"". Life of Cherry: 18 melhores livros que li em 2018 !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

31.12.18

18 melhores livros que li em 2018


Em 2018 eu li 40 livros. Thats right, o dobro dos livros que costumo ler. Anualmente, costumo ler 20 a 25, no máximo. Apesar de adorar ler, a falta de tempo combinado com a falta de acesso a livros em muitas ocasiões fazia com que este fosse sempre o número final. Porém, este ano, consegui ultrapassar o meu recorde literário pessoal, em grande parte graças a uma maravilha chamada Kindle, que revolucionou completamente os meus hábitos de leitura, ao permitir-me ler imediatamente um livro quando quero e, muitas vezes sem pagar (de forma ilegal, não me orgulho, mas a vontade de ler fala mais alto). Não ligo muito a números (não gosto de estabelecer metas literárias), mas fico muito feliz em saber que, este ano, consegui dedicar-me mais a algo que adoro.

Aquilo que dominou bastante na minha lista de leitura foi YA (li imenso, até demais!) e literatura brasileira, que foi a grande estreia deste ano. Confesso, nunca me agradou muito ler livros traduzidos em brasileiro (as traduções são horríveis), pelo que nunca me tinha ocorrido ler autores brasileiros. Foi a melhor coisa que fiz este ano a nível literário..

Estes foram os 18 livros que mais gostei de ler em 2018.


1. A Ilha Debaixo do Mar: "A Ilha Debaixo do Mar" é sobre a escravatura nos finais do século XVIII, e leva-nos numa viagem entre a ilha de Saint-Domingue e Nova Orlães. A história de Zarité, uma escrava, serve de pretexto para visitar estes lugares, conhecer as pessoas e a forma como viviam e pensavam. Com Zarité vivemos a angústia e a injustiça da escravidão, vivemos com ela o medo que lhe vendam a filha e com ela sentimos a revolta que se vai desenvolvendo dentro de si ao longo do enredo. O único ponto negativo que tenho a apontar é o facto de a cronologia dos acontecimentos ser um bocado confusa, mas de resto está excecional, o típico de qualquer obra de Isabel Allende.

2. Isto Acaba Aqui: Os livros da Colleen Hoover já se tornaram presença habitual no Top, já aparecem aqui pelo terceiro ano consecutivo.  "Isto Acaba Aqui" foi um dos livros mais poderosos que já li dela. Foi mesmo um grande murro no estômago! É difícil dizer sobre o que se trata sem dar spoilers, por isso só vos tenho a dizer que o leiam, porque tem uma mensagem muito importante (review aqui)!

3. Com Amor, Simon: "Com Amor, Simon" foi um dos filmes favoritos do ano  e, se já me conhecem bem, sabem que eu leio sempre o livro antes do filme. Posso-vos dizer que o filme até foi bem adaptado ao grande ecrã, aliás, é raro encontrar adaptações assim tão boas. Sobre o livro, foi uma boa leitura, daquelas que nos aquecem o coração e deixam-nos com um sorriso na cara e, sobretudo, com uma mensagem muito importante. É tão bom ver que a comunidade LGBT está a ganhar atenção na ficção YA.

4. Carry On: Quem leu "Fangirl" já vai estar familiarizado com as personsagens de "Carry On", porque se trata precisamente da fanfiction que a Cath escreveu. Ao início, este livro vai parecer muito estranho, vai parecer uma paródia de Harry Potter, pelas inúmeras semelhanças e referências. Mas acreditem que a história não é igual e, lá para o meio, vão começar a aparecer plot twists que a levam  para um rumo completamente diferente. Eu confesso que só li  por causa do romance. O Baz e o Simon tornaram-se um dos meus casais literários favoritos de sempre! Adoro a relação amor-ódio e a forma como, apesar de estarem sempre a tentar resistir, acabam sempre por voltar um para o outro. Leiam porque vai haver uma sequela de "Carry On" em 2019, yay!

5. Boa Noite: "Boa Noite" é o primeiro livro da Pam Gonçalves, uma booktuber da qual eu gosto muito. Quando comecei a ler, pensava que iria ser  uma leitura levezinha sobre a universidade, e por aí já não iria desiludir (até porque a escrita dela é muito boa). Retratou muito bem a transição do Secundário para a Universidade (algo que, até aqui, nunca tinha visto ser abordado numa história), o que é ser caloiro e como realmente é sentir um pouco de independência pela primeira vez. Mas a meio do livro há um plot twist mesmo inesperado e que consciencializa muito os leitores. Não vou revelar qual é, se querem saber têm mesmo que ler.

