"". Life of Cherry: Devemos desativar os comentários nos nossos blogs? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

11.1.19

Devemos desativar os comentários nos nossos blogs?


Ultimamente, tenho observado uma tendência nos blogs portugueses que já tinha visto acontecer em alguns estrangeiros: bloggers a desativar os comentários dos seus blogs. As razões são várias e todas legítimas: falta de tempo para responder a todos os comentários, comentários sem conteúdo nenhum como " gostei muito do post, segui" ou " segui, segues-me de volta", comentários de pessoas que não leram o post mas que comentam baseando-se nos outros comentários... Mas será que devemos mesmo desativar os comentários dos nossos blogs? Na minha opinião, não.

Se tens a sorte de ter muitos comentários ( e o trabalho, porque os leitores também se conquistam) no teu blog, responder a estes pode ser um bocado avassalador. Em 4 anos de " Life of Cherry", já tive posts meus a ultrapassar os 90 comentários e, às vezes, já tive que repartir os comentários pelas diversas horas do dia ou mesmo por vários dias. No entanto, eu sempre tive a atitude de que, se uma pessoa perde tempo a comentar um post no meu blog, a única coisa correta a fazer é responder-lhe. Há quem não responda (principalmente aqueles blogs que já são mesmo grandes), porém eu cá continuarei a fazê-lo sempre. Se um dia este projeto chegar a esse ponto e eu não conseguir responder a todos, tento responder à maioria ou só a alguns. 

Os nossos blogs são como se fossem a nossa casa, e os nossos leitores as nossas visitas. Vocês impediriam as vossas visitas de falar? Claro que não. Então porque o haveriam de o fazer na Internet? Ao fazê-lo é como se os sentassem todos numa mesa e dissessem " come e cala-te". 

Desativar os comentários passa várias mensagens negativas aos leitores. Em primeiro lugar, passa a mensagem que não estamos interessados em ler o que eles têm para dizer. Também impede-nos de aprender com os nossos leitores. Já li tantas histórias interessantes nos meus comentários e já aprendi tanto com os meus leitores que ficaria bastante a perder se os impedisse de comentar. Mas, acima de tudo, impede-nos de criar relações com os nossos leitores e com outros bloggers.

Eu acho que escrever e receber comentários é a essência daquilo que é a blogosfera. Porque, no final do dia, independentemente do nosso blog ser um hobbie ou uma fonte de rendimento, o principal objetivo da blogosfera é a partilha de ideias, gostos, conhecimentos, reflexões e experiências de vida. Desativar os comentários é cortar relações com toda a gente e viver na própria "bolhinha".  

22 comentários:

  1. Tens razão, desativar os comentários é como se estivéssemos numa conversa e ninguém podesse dar a sua opinião sobre o assunto, ou estar numa aula e o professor não nos deixar expor a nossa opinião sobre a matéria!
    Mesmo não tendo tempo para responder a todos, devemos, pelo menos, tentar responder à maioria, ou aos mais relevantes. No entanto, pelo menos pelo que me acontece às vezes, quando quero comentar um post e não sei o que dizer em relação ao mesmo, acabo por só por que gostei do post. Não o faço por mal, nem por causa de não o ler na íntegra, apenas o faço porque não sei mesmo o que dizer acerca do conteúdo!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há "gostei do post" que são realmente verdadeiros, de pessoas que não sabem mesmo o que dizer, não têm mais nada a acrescentar mas que, ainda assim, querem deixar algum tipo de feedback.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Antes de mais Boa noite. estava a passar os olhos no Facebook na pagina dos Blogs de Portugal e deparei-me com este post e fiquei deveras surpreendida. Não fazia ideia que havia pessoas que apagam comentários. É de facto muito pouco inteligente. Só se apreende e só se cresce com seguidores e comentários desde que não sejam ofensivos. Os comentários são sempre positivos, pelo menos não sentimos que estamos a escrever sozinhos e que ninguém lê. E Claro devemos sempre responder. Esta é a minha opinião. Abraços e continuação de boas leituras e "escritas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma prática que se está a tornar bastante comum, infelizmente. Concordo!
      Muito obrigada :).

