria assistir um dia.
    The Vampire Diaries eu assisti a primeira temporada eu acho, depois não acompanhei mais, mas eu lembro que eu gostava de ver.
    Sempre quis ver American Horror Story também, mas até hoje não tive oportunidade.
    AAAAAH Stranger Things eu vi e amooooo ♥
    Chernobyl eu também vi, achei muito bom!!
    Feliz Ano Novo, que 2020 seja incrível pra todos nós! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderEliminar
  2. De uma forma geral concordo com as tuas escolhas, acho mesmo que só senti falta de La Casa de Papel nessa lista!

    Woah Arabella Blog | Youtube/ | Instagram | Twitter/

    kill them with kindness,
    Ana Cristina Cartaxo

    ResponderEliminar
  3. Shame on me que vou ter de começar a ver novas séries.
    Desta lista apenas vi duas religiosamente Grey´s Anatomy e Stranger Things.
    ps: Também nunca vi GoT apesar de todo o hype, há uns anos começei duas vezes a ver o primeiro episódio e adormeci das duas vezes então não tentei uma terceira.
    Fiquei muito contente por associar o teu blog este ano a uma cara e te conhecer pessoalmente.
    Temos de marcar algo por Braga um dia destes para nos conhecermos melhor (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveita, são todas boas séries, e dado que temos gostos parecidos, vai por mim :).
      Aww obrigada <3.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. A Teoria do Big Bang ♥
    Há algumas da tua lista que ainda não comecei a acompanhar, como The Handmaid´s Tale, Black Mirror, American Horror Story e Chernobyl, mas quero tratar disso em 2020

    Aproveito, ainda, para te desejar um 2020 maravilhoso e cheio de conquistas 🍀

    ResponderEliminar
  5. The crown- maravilhosa.
    The Big bang theory- vi episódios soltos e todos muito bons.
    Chernobyl-muito boa.

    Não acho que Trump ou Bolsonaro sejam ditadores.
    E se fossem, foram eleitos democraticamente.
    Precisam ser respeitados.
    Mas cada qual com seu cada qual.
    Bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao que eles têm feito, tenho que discordar. Muitos ditadores, inicialmente, também foram eleitos democraticamente.

      Eliminar
  6. Cherry, Cherry, não sei se te perdoo o facto de GOT não estar aqui eheh (brincadeira) :P
    Da tua lista vi (e adorei) Chernobyl e Stranger Things, muitas das outras estão na minha lista e espero que seja em 2020 que as vou riscar. Dark, tu tens de ver Dark - confia em mim!

    Bom ano <3

    ResponderEliminar
  7. Também partilho de algumas destas séries no meu top :D
    Beijinho e bom ano!
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Gosto bastante de três que referiste: The big bang theory, black mirror e stranger things ! :D
    Ah, by the way, eu adoro game of thrones ahah

    ResponderEliminar
  9. Anatomia de Grey é das séries que mais gosto também :)

    Daily By Carla

    ResponderEliminar
  10. De todas as que mencionaste A teoria do Big Bang é a minha preferida e também nunca a vi seguida. Mas até gosto assim, é aquela série boa para indo ver uns episódios de vez em quando, por serem curtos, leves e com humor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há séries, tipo The Simpsons também, que não é preciso ver seguido para adorar :).

      Eliminar
  11. Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
    Noticias das Loterias

    ResponderEliminar
  12. Já vi algumas dessas séries e gosto bastante outras não conhecia mas vou já anotar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Eu via a Teoria do Big Bang mas já com pouco interesse por isso não fiquei triste com o fim. Ia vendo o Drop dead diva na sic de vez em quando e acompanho o American Horror Story. É uma boa série e sempre interessante com os seus twists e regresso de personagens de outras temporadas.

    ResponderEliminar
  14. De todos esses só vi Os Diário do Vampiro... e nem terminei kkk. Acho que teria que começar desde o primeiro episódio agora e maratonar a série, mas por enquanto tô em Lucifer (que super recomendo).

    Adorei a tua lista !

    Beijo.

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Meu Instagram - @euannazanatta |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderEliminar
  15. Essas são séries clássicas, apesar de gostar muito de séries, dessas só vi The Vampires Diares e American Horror Story. Já coloquei a The Crown na minha lista para poder assistir! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  16. Adoro The Crown, estou acompanhando sempre que lança. As outras conheço pouco, só de ouvir falar. Mas já quero assistir.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  17. Oi Cherry
    Também aderi com tudo as séries rs e gostei das suas escolhas que na verdade não foram as minhas_ dessas só vi The Crown e The Handmaid's Tale ,gostei muito e sempre aguardo a nova Temporada. rs
    Estou vendo Secret City e acabei muio focada nas séries coreanas( muito boas), Romance Is a Bonus Book)é bem levezinha e gostosa de ver_ vi também The last Kingdom e Inacreditavel , entre outas.
    Vou verificar as suas escolhas.
    Grande abraço e Feliz 2020.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei curiosa, vou espreitar essa série :).
      Igualmente :).

      Eliminar
  18. A que segui mesmo, só a American Horror Story.
    Também gosto do Big Bang Theory.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. AHS eu parei de assistir na 5º temporada tinha que voltar ver.

    Parabéns pelo blog <3

    As outras séries a maioria já tinha visto, menos The Crown

    ResponderEliminar
  20. Vi a The Big Bang Theory toda. Handmaid's tale adoro! E concordo com a tua descrição da série. É um murro no estômago. Também sou muito pelas coisas vintage! Stranger things <3 E simmm os putos são fora de série. Adoro o Dustin :D American horror story é top, nunca cansa precisamente por se reinventar constantemente. Das restantes, só conheço a Anatomia de Grey... e deixei de ver pela altura da morte do Derek. Todas as perdas que foi sofrendo... BAH. Desapareceram todos os originais menos a Meredith e o Karev (que pelos vistos agora também vai a andar...). Comecei a perder o interesse :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a partir daí que também deixei de ver :(. Mais valia acabar a série do que retirar personagens que são essenciais.

      Eliminar