"". Life of Cherry: Como o meu blog mudou os meus hábitos de leitura !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.7.18

Como o meu blog mudou os meus hábitos de leitura

 Como o meu blog mudou os meus hábitos de leitura

Os meus hábitos de leitura sofreram mudanças interessantes ao longo dos meus anos blogosféricos. Apesar de o meu blog não ser exlusivamente um book blog, ser um pouco de tudo, acabei por, ao longo do tempo, escrever imenso sobre livros porque não tenho muitos amigos offline que sejam leitores ávidos, por isso senti necessidade de partilhar este interesse com outros pessoas.

Quando estamos inseridos numa comunidade que partilha os mesmos interesses que nós, é natural que a nossa dedicação a esses interesses aumente. Contudo, eu só me apercebi do quanto surpreendentes são as mudanças nos meus hábitos de leitura quando acabei de escrever esta publicação.


1. Eu leio (ainda) mais livros: Eu sempre li imenso, mas eu comecei a ler muitos mais livros desde que criei o meu blog. Embora ter um blog e ler outros blogs nos "roube" muito tempo, é bastante difícil não ler mais quando muitos dos blogs que seguimos fazem reviews de livros (especialmente se são bloggers em que confiamos imenso e que fazem reviews incríveis!). Desde que estou na blogosfera que me sinto mais entusiasmada para ler cada vez mais. 

2. Eu leio mais livros novos do que o que costumava ler: Não me perguntem porquê mas, quando era mais nova, eu tinha a panca de ler apenas livros que já tinham sido lançados há mais de dois anos. Gostava sempre de deixar passar toda a euforia à volta do livro para poder formar a minha própria opinião. Mas na blogosfera a euforia pelos livros recém-lançados é ainda maior, pelo que é difícil resistir e eu acabo por ceder à tentação de ler as histórias de que toda a gente fala. 

3. A minha lista de livros por ler é muito maior: Antes de ter um blog, a minha lista de livros era composta, basicamente, por títulos que via em livrarias e que me soavam bem. Isto resultava em uma lista relativamente pequena, em que eu facilmente conseguia ler tudo antes de procurar novas leituras. Atualmente, com o blog e o Goodreads à mistura (descobri o site através da blogosfera), a minha lista de livros é praticamente infinita. O que por um lado é mau porque nunca consigo ler tudo aquilo que desejo mas, por outro lado, estou sempre entretida com alguma história.

4. Eu leio mais YA: Durante a minha adolescência, eu nunca li muitos livros YA. Até acho que, tirando um ou dois livros, passei diretamente dos livros infantis para livros adultos (particularmente romances, o que é que querem, gosto de uma boa história de amor). No entanto, na blogosfera o género YA é bastante adorado e também eu me acabei por apaixonar por este género. Olhando para trás agora, sinto-me estúpida por não me ter rendido a este género mais cedo. Ai, se lhe tivesse dado uma oportunidade...

5. Tornei-me numa leitora mais crítica: Ok, eu não sei se isto também tem a ver com o facto de, ao longo de toda a minha vida, eu já ter lido imensos livros, pelo que já começo a detetar um certo padrão em alguns e, como tal, torno-me mais exigente. Mas acredito que também tem a ver com o facto de eu escrever reviews, o que me obriga a organizar os meus pensamentos de forma mais clara e explicar bem aquilo que gosto e não gosto em determinada história.


Bloggers aí desse lado? Os vossos hábitos de leitura mudaram desde que criaram o vosso blog? De que forma?

28 comentários:

  1. Eu não tenho tido muito tempo para ler. O resultado são 6 livros há espera de ser lidos e uns 20 na lista de compras...
    Os que mais leio são mesmo YA. Não sei bem porquê mas são muito mais interessantes.

    Beijinhos
    AOZORA

    ResponderEliminar
  2. Sinto, cada vez mais, que a blogosfera me vai dar cabo das poupanças, por causa da quantidade de obras que já tive de acrescentar à minha lista ahahah
    Assumir o compromisso de escrever sobre livros, na minha opinião, acaba por despertar esse lado de querer ler mais, não só pela possibilidade de ter mais conteúdo, mas principalmente pela curiosidade de explorar novos géneros literários e novos autores. Além de que, inevitavelmente, ao cruzarmo-nos com publicações deste tipo noutros blogues o bichinho aumenta.
    Curiosamente, também tenho ideia de que me tornei numa leitora mais crítica por isso mesmo. Parecendo que não, como referes, ao organizarmos o nosso pensamento nesse sentido, tendemos a focar-nos em determinados pormenores e depois questionamo-nos sobre os mesmos e acabamos por estabelecer uma espécie de comparação entre as histórias.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah,mesmo,estão sempre a acrescentar-me livros à lista xD.
      Focaste um ponto bastante interessante. A comparação entre livros também é outra coisa que ter um blog nos permite, até porque vamos "colecionando" várias reviews nos arquivos:).
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Não digo desde que criei o blog, porque ainda é recente.
    Mas sim foi graças a blogosfera, já leio blogs há anos, e a opinião dos livros ajuda imenso 😉

    ResponderEliminar
  4. Ai que não sou exemplo para ninguém, kkkkkk :))

    Sussuros... à maresia...

