"". Life of Cherry: Filme: A Favorita (2019) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

26.1.19

Filme: A Favorita (2019)

Filme: A Favorita (2019)

Depois de um ano de pausa, em que participei no projeto Movie 36 e privilegiei as reviews em catálogo, em 2019 voltamos ao formato de sempre, as reviews isoladas de cada produção. Apesar de ter adorado experimentar algo diferente, confesso que já tinha saudades deste formato, em que posso comentar mais pormenorizadamente os filmes que vejo. 

A minha maratona de filmes nomeados para os Óscares começou com "A Favorita", um filme que ainda não estreou em Portugal (só estreia em fevereiro) o que, by the way, é uma vergonha, todos os anos acontece a mesma coisa. Ainda estão para me explicar porque é que, muitas vezes, só vemos os filmes meses depois do resto do mundo já ter visto. É aborrecido estarmos tanto tempo à espera e  nos entretantos ainda levamos com spoilers nas redes sociais. Anyway, felizmente este filme já está no MrPiracy, já podem vê-lo por lá. Eu cá vou fazer uma review dele, e fingir que sou uma daqueles bloggers muito privilegiadas que vê e faz críticas dos filmes antes das estreias. 



Sinopse


No início do século XVIII, na Inglaterra, uma frágil Rainha Anne ocupa o trono e a sua amiga mais próxima, Lady Sarah, governa o país no seu lugar. Quando uma nova serva, Abgail, chega com o seu charme, inicia-se uma disputa entre as duas, para ver qual delas é a favorita da Rainha (traileraqui). 


A minha opinião


Durante o período da Europa Pós-Clássica e no Início da Modernidade, os governantes e outras pessoas importantes tinham um companheiro íntimo, que era considerado o "Favorito" e, por possuírem a confiança dos seus governantes, ganhavam poderes políticos significativos. Isto era muito comum naquela época, em que os que ocupavam posições de topo na governação dos países não demonstravam grande interesse pelo talento para a governabilidade. Este era, assim, o caminho perfeito para alguém ambicioso alcançar os seus objetivos e se tornar parte da realeza, ou até mesmo governar um país. E é este cenário que o diretor grego Yorghos  Lanthimos explora. 

Calculo que "A Favorita" não siga fielmente aquilo que aconteceu historicamente (nem o que pode ter acontecido nos bastidores). Na vida real, sabemos que Lady Marlborough era a amiga dominadora da Rainha Anne e que a sua influência era tão grande que era considerada a pessoa mais poderosa de Inglaterra, a seguir à própria Rainha. Após anos de amizade, a duquesa foi trocada pela sua prima Abgail. De resto, pouco mais sabemos e o filme faz uma releitura livre destes acontecimentos, dando às personagens espaço para fazerem aquilo que desejarem, o que resulta numa excelente reflexão sobre a ambição humana desmedida. 

Aquilo que é mais cativante neste filme é o facto de retratar a forma como três mulheres (sim, mulheres!) podem ter sido tão poderosas no ano de 1708, ao ponto de influenciar o rumo de um país. Na verdade, até destaca as mulheres com um certo exagero uma vez que, segundo dizem, o rei ainda era vivo quando Abgail apareceu e, cuja morte agravou a depressão da Rainha. Contudo, ele não tem destaque no filme (nem sequer aparece), bem como outras figuras masculinas que, aqui, não passam de meros figurantes. 

O final amargo traz-nos uma sensação de anticlímax que não é necessariamente desagradável, apenas nos atira para fora da zona de conforto, deixando-nos inquietos, porque não é propriamente um plot twist mas também não é aquilo que estávamos à espera. 

