"". Life of Cherry: Porque eu releio livros !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

11.4.18

Porque eu releio livros

Porque eu releio livros

Tenho constatado que, para alguns, a ideia de reler um livro parece aborrecida ou até impensável. Para quê reler um livro quando existem tantos geniais para ler? Para quê desperdiçar tempo quando somos mortais e nunca conseguiremos ler todos os livros? Não escrevo esta publicação para convencer essas pessoas a reler livros (porque cada um tem os seus gostos), mas antes para vos apresentar a outra face da moeda.

No que diz respeito a leituras, estou sempre há procura de algo novo e entusiasmante para ler. Tal como muitos leitores compulsivos, também sofro com o facto de não viver o suficiente para ler todas as obras maravilhosas que enchem as prateleiras das livrarias de todo o mundo. Mas este medo não me impede de "desperdiçar" tempo a reler algo.  Existem alturas em que aquilo que realmente quero voltar a uma história que me aqueceu o coração. E, acreditem, existem tesouros escondidos por detrás de páginas que já conhecemos tão bem.


1. Por nostalgia: Ultimamente, tenho constatado que faço muita coisa por nostalgia. Há qualquer coisa de tranquilizante em revisitar tempos mais inocentes e mais simples, num mundo que parece ser cada vez mais aterrorizante e imprevísivel. Ler algo familiar, com histórias e personagens que te apaixonaram é como regressar a casa após uma longa viagem.

2. É como visitar um velho amigo: Ainda numa de metáforas, lembrei-me de uma melhor. Reler um livro é como visitar um velho amigo, com a diferença que nada mudou, que este nunca te irá desiludir e que permanece sempre leal. É um grande consolo, especialmente quando nos encontramos com pessoas que outrora foram importantes para nós e que agora parecem ser completos desconhecidos.

3. Reparo em detalhes que não tinhas reparado antes: Eu sou um bocado terrível com detalhes, porque tenho tendência a ver a história como um todo e, por vezes, deixo escapar pormenores que, embora possam não ser essenciais para a compreensão da história, dão outra profundidade e perspetiva sobre as personagens ou sobre o enredo. Por isso, muitas vezes releio livros para reparar em detalhes que não tinha reparado numa primeira leitura, que me dão outra visão sobre a história.

4. Perceber melhor o comportamento de certas personagens: Há alturas em que eu não percebo o comportamento de certas personagens, não sei, parecem-me demasiado contraditórios. A personagem é má pessoa só porque sim? Ou há ali qualquer coisa que explique as suas atitudes, à primeira vista, cruéis? Normalmente, os autores escrevem também sobre o passado das personagens, mas quando isso não está bem implícito, só com uma segunda leitura é que percebemos melhor o porquê de certas personagens terem tido certas atitudes, ter feito certas escolhas ou ter se aproximado de certas pessoas e outros aspetos que podem ter feito com que, da primeira vez, tenha sentido menos empatia.

5. A idade pode dar uma nova perspetiva à história: É curioso como, com o passar dos anos, a nossa compreensão sobre as coisas e a vida em geral vai mudando, e é particularmente curioso ver como isso afeta a maneira como vemos uma mesma história. Reler um livro, vários anos depois de o termos lido pela primeira vez, pode ser surpreendente. Reparamos em detalhes que não tinhamos reparado da primeira vez, compreendemos coisas que antes não compreendíamos porque eramos demasiado novos, e temos outra maturidade para lidar com as reviravoltas do enredo. Reler um livro passado vários anos é como ler esse livro pela primeira vez porque, embora a história escrita nas páginas não tenha mudado, a pessoa que a está a ler mudou.

6. Vai haver uma adaptação do livro para o cinema: Eu gosto de ler sempre os livros antes de ver o respetivo filme e, nos casos em que já li o livro há muito tempo, releio sempre antes de ir ver a adaptação ao cinema. Relembro a história e esta fica mais fresquinha na minha memória, para poder fazer o paralelo entre o livro e o filme.

7. O próximo livro de uma saga vai sair: Normalmente, eu leio uma saga quando esta já está completa há muito tempo ( resisto em lê-las quando são lançadas e toda a gente está a ler, sabe-se lá porquê que é que eu faço isto), mas quando isso não acontece releio sempre a saga de cada vez que um novo livro é lançado. Ajuda-me a preparar-me para o novo capítulo da série e relembrar-me da história que tanto me apaixonou.

8. A saga terminou: Sabem aquele vazio que sentem quando terminam uma grande série de livros? Bem, uma forma que eu uso para combater esse sentimento é voltar a ler a saga toda de novo. É como voltar a ver todas as temporadas da nossa série favorita.

9. Dá-te mais inspiração: Às vezes, quando estou com um bloqueio criativo e não consigo escrever nada, não há nada que me ajude mais do que reler um livro que me inspirou de formas indescritíveis. Reler livros como " Bloom" ou " Big Magic" dão-me, quase sempre, vontade de ser criativa.

10. As melhoras coisas da vida merecem ser apreciadas vezes sem conta: Há certas coisas na vida que só podem vividas uma vez, mas existem outros momentos que podemos recriar vezes sem conta. Não comiriam o teu gelado favorito apenas uma vez, pois não? Então porquê fazer o mesmo com os livros?


Relêem livros? Porque o fazem ou não o fazem?

40 comentários:

  1. Quando referiste o ponto 5 lembrei-me logo do Principezinho. Li-o a primeira vez ainda andava na primária e quando o reli muitos anos depois é que percebi todas as mensagens bonitas que o livro carrega.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso, porque eu pensei mesmo no Principezinho quando escrevi o ponto 5. Já o reli várias vezes, em diferentes idades, e de todas as vezes descobria uma nova mensagem. Acho que o " Principezinho" é aquele livro que terá sempre uma interpretação diferente consoante a idade que temos e as experiências que vivemos.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. O tempo parece mesmo pouco para todos os novos livros que nos esperam, por isso, em parte, compreendo que haja quem não queira revisitar histórias que já conhece. E contra mim falo, porque são poucas as releituras que eu faço. No entanto, também acho que estas últimas são importantes, porque a nossa perspetiva é completamente diferente quando as fazemos. Temos outra maturidade, outra concentração e outra capacidade para detetar novos detalhes e ler nas entrelinhas.
    Um livro que eu faço questão de reler todos os anos é O Principezinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu, e todos os anos retiro algo diferente dele :).

      Eliminar
  3. Só tenho a dizer que subscrevo todos os pontos. Aliás, poderia perfeitamente ter escrito este post pois revejo-me plenamente! :D

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar
  4. Há livros que também já reli mais do que duas vezes :P

    ResponderEliminar
  5. Imagino que seja um livro bem interessante :)) Gostei da sipnose

    Hoje:- Ainda chove no meu caminho...
    -
    Bjos
    Votos de uma boa Quinta-Feira

    ResponderEliminar
  6. Quando gosto mesmo de um livro, costumo relê-lo uns tempos mais tarde.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  7. Por acaso nunca reli um livro, mas, pensando bem no que disseste até faz todo o sentido fazê-lo! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta uma vez, quem sabe se não gostas da experiência :).

      Eliminar
  8. muito interessante este teu post, e fez-me pensar em alguns livros que gostava de reler e que nunca pensei em fazê-lo! beijinho

    https://iispinklove.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Por todas essas razões, sem dúvida, e a verdade é que há livros que merecem ser lidos várias vezes ao longo da vida :)

    ResponderEliminar
  10. Também gosto de reler, tenho uma sensação muito boa de estar visitando um velho amigo também e ouvir aqueles mesmos conselhos que parecem despertar algo adormecido. Amei o post :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. De facto, quando relemos um livro já o lemos com toda uma nova perspetiva que não tínhamos da primeira vez. é um olhar mais profundo. Há até mesmo livros que se aconselha ler várias vezes ao longo da vida!

    Claudia - Mulher XL - www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  12. Releio muitas vezes os livros e concordo tu consegues captar detalhes que antes não tinhas visto e até mesmo entender o porquê de uma personagem ser má ou como um certo acontecimento se deu.

    ResponderEliminar
  13. Tal e qual! No meu caso, também releio para fazer pesquisa para projectos em que esteja envolvida ou para "estudar" a forma como a narrativa e as personagens são construídas quando estou a escrever ficção. Mas acho que o motivo principal para reler é mesmo porque me apetece. Eu sei, parece muito rebelde e liberal, mas às vezes apetece mesmo ler algo que já lemos só porque já sabemos aquilo que vamos sentir ou porque nos apetece ter aquelas personagens de volta, nem que seja só por um bocadinho e numa história que até já conhecemos.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reler livros com esse objetivo deve ser muito interessante e é, de facto, uma técnica excelente para escritores criarem melhores histórias de ficção.
      Não me parece rebelde, parece-me libertador e reconfortante voltar a viver histórias que tanto nos inspiraram :).

      Eliminar
  14. Não tenho muito o hábito de ler, mas confesso que gostava. Ps: esses óculos são mega giros!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/euvou-rock-in-rio-com-bruno-mars-demi.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  15. A minha lista de livros para ler pela primeira vez está constantemente a aumentar, porque ando a ler pouco ultimamente, por isso confesso que não, não releio nada, porque tenho uma pilha de coisas novas que está sempre a aumentar. Mas há alguns que até gostava de reler (=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo reler quando não tenho nenhum livro novo à mão e estou à espera de comprar um novo.

      Eliminar
  16. Nunca reli um livro... e na verdade nunca tinha pensado nisto tudo, mas acho que tens toda a razao. Vou experimentar reler um livro :D
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Sou como tu, não me importo nada de revisitar uma história e lugares para assim poder reter mais informação, pequenos detalhes nos quais não tinha reparado antes. O que importa é ler e ser feliz assim ^^,

    Miss DeBlogger

    ResponderEliminar
  18. Eu quero muito reler o Principezinho exactamente por estes motivos!

    ResponderEliminar
  19. eu tô sempre relendo os livros do Harry Potter, muito por nostalgia mesmo! e gosto muito de reler capítulos específicos de alguns livros de auto-ajuda/criatividade/biografias quando preciso de inspiração!

    por mais que existam milhares de livros novos para ler, reler algo que nos faz bem nunca é perda de tempo! :)

    ResponderEliminar
  20. Olá querida!
    Eu quando leio um livro pela segunda vez também reparo sempre em alguma coisa que não tinha reparado da primeira vez.
    Geralmente só costumo reler os livros que tenho na parteleira passado algum tempo, quando a história na minha cabeça já não está tão vívida!
    Beijinhos e gostei muito do post <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Já reli vários livros,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  22. Quando era mais nova, tinha mais tempo livre e reli alguns livros porque senti necessidade de o fazer, pois, tinha outra maturidade relativamente à altura em que tinha lido o livro pela primeira vez. Acho que faz todo o sentido reler livros passado alguns anos, pois, a nossa forma de interpretar, pensar e estar no mundo também muda consoante a nossa experiência de vida!
    Beijinho

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Concordo plenamente. Quando se lê um livro pela primeira vez, é aquele virar de página frenético para saber o que vai acontecer a seguir e muitos detalhes perdem-se pelo caminho. Uma segunda ou terceira leitura são sempre mais calmas, com atenção a detalhes, às personagens, até mesmo ao modo de escrita.
    Há livros que, sem exagero, já terei lido umas 10 vezes e tenciono ler outras tantas porque me continua a dar tanto prazer como na primeira leitura.

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho livros que já li muito mais que 10 vezes :).
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Já reli alguns e concordo muito com alguns dos pontos que enumeraste. Há sempre detalhes que passam despercebidos, há sempre novas coisas para descobrir e ao ler uma segunda vez dá-nos uma outra visão ou acrescenta ainda mais à nossa visão.
    Também vejo filmes repetidos, não porque estão a dar na tv, mas porque quero muitas vezes matar saudades das personagens ou porque acho que ainda posso perceber melhor qualquer coisa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vemos filmes repetidos, não temos que ter receio em reler livros :).

      Eliminar
  25. Já li o meu livro preferido inúmeras vezes, e quando estou triste ou na época de exames a tentar adormecer, vou buscá-lo e leio um pouco até adormecer. Percebo muito bem aquilo de que falas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho um livro que releio imensas vezes quando estou triste.

      Eliminar
  26. Não releio livro pro falta de tempo.
    O que faço: risco, grifos e coloco adesivos onde posso querer reler.

    Se for comentar essa postagem não faça por aqui.
    Por não vou abrir esse texto de novo.
    Assim como quando se escreve uma cartão a resposta vai para o endereço do remetente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A não ser que mo peçam expressamente (como é este o caso), respondo sempre no proprio post, para simplificar as coisas e não andar noutrros blogs a falar de assuntos do meu. Quem deixa uma pergunta ou está mesmo interessado em ler uma resposta volta sempre. Obviamente que há pessoas que não voltam, mas isso é porque simplesmente querem deixar o eu contributo e nem todos precisam de resposta.

      Eliminar
  27. Já reli alguns livros preferidos e posso dizer que gostei tanto de o fazer como se fosse a primeira vez.

    ResponderEliminar