"". Life of Cherry: Porque é que os teus amigos e familiares não lêem o teu blog (e como aceitar isso) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.10.18

Porque é que os teus amigos e familiares não lêem o teu blog (e como aceitar isso)


Quando criamos um blog e o tornámos público, apesar do receio que temos de sermos julgados  ficamos também muito entusiasmados com as possíveis reações dos nossos familiares e amigos. Contudo, nem todos têm a reação que gostaríamos que tivessem.

Desde que saí do anonimato que sei que tenho vários familiares e amigos que me lêem. Mas também sei que, provavelmente, muitos sabem da existência do meu cantinho virtual e não o acompanham. E, honestamente, isso não me incomoda. Quando descobriram o meu blog, sempre reforcei a ideia de que, lá por me conhecerem, não o tinham que ler. Quero, acima de tudo, ter seguidores que me lêem porque realmente gostarem daquilo que eu partilho, e não porque sentem obrigação de o fazer.

É provável que muitos dos teus familiares e amigos  também não leiam o teu blog. Isso nem sempre significa que não te apoiam. Pode ser apenas por uma destas razões.


1. Não estão interessados nos tópicos do teu blog: Se calhar os teus amigos/familiares não estão interessados naquilo que escreves, e isso não significa que tenham algo contra ti. Nem toda a gente se interessa pelos mesmo assuntos, e isso é perfeitamente natural, aliás, seria preocupante se assim o fosse, era sinal que éramos todos iguais, que piada isso teria?

2. Não gostam de ler blogs: Há pessoas que preferem ler notícias no site do Sapo, ver o feed de notícias do Facebook ou ver vídeos no youtube em vez de ler blogs. Assim como tu és livre de ter um blog, também eles são livres de fazerem o que querem na Internet e de, portanto, não o lerem.

3. Têm a sua própria vida: Quer queiramos admitir quer não, todos nós vivemos na nossa própria "bolha". Todos nós temos a nossa própria vida, com as nossas rotinas, trabalho, problemas, desafios, passatempos e alegrias. No meio de tantas prioridades e preocupações, obviamente que és importante para os teus amigos/familiares. No entanto, o teu blog pode não o ser. Eles estão interessados em ti e não nos posts que publicas.

4. Nem todos nós temos uma paixão/sonho: Por muito triste que pareça, a verdade é que nem todos nós temos um sonho/paixão. É difícil imaginar uma vida sem sonhos, mas é assim que muitas pessoas vivem. Limitam-se a navegar pelas suas rotinas diárias, a trabalhar, a cumprir as tarefas que lhe são exigidas e têm um ou dois passatempos que lhes proporcionam relativo prazer. Por isso, é muito difícil explicar a estas pessoas porque é que reservas uma hora no teu horário super cheio para escreveres um post, porque é que ficas acordado(a) até tarde a resolver um problema técnico no blog ou porque é que passas tanto tempo a atualizar as redes sociais. As pessoas não compreendem o tempo e esforço que dedicas a uma paixão a não ser que também tenham uma.

5. Não ligam à Internet: Numa sociedade que vive cada vez mais presa às tecnologias,  há quem resista a essa tendência e não ligue nenhuma à Internet. Preferem estar offline e estar antes a ler, a passear, a viajar, a praticar um desporto,entre muitas outras atividades às quais preferem dedicarem-se em vez de estarem sentados em frente ao ecrã de um computador. 


Os vossos familiares e amigos lêem o vosso blog? Como é que lidam com aqueles que não lêem?

Lê também: O que os bloggers querem que os seus familiares/amigos saibam.

