"". Life of Cherry: Todas as gerações depois da nossa são as piores gerações do mundo? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.7.19

Todas as gerações depois da nossa são as piores gerações do mundo?

Todas as gerações depois da nossa são as piores gerações do mundo?

Se fizerem uma entrevista na rua a perguntar às pessoas o que acham de nós, millenials (porque estamos mesmo a dar nomes às gerações?!), irão responder-vos que somos narcisistas, que não não somos ambiciosos, que não nos dedicamos tanto ao trabalho, que nunca assentamos, que até colocamos em risco o próprio conceito de jantar como o conhecemos (jantar com a família toda reunida). 

Mas o que é que nós fizemos de tanto errado que as outras gerações fizeram? Após tantos anos, porque é que somos nós os culpados do fim do típico estilo de vida ocidental? Bem, em primeiro lugar, é preciso lembrar que estes "traços" não escolha nossa, mas sim força das circunstâncias. Se hoje em dia não temos tanto vínculo com o sítio onde trabalhamos é porque andamos sempre a saltar de emprego em emprego, não é como o tempo dos nossos pais e avós, em que nos reformávamos no mesmo sítio onde trabalhámos durante anos- se conseguirmos ficar 1 ano no sítio onde trabalhamos e tirar férias já é uma sorte. Se não assentamos mais, é porque não tempos estabilidade financeira para isso- não conseguimos nem comprar a nossa própria casa, quanto mais em pensar ter filhos tão cedo, aos 20 e tal anos (e além disso, e se nunca quisermos assentar?!). Se não jantamos mais em família, é porque muitos de nós saímos da faculdade tarde, temos dois empregos, ou trabalhamos por turnos. Se ainda vivemos à custa dos pais é porque, mais uma vez, não temos estabilidade financeira para sair de casa sequer.

Todas as gerações geram uma onda de estranheza nas gerações mais velhas. Até eu, com 22 anos, já sinto isso, ao ver que a gíria que os adolescentes de hoje (a geração Z) utilizam já é bastante diferente da que eu utilizava. Ai, poucos traços são tão marcantes no ser humano como a nossa total incapacidade em tolerar pessoas mais novas... 

Talvez isto aconteça porque está no nosso ADN temermos a mudança, e uma nova geração representa isso de uma forma bem direta. Talvez seja esse o problema que têm connosco, millenials e, também, já com a geração Z (não é por seres novos que também não ouvem já umas boas): representamos uma quebra em termos de hábitos, visões do mundo e valores diferentes daqueles que a anterior conhecia. Ao olharem para nós, lembram-se da sua própria juventude, e parece que agora é tudo mais fácil, que temos a vida mais facilitada, como se nós não tivéssemos dificuldades diferentes.

Existem gerações piores que as outras ou, ainda pior, estamos todas a ser cada vez piores? (muito "pior" numa frase, but you get the point). Não, mas parte da nossa natureza dizer "isto no meu tempo não era assim". Não tem mal em ser saudosista, é preciso é ter cuidados com as generalizações e olhar também para os próprios erros antes de apontar o dedo aos mais novos. 

15 comentários:

  1. Melhores numas coisas, piores noutras... E isso vai ser sempre assim, em todas as gerações!

    ResponderEliminar
  2. Oi... Gostei da reflexão embora o texto esteja um pouco confuso atrapalhando a interpretação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho sempre o cuidado de não tornar os meus textos assim, de qualquer das formas obrigada pelo feedback :).

      Eliminar
  3. Sinto que há épocas mais ou menos estáveis, que acabam por influenciar o percurso das diferentes gerações. Portanto, os possíveis problemas não se centram tanto nas pessoas, mas nas circunstâncias, porque também somos o produto da realidade que vivemos.
    Claro que, para mim, numa perspetiva mais descomplicada, a geração de 92 é a melhor, porque é a minha. Porque cresci nesse ambiente e senti na pele tudo o que a implica. Mas, a partir do momento em que este género de apreciações deixa de ser uma brincadeira e passa quase a ser um apontar de dedo a quem nasceu depois já não é saudável - nem me faz sentido, para ser sincera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a nosso ver, a nossa geração é sempre a melhor, porque é aquela em que crescemos e conhecemos melhor :).

      Eliminar
  4. Os conflitos de gerações existem em todas as gerações. Compará-las é um erro de quem (nós) tem memória curta.
    Não acho que as gerações posteriores à minha (e eu tenho bem mais que 22 anos...) sejam genericamente piores ou melhores. São diferentes, como a minha foi diferente da dos meus pais.
    Mal da humanidade se o mundo não estivesse em mudança constante. Ainda estávamos na idade da pedra, pois são as pequenas e as grandes diferenças entre gerações que vão fazendo um mundo novo, todos os dias. A própria seleção natural, acaba por aceitar umas mudanças e rejeitar outras.
    Detesto pessoas imobilistas, sobretudo quando vêm com a ladaínha de que no tempo delas é que era bom. Nem sequer aceito que este tempo não seja também meu. Temos que ir acompanhando a evolução, ou corremos o risco de estarmos mortos antes de morrermos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, se não evoluíssemos estávamos tramados.
      "Estarmos mortos antes de morrermos" é como muitas pessoas estão.

      Eliminar
  5. Não se pode generalizar.
    Todas as gerações têm os dois lados da balança.

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Olha eu por exemplo acho que a vossa geração é dificílima!

    Comparada com as gerações anteriores, a vossa é mais qualificada mas tem muito menos oportunidades...

    E todas as gerações têm dificuldades, umas numas coisas, outras noutras. Penso que a geração mais privilegiada ainda foi a do pós 25 de Abril. Essa sim, teve mais oportunidades e mais facilitismo.

    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é muito difícil nesse sentido, noutros temos a vida mais facilitada... Se formos a ver, todas as gerações têm os seus pontos bons e maus.
      Sim, após o 25 de abril é que surgiu muio mais facilitismo :).
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Para quando mais "5 coisas que adoro no blog x"??

    ResponderEliminar
  8. Um post bem interessante!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  9. Algumas coisas melhoram, outras pioram... só sei que apesar de grandes avanços, estamos vivendo uma época sombria e estranha demais. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderEliminar