"". Life of Cherry: A série "Lucifer" não é ofensiva para os cristãos: muito pelo contrário !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

21.5.19

A série "Lucifer" não é ofensiva para os cristãos: muito pelo contrário


(Esta publicação não contém spoilers, só alguns factos sobre a série, portanto podem ler à vontade).

Quando a série "Lucifer" estreou em 2016, alguns grupos de cristãos protestaram e exigiram até que a retirassem do ar porque, segundo a sua perspetiva, esta série gozava com Deus, com a Bíblia e com todos os princípios do Cristianismo. 

Para quem até agora nunca ouviu falar de "Lucifer", esta série acompanha as aventuras do Diabo que, entediado com a sua vida no Inferno, decide tirar umas férias em Los Angeles. Lucifer é produzido para ser irritante, um autêntico playboy proprietário de uma discoteca onde sai com uma mulher diferente todas as noites, charmoso, provocador e carismático (graças também ao inegável talento de Tom Ellis). Não é um grande modelo a seguir por ser, isso mesmo, o Diabo. E é retratado desta forma muito apelativa por ser precisamente isso. Não é para fazer com que as pessoas virem todas para rituais satânicos em vez de se virarem para Deus. Imaginem, se o Diabo decidisse andar entre nós na Terra, o que é que seria mais apelativo: um monstro feio e horrível, ou um homem com uma aparência bonita, com carros lindos e cheio de dinheiro? 

A série é ficção, e a maioria das pessoas religiosas não tem problemas em distinguir a sua fé de programas de TV. Qual é o problema aqui então? Aliás, os espectadores mais atentos constatarão que a série até é muito positiva, não só para os cristãos, mas para todos nós, seres humanos, que estamos continuamente a cometer erros e a aprender com o nosso percurso. Ao longo de todas as temporadas, a jornada de Lucifer é sobre deixar de ser egoísta, justiça, sacrifício, consentimento, perdão e redenção. Valores que os cristãos são encorajados a discutir e que todos nós deveríamos ter. 

Toda a série é uma metáfora. Tudo o que acontece a Lucifer internamente é refletido externamente, na forma mais literal possível. Ele até possui uma psicóloga à qual recorre frequentemente e que, nesta história, age como voz da razão. De facto, a psicóloga é, na verdade, a verdadeira narradora da história, uma vez que Lucifer seria um narrador pouco fiável da sua própria história,  e as suas afirmações sobre a vida e Deus, muitas vezes, nem sequer devem ser levadas a sério. E, à medida que Lucifer vai refletindo sobre a vida, a Humanidade, Deus e fé, nós somos encorajados a fazer o mesmo. Eu sinto que esta série, com humor negro à mistura, até é mais genuína nestes temas do que muitas autointituladas produções cristãs, que abordam tudo com uma certa superioridade moral. 

Como espectadora assídua, já me fez refletir imenso. Por exemplo, se nesta situação hipotética (porque é ficção), Deus é capaz de perdoar o Diabo, não há muito que possamos fazer que seja completamente imperdoável. Também já me fez rir imenso e comoveu-me em muitas cenas. Vale a pena ver. 

A 4º temporada de Lucifer, que originalmente pertencia à Fox, está agora disponível na Netflix, bem como as temporadas anteriores, se ainda não viram. 

Alguém aqui segue "Lucifer"? Qual a vossa opinião?

11 comentários:

  1. Olá!
    Mais uma série que graças á tua opinião sinto que preciso de ver! ahahaha
    Beijinhos, :)
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar, mas nunca me tinha puxado a ver. No entanto, a tua publicação deixou-me curiosa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Seguia religiosamente (pun not intended) agora quero ver se vejo esta última temporada... a sério que houve gente que disse que Lucifer gozava com o Cristianismo? oh povinho...


    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, fazes muito bem seguir religiosamente xD.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. ja tinha ouvido falar mas depois da tua publicaçao ainda fiquei com mais vontade!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.com/2019/05/dont-stop-until-youre-proud.html

    ResponderEliminar
  5. Eu comecei a ver ontem e estou a adorar!! Ainda estou muito no inicio, mas como disseste sinto que nos ajuda a reflectir sobre muitos assuntos!!

    Hoje o vídeo é sobre o Plogging. De forma simples pode-se dizer que é uma espécie de atividade física, pois alia a atividade física à apanha de lixo!! Mais simples que isto não poderia ser :) É bom para a nossa saúde e a do planeta ❤ https://www.youtube.com/watch?v=V0KwD3Rotiw

    ResponderEliminar
  6. Comecei a ver esta série esta semana e o meu fascínio é tão grande que não consigo parar de ver, fiquem completamente viciada!

    ResponderEliminar