"". Life of Cherry: Série: La Casa de Papel !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

3.6.19

Série: La Casa de Papel


Eu sei, mais uma vez  junto-me tarde à festa. "La Casa de Papel" foi o grande fenómeno de 2017 mas eu não a vi na altura. Eu tenho a terrível tendência de só começar a acompanhar certas produções 2 ou 3 anos depois de estas se tornarem grandes fenómenos. Não sei se é desconfiança pelos gostos da população em geral (ganhei trust issues quando dei o benefício da dúvida a "Cinquenta Sombras de Grey e correu mal) ou uma forma de acompanhar com mais calma quando já não está tudo a falar do mesmo, mas depois começo finalmente a ver e arrependo-me.  Foi o que, mais uma vez, aconteceu aqui.

"La Casa de Papel" não é a primeira produção espanhola à qual assisto. Antes desta, já tinha visto "Elite" e "As Telefonistas", também produções espanholas e que provaram que as histórias de outras nacionalidades têm tão ou mais potencial do que as norte-americanas, às quais estamos mais habituados e que continuaríamos a ver, se a Netflix não decidisse apostar em coisas diferentes.

A premissa é simples. Um homem misterioso, que se autodenomina de Professor e que tem como objetivo executar maior assalto da História recruta, para esse fim, 8 fugitivos que sabe que não têm nada a perder, cada um com uma característica essencial para concretizar o seu plano. Como proteção, nenhum deles sabe a identidade dos restantes, usando cada um uma alcunha de uma cidade.  Assim, Tóquio, Nairóbi, Denver, Moscu, Berlim, Rio, Oslo e Helsinki são levados para uma propriedade abandonada no meio rural onde, durante 5 meses, estudam meticulosamente um esquema absolutamente fascinante, para que, no final, esse fim seja atingido: assaltar com sucesso a Casa de Moeda de Espanha.

Provavelmente, se ainda não viram a série até hoje, é porque a vossa reação a esta premissa foi a mesma que a minha: pura indiferença a algo que parece já ter sido feito várias vezes.  No entanto, sugiro que, tal como eu, se deixem surpreender pelo desenrolar deste plano.


A cada episódio, as personagens vão vão-se tornando mais complexas, tanto a dos 8 assaltantes, como a dos reféns e dos polícias. Os flashbacks contribuem ainda mais para esta complexidade , ao aprofundar os motivos de cada um, ajudando-nos a criar empatia com as personagens, mesmo com aquelas que não gostamos. A certa altura, nós já não sabemos se estamos a torcer pelos reféns, pela polícia ou pelos próprios assaltantes. 

A fotografia e a música são incríveis, produzindo muitos sentimentos e ajudando a narrar a história. Tudo está muito bem feito e pensado- acreditem, nada está lá à toa. Os plot twists geniais deixam-nos o coração de tal forma, que é como se estivéssemos dentro do assalto a viver tudo. A hype, sem dúvida, que se justifica.  Agora vou-me retirar para devorar a 2º temporada, que a 3ª já sai no dia 19 de julho. 

16 comentários:

  1. Gostei tanto. Aguardo a próxima temporada ansiosamente :)

    ResponderEliminar
  2. A premissa desta série deixou-me logo curiosa, até porque se enquadra no meu tipo de argumento. E assim que comecei a ver, senti que a sinopse acabava por ser redutora, tendo em conta a complexidade das personagens e da ação. Bem sei que sou suspeita, porque adorei La Casa de Papel, mas acredito que é uma das melhores produções. Porque, como tão bem referiste, nada surge por acaso. Houve uma aposta consciente e bem estruturada, que nos agarra ao ecrã logo ao primeiro segundo. E depois mexe imenso com o nosso lado emocional, com os nossos limites e com a segurança dos nossos valores. Recomendo-a a toda a gente *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo, a sinopse é realmente redutora e engana espectadores que, como eu, não deram logo uma oportunidade a esta grande produção.
      Eu estou viciada!

      Eliminar
  3. Acho que te vais desiludir na temporada 2. Cheguei a pensar que estavam a brincar com a inteligência das pessoas... Prepara-te porque demasiadas coisas impossíveis vão acontecer. Fiquei muito triste porque também adorei o início da série, mas não me vou dar ao trabalho de ver a terceira temporada sequer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi muita gente dizer isso, mas por acaso eu partilho da mesma opinião. Já vou a meio da segunda temporada, e até agora não defraudou as minhas expetativas :).

      Eliminar
  4. Eu também sou dessas que desconfia dos grandes fenómenos da internet ahahah no entanto, com La Casa de Papel o fenómeno está bem justificado e é realmente uma série do caraças. Na altura, falei dela no blogue e disse que a Netflix estava a fazer-nos questionar sobre o nosso próprio carácter, já que é impossível não torcer para que tudo corra bem para os assaltantes :D

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, dou por mim muitas vezes a torcer pelos assaltantes! :).
      Beijinhos

      Eliminar
  5. O problema da série foi passar de algo muito interessante e bem pensado a uma palhaçada. De repente passam a fazer trinta por uma linha nas barbas da polícia e esta não consegue fazer nada! E o final (não vou dar spoilers) é só cliché demais. Deixou de ser algo que poderia acontecer na realidade para ser algo que nem nos melhores sonhos aconteceria. Mas pronto, gostos são gostos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que tenha sido uma palhaçada. Sem querer dar muitos spoilers, o que aconteceu é o que é perfeitamente normal acontecer num plano tão longo. Quanto ao final, sim, talvez tenha sido um pouco cliché e previsível, mas teve a sua graça e o seu estilo :).

      Eliminar
  6. Acho que foi das poucas séries que vi no momento e não me arrependo nadinha! A verdade é que estou ansiosa que saia a terceira parte, mas com algum medo, confesso.

    ResponderEliminar
  7. Sou pouco dada a hypes. Nunca vi Game of Thrones. Nunca vi La Casa de Papel. Nem me sinto tentada :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou assim :). Ainda assim, acabo sempre por dar uma oportunidade, até a Game of Thrones dei, sendo que nesse caso não gostei mesmo.

      Eliminar
  8. Adorei La Casa de Papel e estou ansiosa pela próxima temporada eheh
    Acho que a série, a história, os personagens, tudo no geral está tão bem construído. Uma pessoa fica ali presa ao ecrã sempre à espera de mais. E é como tu dizes, a determinada altura não sabes por quem torces, mas no fundo ambas sabemos que só queremos que o plano dê certo ahah
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Na altura fui levada pela onda já que toda a gente falava nela, mas adorei a série. Embora tenha gostado mais da 1ª temporada do que da 2ª. E a 3ª está quase aí... :)

    ResponderEliminar
  10. Continuo sem ver essa série. Nem a última temporada de GOT!
    Projecto para as férias... ;)

    Beijinhos sem férias *************

    ResponderEliminar