"". Life of Cherry: Os 18 melhores filmes que vi em 2018 !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.12.18

Os 18 melhores filmes que vi em 2018

Os 18 melhores filmes que vi em 2018

Nos últimos dois anos, eu não vi muitos filmes. Para mudar isso, no início de 2018 meti-me no projeto Movie 36, e conseguia ver, pelo menos, 3 filmes por mês. Houve meses em que vi mais (em agosto bati o recorde de 7), pelo que consegui ultrapassar o objetivo mínimo de 36 (como o próprio nome do desafio indica) e chegar a.... *Barulho dos tambores*. 49 filmes!

Contas de matemática à parte (isto foram muitos números num parágrafo), acho que nunca na vida vi tantos, tanto que, pela primeira vez desde que faço Tops no blog, o Top de filmes é composto por 18 filmes e não por 8 (que é a manhosice que costumo fazer quando não tenho muito para pôr).

Outra das novidades é que a maior parte dos títulos que estão nesta lista foram lançados este ano. Se não me engano (corrijam-me se estiver errada), só 3 dos filmes que constam aqui é que são de anos anteriores. Isto deve-se ao facto de eu ter ido quase todos os meses ao cinema e, como tal, só ver aquilo que é mais recente.

Enquanto estava a escrever esta publicação, tive vontade de rever os filmes todos! Tenho aqui uns muito bons na lista.


1. Lady Bird: Foi o primeiro filme que vi em 2018 e com o qual eu me identifiquei mais. "Lady Bird" é aquilo que nós somos enquanto jovens, almas sonhadoras que, enquanto tentamos aprender a viver com o que temos, também queremos ir mais além disso. Captura na perfeição a transição complicada da adolescência para a vida adulta.


2. Um Desastre de Artista: Por breves momentos, fiquei indecisa se seria este a comparecer aqui na lista ou aquele no qual se inspirou, "The Room" (o melhor pior filme de sempre!). Mas foi "Um Desastre de Artista" que acabou por vir para aqui, por uma razão muito específica. Não é nada fácil homenagear um filme de culto, e muito menos fazer uma cópia quase perfeita da mesma. Mas tanto o realizador como os atores foram capazes de fazer essas duas coisas de uma forma sublime. Este filme deu-me a conhecer o fenómeno "The Room" e fez-me apreciá-lo.


3. The Shape of Water: Uma história de amor passada na América de 1962, com a Guerra Fria como pano de fundo, que nos ensina que o amor não tem forma nem limites. O enredo pode parecer um pouco bizarro, dado o romance entre um ser humano e um anfíbio, mas temos que ser capazes de ver para além do óbvio. Achei que o Óscar de melhor filme foi totalmente merecido.


4. Call Me By Your Name: Esta é uma das histórias de amor mais bonitas que eu já vi nos últimos anos. Visualmente bonito (cenas belas nas belas paisagens de Itália), atordoante, sedutor e encantador, "Call me By Your Name" veio para arrasar com os nossos corações (e, se lerem o livro no qual foi baseado, aviso-vos já que vos vai arrasar ainda mais). Mesmo que não nos identifiquemos com a orientação sexual das personagens (por termos uma diferente), todos nós nos identificamos imenso com a história, porque retrata o primeiro amor na sua forma mais simples e real e, ao mesmo tempo, arrebatadora


5. Breathe: Este filme foi inspirado na história real de um homem que ficou paralisado por causa da poliomielite. Na época, as pessoas que tinham esta doença ficavam confinadas a uma cama de hospital para sempre, e a sua esperança média de vida era muito curta. Robyn (a sua mulher), juntamente com um professor amigo do casal, revolucionaram não só a forma como ele vivia (inventado coisas como a cadeira de rodas), como a de milhões de pessoas em todo o mundo. 


6. Anon: E se a privacidade fosse um crime? "Anon" atira-nos para um futuro próximo onde tudo é gravado, sendo possível reproduzir a nossa memória assim como a dos outros, através de um pequeno implante no olho.  A dependência digital é levada ao extremo quando tudo é digital, desde a biografia de um estranho até à publicidade que aparece quando olhamos para uma montra. É uma ideia muito ousada e inquietante. O filme acompanha um detetive solitário que, com toda esta informação gravada, facilmente resolve os seus casosTodo este mundo cinzento tecnológico e o mistério criam um suspense que nos deixa intrigados com a história e interessados até ao fim.


7. Com amor, Simon: 2018 foi mesmo o ano em que o mundo do cinema começou a dar destaque à comunidade LGBT. Depois de termos protagonistas gays em " Call Me By Your Name" é a vez de termos uma personagem assim nos queridos rom-coms adolescentes. "Com amor, Simon" é um filme leve, divertido, cheio de momentos hilariantes mas que, apesar disso, não ofuscam a profundidade emocional desta história nem retiram o foco da grande mensagem que pretende transmitir.


8. Eden: A toda a hora, a inocência a roubada a inúmeras raparigas em todo o mundo, que são raptadas para se tornarem meros objetos na cruel indústria que é a escravatura sexual. Apesar de a história em que se inspiraram se ter revelado ser uma fraude (uma breve pesquisa no Google mostra isso), isso não invalida que não seja bem real. Abordaram o tráfico humano com a seriedade que merece sem, surpreendentemente, recorrerem a cenas de nudez ou de sexo para chamar à atenção. 


9. Os Incríveis 2: Depois de 14 anos de espera, finalmente chega a sequela tão aguardada. Estava com medo que o novo capítulo da família mais famosa de  super-heróis não correspondesse às elevadas expetativas que criei. Aliás, que todos nós criámos, este filme marcou a infância de muitos! Normalmente, a indústria cinematográfica tende a estragar grandes produções com sequelas. Felizmente, não foi o que aconteceu aqui, muito pelo contrário. Até nos apanhou desprevenidos com um enredo que surpreendeu muito pela positiva (falei mais aprofundadamente disso aqui). Senti-me uma criança outra vez ao ir vê-lo no cinema, tal como há 14 anos atrás.


10. Julie&Julia: Aquilo que eu adorei em "Julie&Julia" não foi a parte culinária (apesar de me ter agradado bastante!), mas todas as referências blogosféricas que apareceram por o meio e com as quais qualquer blogger se identifica. Com a Meryl Streep num dos papéis principais (filmes com a Meryl Streep nunca desiludem), é uma história encantadora sobre duas mulheres que, separadas pelo espaço e pelo tempo, se sentem perdidas até descobrirem que a dose certa de paixão, determinação, dedicação, coragem e manteiga as pode levar aonde sempre quiseram.


11. Berlin Syndrome: "Berlin Syndrome" é aquele tipo de thriller psicológico que faz com que sustenhamos a respiração durante todo o tempo. Não sei se é esta a intenção, mas conseguimos sentir aqui um pouco o síndrome de Estocolmo, talvez numa versão mais invertida, uma vez que o desejo já existe antes do rapto. Aquilo que torna tudo mais intrigante é que não sabemos quais os atos que são fabricados para a fuga e aqueles que são realmente sentidos, razão pela qual "Berlin Sindryome" se destaca das outras produções que já foram feitas acerca deste tema. 


12. Thouroughbreds: "Throuroughbreds" brinca com o conceito que a sociedade tem de "psicopata" e baralha as nossas ideias. Um psicopata pode ser uma pessoa normal? Pode ser uma pessoa moral? Pode ser uma pessoa empática? O que nos leva a perder a empatia? Com humor negro à mistura, este é o retrato de muitos jovens do século XXI com boas posses que acham que têm direito a tudo porque simplesmente existem. 


13. Demain Tout Commence: Em "Demain Tout Commence" , a vida de um homem muda completamente quando uma mulher com quem dormiu e da qual ele mal se recorda deixa a seu cargo um bebé que, ao que parece, é a sua filha. Esta história não é apenas sobre parentalidade, mas sobre aquilo que faz de todos nós humanos e sobre os erros que cometemos. Não estava preparada para o grau de emoção que este filme me fez sentir. São raras as vezes que choro a ver filmes, mas este fez-me quebrar essa barreira de proteção e chorei desalmadamente. 


14. To All The Boys I Loved Before: Foi uma das estreias mais aguardadas deste verão e que derreteu os nossos corações. Já perdi a conta ao número de vezes que falei dele (e do Noah Centineo, by the way!), mas continuo a dizer que "To All The Boys I Loved Before" é mesmo engraçado, doce e muito, muito fofo!


15. The Guernsey Literary and Potato Peel Society: "The Guernsey Literary an Potato Peel Society" é uma sociedade privada sobre literatura que um grupo de moradores de Guernsey criaram de uma forma totalmente cómica e arriscada, e que depressa se tornou um refúgio de todo o horror que se viveu durante a Segunda Guerra Mundial. Dois anos após o término da guerra, a escritora Juliet Ashton descobre este clube secreto e decide visitá-los. Durante esta visita, desenvolve profundos relacionamentos com os membros da região enquanto escreve um livro relatando as experiências que vai ouvindo. Esta é uma história emocionante sobre a forma como a guerra marca a vida das pessoas, muito depois desta acabar. Também é uma história sobre o poder dos livros e de como estes podem unir pessoas . 


16. The Crimes of Grindewald: Apesar de ter sido confuso em alguns momentos e de certas partes do enredo poderem ter sido melhor exploradas, "The Crimes of Grindewald" foi tão mágico como a J.K Rowling já nos habituou, uma viagem a Hogwarts muitos anos antes do "Escolhido", com muita ação e reviravoltas que surpreendem e um final que me deixou boquiaberta e na ânsia por respostas.


17. Bohemian Rhapsody: "Bohemian Rhapsody" conta a história de  uma das bandas mais icónicas da História da música. Para que, como eu, não pertence à geração que teve o privilégio de assistir à ascensão destes quatro jovens artistas, é a nossa oportunidade de compreender o verdadeiro fenómeno que isto foi na época. Não diria que é o filme mais realista de sempre, aquilo que o torna mesmo especial é a forma como retrata o nascimento de cada êxito dos Queen.


18. The Miseducation of Cameron Post: Este filme não consta no último post do Movie 36 porque, bem, eu vi-o depois de o publicar, é por isso que só estou a falar dele agora. "The Miseducation of Cameron Post" acompanha uma adolescente que é forçada a realizar terapia de conversão gay. É uma prática que, felizmente. já foi banida em muitos países, mas que não deve ser esquecida, porque a homofobia ainda é uma realidade bastante presente na nossa sociedade. Fez-me refletir imenso sobre as atitudes que os adultos tomam por acharem que é o melhor para os jovens. Muitos adultos preocupam-se mais com o que os jovens devem ser em vez daquilo que realmente são.



Viram algum destes filmes? Quais foram os vossos filmes favoritos de 2018?

13 comentários:

  1. Adorei o 5. Breathe, foi dos melhores que vi em 2018. E gostei muito do 14. To All The Boys I Loved Before :)

    Tenho de me atualizar, tenho visto poucos filmes recentes, com a época natalícia só filmes de Natal no Foxlife e séries :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não é mau, a FoxLife passa filmes muito bons nesta época :).

      Eliminar
  2. Destes todos... Só vi um! E não vi este ano!! 🙈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica aqui então uma lista de sugestões para consultares quando tiveres mais tempo :).

      Eliminar
  3. E agora vou sair de fininho, com a minha vergonha cinematográfica, porque dos dezoito filme que referiste só ainda vi três.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, tens que te redimir com uma tarde de cinema xD.

      Eliminar
  4. Tantas sugestões de filmes que ainda não vi! Dos que conheço de entre esta lista, o meu favorito é o Call Me By Your Name, sem dúvida <3

    ResponderEliminar
  5. Eu até agora vi 52 (50 filmes e 2 documentários vá) ahah, também foi um ano muito bom no que diz respeito à arte do cinema :p
    Da tua lista vi 4: Lady Bird, pessoalmente eu não gostei muito e não o achei muito wow, aborda muito bem a transição, mas ao mesmo tempo não me deixou surpreendida; The Shape Of Water é dos que mais gostei, mas quero rever outra vez; Call Me By Your Name, adoreiiii, a primeira vez que o vi deixei escapar imensa coisa, depois revi e é mesmo lindo; e vi também Com Amor, Simon que é outro que achei super bonitinho e com uma mensagem importante :)
    Depois vi mais uns quantos, incluindo os filmes da Marvel todos, perdi a cabeça e deixei-me conquistar por este universo :p Também publiquei os meus favoritos no blogue, aqueles que me deixaram mesmo woooooow!
    E tenho grande parte dos restantes da tua lista, na minha, em 2019 trato disso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jesus, ainda viste mais do que eu xD.
      Não sou muito fã dos filmes da Marvel, vi alguns porque estava acompanhada por amigos meus que gostavam.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Alguns já vi e adorei, outros ainda estou à espera e muito ansiosa para ver! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Vi alguns desses filmes e adorei! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Já vi a maior parte dos da lista. Os meus preferidos foram o call me by your name (já vi umas 3 vezes, o que para mim é inédito!!) e o lady bird. Nunca tinha ouvido falar mas fiquei com imensaaa curiosidade de ver o Anon, Eden

    ResponderEliminar
  9. Tantos filmes espetaculares, Breathe <3 <3
    Feliz Ano Novo!!!

    ResponderEliminar