"". Life of Cherry: Estarão as redes sociais a manter as amizades ligadas a máquinas? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.10.18

Estarão as redes sociais a manter as amizades ligadas a máquinas?

Estarão as redes sociais a manter as amizades ligadas a máquinas?

Como muitos pais antes dos meus, ensinaram-me a não ligar muito aos dramas que acontecem na escola, porque eles não vão ter importância no futuro. Afinal, eu nunca mais iria ver essas pessoas. Eles não faziam ideia do quanto a era das redes sociais iriam alterar isso, não só nas minhas relações, como nas de uma geração inteira.

Agora, uma década depois de ter ouvido esse famoso conselho,  sou amiga da minha paixão do 6º ano no Facebook. Tenho colegas da primária adicionados lá também. Muitos professores meus metem gosto e comentam os meus posts regularmente. Esta ideia de que, após uma fase da nossa vida, nunca mais iremos ver certas pessoas é, portanto, um mito.

Eu não me queixo completamente disto. É tão bom poder continuar a falar com pessoas que as circunstâncias as distanciou de mim, e é tão bom poder continuar a vê-las crescer, a superar desafios e a realizar os seus sonhos. Por outro lado, por vezes sinto que as redes sociais mantém as amizades vivas apenas a nível superficial. Como se fossem doentes em fase terminal que só ainda não morreram porque estão ligados a máquinas. As redes sociais também parecem ser um suplemento conveniente para quando não conseguimos dar atenção suficiente aos nossos amigos na vida real. Até que ponto isto é aceitável?

Após ter passado por várias fases da minha vida (Básico, Secundário...), já consigo detetar um certo padrão no fim de cada ciclo. Saímos todos dessa etapa com promessas que iremos manter o contacto. Ao início fazemos, semanalmente, vários planos ambiciosos como festas, idas ao cinema, uma tarde de férias juntos... Passado algum tempo, esses encontros são substituídos por cafés de mês a mês. Após um ano, os encontros são substituídos por chamadas regulares. Depois, por mensagens de texto. E, finalmente, reduzem-se a simples comentários e likes no Facebook e no Instagram. Poucas são as amizades que escapam a esta espiral.

Todos nós reconhecemos que as amizades requerem esforço e presença, no entanto estamos constantemente a entrar nesta espiral descendente. Aceitamos isto porque " é melhor do que nada". Mas, se calhar, está na altura de desligar a máquina. Existem amigos para sempre, e amigos apenas para uma certa fase da nossa vida, e aceitar isso não significa que sejamos interesseiros.

Agora, eu vejo os likes no Facebook como aquilo que são: apenas likes. Likes que não substituem uma mensagem, uma chamada ou a presença dessa pessoa. E, apesar do que o Mark Zuckerberg possa dizer (porque ele está apenas a puxar a brasa para a sua sardinha), apoiarmo-nos nas redes sociais não é uma forma sustentável de manter amizades. Há pessoas que só faz sentido permanecerem  na nossa vida durante determinado período de tempo. Depois disso, temos que deixá-las ir, e ficar apenas com todas as memórias e lições que nos deixaram.


(Texto inspirado nesta publicação do blog "A Sofia World")

22 comentários:

  1. O pior é quando passamos a encontrar os amigos de infância, apenas quando morre algum. A partir de uma certa idade, um velório pode ser um bom ponto de encontro, até que a morte nos separe definitivamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não estou nessa fase, felizmente, seria muito mau sinal no meu caso.

      Eliminar
  2. É importante haver equilíbrio! As redes sociais podem ser um bom complemento quando não conseguimos estar com determinadas pessoas (porque vivemos em sítios distintos, por exemplo), mas quando nos estende uma passadeira de acesso rápido, o lado cómodo da questão faz com que se percam alguns hábitos. No entanto, não é saudável quando o virtual substitui a presença, até porque nem sequer se compara.
    Numa amizade, precisamos de saber estar, mesmo que esse estar não possa ser físico, presencial. Apesar disso, as redes sociais não podem ser a única opção de contacto

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, como em tudo na vida é preciso haver bom senso. Nos casos de amizade à distância faz todo o sentido, agora estar sempre a optar por esta opção por ser mais cómoda já não é justificável.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Acho que é mesmo isso... tenho imensas pessoas adicionadas do tempo da escola que lá estão porque sim, apenas. Acompanhamos o que o outro publica e pronto. De resto, nada sei da vida dessas pessoas. Não são minhas amigas. Já foram. Já tivemos ligações muito fortes e vivemos muita coisa juntos. Talvez seja isso que nos impede de os apagar para sempre. Mas na verdade, hoje, são só estranhos que figuram nas minhas redes sociais...

    ResponderEliminar
  4. Tens razão. As redes sociais são apenas para por likes... o fundamento da amizade verdadeira já nao existe mais...

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda existe, acredito nisso, mas é mais raro.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Houve uma pessoa que disse-me "tiras o teu aniversário do Facebook e ninguém se lembra de dar-te os parabéns", e é verdade. Hoje em dia até o nosso aniversário é praticamente festejado no nosso mural de Facebook. Claro que não é todas as pessoas assim, mas ao ponto que chegámos, correto? Pessoas que colocam like nas minhas publicações, mas se for preciso na rua ignoram-me. Qual o sentido disto? Isto de viver online parece tudo muito giro, mas não há como passar a tarde numa esplanada com amigos a rir.

    Adorei esta publicação, foi intensa e verdadeira. Dei por mim a ler e a concordo com a cabeça, porque infelizmente é a realidade de hoje em dia. Onde iremos parar? Logo veremos :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já me disseram isso e é mesmo verdade! Um amigo meu fez essa experiência uma vez e o número de pessoas que lhe deu os parabéns foi significativamente menor :0.
      Obrigada :). Temos que aprender a usar as tecnologias da forma certa, de modo a que sejam um bom complemento e não um substituto do que quer que seja, sobretudo interações offline.

      Eliminar
  6. Verdade! É mesmo o que dizes "amizades ligadas a máquinas!"

    ResponderEliminar
  7. Acho que as amizades do facebook são boas para podermos acompanhar as pessoas com as quais crescemos e saber como é que estão agora, mas nunca deverão substituir uma verdadeira amizade, pois para que isso aconteça é necessário algum esforço de ambas as partes para que se mantenha, para que se encontrem e matem as saudades. Os likes do facebook, na minha opinião só nos vêm mostrar quem são os nossos verdadeiros amigos, aqueles que ficam, ao invés daqueles que só dão a cara por detrás de um computador ou telemóvel.
    Obrigada pelo teu comentário! Gosto muito do teu conteúdo, continua o bom trabalho :)

    https://sixmilesdeeper.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Eu emigrei, é-me muito útil ter redes sociais, claro que há pessoas que desapareceram da minha vida outras que se vão mantendo e gosto de ir vendo o que se passa pelas redes mas que não somos prioritários nas vidas uns dos outros (as tais amizades ligadas às máquinas) e depois há os amigos, os verdadeiros, que ficam! Porque eu fui estudar para fora e na altura não havia wp e insta e afins mas mantivemo-nos em contacto... São os mesmos que ainda hoje se mantêm ;)

    ResponderEliminar
  9. Amizade é aquela que existe na vida real, não o que está presente nas redes sociais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que hajam amizades online que também são reais, mas a partir do momento em que passam a ser meros likes não valem a pena.

      Eliminar
  10. Cherry, tudo o que disseste neste post é tão verdade! Acredito que pior que estarem "ligadas a máquinas", este tipo de "amizades" criam um enorme vazio em cada um de nós.

    Beijinho grande.

