"". Life of Cherry: Temos que começar a tratar as nossas amizades como relações amorosas !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

6.3.19

Temos que começar a tratar as nossas amizades como relações amorosas


As pessoas tendem a pensar que amizade e relação são dois termos que significam coisas completamente distintas. Como sociedade, somos educados para pensar que estar numa relação amorosa com alguém significa que atingimos o patamar máximo de importância perante todas as outras relações. 

 Como alguém que passou toda a adolescência sem nunca ter tido um namorado, e só recentemente, aos 21 anos, começou a namorar, eu passei toda a minha vida a ver os meus amigos próximos como os verdadeiros amores da minha vida. Cada um deles tem uma complexa história de amor à qual me dedico, me entrego e à qual sou leal. São pessoas que, para mim, são grandes prioridades a seguir à minha família e com as quais me esforço para manter relações duradouras. 

Se pensarem bem, mesmo que não tenham experienciado a mesma ausência de vida amorosa que eu, irão constatar que as vossas amizades têm um impacto muito maior do que as vossas paixões. Afinal de contas, começaram a ter amigos muito antes de querer sequer um namorado ou uma namorada. Mesmo quando entram na faculdade, passam a maior parte do nosso tempo com os vossos amigos. Têm aulas com eles, passam os intervalos com eles, aproveitam as sextas feiras com eles e continuam a conviver com eles nas férias. Os vossos amigos são as pessoas com as quais tentam sempre manter o contacto.  Para todos os efeitos, é exatamente como ter várias caras-metade sem a intimidade física inerente.  Muitas vezes, eles sabem mais de vocês do que qualquer outra pessoa neste mundo, a vossa confiança neles é quase cega, e isto tudo sem haver nenhum sentimento romântico associado. No entanto, vocês consideram o relacionamento com o vosso namorado/a o vosso relacionamento principal, porque acham que é a única forma de se sentirem mesmo próximos de alguém. 

E  se têm impacto para o bem, também têm para o mal. Os amigos podem fazer-nos as mesmas coisas que os nossos parceiros fazem. Já li um bilião de artigos sobre namorados e namoradas fisicamente ou emocionalmente abusivas. Há tantos conselhos para lidar com um parceiro que nos mente, manipula ou maltrata. Mas ninguém fala sobre o facto de os nossos amigos poderem fazer-nos exatamente o mesmo. Como lidar com alguém que conhecemos há cinco anos e que descobrimos que nos mentiu esse tempo todo? E já agora, acabar um namoro pode ser uma confusão, mas já tentaram acabar com uma amizade? Não há nenhuma forma clara de fazer isso assertivamente. Vocês podem virar-se parceiro e dizer "as coisas não estão a resultar entre nós, é melhor acabarmos" ou outra frase cliché qualquer que as pessoas gostam de utilizar nestas situações, mas como é que fazem isso com amigos? Não é socialmente aceitável irem a um café com eles, sentarem-se e dizerem "eu sei que nos conhecemos há muito tempo, mas a nossa amizade já não corresponde às minhas expetativas, acho que é melhor pararmos por aqui". Como eu escrevi há uns anos atrás aqui, acabar com amizades também é algo real, e que precisa de ser mais abordado. As nossas amizades podem ser tão devastadoras para a nossa autoestima como os nossos relacionamentos amorosos. 

É por isso que temos que começar a tratar as nossas amizades com a mesma seriedade que tratamos as nossas relações amorosas, porque estas podem ser de igual forma complexas. Como podem tratar os vossos amigos como os vossos amores? Dediquem-lhes mais tempo. Mandem aquela mensagem no início do dia ou no final a perguntar se está tudo bem. Liguem-lhes mais vezes. Tenham dates (sim, autênticos dates, em sítios bonitos, com muitas gulosices e diversão). Surpreendam-os. Sejam honestos em relação àquilo que vos incomoda e que acham que está ou não a funcionar. Sejam leais. Cuidem um dos outros. Mostrem diariamente o quão gostam um dos outros, independentemente de estarem ou não solteiros. 

Nós temos tanto controlo com as pessoas que socializamos como com as pessoas com quem temos  um interesse romântico. Pensar em cada amizade como uma história de amor ajuda-nos a avaliar as suas necessidades e comportamentos. Isto pode ajudar-nos a descobrir amizades cujo prazo de validade já expirou ou a descobrir outras que dão sinais que estão aqui para ficar, e que merecem mais apreciação e afeto do que aquela que damos. 


21 comentários:

  1. Acredito mesmo que a amizade é a base de todas as relações, por isso, temos que estimá-las com o mesmo respeito, a mesma intensidade e o mesmo amor.
    Excelente reflexão!

