"". Life of Cherry: Acho que estou a falar por todos quando digo... !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.6.19

Acho que estou a falar por todos quando digo...

"Acho que estou a falar por todos quando digo..."

Sabem aquela frase que as pessoas costumam usar "Eu acho que estou a falar por todos quando digo...". Não é nada de novo, mas eu acho que os grupos pelos quais assumimos falar estão a crescer em número e em diferença. As pessoas estão a tentar falar por todas as outras do seu género, do seu partido político, da sua cultura ou com determinada doença. Eu própria já fiz isto várias vezes, uma tendência que estou a tentar contrariar.

Parece ser inofensivo, dizer isto não muda nada. Não impede as pessoas de seguir a nossa opinião se não concordarem. Afinal de contas, mesmo que nós tentemos sempre falar por toda a gente, nunca o conseguiremos. Todos nós temos um vontade e voz própria. Então, porque é que isto importa?

Porque os nossos pensamentos e palavras são poderosos o suficiente para mudar a perceção dos outros. Têm o poder de fazer os outros mudem de opinião, de fazer com que acreditem que todo o grupo pensa da mesma forma (mesmo que não pense). E se a nossa "bolha" acredita em algo, porque não acreditam os outros também? Torna-se mais difícil de entender quando os outros não concordam connosco, faz-los sentir os outsiders em vez de apenas diferentes e singulares.  As afirmações de grupo não só tornam determinado tópico "preto e branco", como muda as nossas ideias sobre esse mesmo tópico.  De repente, existem maneiras erradas de ser uma mulher, ou maneiras erradas de ser uma pessoa portadora de uma doença, ou maneiras erradas de ser uma pessoa no geral. 

Pôr indivíduos numa caixa nunca ajuda ninguém. Não ajuda quem estamos a colocar nessa caixa nem nos ajuda em nada ter essa atitude perante os outros. Temos que começar a aceitar que todos nós somos diferentes, mesmo aqueles que são mais semelhantes a nós. Aqueles que fazem parte do nosso partido político podem, ainda assim,  ter crenças diferentes. Aqueles que são portadores da mesma doença que nós podem ter outros sintomas, experiências e dificuldades diferentes. Os nossos amigos podem pensar de maneira diferente num determinado tema mesmo que, em muitos outros aspetos, pensem da mesma forma que nós. 

É frequente indivíduos porem-se no papel de porta-vozes dos seus grupos mas, vamos ser honestos connosco próprios, ninguém pode assumir com todas as certezas o que estes pensam. 

10 comentários:

  1. Este lado de generalização é sempre inglório e, por isso, a evitar. Porque, lá está, nunca podemos assumir com certezas a opinião dos outros

    ResponderEliminar
  2. Não permito que ninguém fale por mim.

    Bom lhe vê no meu Blog, Cherry.
    Venha sempre que sempre estarei lhe visitando.

    E bom saber que você, descarta o lixo pérfuro-cortante (que são muitas coisas) corretamente.
    Passe essa informação adiante que os que trabalham expostos ao perigo, agradecem.

    ResponderEliminar
  3. com certeza só podemos falar por nós mesmos, nunca é bem generalizar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho sempre dificuldade em defender algo com unhas e dentes porque sinto que tenho sempre muitas dúvidas em relação a tudo, ouço uma opinião e posso concordar com ela mas de seguida ouço outra diferente sobre o mesmo assunto e em parte também posso concordar, é complexo mas é como me sinto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, num mundo em que existem tanta informação e opiniões, é difícil assumir uma própria, mas não podemos deixar que isso aconteça, temos que resistir a esta influência que, por vezes, pode ser positiva, mas também pode ser negativa.

      Eliminar
  5. Não podia estar mais de acordo contigo! Vai sempre haver opiniões diferentes

    ResponderEliminar
  6. Acho que, nesse e noutros aspetos, sou um bocado "fora da caixa". Falo e sinto por mim. Detesto andar em rebanho e, muito menos, falar pelo rebanho.
    Noto isto sobretudo nos últimos anos, em relação às pessoas com problemas oncológicos. Eu nunca seria capaz de falar por eles. Nunca pertenci a nenhum grupo. Curto a minha deprimência em solidão. Só aqui partilho alguns aspetos da minha vivência e não me imagino a fazer parte de um grupo.

    ResponderEliminar
  7. Amei seu post e concordo muito! Realmente, existem opiniões e divergências, não podemos generalizar todo tipo de argumento.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ☆ Tem post novo lá no blog e super agradeceria se você pudesse me ajudar clicando nos links azuis do texto >> Diferentes Modelos de Calça Jeans

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida!
    Concordo com o que dizes. Aliás é uma frase bem generalizada mas toda a gente tem de aprender a falar por si e não pelo outro!
    Beijinho


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar