"". Life of Cherry: Os únicos 3 livros que utilizei no meu curso !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8.6.19

Os únicos 3 livros que utilizei no meu curso


Na universidade, não há manuais escolares como no Básico e no Secundário. Foi algo que, ao início, me fazia alguma confusão (tal como contei, uma vez, neste post) mas que, com o tempo, percebi que realmente livros na faculdade eram algo prescindível. Para a maior parte das frequências estuda-se unicamente por powerpoints e, se por acaso precisamos de estudar por um livro, normalmente só interessam alguns capítulos e são esses que fotocopiamos. Nos casos em que é preciso mesmo o livro inteiro, vai-se à biblioteca e devolve-se no final do semestre. Não é preciso gastar fortunas em obras que, para o nível universitário, muitas vezes são caríssimas.

Foi assim que eu fiz ao longo de 4 anos. Contudo, houve três livros que eu tive mesmo que adquirir e que considero essenciais, não só para estudantes como para enfermeiros, pelo seu carácter informativo e intemporal.


1. Atlas of Human Anatomy: Este foi o primeiro livro pelo qual estudei quando comecei a ter aulas de Anatomia, e é muito bom para quem está a aprender os básicos. O meu professor de Anatomia disse que, numa primeira fase, aprender com ilustrações ajuda-nos a ter uma compreensão geral da matéria, e só depois é que devemos avançar para imagens reais, por isso foi este o livro que adquiri para o efeito. As ilustrações contidas nas suas páginas foram pintadas à mão pelo próprio autor, e permitem-nos ter uma compreensão geral da sua anatomia humana de diferentes ângulos e informação concisa a acompanhar. O livro também contém um apêndice no final, com todas as estruturas anatómicas reunidas, útil para quando queremos organizar as ideias e expandir os  conhecimentos no que diz respeito a nomes mais complicados.  Apesar de ser mais útil no início do curso, ainda hoje a utilizo de cada vez que quero procurar uma parte anatómica de forma mais rápida ou quero consultar o apêndice. 


2. Anatomy: A Photgraphic Atlas: Este foi o livro que utilizei quando comecei a estudar a sério para as frequências de Anatomia. "Anatomy: A Photographic Atlas" vai além de fornecer meras ilustrações da anatomia humana ao fornecer imagens reais de corpos humanos, através de cadáveres. Meus caros colegas esttudantes e enfermeiros, esta é a bíblia!  Aquele livro que vos vai ser muito útil ao longo de todo o curso e, mesmo no futuro enquanto profissionais, quando quiserem, por exemplo, compreender de que forma determinada patologia afeta certas estruturas. Se só puderem comprar um livro desta lista, comprem este! A versão fotocopiada não é tão boa, porque o que o torna mesmo bom é a qualidade das fotos. 


3. Anatomia e Fisiologia: Ou, como os estudantes costumam chamar a esta grande preciosidade, Seeley. Este livro já me acompanha muito antes de ter entrado em Enfermagem. Já existia em casa de um familiar há muitos anos e, em muitas ocasiões, eu pegava nele para ler. Talvez tenha sido uma das coisas que despertou o meu desejo por esta profissão.  Muitos dos conhecimentos que eu tenho acerca do corpo humano devem-se a este livro. Foi uma alegria quando entrei em Enfermagem e finalmente mo emprestaram. Tudo o que precisam de saber sobre anatomia e fisiologia está reunido no Seeley de uma forma muito simples e fácil de compreender sem, obviamente, desvalorizar a utilização de termos técnicos médicos e de Enfermagem. Não o tentem ler todo de uma vez (mesmo eu, após tantos anos, ainda não li tudo), é para ir estudando e consultando conforme as necessidades. É o único desta lista que tenho em Português e, ainda bem, porque foi isso que permitiu com que eu o usasse desde nova. 


Caros colegas (futuros) enfermeiros, quais são os livros que consideram essenciais na nossa profissão?

3 comentários:

  1. A biblioteca, nesse sentido, foi mesmo uma aliada, caso contrário, teria gastado uma pequena [grande] fortuna em livros mais técnicos. No entanto, também houve alguns que senti necessidade de adquirir, porque sei que são obras às quais poderei recorrer a vida inteira [isto, claro, se conseguir trabalho na minha área]

    ResponderEliminar