6. Uma História de Verão: Tal como "Boa Noite", este livro (que é da mesma autora) também tem fala da Universidade, nomeadamente do verão que o antecede. "Uma História de Verão" é a história de Analu, uma jovem que acaba de concluir o Ensino Secundário, que precisa de lidar com a divergência entre os seus sonhos e os sonhos dos seus pais. A sua mãe sempre quis Direito, mas nunca conseguiu concluir, porque entretanto engravidou. Então quer que Analu siga esse curso. A questão aqui é que Analu não quer Direito, quer cinema. É uma história sobre encontrarmo-nos e amadurecermos.

7. Call Me By Your Name: Foi também um dos meus filmes favoritos de 2018 mas, ao contrário do que costumo fazer, desta vez só li o livro depois. E devo-vos dizer que despedaçou ainda mais o meu coração (sim, o final é ainda mais triste aqui). Mesmo que já tenham visto a adaptação, vale muito a pena ler o livro, porque conseguem entender melhor Elio, os seus pensamentos, e aquilo que realmente sentiu em algumas cenas que nos deixaram na dúvida no filme. 

8. 180 Seconds: Li este por sugestão da Sofia, após ter escrito um post em que me queixava da falta de representação dos universitários na literatura YA (in fact, ela sugeriu-me mais, e entretanto eu descobri outros, em 2019 talvez partilhe aqui uma lista deles). "180 seconds" é uma história narrada por Allison que, numa tarde normal como as outras, vê-se apanhada no meio de uma experiência social, em que tem que ficar ,frente a frente, com um desconhecido, durante 3 minutos, sem quebrar o contacto visual. Estes 180 segundos irão mudar a sua vida para sempre. Pode parecer uma história banal mas, acreditem, é muito emocionante. Fala de temas importantes como a ansiedade (este tema em particular foi muito bem retratado), a confiança e a amizade.

9. Jantar Secreto: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Panamá para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem os possíveis para pagar a faculdade e manter vivos os seus sonhos na capital fluminense. Mas o dinheiro é pouco e aluguer apertado. Para sair do buraco e manterem o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meios de jantares secretos, divulgados pela Internet e dirigidos a uma clientela exclusiva da elite carioca. Na ementa: carne humana. A partir daí, eles envolvem-se numa espiral de crimes e levam ao limite uma índole perversa que jamais pensariam existir dentro deles.  Eu não estava preparada para o quão perturbador iria ser "Jantar Secreto". Eu já deveria ter adivinhado pela sinopse, que deu logo a entender que esta história iria envolver canibalismo, mas isto conseguiu ser muito mais duro e cruel do que eu imaginava. "Jantar Secreto" é completamente louco, doentio, viciante e eu recomendo-o vivamente a todas as pessoas que estiverem preparadas psicologicamente e emocionalmente para o lerem.  Fez-me ficar apaixonada pela escrita de Raphael Montes, ele é o Stephen King versão brasileira (review aqui)

10. Dias Perfeitos: Peguei em "Dias Perfeitos" imediatamente após ter acabado de ler "Jantar Secreto", de tal forma que fiquei prendida à escrita de Raphael Montes. Aquilo que eu aprendi com a escrita deste autor é que ele gosta de causar desconforto, e todas as histórias deles irão chocar-nos de alguma forma. Nesta história, um solitário estudante de Medicina sequestra uma jovem que conheceu durante uma festa e na qual ele ficou obcecado. Ele pega neste enredo que já é muito comum em thrillers de romances obsessivos e transforma-o em algo completamente fora da caixa.

11. Os 12 Signos de Valentina: Os "12 signos de Valentina" promete risadas, romance, muita astrologia e uma protagonista curando o seu coração partido - e cumpre. Adorei esta ideia da protagonista decidir namorar com os 12 signos, e as caracterizações de cada um eram mesmo hilariantes. Para além de todo este humor, é também uma história de descoberta pessoal, aliada com uma perceção da sociedade e cultura brasileira (review aqui). 

12. Without Merit: Outro livro da autoria de Colleen Hoover que me cativou bastante. Este aqui não segue a onda do "Isto Acaba Aqui" (prova que esta escritora é mesmo imprevisível, está sempre a usar uma fórmula diferente), é mais na onda de YA que, no final, adquire um tom mais negro. "Without Merit" explora a série de mentiras que  unem uma família e o poder do amor e da verdade, ao mesmo tempo que percorremos a árdua jornada da autodescoberta (review aqui). 

13. Quinze Dias: Esta obra retrata a construção de um relacionamento de dois jovens, no espaço de 15 dias, sem deixar de tocar em temas muito importantes como a gordofobia, a homoafetividade e a autoaceitação, mostrando que para ser feliz é necessário enfrentar os medos e ultrapassar preconceitos.

14. One of Us is Lying: "One of us is Lying" é um thriller adolescente, narrado a quatro vozes (o que enriquece bastante a narrativa e dá ao leitor visões diferentes da história), bem diferente dos que tenho lido dentro deste género. Quatro personagens suspeitas de um homícidio e uma delas mente. Quem será? Eu achava que sabia quem iria ser, pensava que era previsível, mas estava enganada, nada era como o que eu pensava. Tem um final mesmo muito surpreendente. 

15. Invisible Influence- The Hidden Forces that Shape Our Behavior: Neste livro, John explora as influências que moldam as nossas decisões nos mais diversos campos, como consumidores, como profissionais e como seres humanos. A premissa do livro é intrigante- nenhuma decisão que tomamos é verdadeiramente nossa. Foi uma leitura rápida e muito interessante. 

16. As Lições de Vida de Harry Potter: Em novembro, a Carolina decidiu vender alguns livros dela, e este foi o que veio para às minhas mãos. "As Lições de Vida de Harry Potter" foi escrito por uma Hufflepuff (como eu!) que vive na Califórnia e que partilha connosco tudo aquilo que aprendeu com a saga e de que forma esta influenciou a sua forma de viver. Uma leitura que aconselho vivamente a todos os Potterheads.

17. The Upside of Unrequited: Sendo eu uma rapariga que nunca teve nenhum relacionamento amoroso, acho que nunca me identifiquei tanto com um livro como com "The Upside of Unrequited". Tocou mesmo no meu coração. Este livro conta a história de Molly, uma rapariga de 17 anos, que já teve 26 crushes ao longo da vida, mas nunca beijou um rapaz. Molly tem uma irmã gémea, Cassie que, apesar de ser tão diferente dela, é a sua melhor amiga. O enredo começa a desenrolar-se quando Cassie arranja uma namorada, Mina, e tenta juntar Molly com Will, um dos amigos de Mina. Molly quer apaixonar-se por Will para poder ficar mais próxima de Cassie, que agora lhe parece muito distante. No entanto, os seus planos são atrapalhados pela sua falta de atração por Will, pelo seu medo em admitir os seus sentimentos e por Reid, o seu colega de trabalho, um nerd que ela acha intrigante. É uma leitura leve, fofinha, cheia de representatividade social e com relatos muito honestos das temáticas que aborda. Daqui a uns dias, vou publicar um post mais pormenorizado dele (que só não publiquei antes porque a programação habitual está interrompida pelos Tops).

18. 13 segundos: Esta foi a última leitura de 2018. É a história de Lola, que anda no último ano do Secundário, e terminou um relacionamento há pouco tempo. Agora, tudo aquilo que mais quer é divertir-se e focar-se em pôr a vida em ordem, redescobrindo-se após uma relação que tanto a destabilizou. Parece estar tudo a correr bem, até quem um dia um vídeo de 13 segundos muda a sua vida para sempre. Este vídeo é revenge porn, um tema que eu só tinha visto ser abordado uma vez, de forma muito levezinha, num livro ("LightWeight"). A Bel Rodrigues (que também é uma booktuber que adoro), desenvolveu este tema de forma brilhante, com uma escrita agradável e cenas bem construídas.


E vocês? Qual foram os livros que mais gostaram de ler em 2018?

8 comentários:

  1. Tenho imensa curiosidade em ler alguns dos livros que mencionaste :) Infelizmente, devido à Faculdade, não tenho tanto tempo quanto gostaria para ler, no entanto, um livro que marcou 2018 foi, sem dúvida, O Ensaio Sobre A Cegueira, pois simboliza uma viragem naquilo que eu pensava da escrita de José Saramago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, eu teria lido muitos mais livros se não fosse a faculdade. Ainda não o li, já ando há muito tempo para o ler.

      Eliminar
  2. Tenho de ler o 13 segundos ASAP. Compraste físico ou leste em ebook? Não sei onde comprar

    ResponderEliminar
  3. A minha lista de livros a ler acabou de aumentar. E muito! Que uma força maior me salve, caso contrário vou à falência ahahah
    2018 foi generoso no que toca a leituras maravilhosas, mas tenho que destacar "Travessuras da Menina Má", "Capitães da Areia" e "O sol e as suas flores" *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, há uma força maior chamada sites ilegais de livros grátis xD.

      Eliminar
  4. leste tanto! eu sinceramente nem me lembro que livros li xD beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessa não é o número, mas a qualidade dos livros que lemos :).
      Beijinhos

      Eliminar