    "F de Francisca": fdefranciscablog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Concordo e gostei imenso da forma como descreveste esta forma de nos relacionarmos ou de não nos relacionarmos (no fundo é mais isso). Amizades ligadas a máquinas. É mesmo isso. No fundo, é tudo uma questão de números: likes, amigos,... etc. E, contra mim falo, apesar de dar pouquíssimo valor às redes sociais mais comuns... quem não gosta de alguma atenção por parte das pessoas que já foram especiais na sua vida? Tal como disseste, são antigas paixões, professores, amigos, melhores amigos e etc, de várias fases das nossas vidas... para quem já tem quase 30 e frequentou meios diferentes (escola, atividades extra curriculares por exemplo) trata-se de uma rede bastante grande.
    Interrogo-me por vezes vezes se não andaremos viciados nestes "mimos" ao ego e se saberemos lidar com o vazio que fica quando não recebemos/recebermos esta "atenção"...
    São como grãos de areia que tentamos agarrar e constantemente nos escapam por entre os dedos... não percebo. Eu prefiro deixar ir... :)

    Parabéns pelo texto

    beijinhos e bom fim de semana **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós gostamos de ter atenção, o difícil é mesmo isso, deixar partir, mas é necessário desligar as máquinas. Nós, seres humanos, por muito versáteis que sejamos, somos seres de hábitos, odiamos tudo o que é mudança. Ter que aprender a abraçá-la é um dos grandes desafios da vida.
      Obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Concordo tanto contigo. As redes sociais têm as suas vantagens, como por exemplo conseguirmos manter contacto com amigos que estão longe (amigos mesmo, e não "amigos" que não vemos ou com quem não falamos há anos), mas também tem essa parte do "superficial". A maioria das pessoas que temos adicionadas não passa de conhecidos que só lá estão "porque sim".
    E esse "padrão no fim de cada ciclo" que descreves é tão verdadeiro :( Por acaso ainda tenho algumas amigas dos tempos de escola com quem me encontro de vez em quando. Mas regra geral termina tudo nos likes, mesmo depois das promessas de se manter o contacto. Às vezes temos mesmo que deixar as pessoas ir, por muito que nos custe :( E ficar apenas com as memórias e as lições que aprendemos com elas...

    ResponderEliminar
  13. Eu concordo com tudo o que disseste e, num mundo ideal, nós teríamos energia e tempo para estar com todas as pessoas que tanto queríamos, porém, as redes sociais só permitem manter amizades com quem queres, né? Há sempre aquelas mensagens que mandas só de recordação aos teus amigos de um dia, porém, há as mensagens que trocas a toda a hora com os teus amigos realmente chegados e um bem haja às redes sociais por nos permitirem pôr muita conversa em dia nos momentos em que não conseguimos estar com os nossos.
    A verdade é que nada substitui um abraço, um carinho, um beijo, mas é tão bom sentir sempre a pessoa perto, mesmo quando não podemos estar com ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num mundo ideal nós conseguiríamos manter vivas todas as amizades, mas infelizmente somos seres com energia e tempo limitado, pelo que temos que escolher as relações em que vale mesmo a pena investir. Essas mensagens é que são mesmo de valor <3.

      Eliminar
  14. Concordo com tudo o que escreveste. As redes sociais são uma mais valia, permitindo-nos estar "perto" quando não a oportunidade de estarmos juntos da pessoa, mas tornam-se prejudiciais quando se sobrepõem a tudo, porque não há nenhuma rede social que supere um encontro entre amigos. E, sejamos sinceros, nos dias de hoje, o mais comum é verem-se grupos de amigos num café e todos agarrados ao telemóvel a falar com outros amigos (contra mim falo, que também já me aconteceu, mas é algo que tenho vindo a mudar). Se calhar já estou a entrar por outro caminho, mas isto acaba por estar tudo interligado. Por isso, está mesmo na hora de pensarmos um bocadinho e vermos o que é realmente importante.
    "Há pessoas que só faz sentido permanecerem na nossa vida durante determinado período de tempo. Depois disso, temos que deixá-las ir, e ficar apenas com todas as memórias e lições que nos deixaram." Isto. Aproveitar o tempo com os nossos e deixar as redes sociais mais de lado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que já vi, mas que pessoalmente nunca fiz. Quando eu e os meus amigos nos encontramos, os telemóveis estão sempre guardados.

      Eliminar