"". Life of Cherry: Série: Chernobyl !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

24.6.19

Série: Chernobyl


A nova mini-série da HBO, "Chernobyl", com apenas 5 episódios, que destronou sem piedade a aclamada série "Game of Thrones" no IMDB, relata a história da maior catástrofe nuclear de sempre: a explosão da central nuclear na Ucrânia, em abril de 1986.

A narrativa é uma mistura perfeita entre os relatos do que aconteceu em abril de 1986 e as questões científicas e sociais, e e as tensões políticas que ocorreram nessa altura. Fazem um retrato fiel de tudo o que aconteceu, sem tentar suavizar nem esconder nada.

É impossível assistir a esta série sem pensar em outras catástrofes que se vão desdobrando lentamente à nossa volta, todas com a mesma ineficiência burocrática, lealdade cega à hierarquia, negação e má fé. Na análise inabalável do acidente de Chernobyl, várias pessoas foram desacreditadas, incluindo os próprios cientistas especializados no assunto, e dá que pensar se isto, de facto, não é o que continua a acontecer atualmente. Continuamos expostos a terrores, não só de explosões e radiações, mas de mentiras de governos que nos tratam como meros números, sem direito de aceder à verdade. 


Além da performance dos protagonistas, é também de louvar o papel desempenhado por muitos personagens secundárias, incluindo até meros figurantes, muitos dos quais apareceram meros segundos no ecrã mas que contribuíram imenso para todo o cenário. Na verdade, é mesmo incrível ver como deram valor a todos os pequenos detalhes: à caracterização (que mostrou, na perfeição, os efeitos devastadores da radiação), a cinematografia, e a banda sonora, que aumentou ainda mais todo o dramatismo. O único detalhe que não adicionaram e seria a cereja no topo do bolo é as personagens não dialogarem nas línguas originais. 

Nunca me senti tão prendida a uma série baseada em factos reais como a esta, ainda para mais quando, tal como toda a gente, já sabia o final, e isto só prova o quão bem conseguiram criar momentos de tensão, ansiedade e suspense. Sabemos que um thriller é muito bom quando nunca mais o queremos ver na vida - só Deus sabe o quantas vezes tive que pausar os episódios, principalmente o 4 e o 5. Este é um daqueles que, de tão perturbador, só conseguimos ver uma vez, e depois preferimos pesquisar os factos de outras formas.

"Chernobyl" consegue fazer aquilo que a maior parte das produções deste género não consegue: fazer justiça às vítimas e aos acontecimentos. Aliás, é um verdadeiro tributo a todos aqueles que se sacrificaram para amenizar as consequências desta grande catástrofe. Que nunca esqueçamos o que fizeram pela Humanidade.

20 comentários:

  1. Nossa, eu vi 3 eps. da série e tô amando muito! Preciso terminar. É muito bem feita, muito interessante... a cada episódio dá um embrulho no estômago né, pensar que aquilo realmente aconteceu.
    ótima indicação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prepara-te para o 4 e o 5, esses é que te vão dar uma volta ao estômago :(.

      Eliminar
  2. Só vi parte do primeiro - impressionante, assustador e triste
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Ainda só vi os dois primeiros episódios mas quero acabar rápido de ver a série!

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Ainda não comecei a ver mas quero muito! Sinto que vou adorar!

    ResponderEliminar
  5. Cherry, já terminei de vê o Seriado. Muito bom.
    Vi sim comentários de que tinha destronado "Games of Thrones", que nunca vi.
    Sua resenha está muito boa.
    O personagem de Jared Harris como Valery Legasov, o físico nuclear soviético e de Stellan Skarsgard, como Boris Shcherbina, como o Vice presidente do Conselho de Ministro que é designado pelo Kremlin para acompanhar as investigações, estão brilhantes.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O elenco é de luxo, todos os atores tiveram excelentes interpretações, mas sim, esses merecem um destaque especial :).

      Eliminar
  6. Adorei a série, tenho pena que tenha só 5 episódios. Porque passaram a correr.

    ResponderEliminar
  7. Estou escutando demais sobre essa série e estou um tanto curiosa para assistir. Tenho que me organizar e começar a assistir para ver se eu vou gotar também.
    Mas, amei a sua indicação aqui.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Tens de ler o livro "Vozes de Chernobyl"... é muito, muito bom

    Eu ainda não arranjei coragem para ver a série, precisamente porque os relatos no livro são mesmo muito fortes e densos.

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na minha lista, ouvi dizer que a série se inspirou nesse livro :).
      Beijinhos

      Eliminar
  9. A série está incrível e aterradora ao mesmo tempo... o que a incompetência e a desonestidade podem fazer é verdadeiramente assustador. Gostaria de acreditar que a Humanidade aprendeu algo com isto, mais do que os factos científicos mas também na gestão de catástrofes, mas tenho as minhas dúvidas. Em todo o caso, já se sabe: regimes totalitários tendem a ser exímios a esconder a desgraça que se passa dentro de portas.

    Jiji

    ResponderEliminar
  10. Esta série é fenomenal!!! Não tenho nada a acrescentar ao que tu disseste, pois tenho basicamente a mesma opinião que tu. Chernobyl é incrível, mesmo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Vi e adorei! Aliás acho que saltou para o top das minhas seéries favoritas!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar