"". Life of Cherry: 7 livros neste Dia Mundial do Livro !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23.4.18

7 livros neste Dia Mundial do Livro


Desde muito nova que habita no meu coração uma paixão ferverosa pelos livros. Sempre que posso, isolo-me do mundo para ler. A frase mais dita cá na minha casa é "já estás a ler outro livro?!", que me valeu a alcunha "devoradora de livros". 

Por isso, sendo eu tão amante da literatura, quando a Sofia me convidou para celebrar o Dia Mundial do Livro quando um desafio (muito obrigada por te lembrares de mim!), obviamente que aceitei logo. Como em todas as iniciativas da Sofia, esta está a ser um sucesso! Está a estimular uma grande partilha de livros na blogosfera, e já aumentou a minha wishlist. Aconselho imenso a lerem as publicações deste desafio (os links dos posts dos outros participantes estão no fim desta publicação). Mas antes de irem aos outros, calma, que eu ainda quero dar aqui "duas de letra" (que é a mesma coisa que dar duas de treta  só que na versão bookaholic). 


1. O livro que tenho há mais tempo: Não escolhi o primeiro livro que li de sempre porque infelizmente já o perdi, mas esse está guardado no meu coração, pois foi aquele que fez nascer em mim a paixão pela leitura. " Viagem ao Paraíso Verde" foi o segundo livro que li, quando tinha cerca de 10 anos, e sinceramente já nem me lembrava que o tinha. Só o li uma vez, e depois ficou ali abandonado na estante até hoje. É uma clássica história de aventura, de uma rapariga, Maia, que fica orfã e vai viver com uns familiares para a Amazónia, e que se confronta com uma realidade com a qual não está habituada, lutando para encontrar o seu lugar lá. Apesar da belíssima escrita, quase lírica, e das personagens com quem facilmente estabelecemos empatia, não foi um livro que me marcou muito. Foi uma leitura divertida na altura, para uma pré-adolescente mas, quando cresci, senti necessidade de histórias com mais enredo e profundidade.

2. O livro que tenho há menos tempo:  Nas férias da Páscoa, decidi aproveitar a pausa que tinha para ler e comprei "Isto Acaba Aqui". A Colleen Hoover está a tornar-se cada vez mais numa das minhas escritoras favoritas de sempre, pela sua escrita e pela intensidade das narrativas que cria. Já falei dele aqui no blog e não posso falar muito mais, pois esta é uma história na qual aconselho a mergulharem sem nenhuma informação de antemão, pois tudo se torna muito mais intenso e surpreendente. Tem uma poderosa mensagem por detrás das suas páginas, aconselho mesmo a lerem.

3. O livro que li mais vezes: O livro que li mais vezes foi, sem dúvida alguma, o " Principezinho".  Faço questão de ler esta obra todos os anos. A interpretação que fazemos de um mesmo livro vai mudando à medida que vamos crescendo, mas no caso do "Principezinho" esta pode ser completamente diferente. Nem é preciso esperarmos um ano para regressar a esta história, muitas vezes o nosso próprio estado de espírito pode fazer com que encontremos mensagens que nunca tínhamos encontrado. Acho este livro verdadeiramente mágico por isto mesmo porque, de todas as vezes, que o lemos, este mostra-nos algo diferente, como se tivesse a comunicar connosco e soubesse aquilo que estamos a sentir em determinada fase da nossa vida. 

4. O livro que emprestei e não voltei a ver: Não gosto de emprestar livros e só empresto a pessoas em quem confio mesmo muito, pelo que nunca me aconteceu ficar sem um livro. Neste momento, falta-me um que já não vejo há imenso tempo,  a " A Rapariga no Comboio", mas eu acredito que vou ter este livro de volta, a pessoa a quem emprestei apenas anda muito atarefada e é extremamente lenta a ler ( e por falar em devolver livros, Ju, eu ainda tenho o teu livro, não me esqueci, continua em boas condições, só ainda não te devolvi porque não nos temos encontrado, temos que marcar um cafezinho). 

5. O livro que já devia ter lido: "Licenciei-me e Agora?" é um livro que quero adquirir desde que que a Catarina o lançou, mas ainda não o li nem o sequer adquiri, o que é uma grande falha, visto que o tema é mesmo do meu interesse, com o aproximar da reta final do meu curso. Além disso, gosto muito de ler o blog dela e gosto de apoiar o trabalho dos meus "colegas" bloggers, portanto tenho que tratar de o ler.

6. O livro com mais valor sentimental: . Vou fazer batota aqui e escolher uma triologia, "The Hunger Games". Pode parecer um bocado parvo escolher uma triologia YA em vez de um clássico marcante, mas para mim esta saga tem um grande valor sentimental, pela fase em que eu vivi a história. Li " The Hunger Games" quando tinha 16 anos, numa altura em que uma das pessoas que me mais são próximas e que mais amo neste mundo estava internada no hospital entre a vida e a morte e eu, por dentro, estava um caco a nível emocional. Ler esta triologia deu-me a força e coragem que eu precisava para ultrapassar esta fase negra da minha vida, e ainda hoje a história da Katniss me dá bravura para ultrapassar os obstáculos que se atravessam no meu caminho

7. O livro que foi uma pechincha literária: Comprei o livro " A Lua da Joana" numa feira do livro por apenas 5 euros. É narrado na primeira pessoa, pela Joana, que escreve cartas à sua amiga, Marta, que morreu de overdose, e aborda muitos temas importantes que ainda hoje são atuais e relevantes para todos os jovens. Li este livro no início da adolescência e, na altura, foi uma leitura pesada, que mexeu muito comigo.


35 comentários:

  1. Gostei muito da tua participação :)
    Percebo o que sentes em relação à séria "Hunger Games", associo também alguns livros a certos momentos da minha vida e ficam marcados positivamente ou negatiamente por isso...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Lua de Joana, foi sem duvida o livro que mais marcou a minha adolescência

    ResponderEliminar
  3. Que bom ver que há mais pessoas para quem o Hunger Games é tão especial <3
    A Lua de Joana foi um dos primeiros livros que li e que me marcou profundamente. Acho que marcou parte da minha personalidade ;) Um dia hei-de fazer um post sobre isso :P

    Panemic Books | http://panemicbooks.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. 1. O livro que tenho há mais tempo: A Floresta, Sophia de Mello Breyner Anderson
    2. O livro que tenho há menos tempo: 100 anos de solidão, Gabriel Garcia Marquez
    3. O livro que li mais vezes: Sete dias para a Eternidade, Marc Levy (já li umas 8x!!)
    4. O livro que emprestei e não voltei a ver: P.s. I Love you, Cecelia Ahern
    5. O livro que já devia ter lido: O Evangelho segundo Jesus Cristo, Saramago
    6. O livro com mais valor sentimental: Um amor em tempos de guerra, Júlio Magalhães! Chorei a ler o livro!
    7. O livro que foi uma pechincha literária: A herdeira, Sidney Sheldon. Custou 4€ numa feirinha e era uma 1ª Edição!!!

    Adorei o teu post!!! <3 ctigredesign.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estava à espera que repondessem mesmo por categorias :0. Muito obrigada, gostei de saber quais os teus livros :). Mais uns para a inha wishlist.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tenho tantas saudades de ler um bom livro.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  6. A Lua de Joana também foi marcante para mim no meu crescimento. Achei interessante a tua explicação relativa ao facto de a trilogia Hunger Games ter sido tão importante para ti num período difícil porque considero os livros uma terapia e cicatrizantes. É muito bom teres encontrado numa história o consolo que procuravas. Muito enternecedor :)

    Miss DeBlogger

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também os considero uma terapia :). Mais do que isso, considero-os melhores amigos, que às vezes podem salvar-nos a vida.

      Eliminar
  7. Não sou muito de livros, mas gostava :))

    Hoje:- Meus olhos vagueiam em teus lábios
    .
    Bjos
    Votos de uma boa noite

    ResponderEliminar
  8. Olá Cherry,

    Concordo contigo sobre o livro "A Lua de Joana". Tal como tu também li o livro no inicio da adolescência e marcou-me muito.

    Bjnhs
    Margarida Dias
    http://espaco93.blogspot.pt/2018/04/a-hora-mais-negra.html

    ResponderEliminar
  9. Tens aí livros de que gosto bastante.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/2018/04/review-serum-e-lip-balm-bioderma-sorteio.html

    ResponderEliminar
  10. Este desafio está um mimo! Diverti-me imenso a preparar a minha participação e a ler as restantes. Porque a diversidade é mesmo fascinante, assim como ficar a conhecer a história que cada pessoa tem para cada uma das opções *.*
    A minha resposta à 3 é exatamente a mesma e partilho a tua opinião. Quanto às outras, deixaste-me bastante curiosa!
    Lá vai a minha lista aumentar ahahah

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma excelente inciativa criada pela Sofia, ela está mesmo de parabéns :). Adorei ler as publicações por isso mesmo, pela diversidade de livros e pelo significado que cada um atribuiu.
      A minha já aumentou imenso com todas estas publicações xD.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Os livros têm, e irão sempre ter, um lugar muito especial no meu coração! Cresci com eles e, de certa forma, foram eles que me ajudaram a crescer e a abrir os meus horizontes. Espero, sinceramente, que passem a estar mais presentes na vida das gerações mais novas...

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário acabou de descrever a minha relação com os livros. É tal e qual a tua!
      Também espero o mesmo. Sinto que as gerações mais novas estão a conhecer o mundo online muito cedo antes de conhecerem outros prazeres como a leitura.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. «A frase mais dita cá na minha casa é "já estás a ler outro livro?!", que me valeu a alcunha "devoradora de livros".» Ahah, igualzinho aqui!!

    Daí, li O Principezinho. E tenho-o, mas não gostei. A Rapariga no Comboio também li (a minha irmã emprestou-me) e gostei! A Lua de Joana foi o melhor de sempre. Também li na adolescência e acho que é um livro que fazia falta ler a muitos miúdos e educadores...

    ResponderEliminar
  13. Bom dia. Visitando e elogiando a sua publicação: Ler um bom livro é dar saúde ao coração e afecto à alma.
    .
    * Amor = Fogo que Arde em Chispas Ardentes. *
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Adorei a forma como fizeste esta lista, em vez de escolher os teus favoritos. Têm uma história para ti, é bonito! Eu gostei imenso da Lua de Joana!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :),mas os créditos não são para mim, são para a Sofia, que criou este desafio fantástico.

      Eliminar
  15. O Principezinho não podia mesmo faltar nesta lista :)

    ResponderEliminar
  16. Também já li o "Principezinho" imensas vezes! :D
    Bela iniciativa!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Tenho 5 desses livros na minha estante, mas só li O Principezinho!
    Daqueles que referiste nos tópicos li A Lua de Joana, um dos meus livros preferidos que marcaram a minha adolescência, li-o com 13 anos e reli-o com 16. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  18. Também li A lua de Joana no início da minha adolescência e mexeu muito comigo, além de me surpreender bastante...
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  19. O Principezinho anda sempre na minha mesa de cabeceira, para mim e para os meus miúdos. É "o" meu livro! Outro livro que relei-o sempre que consigo é "O meu pé de laranja lima". É outro dos livros da minha infância! :)

    ResponderEliminar
  20. Eu gostava de me lembrar tão bem quanto tu acerca dos pormenores dos livros que fui lendo (como por exemplo, qual o primeiro livro que li, etc). Juro que não me recordo! Há situações em que nem me lembro da altura em que li determinado livro. Mas isso é bom: é sinal que também já li imensos ;)
    Beijinhos, gostei muito desta tua publicação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lembro-me dos pormenores daqueles que me marcam mais :), não me lembro de todos, quem me dera. Exatamente, é sinal que já viveste muitas histórias.
      Obrigada :).
      Beijinhos Nani

      Eliminar
  21. Acho um desafio super interessante e que permite conhecer bastante dos leitores. Beijinhos, boa semana :)

    ResponderEliminar
  22. Acho que faz mais sentido leres o "Licenciei-me e agora?" quando estiveres prestes a terminar o curso, porque é a altura certa para tal!


    Obrigada por teres participado! <3

    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vou esperar mais um pouco e ler para o ano :).
      Obrigada eu por me teres convidado <3.

      Eliminar
  23. Eu gosto muito de ler, embora agora pouco tempo tenha para o fazer. Mas o livro que mais me marcou foi o Rio das Framboesas! Na altura era indicado para adolescentes de 15 anos, contudo, quando tinha 12 anos, a minha professora de português recomendou-mo por achar que tinha capacidade para entender a sua história e mensagem. O Código DaVinci também foi outro livro que adorei ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu, é complicado conciliar este prazer no meio de tantos afazeres diários. Nunca tinha ouvido falar desse livro, vou adicionar à minha lista :).

      Eliminar