"". Life of Cherry: Livro: Tarde Demais !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.8.19

Livro: Tarde Demais


(Nota inicial antes de publicação: A rubrica "5 coisas" do mês de julho sairá mais tarde, no dia 6 de agosto. Já está praticamente completa, porém prefiro ter mais um tempinho para fazer uma reflexão como deve ser, de um mês que foi repleto de acontecimentos)

A Colleen Hoover é uma das minhas escritoras favoritas de sempre, sempre original nas suas histórias, versátil, nunca utiliza as mesmas fórmulas e que me surpreende sempre. Portanto, o que eu não esperava é que, desta vez, me surpreendesse pela negativa. 

God, vai-me custar muito fazer uma review negativa de uma autora que admiro muito, mas temos que saber ser críticos em tudo, mesmo com aquilo que mais gostamos não é verdade? Então vamos lá. 

Sinopse


Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele o seu lar. Ela está presa num relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível encontrar uma saída. Intensa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir na sua vida.

A minha opinião 


"Tarde demais" é um livro que, originalmente, estava no Wattpad e que não estava destinado a ser publicado. Era o escape da autora, o seu remédio para os bloqueios criativos, onde podia depositar as suas ideias mais mórbidas, mais aleatórias e desconexas. Contudo, quando começou a ganhar muita popularidade na plataforma, a Colleen Hoover decidiu-a publicar, sem edições, para todos os leitores puderem viver, em primeira mão, o seu processo criativo. O problema começa logo aqui. Este livro parece um rascunho por acabar porque a autora deixou lá as suas ideias conforme apareceram, sem se dar ao trabalho de as polir. Isto resultou numa história bastante previsível, sem grande sentido e com personagens estranhas e pouco desenvolvidas.

E por falar nas personagens, é impossível sentir qualquer empatia por elas. Até mesmo pela suposta vítima do relacionamento abusivo ou pelo suposto homem que a iria salvar. Os três protagonistas são narradores pouco confiáveis, fazendo-nos questionar a veracidade de algumas elementos que acrescentam às suas próprias histórias. 

Mas a Colleen, para além destas personagens pouco confiáveis, ainda conseguiu fazer algo pior: humanizar o agressor. Conseguiu a proeza de roubar o protagonismo da vítima e tentar fazer com que sentíssemos pena do agressor, mostrando a sua vida em alguns flashbacks e tornando-o em alguém que precisa de ajuda. Isso revoltou-me imenso! 

O livro é, muito, muito extenso. Mesmo muito! Quando finalmente chegamos ao final da história, apercebemo-nos que para o final do livro são mais umas duzentas páginas. Epílogos, prólogos, epílogos dos prólogos, flashbacks... Uma confusão de informações que não acrescentam nada ao enredo e que não nos faz ter mais empatia pelas personagens (quanto mais não seja, faz-nos ter ainda menos). 

Sendo a Colleen Hoover uma pessoa que experienciou um relacionamento abusivo, e que escreveu imensos livros bons sobre esta temática, sinto-me um bocado desiludida por ela ter decidido publicar algo que vai contra as suas outras obras. Com "Tarde Demais", a autora não só perdeu o controlo da sua escrita, como entregou uma história perigosa aos seus leitores. Não parece ter sido a mesma autora que escreveu "Without Merit" ou "Isto Acaba Aqui". Querida Colleen Hoover, vou continuar a ansiar por obras tuas, mas esta esquece, não foi uma boa ideia.


Já leram "Tarde Demais"? O que acharam? 

8 comentários:

  1. É sempre doloroso quando um autor que admiramos nos surpreende pela negativa :/
    Por acaso, nunca me aventurei na sua obra, mas tenho tido curiosidade em fazê-lo, até porque tenho lido ótimas críticas. Mas certamente que não optarei por este livro

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, e embora pela sinopse até tenha ficado interessada, depois da tua opinião realmente acho que não será um grande livro! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li. Confesso que o título captou a minha atenção. No entanto, ao ler este post percebi que ficaste desiludida com o livro. Não conheço a autora, mas quero ler livros dela para ficar a conhecer a sua escrita. Talvez não seja boa ideia começar por este xD

    Um grande beijinho,
    https://whaaatifni.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começa por "Amor Cruel" ou "Isto Acaba Aqui", são os melhores :).

      Eliminar
  4. Oi Cherry,
    Eu já li esse livro e ele me incomodou demais, é um livro muito bom, mas para quem busca conflito de emoções e lágrimas derramadas. Pessoas sensíveis não podem ler!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não é para pessoas sensíveis, mas não considerei um livro bom.

      Eliminar
  5. Muito bem :)

    https://trapeziovermelho.blogspot.com

    ResponderEliminar