"". Life of Cherry: Como eu sei que me mentiram acerca de ter lido um livro !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

24.8.18

Como eu sei que me mentiram acerca de ter lido um livro


Já vi diversas pessoas a mentirem acerca de terem lido um livros, maioritariamente em situações académicas, mas também em situações sociais e até na Internet. Os livros que as pessoas, geralmente, mais dizem ter lido são clássicos ou triologias muito populares.

Porque é que mentem tanto acerca de ter lido um livro? Será que as pessoas acreditam mesmo que nós, leitores, queremos saber? Os verdadeiros leitores não querem saber se ler determinado livro vos faz parecer mais inteligente, querem é discutir os seus livros favoritos com outras pessoas. 

Para mim, é pior a desonestidade do que não ter lido. Geralmente, eu consigo perceber quando uma pessoa está a mentir, porque sou o tipo de bookworm entusiasmada que adora discutir todos os pormenores. Com esta publicação não pretendo ser acusadora, é só uma lista de sinais que eu, usualmente, consigo detetar quando me estão a mentir acerca de uma leitura.


1. A pessoa está hesitante ou nervosa: Nervosismo é, como é óbvio, um sinal de mentiras em geral. Com  a desvantagem que, com as mentiras normais, muitas vezes, tens tempo para elaborá-las e para te preparares para fazê-lo, enquanto que a maior parte das mentiras literárias são pensadas no último minuto, quando a pessoa decidi dizer que leu determinado livro que não leu. Isto acontece frequentemente em ambiente académico, quando alguém tem que participar na aula falando de uma determinada obra e fica hesitante se deve mentir e tentar safar-se da situação. Também acontece em situações sociais, quando a pessoa tem que decidir se mentir a poderá fazer parecer mais inteligente ou fazer com que o outro goste mais dela.

2. A pessoa diz coisas vagas: Ironicamente, este é um sinal que podes detetar quer tu tenhas ou não lido o livro em questão. Uma vez, numa apresentação para uma disciplina na escola, uma amiga minha fez uma apresentação de 10 minutos sobre um livro qualquer que estava nas listas recomendadas pelo nosso manual e, no fim da apresentação, eu disse-lhe "Tu não leste o livro, pois não?" Ela ficou chocada porque achava que se tinha saído bem, mas eu já sabia por mim própria as coisas que ela tinha dito através  da sinopse do livro e de artigos da Internet. As pessoas que lêem os livros, normalmente, falam sobre coisas específicas (às vezes, até dão spoilers sem querer). Já quem não leu, aborda apenas assuntos superficiais, como o tema e o enredo em geral, evitando mencionar simples detalhes como nome das personagens ou locais onde se passa a história, quanto mais o resto.

3. A pessoa repete tudo o que tu dizes: Quando tu começas a falar de forma entusiástica sobre determinado livro e a pessoa só diz "também adorei!" ou "também achei isso" sem acrescentar mais nada é porque não sabe o que dizer e está a tentar não ser apanhado(a). Alguém que leu o mesmo que tu costuma querer discuti-lo contigo, a não ser que tenha odiado o livro de morte (e, nesse caso, não diz "também adorei") ou não sejam assim tão próximos (e, mesmo assim, dizem sempre mais que um simples "também gostei", acrescentam sempre algo por educação).

4. A pessoa diz coisas erradas: Há quem não quero ser apanhado pelos discursos vagos ou  "também adorei!" e tente desenvolver uma conversa. De todas as estratégias esta é a que  garante um fracasso na certa, pois é sempre apenas uma questão de tempo até a pessoa dizer algo que não tem nada a ver com a história.

5. A pessoa tenta logo mudar de assunto: Uma pessoa que não queira falar sobre um livro pode apenas não o querer fazer no momento, mas a maior parte das vezes é porque está a mentir. Os leitores ocasionais não costumam entrar em discussões tão aprofundadas como os bookworms, porém também não são bruscos ao ponto de quererem mudar logo de assunto.  


Já mentiste acerca de teres lido um livro? Ou alguém já te mentiu? Como é que descobriste?

26 comentários:

  1. Qual é a necessidade de entrar por esse caminho? É assim tão grave admitir que não se leu determinado livro? Não faz sentido. Essa desonestidade, como tão bem referiste, só faz com que se crie um certo mau estar e descredibilização - perfeitamente evitáveis.
    Eu consigo entender que uma pessoa que leia muito acabe por não se lembrar de certas obras a fundo e isso não quer dizer que não a tenha lido. Mas até aí deve existir o cuidado de fazer essa ressalva. Agora, dizer que se leu determinado livro só para ficar bem na figura é completamente parvo.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, essa situação também acontece, há muitos livros cujos pormenores já não me lembro bem.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca menti, mas realmente acho que se nota logo se a pessoa começa a divagar muito. Por acaso é engraçado que uma vez, no 10º ano se não estou em erro, uma professora acusou-me de não ter lido um livro no final de uma apresentação! Eu fiquei chateada porque tinha mesmo mesmo lido. Ela falhou nesse aspeto ahah.

    R: Desculpa a demora! Aquelas máscaras penso que ainda não se vendem em Portugal, só online.
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fogo, como é que isso é possível? Ela é que deve ter lido o livro errado, só pode xD.
      Não faz mal, obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá!!
    Por acaso nunca menti sobre ter lido um livro porque eu gosto imenso de ler e então mesmo os livros da escola eu leio sempre. Mas é como tu dizes, apanha-se sempre quem não leu o livro e também só quem não o lê é que não consegue ver isso.
    O ideal é não mentirem,porque depois são apanhador e ficam ainda mais mal vistos Aha
    Beijinhos!!! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Este artigo divertiu-me imenso, Cherry! Creio que nunca tive uma conversa com ninguém em que "apanhasse" alguém mas costumava desconfiar de algumas pessoas precisamente nas apresentações orais pelas brevíssimas descrições que faziam. As pessoas lá devem ter a sua consciência! :)

    Beijinho grande, linda. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas apresentações orais é quando isso acontece mais xD.
      Beijinhos <3.

      Eliminar
  5. O melhor é mesmo quando perguntas se já leram aquela saga/ trilogia e te dizem que sim e depois eu pergunto "qual livro gostaste mais" e respondem-me com "qual gostaste mais tu?" e eu respondo e me dizem que esse também era o favorito. Acontece-me imenso com Harry Potter e com Divergente!

    ResponderEliminar
  6. Eu também digo "também adorei" ou "também achei isso" e não é porque estou a mentir mas sim porque não sou das melhores pessoas a falar de livros mas sim, nota-se quando alguém mente acerca de um livro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas certamente caso te perguntem sabes dizer um pouco mais :).

      Eliminar
  7. Achamos que é completamente desnecessário. Mentir em geral é desnecessário... Mas este tipo de mentiras... OUT!

    ResponderEliminar
  8. Não percebo como é que alguém sente a necessidade de mentir sobre ter lido um livro… É tão ridículo.

    ResponderEliminar
  9. Também não percebo, penso que temos de ser críticos e não metafisicos

    ResponderEliminar
  10. Menti sim senhor! A todos os meus professores de português xD não li nenhum dos livros obrigatorios... quase que li os Maias mas cheguei a parte em que descreve uma árvore em 3 paginas e desisti LOL

    Beijinhos,
    O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah xD. Os Maias é mesmo bom, custa é a primeira parte, depois já não há tanta descrição :).
      Beijinhos

      Eliminar
  11. nunca menti, mas se o fizerem comigo acho que não vou perceber :/ sou distraída nesse aspeto
    beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  12. E qual é a necessidade de mentir se lerem ou não um livro?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  13. Eu não sou muito de ler mas mesmo assim, já reparei que algumas pessoas têm essa necessidade nem que seja para mostrar que têm uma gigante colecção de livros mas depois falar do tema em si tá quieto :p
    Um beijinho
    https://amaria-do-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Nunca realmente dei conta se alguém não leu um livro enquanto afirmava quem sim!! Isso é muito feio!!
    Estou muito tentada a escrever sobre os livros que já li, que já são alguns, mas temo fazê-lo, porque apesar de os ter lido, existem realmente pormenores que me podem passar ao lado!!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre podes reler caso não tenhas a certeza de alguns pormenores :).
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Acho que nuca ninguém me mentiu sobre ter lido um livro... e eu nunca menti, não vejo a utilidade de tal. Mas sou sincera: às vezes, não me lembro decertos detalhes de livros ou sagas longas (caso do Senhor dos Anéis e do True Blood).

    Beijinho

    https://dolceamoremio.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com as sagas mais longas é natural, eu também não me lembros de alguns pormenores da saga Harry Potter, por exemplo, e sou viciada xD.

      Eliminar
  16. Acho um bocado estranho mentir sobre uma coisa assim, porque realmente o interesse é discutir o livro, não é mostrar que se leu porque dá estatuto de intelectual :P Além do mais, como dizes, são muitas as formas de 'apanhar' alguém que mente assim :)

    ResponderEliminar
  17. Também concordo contigo, é muito fácil perceber se uma pessoa leu ou não o livro.
    Até hoje ainda não entendi qual é o intuito de se mentir em relação a isso (a isso e a tudo, mas não vamos por aí). Acho que as pessoas fazem isso por pensar que ficam melhor na fotografia, mas muito pelo contrário.
    Eu acho que a melhor forma de veres se alguém leu o livro ou não, é com os spoilers, uma pessoa que tenha lido o livro vai-se lembrar das coisas mais importantes e normalmente há sempre spoilers envolvidos (pelo menos comigo é, quando leio um livro, e ainda me lembro dele, se me derem corda acho que conto logo a história toda :P).
    Estava a dizer em cima, se me lembrar do livro, porque eu tenho um problema em relação a livros lidos, tenho memória de peixe, tipo a Dory. Quando são livros que li há relativamente pouco tempo (já fiz o teste e tenho tolerância de 1 ano) ainda tenho as coisas todas na memória, agora livros lidos há mais tempo é uma desgraça. Às vezes tenho de ir ver à minha lista de livros quando é que li determinado livro e ler a sinopse para me lembrar de qualquer coisa. Isto enerva-me seriamente! :D Ainda no outro dia emprestei um livro a uma amiga porque sei que adorei, mas não me lembrava nadinha da história! Lembrava-me que metia um anjo ao barulho. E não é falta de atenção a ler o livro, porque normalmente nunca leio com pressa e quando acabo um livro ando montes de tempo a pensar nele ou a falar dele às pessoas, é mesmo defeito do meu disco rígido que não guarda nada. Agora tenho uma técnica, quando acabo um livro preencho sempre um formulário que fiz com tipo um resumo do livro e tópicos mais importantes para sempre que me quiser lembrar de que raio é aquele livro ir ver :P
    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que isso seja um problema teu, eu acho que isso é um problema geral das pessoas que lêem muito. Se, ao longo da vida, leste apenas meia dúzia de livros, claro que te vais lembrar perfeitamente das histórias. Por outro lado se já leste imensos livros ao longo dos anos, é impossível lembrares-te de tudo. Eu, dependendo dos livros, até tenho boa memória consigo dizer as histórias de muitos dos que li. Mas tenho alguns que olho para eles e já não me lembro de quase nada. Acho que também têm a ver com o facto de termos gostado ou não da história.
      Essa estratégia é mesmo boa, estou a ponderar adotar :).

      Eliminar