"". Life of Cherry: 5 coisas: maio 2019 !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

10.6.19

5 coisas: maio 2019


Demorei algum tempo a acabar de escrever esta edição da rubrica "5 coisas", daí só a estar a publicar agora. Não foi por falta de tempo, mas por falta de palavras para descrever aquele que, muito provavelmente, vai ficar marcado como o melhor maio da minha vida. A verdade é que, por muito que tente, nunca vou conseguir encontrar as palavras certas para descrever tudo o que senti neste meu último mês académico. Esta vai ser uma das publicações mais especiais "5 coisas" mais especiais de sempre, talvez não para vocês, leitores, pois o conteúdo não vai para além dos grandes momentos académicos que vivi, mas para mim, que os vivi na primeira pessoa. 

Este foi o maio que eu sempre ansiei viver, mas que me parecia muito longe. Andei o ano todo com a sensação de finalista, mas só quando faltavam poucos dias para maio é que me caiu a ficha. Maio foi um mês muito emotivo, não só por ser o final da universidade, como de toda a vida estudantil. Sinto-me grata por todo o carinho que recebi, pelas palavras e abraços de orgulho de todos os que me acompanharam, e por todas as últimas vezes que vivi com a mesma intensidade ou mais do que as primeiras. Apesar de toda a nostalgia que sinto agora ao olhar para trás, sinto que já vivi tudo o que tinha para viver na universidade e que agora é tempo de embarcar em novas aventuras, no mundo de trabalho . Capítulos incríveis chegam ao fim para que novos ainda mais incríveis comecem. Para já, registo este capítulo aqui. 


5 coisas que aconteceram


1. 22º aniversário: Foi numa quinta feira, surpreendentemente calma e com uma folga da vida muito bem vinda, que celebrei o meu 22º aniversário e, betinha como sou, claro que não perdi oportunidade dançar ao som da clássica música da Taylor Swift, mal o relógio marcou meia noite (desculpem, vizinhos). Continuo a ser uma grande fã de aniversários (quem me conhece sabe que aproveito todos os acontecimentos para celebrar e fazer festa), mas este ano, tendo em conta as emoções que iria viver nas celebrações de finalista, na semana a seguir, deixei que este dia se desenrolasse de forma mais espontânea e, devo dizer, que ainda conseguiu surpreender-me mais desta forma. 

2. Imposição das Insígnias e Missa de Finalistas: 11 de maio foi um dos dias mais marcantes de todas as festividades de finalista. Foi o dia da minha Imposição das Insígnias, em que me ajoalhei sobre a minha capa para todas as pessoas importantes para mim e que marcaram o meu percurso académico me dessem com o bastão. Nessa mesma tarde, ocorreu também a missa de finalistas, onde todo o ambiente foi ainda mais envolvente, e as lágrimas que teimosamente andei a conter muito tempo apareceram. 

3. Participei no Cortejo: Como sabem, não cheguei a acabar a praxe, pelo que nunca tinha participado no Cortejo. Poder até podia, porque todos os estudantes o podem fazer (só não podem é a atuar em frente ao Cabido de Cardeais, isso é reservado para os caloiros), mas até ao ano de finalista tal não me fez sentido. A tradição era, ir sempre para a avenida assistir às atuações de todos os cursos. É engraçado como, apesar de este ano participar mesmo no cortejo, cumpri na mesma essa tradição, no início da tarde, porque o meu curso era dos últimos a passar. Algumas atuações depois, juntei-me ao carro de Enfermagem (que estava muito giro by the way), em que levei o típico banho de cerveja (bem, de água, na verdade, a cerveja já tinha sido bebida xD), em que dancei, cantei, bem aproveitei ao máximo. É curioso constatar como os cortejos começam sempre com sorrisos e no final com a nostalgia e saudade dos anos que passaram e, este ano, foi a minha vez de sentir isso na pele. 

4. Último Enterro da Gata: O Enterro da Gata já não é o que era, o Cartaz é cada vez mais fraco e é com algum desagrado que vejo o recinto cada vez mais a encher-se de malta do Secundário aos fins de semana (acho que este evento só faz sentido para universitários e ex-alunos, mas enfim). Ainda assim, era o meu último Enterro da Gata, pelo que não queria perder a oportunidade de ir. Fui a duas noites, quarta e sexta. Sexta não foi nada de especial, mas quarta foi o dia de Quim Barreiros (nenhuma semana académica é uma semana académica se não tiver Quim Barreiros) e, como é habitual, é sempre a noite mais divertida do Enterro, a noite em que há mais gente e, no último ano, foi uma bela despedida.

5. Votei nas Eleições Europeias: Desde que votei, pela primeira vez, em 2015, nas eleições legislativas, que tenho exercido sempre o meu direito de voto. E desde essa altura que também registo aqui no blog que o faço. Com a abstenção cada vez maior que há, sobretudo entre os mais jovens, acho muito importante usar a minha influência (por mais pequena que seja na imensidão que é a Internet) para mudar isso. Eu voto porque, apesar de não acreditar muitos nos políticos, acredito que escolher o "menor do males" é melhor que do que os outros façam essa escolha por mim. E, sobretudo, por uma questão de respeito pelo passado e por aqueles que lutaram para que hoje em dia fosse possível eu votar. No dia das Eleições Europeias fui, mais uma vez, exercer este meu direito e vou continuar a fazê-lo enquanto me for possível.

