"". Life of Cherry: Uma década em gíria: as 10 palavras mais usadas na Internet (e fora dela) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.12.19

Uma década em gíria: as 10 palavras mais usadas na Internet (e fora dela)


Só até há poucas semanas é que me apercebi que não estamos apenas a entrar num novo ano, estamos a entrar em uma nova década. Isto dá todo um significado a esta passagem de ano!  Parece que o velho ditado "ano novo, vida nova" (no qual nunca acreditei) tem muito mais sentido agora que vamos para 2020.  E, para celebrar esta transição como deve ser, eu pensei fazer um throwback à década de 2010s, em várias categorias, que vou revelando ao longo desta viagem no tempo. Se eu já sou uma grande entusiasta pelas retrospetivas anuais, imaginem o meu entusiasmo ao fazer retrospetivas da década. Não posso deixar de escapar esta oportunidade, depois só o posso fazer em 2029, e sabe-se lá se o meu blog ainda existe nessa altura (espero que sim!).

A primeira categoria que escolhi para iniciar em grande esta série de retrospetivas são as gírias. 2010s foi a década em que a Internet ganhou uma grande dimensão nas nossas vidas, em que neste mundo virtual foi criada toda uma linguagem que, em muitos momentos, até saltou para fora do ecrã, diretamente para as nossas conversas diárias. 

Foram muitas as palavras que surgiram ao longo da última década, algumas que ficaram, outras que morreram tão depressa como apareceram porque, a Internet é assim, tudo o que se torna rapidamente viral também é rapidamente esquecido. Hoje eu decidi trazer-vos 10 daquelas que foram as mais marcantes e quais, na minha opinião, devem ir para 2020 ou ficar para trás. 


1. LOL: Originalmente, um sigla para laughing out loud (e era esse o uso no início da década), hoje é usada de forma irónica para algo que, claramente, não tem piada. Já se está a tornar um bocado irritante da forma que é usada agora, por favor, podemos não levar esta palavra para 2020?

2. Selfie: As selfies, termo criado para designar as fotos tiradas por nós próprios, foi a grande moda de 2014 (lembram-se dos tempos em que andávamos todos obcecados em tirar a melhor selfie?). Hoje em dia, grande parte dessa febre já passou, mas ainda é uma grande tendência. Para mim, aquilo que é mesmo importante realçar é que foi o Mr. Bean que criou esta tendência, os influencers que pegaram nela em 2014 só copiaram. 

3. Influencers: Já que falámos em influencers, este foi o termo que mais teve ascensão no final de década, para designar todos os bloggers, youtubers e instagrammers que viraram autênticas estrelas na Internet. Um termo que só uso no gozo, porque eu já era blogger antes desta cambada nova aparecer e achar que anda a influenciar alguém. Por favor, amadores! 

4. YOLO: Eu já não me lembrava que este desgraçado acrónimo (You only live once) foi tão utilizado em 2012. Que praga que foi! Ainda bem que esta palavra agora está mais que enterrada. 

5. FOMO:  FOMO (Fear of missing out) foi a palavra trend desta lista com a qual mais me identifiquei na década. Sendo eu uma introvertida e também com um bocado de ansiedade social no que toca a grandes eventos, foram muitos os convites que já rejeitei. Por um lado, sabia-me bem rejeitar esses convites, por outro lado, ficava com medo de perder oportunidades, principalmente grandes festas às quais só vamos quando somos jovens. That being said, este termo descrevia na perfeição esta ansiedade. O termo caiu em desuso com a ascensão da palavra self-care (da qual vou falar a seguir), quando começamos todos a perceber globalmente que devemos respeitar as nossas necessidades e que nunca vamos conseguir aceitar todos os convites. 

6. Self-care: Self-care foi uma palavra que nasceu com boas intenções. Foi um movimento criado depois de FOMO para sermos mais intencionais nas nossas ações e para com o nosso corpo/mente. Atualmente, o capitalismo aproveitou-se da palavra para promover spas, produtos de beleza caríssimos, entre outras coisas que claramente não são necessárias para cuidarmos de nós próprios. Ainda assim, self-care ainda é muito usado para apelar ao cuidado próprio numa época em que parece que estamos sempre à procura de mais e de mais. 

7. Adulting: Em tempos de cada vez mais instabilidade, com as propinas universitárias cada vez mais elevadas, empregos cada vez mais precários e rendas absurdas, esta palavra veio como a consolação  que nós, jovens, precisávamos, e retrata o nosso desenvolvimento "atrasado" em relação a outras gerações. Todos nós, quando éramos crianças, tínhamos muitas expetativas acerca do que era, para nós, ser adulto. Expetativas essas defraudadas a partir dos 20 anos, com os estudos mais prolongados, a saída tardia da casa dos pais e mil e uma tarefas que não dominamos porque, sejamos sinceros, também fomos a geração mais privilegiada e fizeram tudo por nós. No fundo, we all suck at adulting. Assim, quando fazemos meras tarefas como ir ao banco tratar da nossa conta ou ir ao supermercado, isto para nós já é adulting.

