"". Life of Cherry: Série: Elite !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

10.10.18

Série: Elite


Olá, meus caros leitores (ou, como se diz em Las Encinas, Hola) aqui estou eu para vir falar de Elite, uma das estreias mais aguardadas deste mês e que criou imensas expetativas. Quando, em setembro, saiu o trailer da nova série espanhola da Netflix, eu fiquei logo a sonhar com 5 de outubro e o fim de semana prolongado que me permitiria fazer um binge watch dos 8 episódios. 

O trama decorre em Las Encinas, um dos colégios mais caros frequentados pelos filhos da elite espanhola. Este mundo aparentemente perfeito é abalado  com a chegada de três alunos que ganharam uma bolsa após a sua antiga escola ter sido destruída. Porém, aquilo que abala mesmo esta "bolha" de jovens privilegiados é o assassinato de um dos seus estudantes, que faz com que todos tornem-se  imediatamente suspeitos.

Existem dois tempos na série: um no presente, onde se investiga o crime e se interroga várias personagens da série sobre o assassinato que ocorreu no colégio, e outro no passado, onde se desenrola o restante enredo, através do relato do dia a dia dos estudantes de Las Encinas, do constante choque entre os ricos e os pobres, e de outros conflitos que compõem este thriller adolescente. 


"Elite" é uma combinação mortífera entre "Gossip Girl", "Thirteen Reasons Why" e "Skins", mas destaca-se destas pelo charme da cultura europeia e por uma abordagem crua à adolescência de hoje, mostrando a sexualidade dos adolescentes tal como ela é, as suas obsessões e os seus verdadeiros problemas de identidade. É a versão mais adulta dos teen dramas (não, não é demasiado teen como muitos receiam, aliás, não aconselho que menores de 16 anos assistam). Eu diria até que, pela elegância e luxúria visual das cenas, a série foi feita para os jovens adultos se submergirem num mundo juvenil que já ficou para trás há alguns anos atrás.

Apesar das comparações com estas famosas produções, "Elite" consegue esquivar-se delas e trilhar o seu próprio caminho. Consegue a proeza de mexer em assuntos- o sexo, as drogas, o excesso de festas, miúdos ricos alienados da realidade, etc. - com a subtileza e graciosidade, sem roçar no vulgar. Há inclusive, uma particularidade de uma personagem feminina com grande importância social atualmente e que penso nunca ter sido retratada por séries adolescentes.

Ao longo dos episódios, nós não queremos saber apenas quem é que foi assassinado e quem é o culpado, também queremos saber porque é que o fez, porque é que as personagens agem da maneira que agem, o que são por detrás daquilo que aparentam ser e as suas ligações bastante improváveis que têm umas com outras. A certa altura, nem nos interessa quem é que o assassino, estamos ali para acompanhar todos os acontecimentos da elite espanhola. O mistério é bem mantido até aos últimos episódios (a partir daí já temos algumas suspeitas sobre quem é o culpado), só peca por acabar de uma forma um bocado abrupta, em jeito de introdução para a segunda temporada. 

Após os grandes sucessos como "La Casa de Papel", "As Telefonistas", entre outros títulos, é bom ver que a Netflix percebeu que as histórias de outras nacionalidades têm o mesmo potencial que as norte-americanas. "Elite" é o novo sucesso, e a hype em torno desta é bastante justificada. Eu já estou a aguardar ansiosamente a segunda temporada!


Já viram "Elite"? O que acharam?

21 comentários:

  1. Também acabei de ver recentemente e também já tenho post pronto para partilhar a minha opinião! Gostei imenso e acho que retrata tão bem a juventude de hoje em dia e as diferenças entre os ricos e os pobres!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estarei atenta para ler o teu post :). Concordo, retrata muito bem a juventude de hoje, que tem necessidade de ser adulta cada vez mais cedo.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda não conhecia essa nova série, mas fiquei super entusiasmada para a ver, principalmente porque adoro series espanholas!! ;)

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Ainda não vi, mas está na minha lista, porque fiquei fascinada com a história que pretende abordar!
    A tua opinião deixou-me com ainda mais curiosidade :)

    ResponderEliminar
  4. Ainda não comecei a ver :P
    https://the-choice-26.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Caramba, ouço falar tão bem que quero MESMO ver - ontem já a coloquei na lista de espera! E há que ser sincera, os espanhóis até sabem fazer séries :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, algumas das minhas séries favoritas de sempre são espanholas :).

      Eliminar
  6. Ainda não tinha achado um post tão explicativo em relação á série! Agora sim, fiquei convencida para ver! :)

    ResponderEliminar
  7. Li pela primeira vez o nome 'Elite' através do Twitter. Não fazia a mais pura ideia do que seria e, como neste momento o tempo é escasso para mim, não me dei ao trabalho de pesquisar. Mas a informação acabou por chegar até a mim, neste post, ahah.
    Parece-me uma série interessante pelos temas que aborda e tenho alguma curiosidade para a ver, visto que também está a ser muito falada por aí. Gostava de formar uma opinião sobre a série, por isso, espero vê-la em breve!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Facilitei-te o trabalho então xD.
      Depois diz-me o que achaste :).
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá , espero que contigo esteja tudo bem :) o carro que comprei e um Daewoo tacuma 1.6 a gasolina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, obrigada, tudo a correr bem :). Muito giros e práticos, também gosto de carros baixinhos :).

      Eliminar
  9. Eu ainda só vi os primeiros episódios, mas não resisti em ir descobrir quem era o assassino ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não consigo compreender isso,eu nunca na vida me sujeitaria assim a spoilers ahahahah xD.

      Eliminar
  10. Nunca vi, e não sei porquê, mas o enredo não me convence. Não sei x) Talvez um dia que lhê uma oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o género de toda a gente, é natural :).
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Já ouvi falar muito bem da série e acho que tenho mesmo de ver até porque sou uma fã assumida de séries espanholas :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de séries espanholas então vais adorar esta :).

      Eliminar
  12. Bem, tenho ouvido falar tanto, mas tanto sobre esta série que já a pus na lista de séries a ver ahah
    Gostei da review, já tinha lido algumas e a tua só veio aumentar mais um bocadinho da minha curiosidade.
    Beijinho

    ResponderEliminar