23 comentários:

  1. A minha jornada na blogosfera começou, precisamente, graças a uma pessoa de família, o meu primo, que também escreve e chegou a ter um blogue. Talvez por isso, nunca tenha sentido esse receio do que pudessem pensar dos meus textos. Naturalmente, há uma exposição diferente, mas acho que nunca pensei muito no assunto, até porque nunca foi segredo a minha paixão pela escrita.
    Curiosamente, também nunca deixei que me afetasse o facto de acompanharem ou não o meu blogue. Sei que tenho familiares e amigos que me leem - e sabe bem perceber que são tão entusiastas neste meu percurso -, mas não me entristece se não o fizerem regularmente ou caso não o façam de todo, porque sei que o apoio é incondicional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro que é o teu primo partilhar a mesma paixão que tu :). Quando os que estão à nossa volta já sabem da nossa paixão pela escrita, acho que toda a jornada na blogosfera é muito mais natural e não surgem estes receios :).

      Eliminar
  2. Oi, Cherry
    Gostei do teu post e acho interessante porque minha família não me apoia com o blog, eles podem até dizer que gostam da ideia e tals, mas nunca entraram no blog para visitar deliberadamente. O engraçado é que se eu mudo uma url, todo mundo vem comentar e dar pitado sobre isso, mas acompanhar o blog que é bom, nada? É legal quando sua família te apoia, mas nem sempre isso acontece e infelizmente sou uma dessas. Já aceitei mas me chateio porque como disse, todo mundo quer dar sua opinião mas acompanhar de fato o que eu faço, ninguém quer.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conheço a tua família, obviamente, mas parece-me que eles até te apoiam. Vou te dar o meu exemplo para perceberes melhor o que estou a dizer (e não me mandares ir dar uma volta já xD): eu tenho amigas minhas que também dizem que gostam e até dão ideias, mas que não acompanham regularmente. Isso não significa que não me apoiem, porque apoiam-me bastante, significa que apenas não gostam de ler blogs, no geral. Se calhar, com a tua família é igual. Lá por não lerem o teu blog não significa que não o apoiem :).
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tenho amigas que leem, sinceramente aos familiares nunca mostrei, preciso de um mundo só meu 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estás no teu direito, todos nós precisamos de um refúgio só nosso :).

      Eliminar
  4. Sei que a minha mãe, ocasionalmente, vem espreitar o meu blog, por comentários que faz quando está comigo. Mas é assim uma coisa rara. De resto, penso que mais ninguém, porque também não ando, propriamente, a fazer publicidade ao blog. Não sou anónima, tenho fotos, nomes e descrições de acontecimentos e fases da minha vida que me tornam muito fácil de encontrar. Saí do anonimato gradualmente. Mas isso não incluiu andar a dizer a todos os meus amigos e familiares que tinha um blog e/ou qual era o link para o poderem ler. A maior parte nem o sabe. Também não faço questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz mais ou menos como tu, como sabes :). Saí gradualmente do anonimato e nunca publicitei o meu blog por aí, mas no meu caso a maior parte das pessoas que eu conheço sabem. Bastou uma pessoa descobrir para espalhar tudo, impressionante, essa publicidade foi muito mais eficaz do que aquela que eu poderia ter feito por minha própria xD.

      Eliminar
  5. Eu como uso o blog mais como um refúgio, prefiro manter-me no anonimato. Já tive um blog público que durou 3 anos, mas a partir do momento em que queria desabafar sobre pessoas que sabia que iam ler o blog, comecei a sentir a necessidade do anonimato e assim me mantenho e prefiro manter :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive durante 3 anos no anonimato e agora, após um ano com um blog público, cheguei à conclusão que o anonimato não é mesmo para mim. Contudo, isso também tem a ver com o registo do meu blog. No teu caso, se são esses os teus objetivos, faz todo o sentido :).

