"". Life of Cherry: Façam alguma coisa agora ou fiquem sem Internet para sempre !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.11.18

Façam alguma coisa agora ou fiquem sem Internet para sempre


O meu blog é a minha segunda casa , e é um projeto que estimo muito, com todo o coração. Se o Artigo 13 for para a frente, este pode desaparecer com apenas um estalar de dedos. O cantinho virtual onde fui feliz durante 4 anos vai à vida só porque meia dúzia de pessoas que estão no poder decidiram que isto era boa ideia.

O que é o Artigo 13? O Artigo 13 visa defender os direitos de autor que, se entrar em vigor, já em Janeiro de 2019, terá validade em todos os países da União Europeia. Os defensores da lei afirmam que a iniciativa tornará o mercado mais justo e sustentável para criadores de conteúdo, imprensa e afins. Existe ainda outro artigo, o artigo 11, ao qual foi dado menos atenção, mas que pode ter igualmente grande impacto, que determina o pagamento de uma taxa para partilhar links de  conteúdos de outros autores. Se ainda estão confusos, vejam este vídeo do youtuber Wuant que está muito esclarecedor (um muito obrigada a ele, por ter usado a sua influência para acordar todo o pessoal). 

Para quem se pergunta porque raio é que só agora estão a ouvir falar do artigo 13, não se preocupem, não estão sozinhos. Eu só descobri isto por um InstaStories (que também vão deixar de existir se isto for para a frente). Os meios de comunicação social abafaram o assunto durante muito tempo. Foi referido, timidamente, neste e naquele jornal, mas na televisão e nos restantes media nem uma palavra sobre isto. Sabem porquê? Porque beneficia-os. Os criadores de conteúdo digital são os maiores concorrentes dos meios de comunicação tradicional, portanto, para eles, o artigo 13 favorece-os imenso. Se já agora se deixam manipular pelos media tradicionais, imaginem quando este artigo for aprovado. Não vão ter acesso livre à informação, só vão ter acesso à informação que os mais poderosos querem. 

 Há, no entanto, malta que está a ignorar isto porque acha que não as afeta. " Ah, é bem feita para estes jovens que agora estão armados em influenciadores, em bloggers, youtubers,etc.". Aqui está o grande perigo deste artigo, ele alimenta-se da ignorância das pessoas. Desenganem-se se acham que sós os criadores de conteúdo é que vão sair prejudicados, todos vocês vão sair. Se isto for aprovado, podem dizer adeus ao Facebook, este só vai servir para mensagens, portanto não precisam dele, para isso já têm as sms. Digam adeus ao Instagram, a maior parte das vossas fotos vão ser bloqueadas, por coisas simples como estarem a usar a roupa de uma marca. Digam adeus à Google, a empresa não vai querer ter prejuízo connosco. A Google não tem direitos de autor de todas as páginas e imagens que possui., portanto já não vai querer nada com a Europa. Partilhar as vossas música e artistas favoritos? Não podem, porque estão a referir algo que não é vosso, vai contra o artigo 11. 

Imaginem o que vai acontecer as imagens acima se tornar realidade. É mesmo isto que querem?

Impor limitações na Internet é uma violação da liberdade de expressão e dos próprios direitos humanos. A própria ONU preconiza isso. Para as Nações Unidas, os países devem garantir no mundo online os mesmos direitos que garantem aos cidadãos no mundo offline. Na última vez que verifiquei, a liberdade de expressão ainda era um direito, portanto PORQUE RAIO estão a tentar retirar-me esse direito offline?!

Esta publicação pode estar muito confusa, posso ter deixado passar alguns erros, mas não quis ficar calada, a engolir isto simplesmente, sem luta. Nestas situações, tem que se fazer barulho o mais depressa possível. Temos todos que fazer barulho. Se querem continuar a ter uma Internet livre, por favor, NÃO SE CALEM. Escrevam publicações, partilhem as vossas ideias pela hashtag #SaveYourInternet, assinem esta petição, façam o que quiserem, mas façam com que a vossa voz seja ouvida. Façam alguma coisa JÁ, porque em 2019 podem ficar sem Internet.  


Às queridas pessoas que estão no Parlamento Europeu e que votaram nisto: podem considerar esta publicação como um "vão-se lixar!".

21 comentários:

  1. Só tomei conhecimento deste artigo ontem, através de algumas manifestações no twitter. Ainda nem consegui bem organizar o meu pensamento, porque isto parece demasiado surreal para ser verdade :o

    ResponderEliminar
  2. Isto É uma violação à liberdade de expressão!!

    ResponderEliminar
  3. Hoje uma adolescente disse-me "A internet vai acabar". E da sua maneira muito torta explicou-me isto, e eu não percebi a mensagem que ela me estava a transmitir. Ela não conseguiu expressar aquilo que aqui expões de forma clara. Isto é um atentado à liberdade de expressão e à nossa liberdade para escolher os conteúdos que queremos ver. Obrigada pela partilha da petição. Vou assinar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que estou a conseguir passar a mensagem de forma clara porque isto, a ser mesmo verdade, é muito grave!

      Eliminar
  4. De repente veio-me à cabeça, Orson Welles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por causa daquela dramatização que ele fez e pareceu real? Estás a sugerir que isto seja uma Fake News? Quem me dera que fosse, mas até prova em contrário é melhor não nos fiarmos nisso.