"A Favorita" está longe de ser a minha produção favorita (perdoem-me, tinha que fazer aqui este trocadilho) e não considero que mereça o prémio de melhor filme, mas tem os seus méritos. Apresenta uma história intrigante, um sentido de humor ácido e uma bela fotografia (quem me dera tê-lo visto com uma qualidade melhor). Olivia Colman merece o Óscar de Melhor Atriz, o filme merece o prémio de Melhor Fotografia, talvez também o de Melhor Direção de Arte mas, de resto não merece todo o alarido que está a receber. 


Já viram "A Favorita"? O que acharam? Já começaram a vossa maratona de filmes na corrida para os Óscares?

17 comentários:

  1. Ainda não tinha ouvido falar deste filme, mas confesso que não me despertou grande interesse. Apesar disso, adorei a tua review :)

    ResponderEliminar
  2. Estou curiosa com este filme, tenho de ver. Ainda não comecei a minha maratona, no fim dos exames, tenho de tratar disto :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro filmes deste género, sem duvida vou ver!
    Adorei o post, principalemente o facto de falares tao promenorizadamente a tua opiniao sobre o filme!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, gosto muito de fazer este tipo de posts :).
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Estou um bocado fora dos filmes mais recentes mas confesso que fiquei curiosa. Assim que conseguir vou vê-lo.

    r: Ali a televisão também só era usada antes das atividades e no final do dia (até porque aquela sala só serve mesmo para acolhimento). O que as minhas colegas fazem ao final do dia não sei mas de manhã não tenciono voltar a usá-la. Só servia para fazer ruído. Por "momentos críticos" referia-me a, por exemplo, uma criança não querer ficar e ser preciso fazer quase o pino. Durante esses minutos estando os outros "entretidos" conseguia dar-lhe atenção super personalizada. Felizmente durante este último ano estabeleci outras estratégias bem melhores!

    ResponderEliminar
  5. Olá, Cherry! Está tudo bem? :)

    Ainda não vi este filme, pois num site onde escrevo comprometi-me a ir ao visionamento de imprensa (que é só na quinta-feira) - não te deixes enganar pelo "imprensa", porque é um site bastante pequeno - e por isso ainda não o vi online. Estou bastante curiosa... Mas vou ter de esperar até quinta! :P

    Beijinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome dá sempre a ilusão que é algo grande, não é heheheeh? Mas não deixa de ser um site do qual fazes parte, com muito mérito, decerto :).
      Coitada de ti, não sei como aguentas essa curiosidade xD
      Beijinhos, obrigada e igualmente :).

      Eliminar
  6. Olá, ouvi falar no filme, mas ainda não o vi. Obrigada pela partilha da tua review...
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Espero que voltes.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Oii Cherry!
    Gostei do seu blog, assim como da resenha do filme. Não assisti a este filme, mas me parece bem interessante. Achei curiosa essa situação que vocês vivem aí em Portugal das estreias dos filmes acontecerem com atraso :/
    Ótima semana :)

    ResponderEliminar
  8. Quero muito ver este filme, estou muito curiosa.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Amei sua resenha, estou vendo muitos comentários sobre esse filme e todos falam muito bem dele. Não tenho dúvida de que é ótimo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  10. Já ouvi falar muito do filme, mas ainda não o vi, mas estou curiosa.

    r: se poderes tem mesmo um cão é mesmo uma boa companhia.
    Boa semana :)

    ResponderEliminar
  11. Já ouvi falar imenso sobre este filme mas ainda não vi! Mas até que estou curiosa ahah

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  12. Ainda não vi o The Favourite, mas está na lista de filmes que vou ver nos próximos tempos, pelo que é sempre bom ter mais uma opinião. Fiquei fá do Yorgos Lanthimos desde que vi o The Lobster e por isso tenho bastante curiosidade em relação ao filme, recomendo que vejas esse caso ainda não o tenhas feito porque é muito peculiar e diferente.

    https://marianaovaicomasoutras.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  13. Já está em lista de espera, aliás, conto em ver todos os nomeados antes da entrega dos Oscars, mas talvez seja um dos filmes que me chamam menos à atenção.

    ResponderEliminar