"". Life of Cherry: Aos Pais e Mães Natais da nossa vida !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

24.12.19

Aos Pais e Mães Natais da nossa vida


Todos nós ainda nos lembramos do tempo em que acreditávamos no Pai Natal. A alguns de nós foi-nos contado que este trazia as prendas na véspera de Natal (muito ao estilo português, no caso das famílias que não queriam ter que esperar até à meia noite heheheh). A outros foi-lhes contado que este trazia as prendas durante a noite, para abrir na manhã de Natal, e deixavam bolachas e um copo de leite na cozinha, bem ao estilo americano. Uns contavam que o Pai Natal era responsável por todas as prendas. Outros diziam que ele era apenas assistente do Menino Jesus.  Qualquer que seja a história que os nossos pais inventaram para nos estimular a imaginação, o que é certo é que esta crença no Pai Natal tornava o nosso Natal mais entusiasmante, místico e, sobretudo, mágico. 

É assim que vivemos esta quadra até  nos tornarmos mais crescidos e capazes de juntar as peças. Começamos a questionar o realismo de todos as histórias que nos contaram até à noite em que descobrimos que o Pai Natal, afinal, não existe, o que envolve sempre desilusão, algumas lágrimas e discussão com os pais que, com as suas boas intenções, nos omitiram este facto. Alguns de nós ultrapassam este "desencanto" e são capazes de criar a própria magia a partir da que restou mas, para outros, este marca o derradeiro fim da infância, e começam a típica queixa todos anos "Quando era pequeno/a, o Natal era muito mais mágico, agora é sempre mais do mesmo", fazendo até o próprio Grinch sentir-se ameaçado com tamanho bom desempenho deste papel. 

Porém, o Pai Natal ainda existe. Sim, leram bem! Aliás, os Pais Natais, e as Mães Natais também, já agora, por que por detrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher heheheh. Eles andam por aí, talvez não barrigudos, com barbas ou cabelos brancos, nem fatos vermelhos, mas andam. São os Pais e as Mães Natais escondidos na nossa vida.

Os Pais e Mães Natais da nossa vida estão nas pessoas que alinham connosco em fazer a Árvore de Natal exatamente no dia 1 de dezembro, sempre, por muitos compromissos que tenham. Estão nos pais que nos continuam a deixar o presentes à beira da lareira, mesmo nós já sendo crescidos. Estão nos avós que insistem em continuar a dar-nos os bolinhos que satisfaziam tanto a nossa gulosice na nossa infância. Estão nos familiares que nunca recusam mais uma partida do jogo "Monopólio" ou que toleram ver mais uma vez o "Sozinho em Casa" para nos acompanhar, mesmo estando já enjoados de um filme que passa sempre na TV todos os anos. Estão naqueles que fazem surpresas inigualáveis com os presentes (incluindo embrulhos de causar inveja) e que têm o dom de nos dar sempre exatamente aquilo que mais desejávamos, sem termos pedido algo sequer. Estão naqueles que, mesmo estando mais longe ou perto de nós, arranjam sempre forma de nos pôr um sorriso na cara, e sentir esperança outra vez. 

Talvez o Natal nunca mais se venha a comparar exatamente àquilo que sentimos quando tínhamos 6 anos. Mas vale sempre a pena tentar capturar um pouco dessa magia, porque todos precisamos permitir-nos acreditar no impossível, no meio de todas as preocupações do quotidiano, e talvez o impossível aconteça.  A magia do Natal continua a estar presente para aqueles que sabem onde procurar. Um Feliz Natal a toda a minha querida comunidade de leitores. 


(Foto: da minha autoria)

(Nota de final de post: qualquer semelhança entre esta publicação e a publicidade deste ano da NOS não é pura coincidência, fui levemente inspirada pela mesma. Talvez tenha vertido uma lágrima da primeira vez que a vi, shhh. Se tiverem gostado desta mensagem natalícia juntem-se à petição para apoiarem uma parceria da NOS comigo. Estou a brincar, não existe petição nenhuma, mas se a empresa ainda assim me quiser pagar, eu aceito. Ok, vou-me retirar e tentar não abusar nos chocolates logo à noite, que já não estou bem da cabeça sem o açúcar, imaginem quando o ingerir xD). 

14 comentários:

  1. Tão isto, querida... O Natal é mais do que os presentes e mais do que o Pai Natal. É verdade que é algo que marca a nossa infância e é uma magia bonita, mas há tão mais para festejar nesta quadra.
    Espero que a tua noite de consoada tenha sido maravilhosa, resto de bom Natal <3
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade!
      Foi sim, muito boa, espero que a tua também tenha sido :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que estejas a ter um ótimo Natal (:
    Também verti uma lágrima quando vi o reclame da Nos.
    Eu confesso que não me lembro sequer de acreditar no pai natal porque a minha mãe apesar de se portar bem na escola e tudo recebia sempre roupa pelo natal que era o que precisava e eram muitos irmãos enquanto pessoas que ela conhecia que não se portavam bem tinham tudo do bom e do melhor...
    Daí que ela sempre me incutiu a ideia de que os pais natais eram os nossos pais e que as prendas eram dentro das possibilidades deles.
    Eu era uma criança com algumas saidas, a minha mãe ainda se lembra de eu estar a passar na avenida em braga e ter pais natais pendurados na varanda e eu dizer "o pai natal é que é burro, porque é que não toca a campainha?" quando devia ter prai uns 3/4anos ahahah

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, para vocês o Natal deve ter outro significado, dado as dificuldades que a tua mãe passou no passado :).
      Ahahaahah, eras uma criança muito esperta, nunca me ocorreu pensar nessas coisas quando era criança xD.

      Eliminar
  3. O Natal vale sempre a pena, com crianças ou não. Lá em casa não há crianças e não é por isso que não é giro à mesma e do avô à mana, todos adoram receber presentes =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Espero que o teu natal tenha sido ótimo :)
    Na minha familia contamos sempre aos pequeninos que o pai natal existe, que as prendas que vão abrir no dia 24 são da mãe, do pai e da familia e que de manhã tem a do pai natal. Os pequeninos deixam bolachas e leite ao pé da lareira e na manhã seguinte só tem lá migalhas e o presente do pai Natal ahah

    É adorável :)

    beijinhos
    piquimads.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi, obrigada, espero que o teu também tenha sido :).
      É mesmo adorável essa tradição <3.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Sem duvida, Cherry. O natal é mágico exatamente pela quantidade de coisinhas pequenas que nós nesta época fazemos, recordamos e que nos tornam tão grandes como seres humanos que amam e são amados. Boas festas.

    ResponderEliminar
  6. Oi Cherry
    Um texto cheio de verdades_ Natal nos remete a Papai-Noel e a tudo que representou para nós _ é o momento mágico da infãncia. São as luzes, as bolas coloridas,os presentes , os doces e iguarias de todos os tipos. Uma grande confraternização em família que ainda se mantém na maioria dos lares, seja pobres ou rico.
    Que o espírito de generosidade e fraternidade perdure o ano inteiro, em nós .
    Feliz 2020.
    Abraço e obrigada pela simpatia e presença.

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com as tuas palavras. À medida que vamos crescendo, as crenças e as convicções mudam, mas a Magia continua a existir. Estamos rodeados de pessoas que nos amam e que querem tornar do nosso Natal o mais bonito possivel, só para nos verem sorrir. E que bonito é isso!

    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  8. O Natal é uma data muito especial espero que o seu tenha sido incrível, por aqui sempre fui sincera com a minha filha sobre o Pai Natal!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderEliminar