"". Life of Cherry: O 11 de Setembro foi uma das minhas primeiras memórias de infância !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

11.9.18

O 11 de Setembro foi uma das minhas primeiras memórias de infância


Toda a gente se lembra do dia 11 de setembro de 2001. Toda a gente sabe perfeitamente o que estava a fazer no dia em que as famosas Torres Gémeas de Nova Iorque se desmoronaram, levando consigo milhares de vidas inocentes. 

Eu tinha 4 anos de idade. Não me lembro de muita coisa dessa altura, como é natural, ainda era muito novinha. Mas lembro-me perfeitamente do final da manhã de 11 de setembro de 2001. Pode muito bem ter sido a minha primeira memória da qual me recordo. 

Era hora de almoço aqui em Portugal. Eu estava a brincar no chão da cozinha, perto da televisão, enquanto a minha mãe estava a acabar de cozinhar e os meu pai a chegar do trabalho. De repente, calho de olhar para o que está a dar na TV e aquilo que vejo chama-me à atenção: duas torres em chamas. Eu não sabia que aquelas eram as famosas Torres Gémeas nem sequer onde eram, mas aquela visão deixou-me automaticamente horrorizada. Comecei a questionar os meus pais, a perguntar o que estava a acontecer, mas eles pareciam estar tão chocados como eu. Como poderiam eles explicar aquilo a uma criança, se nem os adultos compreendiam? Quando, mais tarde, a primeira torre colapsou, eu comecei a chorar. 

Ao longo do dia, eu já não me lembro de todos os momentos com tanta exatidão. Apenas sei que foi tudo uma grande confusão na minha cabeça. Os canais de televisão estavam sempre a passar imagens das Torres Gémeas a cair, porém eu não percebia que eram repetições, pelo que pensava que eram mais torres a cair. Os meus pais tentavam explicar-me que aquilo eram repetições, que o pior já tinha acontecido de manhã, mas eu continuava a chorar. Eu achava que o mundo estava a acabar.  A certa altura, acho que os meus pais tiveram que me levar para o meu quarto para eu não ver mais nenhuma imagem que estava a passar na televisão nem para fazer mais perguntas que eles não saberiam responder. 

Eu não estava errada de todo. O mundo acabou naquele dia. Não no sentido em que uma criança de 4 anos imagina que acaba, obviamente, mas como todos nós o conhecíamos. O mundo passou a ser um lugar cruel, e os atentados passaram a acontecer cada vez em maior número.  Na minha visão infantil, eu descobri que os vilões da vida real não envenenavam apenas maçãs ou faziam raparigas adolescentes adormecer por tempo indefinido. Os vilões da vida real mandavam abaixo prédios sem se importarem com as pessoas que estavam lá dentro. O mundo já não me parecia o lugar feliz e seguro que eu imaginava. Senti que, a qualquer momento, um avião também podia atravessar a minha casa.

Tal como eu, muitas crianças perderam um bocado da sua inocência naquele dia. As que tiveram o azar de morar mais perto do local da tragédia e com familiares no World Trade Center perderam muito mais que isso. Nenhuma criança devia ter que assistir a uma atrocidade tão grande como esta. Assim como não devia ter que testemunhar outras atrocidades que se praticam atualmente. Devíamos estar a criar um mundo mais seguro para as crianças, em que elas não tivessem que ficar fechadas em casa porque não é perigoso brincar na rua, em que pudessem confiar na bondade dos outros,  em que pudessem acreditar que o bem vai prevalecer sempre sobre o mal. Mas não, estamos demasiado ocupados  em odiarmo-nos uns aos outros para nos preocuparmos com estes princípios e com as futuras gerações.

" Once upon a time there was Humanity, but now there is only the name left" (Desconhecido)

23 comentários:

  1. Foi um pesadelo para todos... Felizmente não me lembro muito...
    Beijinhos
    Joana
    Novo Post- Curly Hair and Lipsticks

    ResponderEliminar
  2. Não me lembro de nada nesse dia (tinha 3 anos), mas todas as vezes que vejo aquela imagem das torres a cair, fico triste e tenho a perfeita noção de que existe um era antes do 11 de setembro e após esta data.
    Tudo mudou... e mudou tanto ao ponto de, por exemplo, no meu curso, já ter feito análises económicas tendo como referência este acontecimento.

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, nessa idade já era pedir demais, é natural.
      Que interessante,realmente este acontecimento deve ter afetado imenso nesse aspeto!

      Eliminar
  3. Tenho memórias semelhantes às tuas - mais pelo choque do que pelo medo, já era mais velha, tinha 10 anos. Lembro-me perfeitamente de estar no sofá da sala pasmada a ver as notícias e de perceber que era algo muito negro, mas não perceber bem o porquê de tudo aquilo - para dizer a verdade, ainda hoje é difícil entender a lógica de pensamento de quem faz estes actos.

    O mundo mudou e nós mudamos com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, ainda hoje é difícil perceber. Para quê tanta crueldade? O pior é que, quando se trata de guerra, as pessoas com grande poder nao se importam, para eles nós somos apenas números.