    Bjos
    Votos de uma óptima boa noite

    ResponderEliminar
  5. Eu ando a tentar que mudem, mas não estou a conseguir :(

    ResponderEliminar
  6. quem me dera que o blog me tivesse mudado os hábitos de leitura!! quando era mais nova era uma leitora exemplar mas com o passar do tempo fui deixando que outras coisas se sobrepusessem a isso!! Mas estou bastante interessada no estilo YA, algum livro que recomendes? ;)
    mas tudo o que disseste faz imenso sentido, quando vemos outras pessoas que partilham as nossas paixões temos ainda mais motivação para continuar
    beijinhos

    https://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando crescemos temoa outras prioridades e nem sempre temos tempo para os nossos hobbies:(.
      Existem tantos bons :). Aconselho qualquer um do John Green, Fangirl, "Amor e Gelato", "The Hunger Games", e o que li mais recentemente (e sobre o qual ainda vou fazer review, "Eliza and her Monsters".
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Com certeza concordo com tudo. Nós nos tornamos mais críticos e por viver conectado com esses lançamentos, acabamos querendo ler mais e lendo mais.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  8. Acho que a diferença que mais notei também foi ao nível do género YA! A blogosfera e o wattpad chamam muito para a leitura deste género de histórias e acabei por começar a gostar, até porque é um género que se aproxima da faixa etária em que nos encontramos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O wattpad foi outra das coisas nas quais viciei graças à blogosfera :).

      Eliminar
  9. Isso é de facto muito bom, ainda bem que o blogue te ajudou :)

    ResponderEliminar
  10. Fico tão contente por o blogue ter-te ajudado a ler ainda mais!! Espero que, aos poucos, consigamos passar a "livromania" a muita, muita gente ahah :P e sim, a minha lista de livros para ler também aumentou baaastante, não só com o blogue e ao ler outros blogues, mas também com o Goodreads... já são mais de 100 livros que quero ler... ai, ai

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, quanta mais gente, melhor, mais pessoas com quem discutir livros xD. Eu já nem sei, já perdi a conta xD.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Cheguei a seguir blogs que falavam única e exclusivamente de livros para estar a par de todos os lançamentos. Resultado: a minha lista de livros para ler também se tornou maior e também passei a ler muito mais :) Tal como tu, outra coisa que mudou foi o ter-me tornado mais crítica, e isso realmente ajuda imenso quando escrevemos uma review sobre um livro. Eu adorava escrever sobre livros no meu antigo blog; espero conseguir manter isto agora no novo '^^
    E, oh, os livros YA...lia tanto disso! E ainda tenho alguns em casa por ler, por acaso... Hoje em dia prefiro outros géneros, mas, há uns anos atrás, adorava :)

    ResponderEliminar
  12. Podia ter escrito na integra este post, a diferença é que eu não era um leitor tão voraz nem tão assíduo, mas foi preciso um livro especifico para me tornar um leitor e o blog para me tornar voraz.
    E esses 5 pontos, assino todos por baixo. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente agora leio menos do que lia há uns anos atrás. A vida muda e as prioridades são reorganizadas. Ainda assim continuo a dedicar tempo à leitura porque me liberta e, de certa forma, me leva a viajar. A minha lista de livros é enorme e dificilmente vai diminuir tendo em conta que por cada livro que leio acrescento uns dois ou três à lista. Vida de leitora 😝

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida adulta obriga-nos a estabelecer prioridades e nem sempre temos tempo para fazer tudo aquilo que gostamos. Mas fazes bem reservar algum tempinho para as leituras, ler também acaba por ser uma terapia anti-stress.

      Eliminar
  14. Ao contrário de ti, não noto que haja uma diferença nos meus hábitos de leitura desde que tenho um blogue. Mas noto desde que entrei na faculdade: comecei a ter interesse em ler livros técnicos e não tanto dos outros estilos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é normal, o teu curso exige isso. O meu é mais prático :).

      Eliminar
  15. Claro que mudaram! Agora leio muitos mais livros! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Ando com falta de tempo para ler, mas concordo com todos seus pontos colocados. Quando eu lia mais senti que foi grande influência do blog, além de melhorar mais a escrita né.
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Acho que ter um blog acaba por mudar/muito dos nossos hábitos... Eu gostava de ter mais tempo para ler, mas parece cada vez mais difícil conciliar tudo...
    Beijinhos,
    Blog Mil Coisas Por Fazer | Instagram Mil Coisas Para Fazer

    ResponderEliminar
  18. Os meus hábitos de leitura mudaram para pior, infelizmente, porque como a blogosfera me rouba tempo, ele tem sido retirado à leitura. Mas não me importo, porque também tenho aprendido muito.

    E já agora, aqui a velhota gostava de saber o que são livros YA...nunca ouvi falar! :(

    Beijinhos e boas férias:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A blogosfera acaba, de certo modo, por roubar tempo, mas no meu caso sinto que estou a equilibrar bem as coisas :).
      É literatura para jovens adultos. Temos a Infanto-juvenil, que é dos 8 até aos 12, e depois temos este género, que é até aos 18 anos (embora existam muitos adultos a ler YA).
      Obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ah:)) Não sabia:)

      Bom fim-de-semana:)))

      Eliminar