"". Life of Cherry: Como ser uma blogger quando não sabes tirar fotografias !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.1.19

Como ser uma blogger quando não sabes tirar fotografias


Quando eu comecei a aventurar-me pela blogosfera, eu não sabia que "ter conhecimentos básicos de fotografia" fazia parte do pacote. Ao início, eu ia buscar fotos ao Tumblr e ao We Heart It, sem me preocupar sequer com o tamanho ou qualidade. Quando me apercebi da qualidade das fotos de outros blogs, comecei a tentar evoluir neste campo. E como eu nunca tive um olho natural para estas coisas,  vi-me um bocado aflita. Mas para quem não tinha jeitinho nenhum para a coisa, evoluí um pouco ao longo dos anos (muito graças ao Instagram, uma rede social pela qual me apaixonei.).

Ainda assim, fotografar não é o meu forte. E não faz mal. Lá por não saber fotografar, não significa que não possa ter um blog de sucesso (sobretudo quando o sucesso é um conceito tão subjetivo!). Aprendi uns truques ao longo dos anos que me têm ajudado a ultrapassar esta dificuldade.


1. Não compliques as coisas: Eu antes convencia-me que tiraria melhor fotos se tivesse uma câmara toda XPTO, mas quando me emprestaram uma e eu me vi à nora para usá-la, percebi que não era uma máquina sofisticada que me iria tornar numa excelente fotógrafa. Se a fotografia não é o teu forte, não é uma máquina fotográfica de sonho que irá fazer com que tires fotografias de qualidade. Não é a câmera que faz uma foto, é a pessoa por detrás dela. O melhor é começares a dar pequenos passos. Começa a tirar fotos com o telemóvel, aprende os básicos e, quando tiveres evoluído mais, aí sim, é que consideras fazer este investimento.

2. Não uses  programas demasiado sofisticados para editar as tuas fotos: Eu vejo muitas bloggers a  usarem o Photoshop ou outros programas muito sofisticados para editar as suas fotos, mas a verdade é que esses programas são demasiado complicados para quem não percebe nada de edição. Para quem é leigo como eu, a forma mais fácil de editar é através de apps de telemóvel. Eu só uso três apps para editar as minhas fotos e, até agora, tem resultado muito bem. Uso ainda uma no computador, o PhotoScape X, que é uma versão mais simplificada do Photoshop.

3. Guarda fotos e poses para te inspirares: Eu uso a funcionalidade "álbum secreto" do Instagram para guardar fotos e poses para me inspirar. É uma forma diferente de usar esta função, para quando não sabemos muito bem como nos colocarmos em frente a uma câmara ou como criar flatlays Depois, tiro fotos a tentar recriar o mesmo estilo. Fazer isto ajuda-me a estar mais à vontade com uma câmara, a aprender a dominar os ângulos e, posteriormente, a criar o meu próprio estilo.

4. Pede a alguém que tire fotografias por ti: Se conheces alguém que tem jeito para a fotografia, podes fazer dessa pessoa o teu fotógrafo de serviço. Muitos bloggers conhecidos nem sequer sabem tirar fotos com um telemóvel, são os seus familiares, amigos, ou namorados que os ajudam. 

5. Usa stock photos: Se nenhuma das outras opções resulta contigo, sempre podes considerar usar stock photos. Esta é a opção que uso com mais frequência para garantir que o meu blog tem sempre fotos bonitas a acompanhar os meus posts. Recorro a vários sites, e estes são os meus preferidos


Também têm dificuldades em tirar fotografias? Quais são os vossos truques?

21 comentários:

  1. Quando me aventurei neste mundo blogosférico - e apesar de adorar fotografar -, não tinha pensado na possibilidade de partilhar registos da minha autoria. E, salvo erro, no Parte do que sou nunca o fiz. N' As gavetas da minha casa encantada, comecei a partilhar fotografias da minha autoria pontualmente, sobretudo, quando dei asas a algumas rubricas. Até que, de há uns meses para cá, optei por só recorrer à minha galeria ou tirar fotografias específicas para aquela publicação. E tenho-me divertido imenso, até porque é outra forma de trabalhar a minha criatividade.
    Há muitos conhecimentos de fotografia que me faltam, mas sempre fui muito curiosa nesta área, por isso, vou experimentando. E, claro, vou-me inspirando noutras contas e vou absorvendo algumas dicas que acho úteis para evoluir cada vez mais

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que decidiste começar a fazê-lo, as tuas fotos estão a ficar cada vez mais criativas :). Eu vou começar a fazê-lo de modo mais gradual, na rubrica "5 coisas". Já há também outros posts meus que têm fotos da minha autoria, e espero no futuro atingir também esse patamar.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Com o tempo vai-se aprendendo, partindo à descoberta. E tirar fotos não é assim tão complicado... aquilo que vemos com o nosso olhar de interessante, é colocar essa perspetiva dentro da camera e fazer click! Mais uns pósitos e já estás uma perita.
    Bom fim de semana.
    Bj

    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nos dedicarmo-nos, tudo se torna mais fácil :).
      Obrigada, igualmente :).
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu uso a máquina do telemóvel, porque a minha máquina fotográfica foi roubada (sim, fiquei pior que estragado). Agora é pensar em investir numa outra máquina, mas simples, porque só tenho conhecimento dos básicos. A questão é que não tenho muito tempo (nem companhia, por vezes) para fotografar, mas, aos poucos, vou conseguindo ter fotos originais no meu blogue, sempre que possível, claro.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento muito, imagino que te tenha custado uma fortuna :(. É ir aproveitando os tempos livres, sem pressões :).
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu acho que também é algo que surge com o tempo. As minhas primeiras fotografias eram péssimas e, agora, até me considero uma fotógrafa muito razoável. Obrigada pelos sites, bem precisava :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  5. Antes de criar o blog pensei nessa exata questão. Mas, como gosto de fotografia foi só mais uma paixão que o blog juntou: a escrita e a fotografia .
    Sempre gostei das fotografias que partilhas no teu blog, são sempre bem pensadas .
    beijinhos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, é o melhor dos dois mundos :).
      Obrigada <3. Sim, são sempre muito bem pensadas, fico feliz em saber que isso transparece.

      Eliminar
  6. Confesso que é mais prático para mim recorrer a stock photos, mas neste ano vou tentar ter mais registos meus pelo blog :)

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  7. Com um tempo vamos sendo mais criativos, e começamos a ver as coisas de uma maneira diferente. Eu tenho tentado usar fotos minhas nas publicações. Porque as publicações são nossas , por isso acho que as fotos também deviam ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo, é por isso que eu estou a tentar investir neste campo :).

      Eliminar
  8. Costumo usar muito o we heart it xD
    Mas também gosto de fazer experiências e tirar umas fotos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende, algumas são bem giras :), mas eu agora prefiro usar outros sites xD.

      Eliminar
  9. Eu uso quase sempre fotos minhas, faz mais sentido, boas ou más, são minhas e o blog é sobre as minhas coisas, é na verdade sou como a Andreia, por vezes são dessas mesmas fotos que nasce um post!

    ResponderEliminar
  10. Muitas vezes também utilizo, no blog, fotos por exemplo do Pinterest, mas por vezes gosto de "brincar" com o Adobe Photoshop Express. Parece-me muito fácil de usar, mais fácil que o PhotoScapeX, e também dá para smartphone.

    Jéssica
    https://iamjessicaag.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia, mas vou experimentar, obrigada pela sugestão :). Fiquei interessada a partir da parte "mais fácil do que o PhotoScapeX", aquilo já é muito fácil xD

      Eliminar
  11. Eu acho que fotografias da nossa autoria é sempre um ótimo acréscimo para tornar o nosso blogue ainda mais genuíno, no entanto, sendo o meu blogue anónimo é algo que não irá acontecer pelo menos para breve, ainda que já tenha partilhado duas ou três por lá :)
    Até já pensei em tirar fotos específicas para lá, porque é algo que eu gosto realmente, mas o que acontece é que acabo por gostar do resultado e acabo por publicar no instagram eheh
    As minhas apps de eleição são o VSCO e o Snapseed :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o facto do teu blog ser anónimo limita um bocado, mas sempre podes tirar outro tipo de fotografias :).
      Publica nos dois sítios, eu já cheguei a fazer isso muitas vezes :).
      As minhas também!

      Eliminar