"". Life of Cherry: Os primeiros sinais que revelam que eu não vou gostar de um livro !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8.2.19

Os primeiros sinais que revelam que eu não vou gostar de um livro


Com alguns livros, é amor à primeira vista: a capa é linda, as primeiras frases fazem com que o  teu coração comece a bater mais forte e entras numa montanha russa de emoções, que faz com que não queiras parar de ler até ao final. Mas com outros livros tu começas a ler e pensas  "eu e tu não nos vamos dar bem".

Eu nunca deixo livros por acabar, portanto considero-me muito justa no que toca a leituras. Acredito que há certos livros que são horríveis no início mas que, no final, são absolutamente sensacionais. Eu já li alguns assim e estou grata por não ter desistido deles. Por isso, tento manter a mente aberta quando estou a ficar desmotivada com alguma leitura. Ainda assim, há certos livros que, devido a alguns sinais que me dão, sei que não vou gostar.


1.  Eu odeio imediatamente o estilo de escrita do autor: Se eu odeio imediatamente o estilo de escrita do autor, vai ser uma leitura lenta e dolorosa para mim e, provavelmente, eu vou odiá-la. Tirando as obras de José Saramago (que adorei apesar da sua pontuação peculiar), geralmente é isto que acontece.

2. Eu odeio imediatamente a personagem principal: Ok, o facto de eu odiar a personagem principal não faz com que eu necessariamente odeie o livro  como, por exemplo, " A Rapariga no Comboio", mas geralmente esses livros já são feitos para conseguirmos tolerar as personagens odiáveis. Agora quando é um livro em que, supostamente, tenho que me identificar com a personagem principal e tal não acontece nas primeiras páginas, a não ser que esta faça algo de extraordinário, eu vou continuar a odiá-la e vou odiar toda a história.

3. Eu não faço ideia do que é que se está a passar: Embora in media res seja uma boa forma de arrancar com uma narrativa, tem que se ter cuidado com a forma como se usa esta técnica literária, para não deixar os leitores demasiado confusos. Se se põem a atirar para ali personagens, contextos e estão sempre a avançar e a retroceder no tempo eu vou ficar muito baralhada e, por conseguinte, you guessed it,  vou odiar o livro. Gosto de livros que me desafiem a perceber as coisas, mas também não gosto que me causem demasiadas dores de cabeça no processo.

4. Não sinto nenhuma conexão com a história: Para eu apreciar verdadeiramente uma leitura tenho que sentir que estou a submergir na história, do género de, passado alguns minutos, não estar a ver palavras, estar a ver o mundo que está a ser descrito e estar a ver toda a ação a desenrolar-se à minha frente, como se fosse um filme ou, melhor, como se fosse a vida real, e tenho que sentir isto logo no início, caso contrário chego a um ponto em que sinto que estou a olhar para letras sem qualquer sentido.

5. Erros ortográficos: É algo raro, mas que acontece. Normalmente isto acontece com editoras fraquinhas que não querem saber do que publicam, e o resultado são livros cheio de erros ortográficos e gramaticais (alguns tão graves que até dói). Não suporto ler o que quer que seja com erros (é por isso que me sinto mesmo mal quando sou eu a cometê-los). 


E vocês? Quais são os sinais que fazem com que detestem um livro?

15 comentários:

  1. Eu juntaria à lista: quando o conteúdo é falso e meio cringe. Por exemplo, o enredo de The Kissing Booth veio de um livro que eu odiaria ler, porque a história não é autêntica (a realidade não é assim) e é uma versão do mundo tão açucarada que me enjoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, aquele filme conseguiu juntar todos os clichés teen em apenas duas horas, que horror :0.

      Eliminar
  2. Erros ortográficos nos livros são algo que eu também detesto. Acabei há pouco tempo de ler "A Coisa" e nas últimas 100 páginas parece que o tradutor adormeceu. Faltam letras, há palavras trocadas, coisas mal escritas... Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fizeste-me lembrar de um livro que eu li que não tinha as últimas 20 páginas e eu fiquei mesmo irritada, porque estava a adorar a história e queria muito saber o final. Para minha surpresa (e revolta), fui à livraria e nenhum dos livros tinha essas 20 páginas.

      Eliminar
  3. Penso que nunca deixei de concluir um livro, ainda que possa não me identificar com a história, porque não consigo deixar leituras a meio. Apesar de tudo, acho que todas as obras merecem esse respeito e faço por ser justa na forma como as deixo conduzir. No entanto, há aspetos que também me deixam de pé atrás, como encontrar muitos erros, a sequência narrativa não estar bem estruturada e haver uma necessidade excessiva de explorar múltiplos cenários, experiências e estilos

    ResponderEliminar
  4. Erros ortográficos também me tiram do sério. E também não gosto de deixar livros por acabar, mas confesso que já aconteceu hehe às vezes o sacrifício de ler até ao fim é demasiado grande

    ResponderEliminar
  5. Por norma, até ultrapasso certos detalhes, mas se não encaixo com a escrita do autor, para mim acabou. A sério, é mesmo um turn off!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  6. Concordo totalmente com o que escreveste. Também nunca deixo um livro por terminar, mas há livros que, infelizmente, termino de ler e penso: "não mais". Um exemplo disso é o livro "Equador" de Miguel de Sousa Tavares. Detestei.

    ResponderEliminar
  7. O que não suporto nos livros são os erros ortográficos e uma quantidade infinita de personagens a aparecer que acaba por me deixar muito confusa :p
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Uma má tradução irrita-me imenso e há editoras que não têm muito cuidado com os erros...

    ResponderEliminar
  9. Até agora, nunca me atrevi a ler um livro cuja sinopse não me agradou. Por isso, acho que a sinopse é o único critério de avaliação que tenho, no que toca ao gostar do livro ou não ahah!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que curioso. Mas olha que as sinopses nem sempre fazem jus aos livros, eu dou-lhes uma oportunidade na mesma.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. eu sou capaz de largar um livro nas primeiras páginas mas ainda nem percebi porquê - para além de que é muuuuito raro :p

    ResponderEliminar
  11. Concorco claramente, tenho muito cuidado com os livros que compro, porque é dinheiro que "não volta". Mas já me aconteceu algumas vezes! Aliás há livros do mesmo autor qque eu leio muito, mas há sempre um ou dois que não me identifico tanto.

    http://sarcatsilva.blogspot.com/

    ResponderEliminar