"". Life of Cherry: Notre Dame, Tu Nous Manque Déjà !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

15.4.19

Notre Dame, Tu Nous Manque Déjà


Tinha uma publicação agendada para hoje, mas não a consigo publicar dado o que aconteceu esta tarde. Nada do que publique esta noite vai distrair-me a mim ou a vocês do facto de hoje se terem perdido mais de 800 anos de História, num piscar de olhos. À hora que vos escrevo, o Governo já admitiu a possibilidade deste icónico monumento não poder ser salvo e ruir completamente.

A vida está a imitar a arte da pior forma: a Catedral também pegou fogo no filme "A Corcunda de Notre Dame", e aquilo que mais me consolava em criança era saber que esta cena era ficção e que, na realidade, a Catedral de Notre-Dame continuava em pé, grandiosa como sempre Hoje, no dia 15 de abril, esse pesadelo concretizou-se, e os nossos sonhos de criança estão a arder junto com este património histórico. 

Não consigo ver mais notícias nem imagens da Catedral de Notre-Dame a arder. Está a ser devastador! Nunca a vi ao vivo, mas quero recordá-la como na imagem acima,  em toda a sua opulência. Notre Dame, Tu Nous Manque Déjà

11 comentários:

  1. Muito triste, desolador! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Olá. Foi como eu. Tinha uma publicação para fazer no final do dia, quando aconteceu isso. Também resolvi escrever sobre essa tragédia no meu site "i-Técnico - Informática Para Todos". É um dia triste não só para os franceses, como para todos nós católicos.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. É, de facto, terrível e triste ver uma obra de arte como esta ser destruída após tanto tempo em pé...

    ResponderEliminar
  4. É mesmo muito triste!
    Nunca fui a Paris, mas sempre ansiei em visitar o país e um dos locais que mais queria ver era a Catedral de Notre-Dame... Saber que já não vai ser possível, ou pelo menos não será possível ver a original deixa-me triste, mesmo muito...

    ResponderEliminar
  5. Se é triste? Concordo!
    Mas acho que neste momento existe situacoes no mundo nas quais nos devemos concentrar nomeadamente o se passou em Moçambique e toda a fome e tragédias mundo.
    A catedral é um monumento que se pode reconstruir demore o tempo que demorar mas a vida das pessoas que se perderam noutros acontecimentos mais trágicos não se recuperam. O dinheiro que estes milionários e os clubes de futebol vão doar (segundos as noticias) faziam muito mais falta a moçambique por exemplo.

    Com isto nao quero dizer que não dou importância a este triste acontecimento mas acho que existe coisas mais tristes na vida!

    Desculpa o desabafo, beijinho
    Cátia 😘❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, mas apenas em parte. Acho que não devemos desvalorizar o que acontecem há dois dias em Paris, porque perdeu-se um grande património da Humanidade. É um pedaço da História que nunca se irá recuperar, mas ao menos, com esta reconstrução, poderá preservar-se em parte. E há algo que as pessoas que estão a criticar esta reconstrução se esquecem: não, não morreu ninguém, mas a cultura também é muito importante para o bem estar das pessoas, saber que há coisas que se preservam muito além do seu tempo de vida e que guardam memórias do passado.
      Mas sim, estes milionários também podiam doar dinheiro para Moçambique. Aliás, eles não precisam de escolher uma causa, eles têm mais do que dinheiro suficiente para apoiar as duas.
      Não tens que pedir desculpa, estás no teu direito :).
      Beijinhos

      Eliminar
    2. E eu concordo que se reconstrua, é realmente uma grande perda e eu também fico triste pelo o que aconteceu, até porque eu nunca lá fui e fazia questão de o visitar ( e eu sou uma amante de monumentos e história ).
      Não estou a desvalorizar a situação mas só acho que não estamos a ter bom senso quando nos focamos nos monumentos e desvalorizamos vidas (e contra mim falo)
      E tens toda a razão querida, estes milionários tem dinheiro para ajudar as duas/três/quatro causas, mas enfim 🤷
      😘

      Eliminar
  6. Achamos sempre que um dia vamos conhecer aquele lugar... Este já não vamos! É realmente muito triste!

    ResponderEliminar
  7. É mesmo triste, era um dos locais que sonho visitar.

    beijinho,
    arrblogs.blogspot.pt

    ResponderEliminar