8. Binge-watching: Com a grande popularidade da Netflix, surgiu também um novo vocábulo, binge-wacthing, que significa basicamente comer vários episódios ou até temporadas num curto período de tempo (por exemplo, numa noite). Sendo eu uma grande amante de filmes/séries, finalmente está na moda ser antissocial! Levo o vocábulo comigo na mala para 2020, de certeza!

9. Meme: Obviamente que esta não era uma lista verdadeiramente significativa das melhores gírias dos anos 2010s se não estivesse aqui a palavra meme. Ou se calhar é só para mim, que perco horas na net a ver memes. Basicamente, são imagens, vídeos e gifs humorísticos. Mas meme não se limita a isso, são muitos os usos que podemos dar esta palavra, como "és um meme" (algo que digo muito frequentemente, naquele bullying amigável)  ou "sou um meme" (algo que também digo muito frequentemente porque, sinceramente, eu sou mesmo um meme, ao que digo e faço). 

10. Squad: Porque em terras da Internet, felizmente, não reina apenas a competição e a inveja, squad veio para enaltecer os grupos unidos de amigos que sobrevivem ao teste do tempo, algo absolutamente necessário numa altura em que tudo, incluindo as pessoas, parece ser descartável. Tem o defeito de fazer com que alguns se sintam mal, porque nem todos temos o grupo perfeito de amigos, o que não tem mal, porque isso muitas vezes não depende de nós, depende de circunstâncias que não controlamos.


Quais foram vocábulos internáuticos que mais usaram na última década?

24 comentários:

  1. Adorei a ideia de uma retrospetiva da década :)
    Quanto às expressões, as que mais utilizei foram LOL [mas, felizmente, passou-me rápido], Meme [esta última ainda está muito presente e para durar ahahah] e, talvez, Selfie.
    Detesto a palavra influencer e o acrónimo YOLO

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado.... gostei do post e muitas dessas palavras não conhecia.
    Contudo, o LOL das que aqui tens é a palavra que muito usoooooooo "LOL" xD

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  3. Ola,
    Muito legal a seleção. Acho que lol é a que eu mais uso.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
  4. Confesso que não conhecia essa lista!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. meu deussss usei quase todas! Está muito presente na minha vida siglas como omg ou lmao mas também o "bué" que quero eliminar do meu vocabulário de uma vez por todas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também quero eliminar "bué" do meu vocabulário, já quase não o digo, felizmente, mas às vezes ainda me sai.

      Eliminar
  6. Penso que os primeiros três refletem bem a década. É inevitável o advento da internet, dos mails, do facebook, do e-commerce o fim do Hi5.

    ResponderEliminar
  7. Que publicação tão gira, Cherry :p
    Acho que quase todas fizeram parte do meu vocabulário e manias, sinceramente ahah
    Ainda uso muitoooooo o LOL de forma irónica, vou tentar lembrar-de de ti da próxima vez que o for dizer, prometo :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Boa lista. Houve uma altura em que andou muito por aí também: ROLF - Rolling On Floor Laughing e o LMAO: Laughing my ass.

    https://coisasdefeltros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Dessa lista eu só não conhecia esse tal de FOMO. Inclusive o nome só me lembra aquela boneca japonesa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  10. eheh adorei ler! olha, eu peco muito pelo uso do irónico "lol", mas às vezes é só o que dá para responder ahaha
    para mim, as aportuguesadas "tipo" e "bué" são provavelmente as que mais uso (geração morangos!!). se bem que são mais da década anterior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são mais da década anterior, e mesmo o "tipo" é utilizado mais em linguagem falada do que na net :).

      Eliminar
  11. Sim, acho que estão aí as principais!!
    Feliz Ano Novo!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  12. Por acaso, quando li o título da publicação ocorreu-me a palavra "tipo", claramente muito mais utilizada fora da Internet do que dentro dela. Tipo, tu sabes, aquela palavra que os jovens dizem, tipo, sem sequer dar conta. Enfim... 😋

    Espero que tenhas um excelente ano de 2020, Cherry!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tipo, eu estive para incluir essa palavra, mas cheguei à mesma conclusão, tipo é mais utilizada fora da Net xD.
      Obrigada, desejo o mesmo de volta para ti, Joana <3.

      Eliminar
  13. Eu uso o LOL com os dois sentidos. Quem for perspicaz irá perceber qual deles estou a aplicar no momento :)

    Selfie uso muito. Acrescentaria aí a expressão "Send nudes" xD que acho só o máximo e uso sempre no gozo.

    Influencers é ridículo.

    Binge-watching sou eu a 100% \o estamos juntas.

    Há algumas expressões portuguesas que são usadas até à exaustão nos últimos tempos quer como hashtags, quer como legendas de fotos, comentários ou até em conversas do dia-a-dia:
    - Só que não
    - Dias difíceis (em todas fotos de férias, relax, praia, piscina e afins)
    - O melhor de mim; - Meu por direito; - Amor maior (todas aplicadas às crias)
    - Agora pensa
    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também uso muito "send nudes" no gozo xD.
      Sim, são todas muito usadas. O "agora pensa" é uma expressão muito engraçada, tornou-se muito popular depois de um concorrente da Casa dos Segredos a estar sempre a usar xD.

      Eliminar
  14. Não conhecia algumas, outras utilizo muito.
    Bjs

    ResponderEliminar