"". Life of Cherry: Série: Quicksand !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

7.8.19

Série: Quicksand


"Quicksand" é a primeira série sueca original da Netflix, baseada no romance best-seller do reconhecido autor Malin Persson Giolito.

Começamos a série com vários corpos no chão da sala de aula, após um tiroteio, e Maja, uma jovem sueca de 18 anos, a ser levada como suspeita de homicídio. Ao longo dos episódios, é-nos dado a conhecer, aos poucos, tudo o que se passou até ao fatídico dia, desde a sua vida escolar à sua relação com Sebastian,  ao mesmo tempo que acompanhamos o dia a dia da Maja na prisão, sozinha, sem visitas a não ser o advogado, o padre, o psicólogo e os guarda prisionais, com uma ameaça de 14 anos de prisão. 

Muitos espectadores fiéis à série reclamaram com o título da série que, em português, significa "areias movediças", dizendo que não faz sentido nenhum. Eu, pelo contrário, acho que faz todo o sentido. "Areias movediças" é uma metáfora para o quão depressa certos problemas podem fazer-nos cair. No caso de Maja, significa que, desde que entrou numa relação com Sebastian, a sua vida desmoronou-se rapidamente (e atenção, isto não é um spoiler, já que a ação começa pelo fim e isto fica logo bem claro).

Este não é o típico "nice girl falls for a fuckboy" como vemos em muitas séries adolescentes e rom-coms, mostra aquilo que realmente acontece numa relação abusiva como esta, um necessário contraste à glorificação perigosa que normalmente fazem deste tipo de relações. Aqui vemos os verdadeiros danos que pode causar na vida de uma pessoa. Maja passou de uma boa aluna e rapariga certinha, a uma pessoa com comportamentos perigosos e envolvida num ato criminoso, tudo porque acreditava num amor onde ele não existia, e acreditava que podia ajudar alguém que, na verdade, era uma pessoa tóxica que só poderia ser ajudada por profissionais.


Além de denunciar relacionamentos abusivos, são abordados temas importantes como a xenofobia, o abuso sexual e psicológico, as especularização dos media, imigração, drogas e doenças mentais, sem romantizar nenhum destes assuntos só para favorecer mais o enredo.

Apesar de se ter destacado em diversos aspetos, o roteiro tem algumas falhas. A primeira é que, em nenhum momento, nos é explicado as intenções de Sebastian para ter começado um tiroteio na escola. Ficámos a conhecer as intenções de Maja mas nunca as intenções dele. A segunda é que a sentença final é um bocado apressada. Fizeram um excelente trabalho em retratar como se desenrola um julgamento na Suécia contudo, no momento final, o veredicto é muito apressado e sem muito sentido.

"Quicksand" é considerado um suspense não por não sabermos o final (eu consegui prever logo se ela era inocente ou culpada), mas no sentido de perceber quais foram os motivos que a levaram a envolver-se no massacre e qual a sua sentença. Vi a série em apenas algumas horas (sobretudo por serem apenas 6 episódios), de tal forma que nos prende ao ecrã. No geral, é uma história muito bem construída que recomendo verem. Já foi confirmada uma segunda temporada porém, a meu ver, esta é daquelas séries que só precisam de uma temporada, e esta é tão boa que não precisa de continuação, já explorou tudo o que tinha a explorar. 

18 comentários:

  1. Não conheço e não me seduz ver séries onde se fale outra língua que não inglês, mas é apenas uma questão de hábito, suponho. Parece interessante, pela descrição que fazes :)

    Em relação a segundas temporadas quando uma seria suficiente, acho que é um erro que muitos criadores cometem. Séries muito boas que fazem um sucesso estrondoso na 1ª temporada são, frequentemente, prolongadas sem necessidade (exemplo: 13 reasons why) e muitas vezes até acabam por perder o interesse por isso mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma questão de hábito, eu antes também só via séries em inglês e agora, com a Netflix, tenho visto em mais idiomas :).

      Eliminar
  2. Oi, tudo bem?

    Assisti a série assim que foi lançada, não demorei muito pra finalizar e tive a mesma impressão que você. O final foi muito corrido.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderEliminar
  3. eu assisti essa serie e achei bem interessante e rapida de ver e tbm acho que uma temporada já seria suficiente

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  4. Costumo gostar de filmes dinamarqueses, suecos e por aí. Não sou grande fã de séries. Mas agradou-me Broadchurch.

    ResponderEliminar
  5. Hum parece ser bom, depois vou ver!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com

    ResponderEliminar
  6. obrigada pelo comentário <3
    parece ser mega interessante :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
  7. Já escutei falar dessa série, mas ainda não assisti. Está na minha listinha. Acho o enredo dela interessante.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  8. Oi, Cherry! Soube da existência da série logo que lançou, mas a temática não me atraiu muito. Ando numa fase de assistir coisas mais levinhas e menos perturbadoras haha, mas reconheço a importância de debater temas tão atuais e complicados como esses.
    A Netflix anda pecando muito quanto à duração das séries. Tantas séries boas sendo canceladas, e outras que não precisavam de continuação andam ganhando inúmeras temporadas ¬¬'
    Blog lindo! Já estou seguindo <3

    Estante Bibliográfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora, depois desta, também estou numa de ver coisas levezinhas :).
      É mesmo, não estou a perceber, parecem que não sabem como lucrar mais, também é para o interesse deles...
      Obrigada :).

      Eliminar
  9. e é mesmo :D

    não conhecia, mas parece ser bastante interessante!

    NEW MAN TO MAN POST | MODERN MEN TAKE CARE OF THE HAIR!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Que interessante. Nunca tinha ouvido falar dessa série e já adorei todos os assuntos que a história aborda. Parece ser muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia a série mas convenceste-me, vou ver (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Já a vi toda, o que mais me fez impressão, para lá do rapazinho riquinho e a precisar de umas chapaditas, foi mesmo a atitude dos pais durante os episódios todos, bastante desligados da filha, deixam-na fazer tudo o que quer com 17 anos! Achei essa parte super estranha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A série também apela a que os pais dediquem mais tempo para dar atenção aos filhos, mesmo que estes sejam bons alunos (como o caso da Maja). No caso do Sebastian, infelizmente existem pais assim, que não querem saber dos filhos, fazendo com que estes se tornem bastante violentos.

      Eliminar
  13. ADOREI a série!!! Devorei-a (infelizmente tbm não é grande).

    ResponderEliminar