5 coisas que adorei


1. A coleção completa de Harry Potter: Em maio andei a reler a saga de Harry Potter porque, sim, agora tenha a coleção completa (muitos corações para o meu namorado, que mo ofereceu como prenda de aniversário). A edição que tenho é esta (a clássica, uma das mais bonitas) e é em Inglês. Sou uma Potterhead feliz e sortuda. 

2. Porque raio digo sempre "não consigo" e como contornar isso: Há alguns anos atrás, a minha reação a muitas coisas destas vida ainda era a mesma que a da Andreia "não consigo". Já não me considero uma pessoa muito insegura e pessimista, já fui pior, é um facto, e agora consigo viver a minha vida sem esta frase  me passar pela cabeça muitas vezes. Contudo, para aí chegar, foi uma grande luta interior, pelo que me revejo tanto  nesta publicação da  Andreia, em que ela fala da sua própria luta interior com o "não consigo", e todos, quer nos autosabotemos mais ou menos, podemos aprender algo com esta reflexão. 

3. 26 anos e sem carta de condução: Existe uma discriminação à qual não é dada muito importância: a discriminação das pessoas que não tiram a carta aos 18 anos. Tal como a Ana Garcês, nem imaginam quantas vezes eu ouvi "mas porque é que ainda não tens a carta?" Tenho 22 anos e só agora é que estou a tirar a carta de condução- e tive que fazer uma pausa pelo meio por razões académicas, pelo que agora o meu exame de condução vai ser absurdamente tarde. Mas estou a tirá-la na altura que acho a mais certa para mim, não na que os outros acham. Porém, por vezes, inconscientemente, uma pessoa sente-se atrás dos outros e pensa que está a fazer algo errado, mas depois lê relatos como este e vê que não está sozinha nestas decisões.

4. 14 vs 20- Viver no século XXI: É por estes vídeos originais que a Mariana Gomes é uma das minhas youtubers portuguesas favoritas. Duas perspetivas, a dela, com 20 anos, e a do irmão, com 14 anos, sobre a sua visão prática e super sensata do mundo. 

5. Porque hesitamos em mudar a escola?: Há uns dias atrás, calhou de ver uma revista da Montepio em casa, e a capa da revista, com o título deste artigo chamou-me logo à atenção, pela pertinência do tema e pelo facto da Educação ser um assunto que me continua a interessar, mesmo eu já estando na etapa final da minha vida académica. Levantou uma questão que dá mesmo que pensar: Porque é que a Educação é um setor que continua estagnado no tempo, enquanto que outros setores como economia, saúde e comunicações evoluíram imenso nos últimos 30 anos?


Como foi o vosso mês de maio?

(Foto: da minha autoria)

18 comentários:

  1. Olá, que grande mês de Maio!
    O meu também foi atarefado, por outras razões, miúdos com varicela, ensaios de Teatro e um sem número de coisas para fazer....

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se tem filhos, é sempre mais atarefado :). Espero que os miúdos já estejam melhores :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. O que tu sentiste em Maio, foi o que eu senti em Abril. A nossa bênção marca-nos mesmo!
    E que grande mês tiveste, fico feliz e espero que Junho te surpreenda muito <3
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, que junho seja incrível para ti também :).
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Foi um mês em cheio :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Também vi esse video da Mariana e achei genial. Aliás acho o irmão dela super interessante e quero logo ver os videos dela quando há colaboração com o mano.
    Bem, a questão não se prende com a idade de tirar a carta mas sim TIRA LA mesmo, for real, tás a ver? Porque o mais certo é deixares passar e depois já és mais velha e a vontade ainda é menor. Assim a malta sempre vai relembrando e tal :) Muito grata ao meu paizinho por me ter incentivado a tirar logo a carta, se bem que só a terminei aos 21 anos :P mas hoje em dia sou independente em termos de deslocamentos e é uma liberdade enorme puderes pegar em ti e no teu carro e ir pra onde quiseres :D

    Parabéns finalista e parabéns pelo aniversário!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O irmão tem muita maturidade para um jovem de 14 anos! Ele podia ter um canal para ele próprio no futuro xD, eu seguia!
      Nem sempre é possível tirar a carta na idade suposta (ou por falta de tempo, disponibilidade ou mesmo falta de vontade) , mas sim, aos 18 anos tem-se uma facilidade de tirar que depois não se tem. No entanto, não quer dizer que não se consiga, consegue-se sempre :).
      Muito obrigada :).

      Eliminar
  5. Very interesting post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Muito marcante o teu Maio.
    Que sejam sempre bons.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Gostei de saber mais sobre você Cherry.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida!
    Que mês tão grande e emotivo, ham?!
    Beijinho grande :*


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Mesmo atrasado, parabéns pelo seu aniversário! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Foi um mês de Maio daqueles que ficam para sempre na memória. Muitos parabéns.
    E que Junho não fique atrás ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar