"". Life of Cherry: Livro: Without Merit !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23.11.18

Livro: Without Merit


É oficial: a Colleen Hoover é uma das minhas escritoras favoritas de sempre. Sabem aqueles escritores que, mal lançam um livro, vocês vão logo correr à livraria mais próxima para comprá-lo? Dou por mim a fazer o mesmo com ela. Já li muitos livros dela e, portanto, estou chocada quando há dias andei a ver o meu arquivo e vi que só fiz uma review de um dos livros dela e os restantes estão nos posts de favoritos do ano (aqui e aqui, caso tenham curiosidade). Por isso, pretendo fazer review dos outros que já li. Mas a seu tempo, para já vamos ao mais recente, "Without Merit". 


Sinopse


A família Voss é tudo menos normal. Eles vivem numa igreja adaptada, recentemente batizada Dollar Voss. A mãe, que já esteve doente com cancro, vive na cave, o pai é casado com uma das enfermeiras da mãe, o pequeno meio irmão não é autorizado a comer ou a fazer algo divertido, e os irmãos são irritantemente perfeitos.

E depois temos a Merit. Merit Voss coleciona troféus que nunca ganhou e segredos que a sua família a obriga a guardar. Enquanto procura o seu próximo troféu na loja de antiguidades, ela cruza-se com Sagan. A sua perspicácia e idealismo dersarmam-na e fazem com que nasça nela esperança - até ela descobrir que ele está completamente fora do seu alcance. Merit escapa profundamente para dentro de si mesma, observando a sua família pelos cantos, quando ela descobre um segredo que nenhum troféu do mundo poderá consertar.

Cansada de mentiras, Merit decide acabar com a ilusão de família feliz, da qual ela nunca fez parte, antes de deixá-los de uma vez por todas. Quando o seu plano de fuga falha, Merit é obrigada a lidar com as surpreendentes consequências de dizer a verdade e perder o rapaz que ela ama.


A minha opinião


Este é aquele género de reviews que é muito difícil de escrever. Eu gostava de falar sobre imensas coisas, mas não há muito que possa falar sem dar um gigante spoiler. Vou ter que me conter bastante. Tem que ser para manter o fator surpresa.

Quando digo que os livros da Colleen Hoover são mesmo imprevisíveis é porque são mesmo! Ela nunca utiliza a mesma fórmula. Começamos a ler, achamos que sabemos o que a história trata e depois, bum, ela dá-nos completamente a volta! Ainda assim, eu voltei a cometer o mesmo erro. Achei que ia ler um simples romance, e acabei por ler algo muito mais pesado. Na verdade, eu nem sequer classifico este livro como um romance, é mais uma história sobre autodescoberta. Não segue a onda de "Amor Cruel", vai mais na linha de "Isto Acaba Aqui", assim num jeito meio YA mas que depressa adquire um tom mais negro, e com uma mensagem por detrás que pretende alertar as pessoas. 

Tal como poderão verificar na sinopse, Merit vive numa família que é tudo menos normal. A família esconde diversos segredos que vamos descobrindo à medida que vamos lendo e que nos deixam cada vez mais chocados. Enquanto assistimos a todos estes acontecimentos, é inevitável não refletirmos sobre nós próprios. Apesar da obscuridade desses segredos e da vida familiar de Merit, todos nós conseguimos identificarmo-nos um pouco com a situação dela. Todos nós temos algumas relações familiares que não são 100% saudáveis, familiares que são um bocado loucos e todos nós temos alturas em que não nos conseguimos dar bem com eles. Faz tudo parte das complexas dinâmicas familiares.

No início do livro, foi difícil sentir empatia por qualquer uma das personagens (incluindo a Merit, mesmo sendo ela a protagonista) e aposto que irá acontecer o mesmo com vocês. Só à medida que o enredo se vai desenrolando é que vão perceber tudo e começar a sentir mais afinidade com as mesmas.

Mais uma vez, a Colleen Hoover construiu uma trama complexa, cheia de personagens enigmáticas que se encaixam de forma mágica, e repleta de lições que não são visíveis à primeira vista e que exigem, da nossa parte, uma grande exercício sobre perspetiva e compreensão.

A única coisa que me desiludiu foi o final. Ficaram demasiadas questões em aberto e, dado a temática relevante que aborda, era importante ter mais respostas.

"Without Merit"  explora a série de mentiras que unem uma família e poder do amor e da verdade, ao mesmo tempo que percorremos a árdua jornada de autodescoberta.


(Podem comprar o livro na Wook, aqui. Ao comprarem através deste link estão a contribuir para o crescimento do "Life Of Cherry")

5 comentários:

  1. Ui ui nunca li nada dessa autora, mas sei que ela é bastante falada na comunidade de bookbloggers e booktubers. Epá só o facto de ter imensas pessoas com segredos e essa do ''troféus que ela nunca ganhou'' deixou-me super curiosa

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar várias vezes da Colleen, mas ainda não li nenhuma obra sua. Pela maneira como falaste dela e deste livro fiquei com imensa curiosidade!

    ResponderEliminar