"". Life of Cherry: Como não parecer burro num museu !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

4.1.19

Como não parecer burro num museu


Considerando a natureza subjetiva da arte, não podemos dizer que existem interpretações certas ou erradas da mesma. Cada um sente a arte de forma diferente, consoante a sua experiência de vida, as suas emoções e as suas ideias. É por isso que um mesmo museu é uma experiência única para diferentes pessoas. 

Infelizmente, muitas pessoas não percebem isto e são cruéis, independentemente da beleza que as rodeia. O que significa que é bem possível que vejam alguém sozinho a vaguear por um museu e pensem "coitado, este deve ser burro, não percebe nada de arte".  

Se já s te sentiste alvo destas críticas, não te preocupes, não estás sozinho. Todos nós já nos sentimos desconfortáveis e vulneráveis a críticas em algum momento da nossa vida, em diferentes ambientes, e os museus são lugares em que isso é bem propício, porque estamos ali simplesmente, parados, a observar obras de arte, provavelmente não estamos habituados a apreciá-las, e nem sabemos o que fazer com as mãos. Quem sabe, é provável que quem te esteja a criticar também se sinta assim. E se eles tiverem simplesmente a fingir que são grandes críticos de arte quando, na verdade, percebem tanto como a população em geral? Ah pois é, é que para ser um grande crítico de arte ou, pelo menos, não parecer burro, não é preciso um curso aparentemente, basta seguir estas dicas.


1. Usa óculos, mesmo que vejas bem. Toda a gente sabe que os óculos nos dão logo um ar mais intelectual. 

2. Acenem afirmativamente a tudo o que ouvirem. 

3. Digam "mmmm" depois de lerem alguma descrição. 

4. Ah, e já agora, sobre as descrições, há um tempo certo de leitura. Demasiado tempo a ler descrições vai passar a imagem que tens algum tipo de atraso mental ou que então estás a tentar  ser inteligente muito forçadamente. Pouco tempo vai parecer que não queres saber do trabalho do artista para nada, que afronta! 

5. Ao observar uma obra, fecha os olhos por meros segundos, como se tivessses a absorver um significado mais profundo.

6. Se alguém perguntar a tua opinião diz " Eu percebo mais de arte contemporânea" se tiveres a observar arte clássica ou "Eu percebo mais de arte clássica" se tiveres a observar arte contemporânea. 

7. Pergunta a estranhos o que acham da obra, do tipo "Isto não é divino?" ou "Tanto sofrimento nesta pintura, não é?"

8. Anda com um caderno sketch na mão e desenha aquilo que estás a observar. Não o mostres a ninguém se não sabes desenhar. 

9. POR AMOR DE DEUS, não andes sempre a tirar fotos a tudo. Vais parecer um turista parolo. 

10. Infiltra-te em grupos e murmura "Eu fiz aquilo". De seguida, desvia-te depressa para a direção oposta. 

18 comentários:

  1. Adorei este post e as tuas dicas são suuuuper engraçadas!

    Beijinhos,
    https://dreamcatcherblog2.blogspot.com/2019/01/a-minha-colecao-do-harry-potter.html

    ResponderEliminar
  2. As pessoas têm que aprender a apreciar, mesmo que os seus conhecimentos técnicos não estejam vocacionados para a arte de determinado museu. Acho que o segredo é, tendo vontade de visitar, fazê-lo de coração aberto. Observar com cuidado. E deixar que as sensações nos guiem.
    Pessoalmente, e apesar de não frequentar tantos museus como gostaria, desligo-me completamente do que os outros possam pensar. Vejo as coisas ao meu ritmo e tento fazer um exercício de desconstrução em relação ao que está à minha frente. Na arte, como referiste, não há respostas certas e erradas. Há técnica, sim, que pode passar despercebida a quem não é da área, mas são as emoções que nos movem. E quando alguma obra nos inquieta, então, isso vale por tudo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a técnica passa despercebida a quem não é da área, mas podemos apreciar a arte de outra forma, numa componente mais emocional :).
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parti-me a rir, muito bom!
    Temos um post agendado sobre isto para o próxima semana, e achei engraçado ver alguém a falar sobre um tema que não é comum por estes lados ^_^ A minha tese de mestrado em Sociologia da Arte foi um bocadinho ao encontro disto, a relação das pessoas com a Arte, e é muito engraçado ver as diferentes reações e posturas nos museus...
    Como disse a Andreia, o importante é tirar partido da Arte independentemente daquilo que os entendidos possam retirar daí, porque a mensagem que ela tem de passar nunca é isenta das contribuições de quem a observa... somos nós, espectadores, que junto com os artistas, galeristas, curadores, mediadores, etc, que fazemos a Arte e ela só tem piada quando o público "não entendido" entra na roda :)

    Beijinhos,
    Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou curiosa para ler esse post :). É um tema muito interessante para uma tese de mestrado, fado a complexidade das reações das pessoas à arte.
      Concordo, as interpretações de quem não percevbr nafa da área acrescenta muito aos artistas!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Excelente forma de expressares dicas divertidas. Hei-de experimentar algumas da próxima vez que visitar um Museu :)
    Infelizmente, a arte é algo que tem vindo a sofrer uma desvalorização. É um prejuízo enorme, principalmente a nível cultural =(

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Quando li o título deste post, pensei: isto é mesmo para mim!
    Digo-te, adorei a forma como abordaste o tema e algumas das dicas são hilariantes mas, no fundo, bem úteis para quem não percebe nada do assunto em questão, haha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hahahaha fartei-me de rir com estas regras cómicas! O bom de ir ao Museu é que vamos para apreciar obras de arte e não uns aos outros!! Ninguém é mais ou menos entendido!!

    ResponderEliminar
  7. Muito bom! Adorei as tuas dicas! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Por acaso não frequento muito museus, mas achei as tuas dicas engraçadas :p
    De qualquer das formas acho que o verdadeiramente importante nem é o que os outros possam pensar, mas sim como interpretamos e sentimos a obra :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Dois jovens pararam por breves momento em frente a um Picasso e logo um deles se apressou a dizer ao outro:
    - Opá, vamos embora daqui, antes que chegue alguém e nos acuse de termos riscado a porcaria do quadro. xD

    ResponderEliminar
  10. ahahaa muito bom!! Adorei a 5 e a 7.
    Infelizmente, os meus conhecimentos em relação a arte são bastante reduzidos, se calhar devia pôr as tuas dicas em prática XD

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  11. espero que este post seja a gozar...... não há problema nenhum em não saber ou nao conhecer! não é por isso que vamos a museus? para nos educarmos e ficarmos a conhecer algo que não sabemos?
    so o facto de alguem ter vontade de visitar mostra o interesse pela arte e cultura...!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post é uma brincadeira, não te preocupes, não há nenhum problema em sermos nabos em relação à arte xD.
      Concordo, só o facto de estarmos lá já mostra um grande interessa da nossa parte :).

      Eliminar
  12. A 5 é muito boa ahahah
    Excelentes dicas, sem dúvida! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar