"". Life of Cherry: Livro: Os 12 signos da Valentina !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

10.8.18

Livro: Os 12 signos da Valentina

 Livro: Os 12 signos da Valentina

Estou num grupo de leitores brasileiros (este aqui, para quem quiser saber), e descobri este livro lá, por acaso, numa publicação com sugestões de livros para soltar muitas gargalhadas. Mal li a premissa da história, fiz imediatamente download dele e meti-o no meu Kindle. Não acredito em astrologia, porém, sempre me diverti com o assunto, tive até uma carreira curta de astróloga no Secundário (que incluiu também fazer leitura de mãos), e a brincadeira foi tão longe que eu cheguei a fazer consultas a professores meus (é verídico, qualquer colega meu de liceu confirmar-vos-á isto). Adiante, aqui vai a minha opinião sobre  " Os 12 Signos da Valentina".

Sinopse


Isadora descobriu, da pior forma possível, que o seu namorado a traíra. E com a sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela afoga-se em filmes feitos para chorar, pizza e a sua nova obsessão: stalkear o perfil do ex-namorado no Facebook. Até descobrir o que deu de errado na sua relação com o seu ex: os seus signos eram incompatíveis. Com a nova obsessão e com a desculpa da reportagem final para a sua cadeira de jornalismo online, Isadora cria um blog, denonimado " Os 12 signos de Valentina" , para relatar a sua experiência em busca do seu signo perfeito, Libra, enquanto testa os restantes 11 signos. 


A minha opinião


"Os 12  Signos da Valentina" promete risadas, romance, astrologia e uma protagonista curando o seu coração partido- e cumpre. Porém, o livro de Ray Tavares também traz uma história de descoberta pessoal, aliada com uma perceção da sociedade brasileira. Acaba por permitir-nos também um vislumbre do contexto socio-político brasileiro e dos privilégios de certas classes sociais.

Esta é, como seria de esperar, uma história repleta de clichês e generalizações sobre signos, contudo nem por isso perde a sua piada. Aliás, o maior mistério do livro nem sequer é com qual signo ela vai ficar (porque fica claro desde o início que ela vai escolher o Andrei), mas como é que ela se vai safar da grande confusão que criou com o ex-namorado, o blog e o seu novo amor.

Um dos aspetos que me incomodou nesta leitura foi a facilidade com que a Isadora arranjava um homem de cada signo e, ainda por cima, todos eram lindos de morrer e com  beijos  divinos. Bem, eu não tenho muita experiência em relacionamentos ( *cough* *cough*, zero), mas isto aparece-me estar muito longe da realidade. Apesar disso, as descrições de cada signo eram muito divertidas.

Adorei as referências geeks que iam aparecendo pelo meio. Não foram exageradas só para cativar os fãs dos respetivos fandoms, foram feitas nos momentos certos (e as referências ao Harry Potter feitas pelo Andrei? Se é para namorar em condições que seja com um gajo que faça referências assim!).

A grande lição dos "12 signos da Valentina" é revelada pela própria Isa, perto do fim: " Seja feliz por inteira, por si própria, seja feliz consigo mesma, com os seus sonhos e comemorações, mas tenha alguém consigo para comemorar".

É uma leitura deliciosamente divertida, ideal para uma tarde preguiçosa de verão. 

15 comentários:

  1. A sério que tiveste uma curta carreira de astróloga!? Que engraçado! :P
    Em relação à obra, não conhecia, mas creio que ia gostar!
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu fui aos 45 anos, fazer o meu mapa astral, com uma pessoa absolutamente credível. E só posso dizer: certinho, direitinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um bocado cética nestas coisas, mas que há pessoas que acertam, acertam :).

      Eliminar
  3. Gostei da publicação :))


    Bjos
    Votos de uma noite feliz.

    ResponderEliminar
  4. Convenceste-me, tenho mesmo que ler este livro :p
    Por acaso, tenho poucas obras brasileiras e também não sou muito próxima destas questões de astrologia, mas adoro esse lado leve e divertido da leitura.

    Tens que nos contar as maiores peripécias dessa curta carreira de astróloga ahahah

    ResponderEliminar
  5. Confesso que fiquei curiosa e parece-me ser bastante divertido! :)
    Adoro signos!

    ResponderEliminar
  6. Bem, parece ser um livro bem divertido! Vou anotar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gostei da sugestão da leitura leve e interessante :)
    Hehe tens mesmo de contar mais sobre curta carreira de astrologa ;)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  8. Já tinha ouvido falar deste livro, se não me engano a autora chegou a publicá-lo primeiro no Wattpad, não sei se conheces mas é uma aplicação gratuita onde podes escrever e ler livros. Com a tua review, fiquei realmente curiosa em lê-lo!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheço, costumo ler livros dessa app, mas não sabia que foi aí que a autora começou :).

      Eliminar
  9. Sempre gostei muito deste mundo esotérico de astrologia, horóscopo e afins. Tanto que recentemente comecei a fazer leituras de tarot com cartas dos anjos e arcanjos e até fiquei muito surpreendida ao saber que já tinhas, no passado, feito algo do género, querida Cherry. :)
    Não conhecia a obra mas, honestamente, fiquei muito curiosa e com grande vontade de a ler. De facto, um pretendente que faça referências a Harry Potter é sempre um bom partido! Hahaha! :)

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mais numa de brincadeira, não foi com a mesma seriedade que tu estás a fazer :).
      Ahahahah, claro, é logo para agarrar xD.
      Beijinhos

      Eliminar