"". Life of Cherry: 5 razões pelas quais eu os audiolivros não são para mim !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.5.19

5 razões pelas quais eu os audiolivros não são para mim


Os audiolivros, nos últimos tempos, estão a tornar-se cada vez mais populares, graças às booktubers e bloggers que falam maravilhas sobre este tipo de "leitura". Da mesma forma que acabei por querer experimentar um Kindle, também quis experimentar ouvir audiolivros mas, desta vez, de forma ainda mais relutante - aquilo que me fez adorar o Kindle foi o facto de ser o mais próximo possível de um livro físico, uma qualidade que os audiolivros não possuem, de longe. 

Ainda assim, quis dar-lhes uma oportunidade. Se A experiência foi, como eu já desconfiava,  curta, porque eu odiei-os imediatamente, por estas razões.


1. Eu odeio o narrador:  Nos audiolivros, em que a forma como recebes a história depende única e exclusivamente daquilo que tu ouves, um narrador pode melhorar ou estragar completamente a tua experiência daquele livro. No meu caso, a maioria dos narradores estraga a minha experiência literária. A voz deles costuma sempre tão limpa, tão direitinha, tão monótona (certamente fruto de alterações de voz por computadores) que eu fico irritada passado 5 minutos.

2. Não me consigo concentrar: Eu não tenho problemas em concentrar-me nas histórias, mas quando se tratam de ouvir histórias gravadas, sem imagens nem música, como é o caso dos audiolivros, eu tenho tendência a dispersar. Eu compreendo muito melhor uma história e todo o seu contexto quando vejo palavras à minha frente.

3. O livro demora muito tempo a terminar: Eu sou uma leitora muito rápida. Se os livros forem pequenos, eu consigo lê-los em apenas algumas horas. Portanto, quando eu olho para um audiolivro e vejo que este demora 20 horas a terminar, eu desisto imediatamente. Eu sei que consigo ler muito mais rapidamente a versão impressa.

4. Eu não consigo retomar a partir do sítio onde fiquei: Quando estamos a ler um livro físico, podemos saber facilmente onde ficámos, ao pôr um marcador nesse sítio (no caso do Kindle, este já nos deixa exatamente onde ficámos). No entanto, é quase impossível saber onde ficámos nas suas versões em aúdio. Sim, podemos escrever o minuto em que ficamos, mas primeiro que acertemos naquilo é horrível.

5. Eu não melhoro a minha escrita: Uma das muitas coisas em que os livros me ajudam muito é a escrever melhor. Ajudam-me a ganhar mais vocabulário, a escrever se cometer erros ortográficos/gramaticais e a perceber a estrutura de diferentes narrativas. Não posso fazer nada disto quando estou a ouvir um audiolivro, por razões óbvias né, não dá para ver as palavras.


E vocês? Já experimentaram ouvir audiolivros? Gostam ou dispensam?

11 comentários:

  1. eu já tentei ouvir mas confesso que me faz confusao e baralha mais , só consigo mesmo se for a ver no youtube como se fosse "desenho animado" , de resto comigo não funciona mesmo também :p

    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  2. Também não acho muita graça aos livros digitais, seja em audiolivro ou numa plataforma como o Kindle.
    Para mim não nada melhor do que ter um verdadeiro livro nas mãos e sentir a textura e o cheiro das páginas.
    Beijinhos. ^^
    https://daisys16.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Não experimentei mas estou tentada. Passo algum tempo dentro do carro e parada no trânsito, por isso tenho vindo a considerar a hipótese dos audiolivros.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era algo que me atraía nos audiolivros, poder fazer isso, mas não deu.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Concordo contigo. Prefiro o livro físico!

    ResponderEliminar
  6. Margarida concordo completamente contigo em todos os pontos! Detestei os audiolivros e foi o que me fez amar ainda mais os livros físicos! É super confuso, também não me consigo de todo concertar no conteúdo do livro em si e já para não dizer que como ainda ando de transportes públicos é quase impossível de estar a ouvir a história, algo que consigo fazer bastante bem quando tenho um livro comigo e o vou a ler a caminho do trabalho.

    Beijinhos ;)

    INSTAGRAMFACEBOOKBeatriz Cruz - Blog Mas Bea!

    ResponderEliminar
  7. De acordo xD nada como um livro na mão funciona tudo melhor :) beijinhos *-*

    ResponderEliminar
  8. Audiolivro não é leitura. Não estás a ler, estás a ouvir. E não é, claramente, para quem gosta de ler ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que gostam de ler e que também adoram audiolivros, não é algo totalmente oposto :). Mas a outros, como eu, não gostam.

      Eliminar
  9. Sou tão preguiçoso para ler que estou tentado a testar os "audiolivros"!
    Um dia preciso mesmo de o fazer. Ouvir no carro enquanto conduzo deve ser giro...

    Beijinhos giros **************

    ResponderEliminar