"". Life of Cherry: 10 lições de vida que aprendi com os videojogos !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

12.7.18

10 lições de vida que aprendi com os videojogos

10 lições de vida que aprendi com os videojogos

Já estou a imaginar alguns leitores a perguntarem-se como é que algo tão trivial como os videojogos nos pode ensinar algo de útil. Com o domínio que os videojogos têm na vida das crianças e dos adolescentes, muitos são os céticos que afirmam que estes jogos só servem para "destruir neurónios" , para torná-os violentos ou para " insert here outra barbaridade qualquer". Como em tudo na vida, é preciso existir moderação e uma vigilância atenta por parte dos pais e dos educadores. Se existirem estas condições, os videojogos podem ser muito benéficos.

Durante toda a minha infância e adolescência, eu joguei todo o tipo de videojogos (em grande parte, por influência dos meus primos, que partilhavam comigo muitos jogos), e sinto que aprendi algumas coisas que acabaram por se revelar bastante úteis na minha vida.


1. Não sejas demasiado orgulhoso(a) para não jogar o tutorial: Quantas vezes avançámos o tutorial de um jogo, para depois estarmos a carregar nos botões à sorte e termos que voltar para trás para aprender? Era bom se só fizéssemos isto nos jogos mas, infelizmente, também fazemos isto na vida real. Sim, é intimidante admitirmos que não sabemos fazer algo e corrermos o risco de parecer  burros ou pouco profissionais mas, caso nos arrisquemos a tentar fazer as coisas sozinhos, o dano pode ser maior e podemos cometer erros mais graves. Portanto, pede ajuda, faz questões e não hesites em aceitar orientação. Assim, podes jogar o jogo como deve ser.

2. Se encontras obstáculos significa que estás no bom caminho: Quer estejas a jogar um jogo de arcada, em 3D ou multiplayer, quantos mais obstáculos e inimigos encontrares, mais próximo(a) estás no bom caminho. Isto também é verdadeiro na vida, e em mais maneiras do que as que imaginamos.

3. Explora o mapa: Isto pode ser interpretado literalmente, tanto nos videojogos como na vida real. Nos jogos, andar às voltas a explorar sítios random pode levar-nos a atingir resultados interessantes. Na vida real, temos um mundo demasiado bonito para ficarmos para sempre no mesmo lugar. Não te preocupes tanto com o destino final, e explora tudo o que está à tua volta. Gasta algum tempo a explorar, a conhecer sítios e culturas diferentes, e a ver aquilo que nunca viste. Talvez encontres algo interessante ou descubras algo novo sobre ti mesmo(a). Ou talvez não. De qualquer das formas, vale sempre a pena.

4. Aproveita o botão de pausa: Na vida real, nós não temos um botão de pausa como temos nas nossas consolas, que pare magicamente o tempo. Portanto, temos que ser nós a decidir quando é altura de parar um pouco. Nunca te esqueças de tirar momentos para descansares e relaxares. Se tu continuas a tentar fazer tudo sem nunca tirares um tempinho para parares um pouco, vais andar sempre exausto(a) e não vais conseguir apreciar a beleza que existe ao teu redor. E alguém perdeu imenso tempo a trabalhar nos gráficos para que estes ficassem perfeitos.

5. Hábitos (tarefas diárias): Muitos são os jogos que têm aquelas tarefas diárias, em que se cumprires determinadas ações ganhas recompensas como moedas. Na realidade, nem sempre ganhamos moedas por cumprirmos as nossas tarefas diárias, mas ganhamos muitas outras coisas. Eu gosto de pensar nas tarefas diárias dos jogos como um paralelismo dos hábitos que devemos criar no nosso quotidiano. O prazer instantâneo pode parecer gratificante mas vale a pena sacrificá-lo para construir rotinas e hábitos que irão melhorar a nossa vida.

6. Por vezes, os grandes amigos vêem dos sítios mais estranhos: Todos nós temos, pelo menos, um amigo que conhecemos num sítio estranho ou numa circunstância invulgar. Isso acontece imenso, tanto na vida real quer nos videojogos. Portanto, quer tenhas conhecido esse amigo num bar após lhe teres entornado uma bebida em cima ou o tenhas salvo de um grande monstro, aprecia-o e estima-o bem, porque são as melhores amizades.

7. Tens mais do que uma vida: Ok, talvez não tenhas 3 vidas como tens nos jogos, mas certamente tens mais que uma oportunidade em muitos aspetos da tua vida. Raramente algo é um Game Over, podes sempre dar a volta por cima.

8. Precisas de abordar um problema de vários ângulos: Chegas sempre a um ponto do jogo em que empancas e não sabes o que fazer. Nessas alturas, é fácil ficar irritado(a) e dá vontade de desistir de tudo. Porém, os jogadores experientes aprendem a controlar a sua raiva e a abordar os problemas de várias formas até descobrirem a solução. No nosso mundo, é a mesma coisa. Se algo não está a resultar, temos que parar para pensar em outras alternativas para lidar melhor com o problema.

9. Às vezes, os maiores problemas têm as soluções mais fáceis: Todos os gamers já tiveram, certamente, o seu momento WTF quando se depararam com um desafio que se revelou ser muito mais fácil do que aquilo que parecia.  Situações estranhas que nunca enfrentaste podem ser assustadoras no início. Mas quando finalmente as ultrapassas, até te ris do quão fáceis eram afinal.

10. Multiplayer torna as coisas mais divertidas: Jogar sozinho(a) é divertido, mas é praticamente impossível fazermos todas as missões sozinhos. Tudo se torna muito mais divertido quando tens pessoas ao teu lado para te apoiarem, te ajudarem e para partilhar momentos.


E vocês? Que lições é que aprenderam com os videojogos?

18 comentários:

  1. Awww gostei tanto deste post, talvez por, tal como tu, ter passado grande parte da minha infância e adolescência em torno de jogos. Achei mesmo tão giro teres conseguido relacionar aspectos dos jogos com a vida real :') Gostei muito dos pontos 1, 3, 4, 7 e 8. E achei piada ao ponto 9, realmente quem nunca teve um desses momentos WTF xD
    Os videojogos foram os meus melhores professores de inglês. Isto não é uma lição de vida, mas é algo que comprova a sua utilidade e que contraria a questão de não servirem para nada ;) E devo dizer que também estimularam muito a minha imaginação e criatividade. Elementos bonitos dos jogos (sejam eles visuais - os gráficos - ou a própria história do jogo) contribuíram para isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também. Há uns anos atrás, eram raros os videojogos que tinham a opção de pôr o idioma em português portanto, se queríamos passar as missões, tinhamos que aprender inglês para perceber. Ganhei muito vocabulário assim :).
      Não tinha pensado nisso, mas de facto os elementos bonitos do jogo podem inspirar-nos.

      Eliminar
  2. É mesmo muito engraçado. É muito verdade!!! ahah

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não jogo :))

    Bjos
    Votos de uma boa noite

    ResponderEliminar
  4. Tudo o que seja feito em excesso traz malefícios. Porém, quando fazemos uma gestão inteligente dos diversos recursos, quando há vigilância e um diálogo sem tabus, somos capazes de efetuar verdadeiras aprendizagens. Porque nada é tão linear ao ponto de se encerrar em si, há sempre uma mensagem subliminar que podemos transportar para a nossa vida, no geral.
    Também joguei vários videojogos e não podia estar mais de acordo com os pontos que enumeraste!

    r: Inconscientemente, para ti, aquilo acabava por ser uma imposição e uma obrigação, por isso, não conseguias desfrutar da melhor forma. Agora que podes fazer ao teu ritmo, tens outra perceção :)
    E em idades tão críticas, digamos assim, perceber que somos os últimos a ser escolhidos tem um peso muito significativo.

    Sim, sem dúvida, porque há algo na novidade que nos atrai, principalmente, quando é uma obra de um autor que gostamos ou, então, que pretendemos descobrir.
    Quando tiveres oportunidade/vontade de voltar às trilogias/sagas aconselho completamente. Millennium é mesmo viciante (pelo menos os 3 primeiros volumes) *-*
    Tens que construir o link. Imagina que queres direcionar para um livro, colocas o link dele e acrescenta o teu id de afiliada, a partir do ponto de interrogação (que também tem que estar incluído). Não sei se fui muito explícita :o

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo verdade, podemos aprender com tudo, com muito mais do que pensamos.

      Acho que é mesmo isso. Sentia-me obrigada a fazê-lo, e tinha que o fazer ao mesmo ritmo que os outros. Agora que posso escolher quando quero fazer, como quero e quanto tempo, acabei por lhe ganhar mais o gosto :). Pois é, quando somos mais novos estas coisas têm um peso maior. Eu ficava mesmo triste quando isso me acontecia no Básico. No Secundário, já não queria saber, até porque eu me baldava a metade das aulas de Ed. Física xD.

      Quando tiver vontade de ler sagas, vou ler essa então :).
      Ah, já percebi. Obrigada :). Aquilo estava a parecer chinês para mim xD.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Essas dicas são tipo excelentes, de facto tem de se por em pratica mesmo na relatividade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei a ideia do teu post! Realmente esses dez pontos são bem pensados e ainda melhor comparados com a nossa vida real. Os pontos que mais gostei foram o dois, o sete e o oito. Sinceramente, nunca tinha pensado até agora como as pequenas coisas no nosso dia a dia são capazes de fazer a diferença e também como existem tantas perspetivas para algo!
    Aliás, eu abordei um pouco sobre as distintas perspetivas no meu novo artigo no blog: "Um ser sem igual" em https://sobomeuolhar7.blogspot.com/ , caso queiras espreitar.
    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, podemos aprender com tudo, até com as coisas mais inesperadas.
      Vou espreitar :).
      Beijinhos

      Eliminar
  7. De facto, quando pensamos nas vantagens e na parte boa de tudo o que está à nossa volta, acabamos sempre por encontrar várias coisas.

    ResponderEliminar
  8. Adorei! Nunca tinha visto um artigo sobre o assunto e...adorei as lições que aprendeste e como se traduzem tão bem para a nossa vida :D
    Beijinho* http://www.fine-alchemy.blogspot.pt

    * GIVEAWAY DE ANIVERSÁRIO NO IG _ www.instagram.com/_fine_alchemy *

    ResponderEliminar
  9. este post! tão bom, tão bom, tão bom! :) "Se encontras obstáculos significa que estás no bom caminho" yaaaaasss!!!

    ps: o teu blog é super girooo! segui mal entrei ahahah

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post! Sem dúvida muito bem elaborado e com grandes verdades... Sobretudo a de que "os grandes amigos vêem dos sítios mais estranhos" :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Como tão bem referes, como em tudo na vida, se houver moderação e não se tornar um ciclo vicioso, poderemos tirar diversas aprendizagens e os videojogos não são exceção.
    Confesso que nunca fui muito de videojogos, mas também joguei algumas vezes e consigo identificar e concordar com muitos dos pontos que enumeraste, principalmente, 2 5 7 e 8 :)
    Mais um ótimo post, é incrível a capacidade que tens de falar de algo e adaptar à vida real <3

    R: Ainda estou sem palavras para o teu comentário. Obrigada de coração por estares desse lado, por fazeres parte disto e por teres sempre palavras tão fantásticas. Vindo da autora de um dos meus blogues preferidos, como referenciei num post há uns tempos atrás, é maravilhoso e gratificante saber que não te desiludimos e que gostas de passar pelo nosso cantinho. Obrigada querida Cherry <3

    ResponderEliminar
  12. Oh muito obrigada <3.
    Tu e a tua sócia do blog têm talento, pottanto as palavras são mais que merecidas. Fico muito lisonjeada por saber que o meu blog faz parte dos teus favoritos <3. Podes contar comigo lá :).

    ResponderEliminar