      Eliminar
  3. As pessoas terão as suas razões e, como referiste, todas são legitimas. Mas, para mim, também não me faz sentido desativar os comentários, porque isso impede uma das coisas que mais valorizo: a partilha. E o saber ouvir (neste caso, ler) a opinião dos outros, com abertura suficiente para aceitar que pode ser totalmente oposta da nossa.
    A partir do momento em que publicamos um texto, temos que estar recetivos ao feedback, seja ele mais ou menos favorável. Naturalmente, ninguém tem que aturar faltas de respeito, mas não podem pagar todos por um. Além de que estamos a privar-nos de crescer com perspetivas exteriores à nossa; estamos a impedir-nos de conhecer quem nos visita.
    A zona dos comentários aproxima-nos. Desativá-los é, precisamente, fechar a porta de nossa casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocaste num ponto muito interessante, sem os comentários não conseguimos conhecer quem nos visita.

      Eliminar
  4. Concordo contigo. Eu tento sempre responder, mas mesmo quando não o faço, porque ando a correr, não deixo de os ler.
    E quem fecha os comentários não comenta também, certo? É apenas mirone do trabalho dos outros? Acho estranho, só isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nem sempre dá para responder na hora, é natural.
      Quem fecha os comentários decerto que comenta nos outros, a opção só dá para o blog deles.

      Eliminar
  5. Concordo comigo. É a partilha de opiniões, experiências e perspetivas que enriquem o nosso blogue e a nossa vida.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o que disseste. Apesar de receber esses comentários do tipo "que lindo blog, segui", gosto de receber os comentários das pessoas que realmente gostam do meu trabalho.
    Obrigada por partilhares a tua opinião.

    xx Cloud ♥
    BLOG || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo contigo. Acho que o bonito e diferente na blogosfera é mesmo isto, a partilha, e é muito através dos comentários que isso acontece. Sabe-me bem publicar algo e ver que alguém me deu uma opinião ou ver que alguém se identificou e que afinal não estou sozinha. Por isso desativar os comentários não me faz sentido, porque acabamos por cortar essas relações.
    Nem sempre respondo a todos, mas respondo a muitos e faço por visitar os blogues das pessoas, porque gosto de saber o que têm elas para dizer ao mundo também.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo o mais bonito da blogosfera, isso e as pessoas. É mesmo isso, eu sentiria-me muito sozinha se tivesse os comentários desativados.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Desactivar comentários não, mas já limitei os mesmos.
    Nunca tive muitos problemas, mas por vezes aparece algo mais desagradável...

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspt.com

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo! Desativar os comentários no blog é não permitir a partilha de ideias e interesses entre a comunidade! Isso, para mim, não faz sentido :p
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  10. Concordo a 100% contigo. Um blog é uma linha bidireccional de comunicação. Se cortamos o feedback das pessoas estamos a dizer-lhes indirectamente que a opinião delas é irrelevante. Não espero num blog de grandes dimensões que a/o blogger responda a todos os comentários porque isso é irrealista mas bloquear a possibilidade de receber feedback dos nossos leitores não é a solução!!
    Beijinho 😘

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo, para mim também não faz sentido não permitir comentários. É como disseste, não iria ser a blogosfera, perderia a essência, porque criamos várias relações com quem nos lê, podemos saber a opinião, pra mim é muito importante.

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Não sabia da existência de blogs em que os comentários estão desativados, mas acho mal. Então, estamos sempre à espera de ter Feedback (e receber comentários é mesmo gratificante) e depois desativámos os comentários? Não faz sentido. Tudo bem que há blogs que têm muitos comentários mesmo, mas ainda assim, acho que deveríamos fazer os possíveis para responder a alguns ou à maioria (especialmente aqueles que não são “gostei muito do post” e “segui o teu, podes seguir o meu?”). É um pouco ingrato até das/dos bloggers que fazem isso. Beijinho ��

    gentecansada.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bocado incoerente nesse sentido, também. Qual é o blogger que não gosta de feedback? Se não fosse para isso, não escrevíamos na Internet, escrevíamos num caderno.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá Cherry! :)
    Eu partilho a mesma opinião que tu, apesar do meu blog ser ainda um baby (https://sobomeuolhar7.blogspot.com/).
    Queria saber mais sobre como podemos incrementar mais seguidores e views. Gostava que mais pessoas conhecessem o meu trabalho.
    Obrigada:)

    ResponderEliminar
  14. Ainda não tinha reparado que andavam a desativar!
    Eu respondo sempre e nunca pensei em desativar, uma pessoa fica toda contente quando recebe um. A única coisa que faço é apagar spam ou ofensivos

    ResponderEliminar