"". Life of Cherry: 5 frases inspiradoras com as quais não concordo !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

7.2.18

5 frases inspiradoras com as quais não concordo


Frases inspiradoras. Todas nós as adoramos. Bem, mais umas do que outras. No que diz respeito a frases inspiradoras, há de tudo. Há daquelas que são mesmo inspiradoras, que se tornam os nossos lemas de vida e que fazemos questão de colocar num sítio bem vísivel, para as lermos todos os dias ao acordar. Há daqueles que são assim um bocadinho lamechas e cliché mas que, ainda assim, têm o seu fundo de verdade. E, por último, há daquelas que além de erradas, são perigosas se seguidas. Hoje vou falar dessas últimas.


1. " Vê o mundo enquanto és jovem": Porque é que existem tantas frases inspiradoras a suporem que a nossa vida acaba mal cheguemos aos 30? Tenham lá calma! O início dos 30 não é o fim do mundo.  Podemos viajar a vida toda se planearmos bem e pouparmos, vamos parar de tratar os anos da juventude como se fossem a maior experiência da nossa vida e tudo o que se segue seja horrível.

2. " Vive cada dia como se fosse o último": Se eu vivesse todos os dias como se fossem os últimos eu não teria chegado à universidade, não pouparia dinheiro nem estaria a fazer planos para o futuro. Eu começaria o dia a esbanjar o dinheiro a comprar coisas que nunca tive, comeria todas as porcarias ao meu alcance, despedia-me de todos as pessoas que amava, e passava os últimos minutos do dia a chorar porque sou demasiado nova para morrer. Sejamos honestos, viver cada dia como se fôssemos adolescentes cuja única atividade recreativa é rebentar com coisas não é uma forma muito responsável de se viver.

3. "No amor e na guerra vale tudo": Acho que é por isso que o mundo agora está um caos, deve existir muita malta a seguir este "conselho". É por estas e por outras que existem relacionamentos obsessivos, namorados(as) a controlar demasiado as suas caras metades, violência doméstica, porque as pessoas acham que por amor se pode fazer tudo. Mas há limites, meus amigos.

4. " Todas as raparigas são bonitas. Às vezes, é preciso que o rapaz certo veja isso.": Pára tudo! Estão-me a dizer que eu só posso considerar-me bonita se algum rapaz já tiver constatado isso? Era só o que mais me faltava. Parem de avaliar a vossa beleza com base naquilo que um rapaz pensa. O que importa é sentirem-se bem na vossa pele, o resto é acessório.

5. " Coisas boas acontecem àqueles que esperam": Bem, eu na verdade não concordo nem discordo com esta frase, tenho assim uns mixed feelings em relação à mesma. Por um lado, as coisas boas só acontecem àqueles que são suficientemente pacientes para esperarem por elas. Mas tenho aprendido por experiência que, a maior parte das vezes, as coisas boas só acontecem se lutarmos por ela ou, pelo menos, mudarmos a nossa atitude. Nada acontece se ficarmos simplesmente parados à espera que a nossa vida mude milagrosamente.


E vocês? Com que frases inspiradoras não concordam?

30 comentários:

  1. Nunca tinha visto as coisas desta perspetiva, mas agora que penso no assunto concordo contigo. Há frases inspiradoras que podem ser muito perigosas quando levadas demasiado à letra e essas que enunciaste são grandes exemplos.

    Gostei muito do post! Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post... Que maravilha de frases.
    A segunda, eu amei de verdade, temos que aproveitar cada segundo do nosso dia-a-dia.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Também sinto confusão relativamente a estas frases supostamente inspiradoras. Concordo plenamente com o que disseste, sobretudo quanto à 2 e à 4. Essas deixam-me mesmo num completo desacordo.

    ResponderEliminar
  4. Posso assinar por baixo? Vou assinar por baixo :p tenho uma relação amor-ódio com estas coisas, mas mais ódio, confesso. As únicas que sigo, ou tento, são aquelas que me ajudarem a stressar menos sem me impor uma vida perfeita, fáxabor! :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tento seguir apenas frases assim, ninguem consegue ter uma vida perfeita, por muito que queira.

      Eliminar
  5. Boa tarde. Passando, lendo e elogiando tão maravilhosa prosa - e imagens - que aqui são apresentadas.

    * Vivências de Amor - Volúpia Incerta *
    .
    Desejos de um dia feliz

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo mas por exemplo na primeira acho que estás a ver com demasiado "preconceito" a juventude é um conceito flexível. És tu que estás a por o limite da juventude nos 30, não a frase. Por exemplo eu acho o meu irmão mais idoso que a minha avó. Há pessoas que aos 40 já estão boas para ir para reforma e ir para o lar e pessoas de 90 frescas e fofas xD
    Tudo o resto concordo a 100% contigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juventude é um conceito um bocado subjetivo. Neste caso, usei-o para me referir à malta de 20 e tal anos mas, como é obvio, a malta de 30, 40 tambem pode ser considerada jovem. A juventude é um estado de espírito, como amminha avó costuma dizer :). Como eu te percebo, eu tenho 20 e a minha avó tem mais genica que eu às vezes xD,principalmente quando eu ando em época de exames.

      Eliminar
  7. Eu acho que a primeira tem muito a ver com a energia, é verdade que temos muito mais energia para vivermos diversas aventuras, viajar, conhecer mundo na juventude, o envelhecimento traz juntamente com outras coisas essa falta de energia, por mais que o espírito seja jovem por vezes o corpo não acompanha.
    Tirando essa primeira, as outras de facto são muito discutíveis.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também tem a ver com energia, mas a idade não nos impede de viajar,temos é que adaptar os planos à idade :).

      Eliminar
  8. Confesso que não tinha visto as coisas dessa maneira, mas realmente, o que dizes faz sentido! Concordo plenamente contigo, principalmente, com a 3 e a 4! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Nunca tinha parado para pensar sobre isso muito sinceramente agora que li a tua perspetiva percebi que tens razão eheheh

    ResponderEliminar
  10. A primeira e a segunda conheço-as e concordo com a tua justificação da segunda, penso tal e qual como tu.

    ResponderEliminar
  11. Concordo com todas, no entanto, na 2 levo-a mais no sentido da intensidade, viver com intensidade e aproveitar todos os momentos.
    E na 4 tenho exatamente a mesma opinião que tu, ser paciente é bom, mas não significa ficarmos bem sentados à espera que nos caiam milagres do céu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nesse caso faz mais sentido, mas ainda assim penso que a frase devia estar formulada de outra forma.
      Exatamente :).

      Eliminar
  12. Eu não concordo em levar à letra certas frases. Por exemplo, a primeira é compreensível, mas não significa que quando formos mais velhos não possamos ver o mundo também, só significa que é mais fácil quando somos jovens. Elas são, de forma geral, exageradas, e é por isso que não concordo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o problema é que muitas vezes as pessoas não o usam nesse contexto, usam-no do género " aproveita enquanto és jovem, que quando fores mais velhos e tiveres filhos não dá".
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Também não concordo com o terceiro, aliás acho mesmo ridículo!!

    Novo post:http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/dream-valentines-gift-guide-for-him.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  14. Há frases que nos marcam para sempre, tanto pelo lado positivo, como pelo lado negativo.
    Também não concordo, de todo, com a 1 (o mundo tem que ser olhado com atenção, independentemente da nossa idade), a 3 (o amor constrói e a guerra destrói, e ambos são movidos por crenças pessoais, mas nada justifica esse vale tudo) e a 4 (as pessoas são bonitas pelo que são e não por aquilo que os outros pensam delas). Quanto às restantes, em parte, até as consigo compreender. A 2 sinto que é mais no sentido de não termos medo de arriscar, de aproveitarmos as oportunidades, porque amanhã «pode ser demasiado tarde». E a 5 acho que se aproxima mais do facto de termos que ser pacientes; de ser preciso aceitar que, por muito que nos dediquemos, as nem sempre acontecem no imediato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o sentido da 2, mas faria mais sentido se tivesse formulada de outra forma.
      Pois, nesse sentido, a espera faz mais sentido, mas nesse caso a frase " Roma não se construiu num dia" até faz mais sentido :).

      Eliminar
  15. Concordo plenamente! Sobretudo a de viver cada dia como se fosse o último! é impossível, lol.

    E a última tb tenho mixed feelings. Por um lado temos e lutar, por outro temos de saber esperar...

    Claudia - Mulher XL
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  16. Não ligo muito a esse tipo de frases feitas, mas acho que tens razão, não se pode entendê-las literalmente, temos de interpretar. No entanto, é como dizer, nada de exageros.

    ResponderEliminar
  17. Concordo! acho que a malta muitas vezes leva essas frase muito literalmente!
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  18. Não podes ver assim de forma tão linear.

    Na primeira, passa-se que quando tens contas e renda para pagar e filhos para sustentar, perdes alguma liberdade de tempo e disponibilidade financeira. Claro que te podes adaptar, mas acredita quando te digo que tudo é mais fácil de planear e concretizar quando não tens que conjugar tantas responsabilidades. Acho que é mais por aí.

    Na segunda, não vejo como tu. Não é enfardares que nem uma mula, nem esbanjar o dinheiro todo que tens. Mas lutar todos os dias para concretizar objectivos e desejos. Por exemplo, queres fazer bungee jumping? Faz, não adies. Queres fazer um interrail? Não adies. Queres frequentar um workshop qualquer? Não adies.

    Na 4, não! Não deves esperar a validação de ninguém. Tu ÉS bonita. Ponto. Não precisas que nenhum rapaz o veja para acreditares nisso. Contudo, acho que isso funciona mais como incentivo para que as mulheres não deixem de acreditar que são lindas só porque ainda não apareceu um homem capaz de ver isso, faço-me entender?

    Quanto às outras duas, concordo em pleno :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não considero que esteja a ver as coisas de forma demasiado linear, simplesmente não concordo com estas frases porque as considero exageradas. Existem muitas outras frases com as quais me identifico mais, porque estão escritas de uma forma que não geram tantos equívocos.

      É mais difícil viajar com essas responsabilidades todas, mas não é impossível. E também há o outro lado da moeda: quando somos novos ainda temos pouca estabilidade financeira, e a nossa prioridade é uma casa ou um carro, nem sempre dá para viajar.

      Percebo o que a frase quer transmitir, mas para isso há uma melhor com a mesma intenção " A vida é demasiado curta" :).

      Percebo isso, mas a questão aqui é que as mulheres nem sequer deviam pensar dessa forma, não precisam de um homem para se sentirem bonitas.

      Eliminar
  19. Ponto 1. É no sentido de que não terás tanta energia, por exemplo para subir vulcões ou fazeres algo mais aventureiro. Concordo plenamente! Tb para não deixares para o futuro algo tão bom como viajar que deverá ser feito ao longo da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É certo que não teremos energia, mas não é imposssível :).

      Eliminar