"". Life of Cherry: 10 coisas que seriam diferentes se existisse tecnologia no universo "Harry Potter" !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

30.3.19

10 coisas que seriam diferentes se existisse tecnologia no universo "Harry Potter"


(Atenção: Esta publicação contém spoilers. Se nunca leram os livros ou os filmes da saga " Harry Potter não leiam este post).

Estamos tão separados do mundo muggle na saga " Harry Potter" que nos esquecemos, frequentemente, que a história se desenrolou entre 1991 e 1997. Os livros foram lançados no final dos anos 90 até inícios de 2000, por isso, imagino que na altura a ideia de que eles viviam num mundo sem Internet, sem telemóveis e sem televisão fosse mais fácil de digerir.

Agora que vivemos na era dos smartphones, dos tablets, do wi-fi, etc., é um bocado mais difícil de imaginar Hogwarts sem estas tecnologias. Nada que é eletrónico funciona em Hogwarts, mas imaginem se funcionasse? Já imaginaram como a história de Harry Potter e dos seus camaradas seria diferente?


1. Não eram precisas corujas: Os e-mails, as SMS, o Messenger e as chamadas telefónicas iriam substituir as cartas transportadas pelas corujas. Seria uma forma muito mais eficiente de comunicar ( sem ter a informação roubada por um elfo doméstico), e a pobre velha coruja Errol podia ter um descanso. 

2. Menos idas à biblioteca: Se os estudantes de Hogwarts tivessem acesso à Internet, poderiam facilmente obter informação através do Google e de e-books. Ao descarregar um PDF, basta pesquisar as palavras que queriam, e tinham logo a informação de que precisavam. Com a Internet, o trio de protagonistas tinham descoberto muito mais depressa coisas acerca de Nicholas Flamel, por exemplo.

3. Não era preciso por Dementores a vigiar Azkaban: Os prisioneiros não arriscariam fugir para não serem torturados com músicas de uma cantora muggle chamada Maria Leal. 

4. Bancos eficientes: Contas bancárias online tornaria tudo muito mais fácil. Não era preciso esperar horas numa fila para falar com um anão antipático e andar por aí numa espécie de montanha russa macabra para chegar a uma caverna ainda mais macabra. 

5. Não eram precisas moedas encantadas para saber quando reunir: Por muito brilhante que seja a ideia da Hermione, se houvesse Internet bastava criar um grupo no Whatsapp ou no Facebook para comunicarem.

6. Sirius teria sobrevivido: Apesar de o Harry ter um espelho que funcionava como Skype, ele esqueceu-se de o usar. Atualmente, ninguém se esquece que tem um telemóvel, e o Harry poderia usá-lo para ver se Sirius estava bem.

7. Alguns feitiços seriam inúteis: Alguns feitiços iriam perder a utilidade se existisse tecnologia em Hogwarts, como "Lumos", que poderia ser facilmente substituído pela lanterna de um telemóvel. 

8. Hermione e Viktor, se calhar, ficariam juntos: Com tantas apps para comunicarmos, é muito fácil mantermo-nos em contacto com alguém. Se Hermione e Viktor tivessem acesso a meios de comunicação digitais, se calhar teriam tido uma relação à distância (mas ainda bem que não tiveram, Hermione e Ron até ao fim!).

9. O casal Weasley estaria divorciado: O Artur era tão viciado em objetos muggle que, se descobrisse a Internet, nunca mais ninguém o via. Aquilo iria resultar em divórcio, de certeza!

10. Harry Potter teria uma página de fãs no Facebook: Criada, secretamente, pela Ginny, aos 11 anos, quando era demasiado tímida para falar com ele.


O que é que acham que aconteceria se existisse tecnologia no universo de Harry Potter?

25 comentários:

  1. Adorei esta publicação e concordo inteiramente. Refiro ainda que, provavelmente, Lockhart seria acusado de plágio, por ter ficado com o mérito de outras pessoas e que o Instagram seria plenamente usado pelos alunos das mais diferentes formas: Por exemplo, durante a Taça Mundial iam abundar as selfies xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Ahahahah, sem dúvida, aquilo é que ia ser selfies xD.

      Eliminar
  2. Ri muito com este post! Realmente, a tecnologia iria fazer uma grande diferença na história e perderia todo o seu encanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso concordo, prefiro mil vezes mais este mundo mágico sem tecnologia :).

      Eliminar
  3. Bem, eu cá acho que realmente seria tudo muitoooo diferente e até mais fácil, mas aposto que não seria tão interessante e misterioso :p

    ResponderEliminar
  4. Ahahahaah adorei o último ponto!! Sem dúvida, que a Ginny era a rainha das páginas de fãs do Harry :D

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, com descrições muito lamechas nas fotos dele xD.

      Eliminar
  5. Eu acho que se existisse tecnologia no mundo Harry Poter, toda a nossa infância seria mais banal.

    ResponderEliminar
  6. Por acaso, o número 1 veio-me logo à cabeça assim que li o título. Estou a rir demasiado com o número 3... 😅

    ResponderEliminar
  7. Na verdade, se não estou em erro, a internet e alguns dispositivos da altura são referidos num dos livros e a Hermione diz que tudo isso está interdito na escola e que não funciona. Talvez na Ordem de Fénix mas não garanto que seja esse o livro, mas sei que ela refere que vai contra as regras portanto... Os feiticeiros conheciam toda esta tecnologia, apenas não a deixavam passar! Mas não deixa de ser interessante a abordagem moderna que podiam adoptar :b

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lembro-me dessas passagens :). O post também foi escrito tendo em conta as tecnologias de 2019, naquela altura, as tecnologias também não tinham o impacto que têm agora.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Já por isso é que se calhar a J.K Rowling não incluiu as tecnologias :).

      Eliminar
  9. Certas coisas eram tão simples e fáceis de resolver,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  10. Adorei o tópico 3 e este teu post está muito giro e interessante!
    Beijinhos,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Imaginar um mundo alternativo que tanto amo cheio de tecnologia deixou-me triste, pois a probabilidade de eles terem tantas aventuras num mundo cheio de tecnologia seria nula ou quase nula. No entanto podia ser que a J.K.Rowling conseguisse criar umas quantas aventuras malucas envolvendo a tecnologia mas mesmo assim perdia o encanto.


    panadocompao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com a criatividade dela eu não me admiraria, mas é melhor assim, é :).

      Eliminar
  12. Ahahah, seria tudo bastante diferente.:D

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Concordo com todos os pontos, realmente o mundo de Hogwarts seria muito diferente!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Opa, muito bom! Parabéns pela criatividade! Beijinhos*

    ResponderEliminar