      Eliminar
  5. A sério??? Com todo o impacto que as redes sociais agora têm, mesmo profissionalmente, vamos mesmo regredir e cortar com isso? Sério, é surreal!

    ResponderEliminar
  6. Não fazia ideia de que isto estava a acontecer! Obrigada, Cherry, por nos acordares e despertares o assunto aqui pela blogosfera!
    Fiquei mesmo triste e desiludida ao saber esta notícia. Uma coisa qie me faz tão bem está em risco de acabar... escrever e partilhar... dizer adeus a isso? Não consigo imaginar!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo :(. Confesso que, mais do que as redes sociais, aquilo que me preocupa mais é o estado em que vai deixar a blogosfera.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. O mais estúpido é que ontem, o diário de notícias ainda criticou o Wuant porque, para eles, ele só fez esse vídeo para obter visualizações, o que para o youtuber pode ter até sido bom, mas para o jornal não!
    Se a Internet acabar, penso que a humanidade também acabará...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, para os media tradicionais isto só os beneficia, é do interesse deles descredibilizar o movimento #saveyourInternet.

      Eliminar
  8. Não tinha sequer ouvido falar disto. E a base que me sustenta a opinião é muito fraca precisamente por falta de informação mas a partir do momento que leio que empresas com o facebook ou google deixam de existir acho logo que isto não vai para a frente!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem fazer como fizeram na Espanha, quando aprovaram uma lei de propriedade intelectual, a Google News anunciou logo que ia sair de Espanha. O Facebook e o Google ainda ficam no resto do mundo, não querem saber da Europa.

      Eliminar
  9. Não fazia ideia disto! Estou em choque :0

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  10. Olá, Cherry!
    Antes de mais, quero dizer-te que concordo contigo, é um princípio muito perigoso, daí estar a ser comparado à censura. No entanto, penso que o vídeo do Wuant, apesar de introduzir bem a matéria, não é tão esclarecedor quanto isso, porque nos leva instantaneamente a pensar que vai ser uma medida extremista e que vai acabar com a Internet. Na verdade, o que vai a aprovação em Janeiro é uma directiva da União Europeia, não uma lei, o que significa que no prazo de dois anos cada Estado membro faz as suas leis de modo a cumprir a directiva da maneira que ache mais adequada. Depois, segundo uma mensagem da comissão europeia portuguesa através das redes sociais, os criadores de conteúdo não estão em causa - os canais, blogs, redes sociais não vão simplesmente deixar de existir - mas os lucros que as plataformas (não os criadores) têm com material que não lhes pertence deixam de ser permitidos e, por exemplo, os memes não vão ser proibidos, contrário à informação que circula. É uma questão que envolve muita pesquisa e que ainda vai ser alterada até ir a votação novamente, a maneira como vídeos como o que mencionaste a simplificaram e a dramatizaram (ainda que dê mérito ao youtuber em questão porque fez com que as camadas jovens se interessassem por decisões políticas) não corresponde à verdade total. Volto a referir que estou de acordo contigo, acho uma má medida, ainda que tenha um bom propósito - no fundo, enquanto bloggers também serve para nos proteger -, e espero que não entre em vigor.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Matilde,
      Muito obrigada pelo esclarecimento :). Pela forma como estava a ser noticiado em todo o lado e pelos posts e vídeos que se fizeram acerca do assunto, parecia que era mesmo uma lei, portanto desconhecia todas as fases deste processo bem como a verdadeira natureza do artigo.
      Não passou ao lado apenas aos "desinteressados", a mim tambem me passou ao lado e eu acompanho semprr as noticias, quer pela TV quer pelas redes sociais. Não deram a devida atenção a este assunto.
      Ainda assim, é como tu dizes, tem boas intenções mas o melhor mesmo é não entrar em vigor.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Cherry, antes de comentar sua postagem, quero agradecer sua visita e dizer que meu blog já tem 14 anos.
    Acaba de fazer aniversário. De 14 anos.
    Mas eu sou bem mais velha que você, viu?
    Sim, o Blog também faz parte de minha vida.
    E quero que continue fazendo.

    E por aqui, nunca ouvimos falar desse "artigo 13".
    Nunca se falou nada a respeito.

    Quanto ao seu comentário sobre o filme, eu não quis dizer que ela devia ser surda, em vez de muda.
    O que eu estranhei, foi ela ser muda e não surda também.
    Como se ela tivesse sido submetida a algum coisa que lhe tivesse tornado muda, e por isso a cicatriz no pescoço.
    O filme é muito bonito.
    As músicas lindíssimas, numa referência ao cinema dos anos 60.
    Obrigada pela sua visita.
    E se for comentar algum coisa que escrevi que o faça, lá no blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 14 anos? Uau, muitos parabéns :). Ah, pois, com a minha idade não dava para ter um blog com 14 anos xD.
      Só afeta a Europa, é natural que por aí não se tenha falado muito.
      Ela foi maltratada em criança e cortaram-lhe as cordas vocais, é por isso que ela só é muda :).
      Ok, vou fazê-lo :).

      Eliminar
  12. Infelizmente, há muitas perguntas nossas, utilizadores da Internet, para poucas respostas e muito vagas deles...

    ResponderEliminar