"". Life of Cherry: 7 filmes de Natal que não são filmes de Natal !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.12.18

7 filmes de Natal que não são filmes de Natal

7 filmes de Natal que não são filmes de Natal

É 1 de Dezembro, o que significa que está oficialmente aberta a época natalícia! Aos que se estavam a questionar, sim, o "Life of Cherry" também entra em modo natal, com publicações alusivas a esta altura do ano tão especial até dia 24 de dezembro. Uma vez que já o faço todos os anos, este ano tenho preparados alguns posts menos convencionais e mais surpreendentes, para tentar fugir àquilo que se costuma ver pela blogosfera. E hoje começamos com filmes, para aqueles que já se montaram a árvore de Natal e se querem instalar no sofá. 

Já notaram que há filmes que nós assistimos todos os natais, muita embora estes não tenham nada a ver com esta época? Todos nós temos a nossa lista pessoal de "filmes que não eram natalícios mas passaram a ser". Nenhum destes filmes tem como o tema Natal mas, de alguma forma, entram na lista porque passam todos os anos na TV, porque têm cenas que decorrem no Natal ou porque, simplesmente, transmitem os valores tão associados a esta época, como a partilha, a família e amor.  A minha lista é enorme (questão existencial: será que todos os filmes podem ser de Natal se os virmos nesta altura?), portanto partilho aqui com vocês os meus favoritos.


1. Toda a saga "Harry Potter": Basicamente, todas as épocas do ano são uma boa desculpa para uma maratona de "Harry Potter" mas, no Natal, toda a magia de Hogwarts torna-se ainda mais encantadora. Todos os filmes têm, pelo menos, uma cena natalícia, e são todas gloriosas! A melhor cena de Natal da saga é, sem dúvida, em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", o primeiro Natal verdadeiramente mágico para Harry.


2. Todos os filmes da Disney: O Natal também é boa desculpa para uma maratona de filmes da Disney.  Agora, em adulta, é uma viagem de regresso à infância. Durante 90 minutos, sinto-me outra vez uma criança que acredita cegamente em finais felizes. Aquele que eu gosto mais de ver nesta época é "A Bela e o Monstro", por todo o visual, os números musicais e, claro, pela bonita relação que nasce entre os dois, contra todas as circunstâncias.


3. About a Boy: Uma produção britânica com Hugh Grant,um dos meus atores favoritos de sempre, que tem mesmo jeito para personagens caricatas.  Em "About a Boy" ele faz o papel de um homem de 36 anos, Will, com medo de compromissos que só começa relações com mães solteiras, porque acredita que estas são mais desesperadas, mais vulneráveis e, portanto, mais fáceis de largar também. Todavia, os planos saem furados com ele conhece um rapaz de 12 anos, Marcus, filho do seu mais recente "alvo". Estes depressa se tornam amigos, enquanto estão numa espécie de troca de favores, em que Will ensina Marcus a ser um rapaz "fixe",e ,  por sua vez, ele ensina Will a, finalmente, crescer e comprometer-se com as pessoas à sua volta. O motivo pelo qual considero que  "About a Boy" se relaciona com a quadra natalícia é por isto mesmo, por ser uma época que nos permite baixar a guarda e ser mais vulneráveis, deixar os outros entrar.


4.  Bridget Jones Diary: Grande parte de "Bridget Jones Diary" passa-se fora da época natalícia, mas tanto o início como o final deste clássico drama/comédia decorrem em dezembro, altura em que a Bridget reflete sobre os 12 meses quem passaram, e quem é que não faz isto por esta altura? Aquilo que eu mais gosto neste filme é o facto de falar da solidão numa época em que, supostamente, não nos devíamos sentir sozinhos. Mas acontece. Mesmo que estejamos num jantar de Natal cheio de colegas de trabalho, no meio de um centro comercial ou mesmo na véspera de Natal, rodeados por toda a família. Às vezes, não há espírito natalício que nos impeça de nos sentirmos vazios por dentro. Mas Bridget também nos ensina que é preciso agarrarmo-nos à esperança que esta época nos oferece e acreditar que tudo vai melhorar.


5. Serendipity: Apesar de este filme ter muitas vibes natalícias, este não é um filme natalício. Sim, decorre no Natal, mas a história não se centra nisso, é mais sobre o destino existe mesmo ou se somos nós que o fazemos, e faz-lo de uma forma absolutamente encantadora e bela.


6. Monsters Inc: Ok, eu não sei mesmo explicar porque é que "Monsters Inc" está na minha lista, na minha cabeça este  tem tudo a ver com esta época festiva. Mas diria que tem a ver com a fofa da Boo. Desculpem, olhem para ela e  digam-me se o olhar dela não parece  aquele que as crianças têm quando vão abrir os presentes no dia de Natal? 



7. The Age of Adaline: Aposto que desta não estavam à espera, mas "The Age of Adaline" é um romance que também soa muito a Natal. O fator magia está presente (o facto de Adaline nunca envelhecer), tem uma carga forte de nostalgia, de memória do passado e dos novos detalhes que podemos encontrar num mesmo local e, acima de tudo, relembra-nos que o tempo é precioso e que nunca é tarde demais para termos uma vida melhor. Já o vi imensas vezes, e nunca deixa de ser comovente, imaginem então o que é vê-lo por esta altura.




E vocês? Quais são os filmes que associam a esta época tão bonita?

22 comentários:

  1. Toda a tua lista é tão tão tão verdadeira, eu juntaria O Príncipe do Egipto e As Vantagens de Ser Invisível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me ocorreu que " As vantagens de Ser Invísivel" pudesse ser um filme natalício, que interessante :).

      Eliminar
  2. Sim, sim, sim, Harry Potter!!! Também faço sempre uma maratona dos filmes HP por esta altura, sinto-me imediatamente transportada para Hogwarts :)

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  3. Filmes da Disney são sempre bem vindos xD

    ResponderEliminar
  4. Estava, estes dias, a anotar algumas ideias para a semana das sete coisas e, curiosamente, dei por mim a enumerar alguns filmes de natal que não o são propriamente: os do Harry Potter surgiram logo, mas também o Monsters Inc. É incrível como passam a ser parte de uma tradição :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz uma publicação assim, adoraria ler a tua versão :).

      Eliminar
  5. Bom, talvez sejas muito nova para este (estou assim tão velha?? xD), mas o Sozinho em casa. Antes de aparecerem os filmes do Harry Potter e de começarem a passar na TV todos os natais, o Sozinho em casa era O filme de natal :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda passa na TV. Aliás, todos os anos eu vejo-o, é uma das minhas tradições de Natal :). Neste post, eu estava a referir-me mais a filmes que não são natalícios mas podiam ser, o "Sozinho em Casa" já é um filme de natal por natureza :).

      Eliminar
  6. Compreendo todas as tuas escolhas, apesar de não sentir o espírito natalício com todos estes filmes :)

    ResponderEliminar
  7. "Um Conto de Natal" está no TOP dos meus filmes natalícios preferidos!

    ResponderEliminar
  8. A idade de Adeline é lindooooooooooooooooooooooooooo! Acho que é dos meus filmes favoritos

    ResponderEliminar
  9. 101 dálmatas, Um Conto de Natal, Alvin e os Esquilos, Sozinho em Casa :)

    ResponderEliminar
  10. O amor acontece e Charlie e a fábrica de chocolate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Fábrica de Chocolate também tem muitas vibes natalícias :).

      Eliminar
  11. Verdade, concordo com essa lista, principalmente com A Bela e o Monstro, não fosse um dos meus clássicos preferidos :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Concordo com esta lista!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  13. Que bom você ter comentado novamente, lá no Blog, Cherry.
    Sim, imaginei que você nem tivesse idade para ter 14 anos de Blog.
    Mas eu já tenho muitos 14 anos (risos).

    Muito bom sua lista de filmes.
    Vou olhar o que já vi e o que nem tenho vontade de vê.

    Quanto "A forma da água" não consigo lembrar de alguma cena que falasse de que ela tenha sido maltratada e por isso ser muda.
    Mas vou rever o início do filme. Preciso vê essa parte.

    Ontem comecei a vê uma nova Série na HBO.
    Depois digo o nome. Esqueci.

    Você tem Netflix?
    Um beijo pra você minha nova e nova(na idade) amiga.
    Liliane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem, e há de ter mais alguns se Deus quiser :).
      Foi num diálogo da Zelda, muito por alto :).
      Ah, gostava de saber :).
      Sim, e sou viciada!
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Siiim, concordo muito! Este Natal vou rever a saga Harry Potter, acho que está mais do que na hora e é a desculpa ideal :)

    ResponderEliminar
  15. É uma excelente lista! Eu cá sou da opinião que todos os filmes podem ser de natal! Afinal há coisa melhor do que estar no sofá a ver um filme!?
    Beijinhos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar