"". Life of Cherry: " Porque é que vais a galerias de arte? São tão aborrecidas." !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.3.18

" Porque é que vais a galerias de arte? São tão aborrecidas."

" Porque é que vais a galerias de arte? São tão aborrecidas."

Quando falo nas viagens que já fiz ou que estou a planear a fazer, sou sempre brindada com uma expressão incrédula quando digo que gosto de visitar galerias de arte. "Mas porquê? São tão aborrecidas?". Parece que existem poucas pessoas neste planeta que sejam capazes de compreender o prazer que se pode obter ao caminhar numa uma sala quase vazia, apenas com alguns quadros colocados estrategicamente na parede. Quanto a mim, é algo que adoro fazer e que estará sempre em todos os meus planos de viagem.


1. Fazem-me sentir culta: Este ponto é um bocado ridículo, tendo em conta que eu não percebo nada de arte. Mas estar ali a passear pelas salas, com um panfleto na mão e um cartão ao pescoço faz-me sentir à altura de qualquer artista ( extra points se estiver com um look chique).

2. Fazem-me sentir calma: Sinto que estamos num mundo cada vez mais exigente e instantâneo, em que estamos constantemente stressados. É raro conseguirmos encontrar momentos para desacelerar, mesmo quando estamos em casa nos nossos pijamas. As galerias de arte são um dos poucos sítios em que consigo relaxar a minha mente e esquecer o mundo à minha volta. Têm o mesmo efeito em mim que entrar numa igreja, sinto que sou engolida pela grandeza do lugar. Neste caso, sinto que sou engolida pela grandeza das obras que tenho à minha frente, e enquanto estou ali a observar as obras, a tentar perceber a técnica que o artista usou, a pensar naquilo que significa para mim, não tenho tempo para pensar em mais nada.  Juntando ao facto de, geralmente, as galerias de arte terem um aspeto muito clean e estético, com muitas paredes brancas, podem ser locais mais relaxantes que spas.

3. Tantas oportunidades para fotos de Instagram num único lugar: Eu sei que isto pode parecer um pouco fútil e superficial, mas quem nunca entrou num lugar e pensou " Isto daria uma boa foto para o Instagram..." ? Bem, nas galerias de arte, as oportunidades de fotos lindas são infinitas! Uma aesthetic branca e clean, com uns toques de cor, haverá algo mais bonito para colocar no nosso feed?

4. Tornam-me mais criativa: Não necessariamente para pintar, que eu não tenho jeito para isso, mas para sair dali e criar algo. Juro, de cada vez que saio de uma galeria de arte sinto-me com muita vontade de escrever!

5. Tornam-me numa pessoa mais sensível: Eu acho que, quando não se percebe nada de arte, é preciso ter uma certa sensibilidade para visitar uma galeria de arte. É preciso entrarmos numa com uma certa abertura, sem pensarmos " isto vai ser aborrecido" nem coisas como " eu faria melhor que isto" ou " o meu sobrinho de 5 anos desenha melhor". É preciso entrar lá dispostos a entregarmo-nos à arte e estarmos dispostos a sentir tudo aquilo que esta nos fizer sentir. É uma das coisas mais mágicas que obtemos ao visitar uma galeria de arte. Todos nós interpretamos e sentimos a arte de forma diferente, e entregarmo-nos à sua beleza torna-nos pessoas mais sensíveis, mais tolerantes e mais abertas às mensagens subtis que existem à nossa volta.


O que vocês acham de galerias de arte? Inspiradoras ou aborrecidas?

36 comentários:

  1. Não é algo que faça frequentemente mas quando o faço, faço com gosto. Não gosto de ir obrigada, nem gosto de dar a entender que sou uma pessoa que aprecia imenso, porque não é verdade. Aprecio quando assim tenho vontade de o fazer! E quando o faço saio de lá mais inspirada, sem dúvida! :) *

    ResponderEliminar
  2. Adoro ir a galerias de arte, sem dúvida que estimulam a criatividade, aumentam a pecepção e é um excelente hobbie!
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  3. É coisa que não me fascina a ir,...
    Beijinhos e uma Santa e Feliz Páscoa,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de galerias de arte, mas tenho de ir sozinha.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu, não conheço muitas pessoas que gostem de me acompanhar.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Concordo com você viu, muitos não entendem!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Adoro visitar galerias de arte. As sensações que cada obra pode transmitir são imensas e eu estou aberta a essa experiência ("extra points" se estiver com um "look" chique - :D)! Acompanhava-te a qualquer altura ^^,

    Beijinhos!

    Miss DeBlogger

    ResponderEliminar
  7. Adoro galerias de arte, porque, são uma boa forma de me manter em contacto com a arte à nossa volta, estimular o nosso lado criativo, como referiste, e passar um bom bocado a fazer algo diferente. Nas férias de Verão, é obrigatório visitar pelo menos duas. Acho que só faz bem e devia ser algo mais rotineiro na vida das pessoas. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que fosse algo mais rotineiro na minha vida,não visito tantas quanto gostaria.

      Eliminar
  8. Ola!!!
    Eu gosto imenso de galerias de arte, não vou a muitas mas quando tenho oportunidade tento sempre ir <3
    Beijinhos

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Eu cá adoro ir a galerias de arte, sinto-me culta e consigo dar largas à minha imaginação! São realmente lugares inspiradores (para mim) :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Confesso que o meu conhecimento no que toca a arte não é muito abrangente, mas por isso mesmo gosto de ir galerias e museus. Tornam-nos mais cultos e interessados, e isso para mim é muito importante!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das razões pelas quais e eu vou a galerias de arte e museus :).
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Visitar galerias de arte é algo que faço com pouca frequência, mas gosto sempre quando quebro essa tendência. Porque, de facto, é um lugar encantador e inspirador. Sempre que tenho oportunidade, deixo-me levar pelas obras à minha frente, mesmo que seja pouco entendida no assunto; gosto de tentar interpretar, de perceber a mensagem, de imaginar a sua história. E também me deixa muito mais criativa e predisposta a ver mais além

    r: Espero que, se vires, gostes do projeto :)

    ResponderEliminar
  12. Eu não o faço frequentemente mas quando viajo gosto de conhecer um pouco de tudo. Acho que conhecimento nunca é demais :)

    ResponderEliminar
  13. Não visito com regularidade, mas das poucas a que fui adorei, gosto muito de conhecer mais um pouco sobre algo e aprendemos sempre mais alguma coisa. Ainda bem que não gostamos todos do mesmo, é pena é as pessoas não perceberem isso :)

    ResponderEliminar
  14. Gosto imenso - e quem me disser que é aborrecido activa o meu lado de snob, chega a ser deprimente da minha parte xD mas acho que temos tanto a aprender com a forma como quem tem a capacidade de se expressar através da arte consegue mostrar-nos o mundo! Seja pelo lado estético ou pelo lado da interpretação, a arte só nos pode enriquecer, seja ela em que forma for. E não é preciso perceber de arte para gostar, a magia é mesmo essa! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também me revolto logo, não é bonito de se ver xD.

      Eliminar
  15. Concordo totalmente com o nº4, toda a arte é inspiradora e nada de nada aborrecida!!

    Bjs
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Estou super de acordo com o ponto da sensibilidade! Para mim visitar uma galeria de arte resume-se muito a esse factor, é uma excelente forma de apurar os nossos sentidos e de observar as coisas de um ponto de vista muito próprio :)

    https://mywanderingdayss.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. I love art museums! lovely blog:D If you want to follow each other blogs please come to my blog and tell me, ill follow you instantly!
    https://leerenlaluna.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  18. Mais culta mais criativa sem dúvida por vezes as viagens tornam-nos mais inspiradoras em certas assuntos que não pensávamos.
    Beijinhos e Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  19. Independentemente da publicação, que gostei:
    O Brincando com as palavras DESEJA-VOS: UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA, EXTENSIVO AOS VOSSOS FAMILIARES E AMIGOS.
    .
    Bjos com carinho e estima.

    ResponderEliminar
  20. Também gosto imenso de ir, e concordo com o que disseste, de facto é um local cheio de cultura e com um leque enorme de coisas novas para aprender :)

    ResponderEliminar
  21. Concordo plenamente contigo, fui educado desde pequeno a visitar galerias de arte. E está estudado que quanto mais arte vemos, mais sensíveis nos tornamos à mesma, fazendo com que consigamos encarar as peças de arte de outra forma e sentir certas emoções quando as observamos. Algo que sem este tipo de actividade e continua não conseguiríamos fazer :)

    Fico muito feliz por saber que tens esse hábito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse estudo faz sentido, de facto, tenho vindo a notar que estou a começar a ganhar outro tipo de sensibilidade à arte, pode também a ver com o facto de estar a ganhar mais maturidade, mas essa é uma boa explicação :).

      Eliminar
  22. Concordo com tudooooo!!!

    O que é certo a intenção da arte é provocar o espetactor para coloca-lo a interrogar aquela obra de arte, ou seja, na arte conceptual o que importa é conceito, é a mensagem que o artista quer transmitir e não a estética.

    Ora sabemos muito bem que as pessoas gostam muito de julgar pela aparência fisica de alguém sem as conhecer primeiro fará com as obras de arte. Por isso mesmo apreciar a arte é para poucos, nem todos possuem um interior livre de julgamentos, uma mente aberta e sensibilidade para tal ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar