"". Life of Cherry: Filme: Aladdin (2019) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.6.19

Filme: Aladdin (2019)


2019 não está a ser, definitivamente, o ano dos filmes (esta a ser é o ano das séries, sai cada uma wow!) Já há imenso tempo que não ia ao cinema porque, simplesmente, não havia nada em cartaz que me atraísse. "Aladdin" era outra opção do cartaz que ia ser ignorada. Quando vi o trailer, a minha reação foi a mesma de muita gente: mais um remake só para encher os bolsos de quem já nada em dinheiro. Os remakes da Disney têm sido muito inconstantes, ora fiéis aos originais, ora totalmente diferentes das histórias da nossa infância. " A Bela e o Monstro" foi dos poucos que adorei, de resto têm sido uma desilusão. 

Para não sofrer outra desilusão (sobretudo por Aladin fazer partes dos meus clássicos favoritos), já nem ia gastar dinheiro para o assistir, mas quando comecei a ler críticas positivas sobre o mesmo, comecei a ponderar dar-lhe o benefício da dúvida. Aquilo que me fez decidir ir vê-lo ao cinema? A nova versão de "Arabian Nights" que diziam ser soberba numa sala de cinema (agora confirmo, deu arrepios!). "Aladdin"  foi uma grande surpresa, revelou que fomos todos muito precipitados nas  críticas ao elenco e à produção, e que os trailers podem enganar (costumo pôr os trailers na sinopse das minhas reviews, no entanto aqui nem vou pus, por esta razão). Como sempre, esta publicação é sem spoilers, por isso podem ler à vontade.


Sinopse


Aladdin, um ladrão de rua, vive de pequenos roubos em Agrabah. Um dia, ele ajuda uma jovem a recuperar uma pulseira, sem saber que ela é, na verdade, a princesa Jasmine. Aladdin fica logo interessado nela, que diz ser a criada da princesa. Ao visitá-lo em pleno palácio e descobrir a sua verdadeira identidade, ele é capturado por Jafar, o conselheiro do Sultão, que deseja que ele recupere uma lâmpada mágica que contém um génio, que realiza 3 desejos ao seu dono. 


A minha opinião


O filme abre com duas crianças em um modesto barco em alto mar. Subitamente, elas ficam surpreendidas com um barco enorme ao lado da seu, como se este tivesse magicamente aparecido ao lado da sua, e não se tivesse aproximado aos poucos. A cena roça um pouco no ridículo e, por uns segundos, ficamos na dúvida se os nossos receios  vão realmente confirmar-se. Porém, mal começa a tocar "Arabian Nights", as nossas opiniões de haters desaparecem. Esta intro é tão magnífica que vale a pena ir ao cinema só por esta cena, quanto mais pelo resto! A sério, corram mesmo à sala de cinema mais próxima, este filme é para ser visto assim!

Se, no caso raríssimo da intro não ter convencido os espectadores a largar a suas dúvidas, a prestação de Meno Massoud rebate a expetativa negativa nos primeiros 5 minutos. O actor conseguiu capturar todo o charme do protagonista, um ladrão de rua, com o seu ar desajeitado mas esperto.

Mantendo-se sempre fiéis à história original, os produtores foram fazendo pequenas alterações aqui e ali, para atualizar os enredos que já não funcionam, como o caso das princesas cuja salvação está sempre nas mãos de figuras masculinas. Agora, a princesa Jasmine, interpretada por Naomi Scott, não se limita a sentir-se presa no seu palácio, ganha novas ambições e desejos, como o obstáculo às leis patriarcais que a impedem de se tornar num sultão, por mais que seja a substituta mais apropriada para o trono. Jasmine era também das poucas princesas da Disney que não tinha uma canção a solo, e nesta versão ganha uma nova música, "Speechless", que ficou muito bonita neste contexto, apesar de não ter gostado do ar de videoclip que lhe deram. 

Fiquei apaixonada pelos cenários e figurinos, muito bem feitos e coloridos. Sendo Agrabah uma cidade fictícia, que fica algures numa região da Arábia, é mesmo notável o esforço que fizeram para mostrar a cultura árabe. 

Falemos agora do elefante na sala, Will Smith no papel de Génio. Quando anunciaram que seria ele a desempenhar uma das personagens mais caricatas da versão animada, eu fiquei logo desanimada. Sim, todos nós sabemos que ele é um grande ator, mas também sabemos que muito do estrelato nos filmes em que participou já está associado ao seu nome. O meu medo é que não tivéssemos um ator a desempenhar o papel de Génio, que fosse Will Smith a ser apenas Will Smith. Contudo, de todo o elenco, foi ele que mais surpreendeu! Ele continuou a fazer as maluquices típicas do Génio que nos deixam muito nostálgicos, com apenas algumas edições pessoais. E ele sabe cantar e dançar! Um pouco off-topic: não percebi os comentários que fizeram ao corpo desajustado proporcionalmente na sua "forma azul", o seu "gémeo" em desenho também era assim. 

A única escolha do elenco que me desiludiu foi o Jafar. Ele não me fez lembrar em nada a personagem do desenho animado. Não acho que tenha sido o facto de o terem tornado mais jovem que fez a diferença, figurino dele também era incrível, o problema aqui para mim foi não sentir que ele metesse medo, que ele tivesse aquele humor mesmo cruel. Também senti falta daquelas risadas mesmo maléficas e da cobra, que aqui está apenas no bastão. Sendo os vilões um grande elemento das produções da Disney, foi um falha que afetou um bocado. 

Todas as nossas canções favoritas estão ali, a maioria das falas permanecem iguais e as cenas mais visuais estão bem recriadas, de uma forma que, em live-action, ficam ainda mais breathtaking. Estes fatores são mais do que suficientes para deixar as nossas crianças interiores felizes.

Que esta seja uma lição para os próximos remakes: não mexam muito nas histórias da nossa infância, deixem-nos reviver os diálogos e as músicas que nos marcaram, com apenas algumas pequenas alterações. 


Já viram "Aladdin"? O que acharam?

18 comentários:

  1. Ainda não vi, e estava receosa, mas com a tua opinião, irei dar uma oportunidade.
    Espero gostar 😊

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu já vi o filme há algum tempo (mesmo antes de estrear) e também fui vê-lo com um certo receio, pois até ao momento ainda não tinha havido um único remake em live-action que me tivesse agradado.

    Para começar, achei o início muito curioso, por terem começado logo com o Génio a contar a história. No original, temos um homem que é uma espécie de narrador e muita gente diz que essa personagem é o próprio Génio, mas nunca tivemos essa confirmação - ou talvez tenhamos tido neste filme, de um modo subtil! Depois, a "Arabian Nights" está, de facto, estrondosa, assim como a maioria dos momentos musicais, que estavam muito bem coreografados e mostravam uma grande dinâmica. No que toca aos atores, Mena Massoud é uma cópia do Aladdin do filme original mas em carne e osso, já a Naomi Scott é uma Jasmine atual e com grandes objetivos - gostei do aprofundamento que deram a esta personagem. Will Smith ganhou por não ter tentado imitar o Génio de Robbin Williams, pondo o seu toque pessoal e entregando um resultado completamente diferente, mas que achei positivo. Já o Jafar... Bem... Em grande parte concordo contigo, mas acho que algo que podia ter ajudado tinha sido uma melhor caracterização. Estava demasiado normal para um vilão. Imagina, por exemplo, que o ator tinha a barba aparada de um modo mais direito e com uma barbicha pontiaguda, ficava automaticamente com um ar mais maléfico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o facto de teres feito uma review do filme no teu comentário, é uma amostra do teu blog :).
      A minha teoria sempre foi que o narrador era o Génio, e acho que o toque desta versão foi mesmo bom nesse sentido.
      Concordo, ele era muito normal para um vilão, não me cativou minimamente nesse sentido. Sim, dava-lhe um ar mais maléfico, porém, para mim, ainda assim não ia chegar. A Disney só o escolheu por ser giro, ele fiou-se que era giro e, cá para mim, por isso não se esforçou muito para o papel.

      Eliminar
  3. Até hoje, ainda só vi o remake d' A Bela e o Monstro e adorei! Aladdin está na minha lista, até porque é um dos meus filmes favoritos de infância *-*

    ResponderEliminar
  4. Problema eu vi o Aladino em versão dobrada em brasileiro, sei as falas quase todas de cor de todos os personagens... Por isso nunca vai substituir essa minha memória de infância de eu e a minha irmã falarmos ao mesmo tempo que os personagens...
    Já agora os efeitos especiais são decepcionantes ou bons? Viste em 2D, 3D ou Imax?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não tem 3D, eu vi a versão normal. Os efeitos especiais são mesmo muito bons, não estou a exagerar, a fotografia também é maravilhosa, repleta de detalhes :).

      Eliminar
    2. Aqui dificil é encontrar sem ser 3D... Detesto 3D, IMax escapa mas acho que vou querer ir ver... Talvez quando for de férias a Portugal que aí tenho babysitters e salas de cinema de dimensões minimamente decentes!

      Eliminar
    3. Nunca experimentei IMAX, mas dizem que é bom :).

      Eliminar
  5. Quero imenso ver e a tua review ainda me deixou com mais vontade *.*

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi, mas quero muito (espero ainda conseguir apanhar o filme no cinema xD)! Estou mesmo muito curiosa, e depois de ler a tua opinião ainda fiquei mais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se ele vai sair amanhã, é melhor despachares-te então xD.

      Eliminar
  7. Ainda não vi, mas já ouvi falar bem e mal dele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é como em tudo na vida, há quem goste e quem não goste :).

      Eliminar
  8. Ainda não vi. Fico sempre de pé atrás quando fazem remakes de filmes da minha infância, mas depois de ler a tua review acho que vou mesmo ver.
    Um beijinho grande*
    Dr. Valentina, Veterinária

    ResponderEliminar
  9. Ainda não vi. A Bela e o Monstro gostei muito ^.^ papo tudo o que seja coisas destas... atraem-me sempre :P ainda há poucos dias vi o Mirror Mirror, também já vi o Snow White and the Huntsman (ambos com umas Brancas de Neve mais moderninhas). Gostei muito do Maleficent <3 e este é mais um para a lista :)

    Já agora, já viste a série Once Upon a Time? Já terminou e está disponível na Netflix. É toda ela uma junção de todos os contos de fadas e mais alguns. Eu gostei ^.^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei desses, mas não tanto como "A Bela e o Monstro", não são tão fiéis aos originais.
      Já vi, achei muito gira toda essa combinação :). Mas só vi a primeira temporada, depois comecei a achar mais do mesmo.

      Eliminar
  10. Ainda não vimos, mas temos muita curiosidade

    ResponderEliminar