      Eliminar
  6. Tenho alguns amigos que sabem do meu blog, mas nenhum deles o lê porque não gostam de blogues, o que não me incomoda nada, pelo contrário, assim tenho a certeza de que as minhas visualizações são de pessoas que realmente se interessam por aquilo que eu escrevo! :D

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como alguns amigos meus :). É mesmo isso que eu penso!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Alguns familiares meus descobriram-no (não me importei) e honestamente não sei se continuam a lê-lo, mas duvido. E tenho amigas que o lêem. Não sei se também o fazem regularmente, mas pelo menos sei que já o leram (tanto o meu blog actual, como o antigo). Não me importo nada que o leiam, aliás, gosto que o façam e que me digam que o fazem - se me importasse, não revelava o link e não colocava fotografias minhas no blog. Assim como também não me importo que não o leiam. É como dizes, ninguém é obrigado. Lá por ser meu, não quer dizer que todos os meus familiares nem todos os meus amigos o leiam. Lêem se quiserem, se sentirem curiosidade. E acompanham-no também se quiserem, se gostarem, se se interessarem. Honestamente, nunca tinha pensado nesta questão de não ser lida pelas pessoas que conheço :P

    ResponderEliminar
  8. Por acaso os meus lêem ahah
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  9. Escrevo em anónimo precismanepr porque não quero que familiares e amigos leiam o meu blog. Pouquíssima gente sabe que o tenho. Por isso sei que os que o visitam é proque gostam de o ler e vão voltando! Prefiro assim.
    https://jusajublog.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  10. Eu gostei muito deste teu post, eu não tenho a certeza se a minha família lê o meu blog até ficaria um pouco envergonhada, tenho alguns amigos que leêm e ainda perguntam se tenho publicado e aí para poderem passar pelo blog.
    Com aquelas pessoas que sabem que tenho um blog e não leêm, eu nem fico muito preocupada com isso porquq tenho noção que nem todos gostamos das mesmas coisas.
    Beijinhos!
    https://grandesonhadorablog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Eu não me importo, porque o blogue é anónimo e é por esse mesmo motivo, porque não quero que familiares ou amigos o leiam. Prefiro assim, é algo meu, algo mais privado e também porque gosto de preservar a identidade das pessoas que fazem parte da minha vida e das quais poderei falar pelo blogue :)

    ResponderEliminar
  12. O meu primeiro blog era do conhecimento da família e amigos chegados. Cedo percebi que não era boa ideia. Quando alguém desconhecido não entende ou não concorda com o que escrevemos, passamos adiante. Quando alguém chegado tem uma atitude negativa, temos que viver com eles. Por isso mudei várias vezes de blog, até me livrar do fardo que era ter de explicar o inexplicável. Se querem ler, comprem livros. eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, é fácil lidar com os haters quando são longe, mas quando vivem sob o mesmo teto que nós é difícil. Ainda assim, mesmo com os comentários negativos que possam surgir, eu prefiro ter um blog público. Mas o que funciona para mim pode não funcionar para ti, cada caso é um caso.

      Eliminar
  13. Eu não me importo, sinceramente!
    Agora voltei de novo ao blog e só tenho ainda um post, mas antes, quando o blog já fazia parte da minha rotina não o partilhava sequer no facebook, instagram, twitter... Não escondo a minha identidade mas o medo de certas reacções ainda permanece.. talvez daqui a uns tempos!
    (Passa pelo blog para entenderes o porquê de ter eliminado o blog e estar de volta, eheh)
    Beijinhos,
    BabyLú

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao início há sempre algum receio, mas acho que se vai desvanecendo com o tempo, pelo menos foi assim no meu caso. Se antes me preocupava muito com quem estivesse a ler, agora não penso minimamente nas reações que o meu blog pode causar.
      Vou ler :).
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Os meus familiares devem ter visitado umas duas vezes, só por curiosidade... mas lá está, vai muito do gosto de casa um. Tenho amigos que são fiéis seguidores por gostarem do que escrevo :)

    cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Os meus amigos todos e família sabem que tenho, mas acho que ninguém lê (tirando a minha mãe quando se lembra de ir cuscar o que ando a fazer). Não me importo nada, por vezes até me sinto mais à vontade.

    ResponderEliminar