      Eliminar
  4. Também é uma das primeiras recordações que tenho, na altura também ainda só tinha 5 anos mas lembro-me bem de ver as notícias na televisão.

    www.esmeralda.pt

    ResponderEliminar
  5. Foi uma tragédia horrível. Lembro-me bem, tinha na altura 9 anos.
    E ver as pessoas a saltar das alturas, a correr, enfim, ninguém consegue imaginar o sofrimento delas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu também era pequenina e lembro-me bem do terror que dava na televisão.

    ResponderEliminar
  7. Foi um dia terrível que ainda hoje marca toda a gente!

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu tinha 6 anos e também estava a brincar no chão da sala quando vi aquela tragédia nas notícias.
    Quem assistiu àquilo, nunca mais irá esquecer...

    ResponderEliminar
  9. Eu estava a poucos dias de fazer os 13 anos, estava na escola quando isso se deu. Mas lembro-me de ver as imagens aterrorizadoras. Já tinha idade para perceber o que era explicado nas notícias e para entender minimamente a noção de atentado terrorista. Tenho noção de ter sido uma altura em que o mundo ficou todo de luto, que desceu um ambiente pesado em todo o lado nesse momento e em que todos os nossos corações ficaram apertados com a dimensão da tragédia. Principalmente, ver pessoas a mandarem-se das janelas com o desespero... sem a menor possibilidade de sobreviverem a uma queda tão brutal, mas ainda assim para fugir das chamas! Arrepia-me imenso imaginar as pessoas lá dentro que não morreram no impacto, com tempo suficiente para perceberem que iam morrer... que nunca mais iam ver as famílias! Que horror...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que para ti tenha sido ainda mais chocante,por causa disso,de já teres idade para perceberes as coisas. Eu não me lembro dos dias após o atentado, mas calculo que tenha sido esse o ambiente.
      Essas imagens ainda hoje causam tanta aflição ao ver. Que desespero que deviam estar a sentir!

      Eliminar
  10. Eu lembro-me que tinha discutido com a minha Maria e ia a caminho do Centro Comercial Colombo quando ela me ligou a dizer que um avião tinha chocado com um edifício, em Nova Iorque. Como estávamos zangados respondi:
    Quero lá saber!... eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, isto ganhou o comentário do ano xD. Sou capaz de ir para o inferno por me rir disto xD.

      Eliminar
  11. É impressionante, e não pelos melhores motivos, como há memórias que nos acompanham para sempre. Este dia abalou o mundo, precisamente pela crueldade. Eu tinha 8 anos e lembro-me de estar a passear e ouvir na rádio a notícia. Apesar de não ter bem noção do que estava a acontecer, senti uma angustia tão grande!
    17 anos depois, a tristeza e a desumanidade da data continuam bem vincadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, toda a gente, mesmo em tenra idade como eu, se lembra desta data :(

      Eliminar
  12. Eu tinha 14 anos. Lembro-me muito bem. Estava sentada na mesa da cozinha, ía almoçar.
    Este tema foi muito falado e abordado mais tarde, nas cadeiras de jornalismo e ética, quando fui para a universidade. Era e continua a ser da máxima relevância estudar a forma como se dá tratamento a temas deste género.
    Beijinhos Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho muito bem que continue a ser falado e abordo em meios tão importantes como na faculdade, sobretudo numa altura em que os atentados estão a ganhat cada vez mais força :(.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Eu também me lembro claramente do que fazia neste dia, estava de folga e tinha ida para a praia sozinha. Mas algo de estranho se passava comigo, tipo uma angústia, um pressentimento de que alguma coisa não estava bem. Quando liguei para a minha mãe foi quando fiquei a saber...
    Escrevi sobre isto em 2006, podes ver aqui https://bluestrass.blogspot.com/2006/09/11-de-setembro-2001-procura-se-justia.html?m=1.

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certo já havia alguma tensão no ar, das outras pessoas, ou se calhar foi mesmo instinto, quem sabe.
      Vou ler, tenho sempre curiosidade em saber a história pessoal de cada um relativamente a 11 de setembro (foi uma das razões pelas quais publiquei a minha).
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Não me lembro muito desse dia, lembro-me vagamente de estar sentada no chão em casa da minha avó e estar a passar as imagens, mas sei que não liguei muito na altura :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Sinceramente, não me lembro do momento exato em que soube da tragédia, mas sei que são imagens que me dão medo, que me deixam nervosa e me dão arrepios. Uma verdadeira tragédia, passe o tempo que passar, iremos sempre lembrar-nos dela. Ainda noutro dia vi um documentário com relatos em tempo real, na altura, que horror. Todo o pânico vivido naquele dia, é de louvar a coragem dos bombeiros e polícias, imaginem a "sorte" de alguém ter vindo ao café e se ter demorado mais, quando ia voltar, vê tudo acontecer.
    O pior é que depois deste já houveram tantos, tantas vidas perdidas desnecessariamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vi esse documentário, causou-me tantos arrepios ver todo aquilo sofrimento e ver as pessoas desesperadas ao saber que iriam morrer dentro de alguns minutos.
      Infelizmente, muitos foram os bombeiros e polícias que morreram naquele dia para salvas outros. Foram verdadeiros heróis! E a sorte dos que naquele dia faltaram ao trabalho ou adormeceram.

      Eliminar