    ResponderEliminar
  2. Apesar de nunca ter pensado nas amizades desta forma, tenho de concordar!
    Amigos verdadeiros são tesouros que temos de guardar com muito cuidado... Não podemos deixar que a distância separe estas relações (como tantas vezes acontece na ida para a Universidade) e, se realmente as queremos preservar, conversar frequentemente, sobre tudo e sobre nada :)

    Beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a Universidade, neste sentido, é um grande teste para as amizades, um pouco como é nas relações amorosas.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Existem relações de amizade com muito mais amor do que muitas relações amorosas! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Por acaso na universidade, como estudei longe (Açores e sou de Lisboa) nas férias cada um de nós ia para seu lado. Mas mantive as amizades do secundário, que muitas se mantêm até hoje depois de emigrar para a Holanda. Essas e alguns amigos que começaram como colegas de trabalho ou instrutores no ginásio. Quase 7 anos na Holanda e consegui manter as minhas amizades mais importantes.
    Sim acabei com uma amizade que me desgastava, uma pessoa muito negativa que me retirava energia e apesar de ter havido uma discussão em que mencionei que as atitudes dela iam levar a que passássemos a ser apenas conhecidas, depois ainda nos vimos umas vezes e simplesmente deixei de falar com ela, ela acabou por me retirar das redes sociais dela e pronto. Eu estou melhor e espero que ela também... Não é preciso mais conversa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é dar valor as amizades! Muitas pessoas continuam na mesma cidade e não conseguem manter os amigos dos secundário, quanto mais se fossem para a Holanda :0.
      Fizeste bem, estás mesmo melhor assim, pessoas tóxicas não fazem falta na nossa vida, sejam namorados ou apenas amigos.

      Eliminar
  5. Boa reflexão. E estou totalmente de acordo. Neste momento, e depois de namorar com o Zé há quase uma vida, ele já assumiu o estatuto de meu melhor amigo e, caramba, mesmo quando temos arrufos de namorados ele é e vai continuar a ser esse amigo. O que diz muito sobre a diferença entre uma relação amorosa e a amizade - até dentro de um casal isso se distingue. E quanto aos finais, posso dizer-te que a "separação" mais complicada que já tive foi com dois amigos. Porque não se percebe bem, é uma coisa confusa e indistinta, e fica um limbo pesadíssimo! Numa relação amorosa sabemos dizer o que aconteceu e como aconteceu, mas numa amizade...é só estranho. E doloroso.

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). O melhor numa relação é quando o nosso namorado também é o nosso melhor amigo, acho que são relationship goals <3.
      Exatamente, aquilo que torna as separações nas amizades ainda mais dolorosas é precisamente não haver um final definido como nos fins de namoro.

      Eliminar
  6. Não poderia concordar mais. Aliás, a amizade é uma outra forma de amor.
    Beijinhos,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida alguma!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  8. Interessante esta perspectiva. Eu tenho algumas amizades, gosto de as ter!
    Preocupo-me efectivamente com a pessoa, desabafamos, temos alguns interesses em comum, só assim faz sentido ter o que se chama de uma amizade!!
    E realmente faz todo o sentido que se tenha uma relação cúmplice, mas também, de respeito pelas diferenças de cada um de nós.
    Gostei! Se bem que acho que hoje em dia, existe muitas amizades, em que o que prevalece não é esta partilha, mas sim supostos interesses em comum e ai... esquece, mais tarde ou mais cedo a coisa vai descambar!!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amizades por interesse, sim, não têm pernas para andar.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Há muito que encaro a amizade como uma forma de amor. Um dia disse isso a uma "amiga" algo preconceituosa. Como é óbvio, a ideia não foi muito bem recebida e a imagem que ela passou a fazer de mim, foi demolidora.
    Há mentalidades muito toscas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só por tu teres dito que a amizade é uma forma de amor? Realmente, há cada mentalidade...

      Eliminar
  10. É tão isto, Cherry. As pessoas, no geral, esquecem-se que não existem só relações amorosas e não são apenas essas as relações verdadeiramente importantes, as amizades também o são, como referes. Não tenho muito mais a acrescentar ao que tu disseste, porque tu fizeste-o muito bem, temos de agir, de fazer por nós, de sermos sinceros e abrirmo-nos. Se algo está mal com certa amizade? Falamos. Do mesmo modo que é necessário estarmos com eles, verdadeiramente com eles.
    Todas as relações precisam de tempo, de diálogo e muito respeito :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Acho que as amizades são mais fáceis de manter por um motivo muito simples. Geralmente, não existe um sentimento de posse tão grande como numa relação amorosa. Acho que esse sentimento condiciona bastante a coisa. Também numa relação amorosa há mais cobranças e expectativas do que nas amizades. É definitivamente mais simples acabar um namoro/casamento, numa amizade parece q a coisa simplesmente se desvanece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende.Pode não existir esse sentimento de posse, mas com o passar dos anos existe senti-mentos semelhantes, do género "és amigo meu de longa data, tens que arranjar mais tempo para mim".
      Numa amizade é tudo menos claro e,muitas vezes, não sabes o que colocou fim aquela amizade, enquanto que num namoro sabes sempre.

      Eliminar
  12. Isto é tão verdade que assusta. Infelizmente (ou felizmente) já me aconteceu ter que acabar com uma amizade. E nunca tinha pensado bem no assunto mas é igual o pior, o sentimento de acabar uma relação de amizade de tantos anos, do que uma relação amorosa. As vezes, é para o melhor, como foi o caso, mas ao inicio custa sempre um bocado. Parabéns pelo texto e acho que todas as pessoas deviam de o ler e perceber que todas as relações são igualmente importantes!

    Beijinhos, Mónica.
    Black Rainbow // Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já passei pelo mesmo algumas vezes, por isso sei o quanto custa :(.
      Obrigada <3.
      Beijinhos

      Eliminar