"". Life of Cherry: Como é o Natal para quem não tem religião? Eu perguntei a 7 pessoas !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.12.18

Como é o Natal para quem não tem religião? Eu perguntei a 7 pessoas


É praticamente impossível escapar. Desde inícios de Novembro, as ruas enchem-se de decorações de natal, as lojas metem músicas natalícias aos berros e é difícil encontrar um canal de TV que não fale disto. O Natal é atirado para a cara das pessoas durante dois meses do ano. Mas, e para quem não tem nenhuma religião e/ou fé, como é que é viver esta época? Será que ficam indiferentes à magia que se sente no ar, ou atribuem-lhe outros significados?

Eu estive para refletir sobre este tema sozinha mas, tendo em conta que eu tenho a minha fé, cheguei à conclusão que a minha opinião seria bastante parcial e nada representativa. Portanto, decidi dar uma de jornalista e meter-me na rua a perguntar a ateus/agnósticos aquilo que eles achavam. Brincadeira, o meu síndrome de timidez inicial ainda não me deixa fazer isso heheheh, portanto eu lancei o debate em grupos de facebook, e surgiram respostas muito interessantes. Aqui ficam 7 relatos de Natais sem religião.


1. "Eu não festejo. Não tenho nada que me motive. A minha família reúne-se com muita regularidade. E jantares generosos também são comuns." (Neuza M.)

2. "Para mim, o Natal nunca foi religioso, e se formos à origem verdadeira desta data vemos que não tem nada a ver com o nascimento de Cristo, porque já existia esta festa antes de existir Cristo. Festejo e levo a data muito a sério embora, para mim, os simbolismos sejam outros (aliás, praticamemte todas as tradições de Natal com exceção do presépio e da missa do Galo nada têm a ver com a religião). E tudo se resume a "novo ciclo", família, abundância (no sentido espiritual), paz e amor. Casa toda decorada, mesa de doces tradicionais e outros que fazem parte da tradição familiar, acho que é comum à maior parte das pessoas, agora casa um dá o significado que quer". (Ana M.).

3. "É o nosso. O meu namorado e avô são ateus, eu sou agnóstica, a minha avó anda entre o agnóstico e o laico (tem dias lol). Eu não vejo o Natal como o nascimento de Jesus, mas como uma quadra para comemorar a família, uma comemoração ao facto de ainda estarmos juntos. Porque, aliás, a Árvore de Natal nem tem nada de cristã), o Pai Natal (com a imagem que conhecemos hoje em dia do fato vermelho) foi uma campanha de marketing, por isso acho que nos dias que correm o festejo do Natal não tem de estar relacionado diretamente com uma religião". (Tânia A.).

4. "Eu não celebro nada (nem Páscoa), mas no Natal vou só almoçar a casa de alguém e pronto. Normalmente, são feriados como outros quaisquer". (Mónica N.).

5. "Eu não entendo aquelas pessoas que dizem que são ateus e depois festejam o natal com o maior entusiasmo. Depois a parte do consumismo, é prendas prendas e mais prendas. Depois, andam o resto do ano a queixarem-se que o dinheiro não chega e que isto e aquilo é caro. Há uns anos atrás não havia tanto consumismo e as pessoas eram bem mais felizes." (Lígia C.).

6. "A origem do natal não é cristã. Foi uma adaptação da igreja de constantino para conseguir adeptos para o cristianismo. Ainda assim, é costume e a minha mãe e os meus dois irmãos não comemoram. A família do meu marido reune-se para beber e comer, mas ninguém reza. Só comem e bebem, acho que isso não é comemorar, por isso a minha resposta é não" (Daiane D.).

7. "Não comemoro, não compro prendas nem decoro a casa, para mim reuniões de família é quando quisermos ou podermos." (Paula C.)


E vocês? Que significam atribuem a esta data? Se também (não) celebram o Natal sem religião, podem partilhar a vossa história nos comentários.

17 comentários:

  1. Achei esta abordagem fantástica, porque nos permite conhecer um outro lado do Natal e os diversos significados que pode ter. Ficamos muito mais ricos com esta partilha. Obrigada *-*

    ResponderEliminar
  2. Celebro o Natal. Para mim é mais uma desculpa para reunir a família e trocar miminhos - e acredito que desculpas dessas nunca são demais. Não atribuo um significado religioso à ocasião (no meu apartamento, mesmo quando tenho decorações, não tenho presépio, por exemplo) apesar de ter uma avó que vê o Natal dessa forma. Não me sinto desenquadrada nem me parece hipocrisia - é uma comemoração de valores positivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz todo o sentido não atribuíres um significado religioso às decorações, mas acho bastante engraçado não teres um presépio, estou tão habituada a ver árvores com presépio que uma pessoa até se esquece que se podem fazer árvores de natal sem presépios xD.
      Eu também não acho que seja hipocrisia, o Natal pode ser muito bem uma celebração da família e, hoje em dia, já é considerado um feriado muito mais cultural do que religioso.

      Eliminar
  3. Ahhhhhh só um detalhe. estas pessoas têm de ler a bíblia e não artigos na internet. Não gosto que façam statements tão assertivos sem fundamentos. Efectivamente, a árvore e o pai Natal nada têm a ver com o Natal cristão. Mas está época é extremamente importante para quem pratica religiosamente e muito significativa.

    Claro que, agora, o Natal vai muito além das histórias da bíblia e daquilo em que acreditamos no campo da religião, Porque a publicidade e o marketing feitos são gigantescos: importa realmente estar com a família e celebrar a alegria e o amor. Porém, que não se descure assim milhares de anos de tradição. Quer para os cristãos, quer para todos os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que, lá por não se acreditar, não significa que se tenha que desvalorizar as crenças dos outros. Respeito todos estes testemunhos, e achei-os pertinentes, motivo pelo qual os publiquei, mas também reparei nesse detalhe.
      O Natal tem significados diferentes para diferentes pessoas. Mas não se pode negar que esta é uma tradição para os cristãos.

      Eliminar
  4. Que post interessante, achei bem legal da sua parte trazer esses relatos. Acho que acima de tudo devemos ter respeito pelas crenças dos outros não é mesmo? Para mim significa muito, sou Cristã e mais que decorar e adquirir os produtos que aparecem no mercado a importância maior é ir a missa e prestar as felicitações ao Salvador :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, motivo pelo qual eu trouxe estes testemunhos para aqui, para mostrar que existem diversas formas de celebrar o natal e todas elas merecem respeito :).

      Eliminar
  5. Eu amo o Natal, decoro a casa e tudo mais e pra mim é importante orque é o nascimento de Cristo e toda vez que dá meia noite faço a minha oração (mesmo a família não sendo devota) eu vou pro meu canto e agradeço por tudo e desejo sim parabéns ao aniversário do dia. Pra mim é importante <3

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito desta época para estar com a família, refletir muito e, sobretudo, aproveitar a companhia de quem mais amo. Um facto que cada vez mais se vê o Natal numa vibe mais consumista, estando o verdadeiro espírito a perder-se.... vemos as pessoas mais preocupadas com as prendas do que estarem realmente presentes e darem o seu afeto.
    Foi curioso ver a opinião de quem não tem religião!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me irrita essa vibe consumista. Não digo para pararmos de comprar prendas, mas para dá-las com mais intenção, para mostrar que gostamos daquela pessoa e não numa de ver quem dá mais caro ou de enchê-la de bens materiais que ela, provavelmente, não precisa.

      Eliminar
  7. Vivo o natal da forma a que sempre fui habituada toda a vida. Reunir-me com a família, decorar a casa e a árvore e oferecer prendas a quem nos é mais próximo. Nunca atribuí significado religioso e continuo a não fazê-lo. Sou ateia. Acho que sempre fui. Para dizer a verdade, nem tampouco me lembro que o natal é supostamente o nascimento de cristo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque sempre tiveste essa crença, por isso é natural :).

      Eliminar
  8. A minha avó ainda vai à missa do galo, para os restantes, crentes e não crentes é apenas mais uma reunião familiar, em que só se dão prendas às crianças e convivemos... mais nada... É o primeiro Natal que passamos cá em 5 anos mas mesmo na Holanda acabamos a celebrar com amigos lá... sem grandes prendas mas com muita diversão ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante, celebrarem com os amigos, porque os amigos também são família, só que a que escolhemos :).

      Eliminar
  9. Olá!
    Achei superinteressante a sua postagem pois para mim, em especial, é muito bom conhecer o ponto de vistas das pessoas além da religiosidade (no caso nas que não tem uma religião). Eu sou deísta, portanto não sigo nenhuma religião, então levo o Natal como um feriado, mas sem a necessidade das orações e ritos religiosos. Uma reunião de familia, eu posso dizer.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderEliminar
  10. Achei esta publicação bastante curiosa, pois foi interessante perceber como o Natal se torna diferente de pessoa para pessoa.
    Eu sou religiosa e tenho presépio montado, por exemplo. No entanto, para mim o Natal é mais um motivo para reunir os nossos, ainda que hajam mais jantares no resto do ano, o Natal torna-se maravilhoso porque se festeja todo um conjunto de coisas (o nascimento de Jesus, o dia do Pai Natal visitar as casas), isto a meu ver claro. Não sei explicar, mas sinto que nesta altura os encontros são mais quentes ainda, mais doces e mais mágicos. Adoro esta época, decoro a casa e vibro imenso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto exatamente o mesmo que tu. Para mim o Natal, além de ser o nascimento de Jesus, também significa tudo isso. É a magia do Natal, tem o seu quê de inexplicável <3.

      Eliminar