"". Life of Cherry: Crónicas de uma rapariga de 20 anos que se deita (demasiado) cedo !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

11.1.18

Crónicas de uma rapariga de 20 anos que se deita (demasiado) cedo

Crónicas de uma rapariga de 20 anos que se deita (demasiado) cedo

Eu sou aquele tipo de pessoa que leva o ditado " deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer" demasiado a sério ( deve ser por isso que também sou muito alta, se dormir muito faz crescer...). Todos os dias, deito-me às 23 horas ( 23h30 assim na loucura) e acordo às 7h/8h.  É que não falha! " Pronto, como qualquer pessoa responsável, deitas-te cedo, olha que novidade..." pensam vocês. Não, eu não me deito cedo só em tempo de aulas. Também é assim aos fins de semana, nos feriados e até nas férias. É verídico, perguntem às pessoas que me tentaram contactar a partir dessa hora.

Já  tive amigos meus que me tentaram tratar, alguns até já me tentaram internar, mas até hoje nada deu resultado. É um mal incurável.  Resta-me escrever esta publicação e esperar encontrar pessoas com a mesma condição que eu ( se juntar as suficientes, até podíamos fundar uma associação de apoio a jovens nos seus 20 e tal anos que se deitam demasiado cedo). Isto é a história real de como realmente é ser-se uma jovem de 20 anos com um ritmo circadiano de uma idosa de 80 anos.


1. Ficas cansada demasiado cedo: Muitas vezes, são 18 horas e eu já estou a pedir a todos os anjinhos que chegue a hora de eu me deitar na minha caminha confortável e fechar os olhos. O que, basicamente, me torna inválida para todas as atividades noturnas.

2. E nem falemos de estudar à noite! : Isso está fora de questão! Eu não quero saber se sou universitária, se tenho frequência daqui a 2 dias ou se tenho mil trabalhos para entregar. O estudo às 20 horas encerra. Não há hipóteses! O que é isso de andar a estudar às 2 horas e horas da manhã?! Isso faz mal à saúde.

3. De manhã, olhas para o telemóvel e vês um monte de sms: As mensagens que eu recebo de manhã, principalmente no verão, até assustam! " Onde é que tu estás?" ou "A SÉRIO QUE JÁ FOSTE DORMIR?" são alguns exemplos, e isto são os mais levezinhos, acreditem. Isto pode chegar a ameaças de morte.

4. Defendes que jantar a partir das 21 horas devia ser proibido: Como é natural, os meus pais nem sempre chegam a casa a horas, com o trabalho e tal, pelo que uma pessoa lá tem que jantar a essa hora, o que é indecente. Não consigo compreender então as pessoas que jantam às 22 horas. Ui, isso já é muito próximo da hora de ir dormir. A essa hora já estou eu a lavar os dentes e a aquecer a água para a botija ( sim, eu no inverno não durmo sem a botijinha para aquecer os pés, sou como os bebés que precisam de beber leite para adormecer, eu é igual, só que em vez de leite tenho que aquecer os pés).

5. O pensamento de fazer exercício à noite dá-te vontade de vomitar: À semelhança do estudo, as sessões de exercício físico encerram às 20 horas. Dá-me uma coisinha má se me obrigarem a fazer qualquer tipo de atividade física à noite. Não, a essa hora é para estar sentada a ver uma série ou estar imóvel no sofá.

6. Estás sempre a ouvir " tu tens 20 anos, estás a desperdiçar a tua vida...": Não, eu estaria a desperdiçar a minha vida se me deitasse sempre às 3 horas da manhã e acordasse lá para as 15 horas. Isso sim, é desperdiçar tempo,  perde-se metade do dia assim! Eu gosto de acordar cedo, de ver os primeiros raios de sol e de aproveitar o dia para ser produtiva.

7. Qualquer atividade que exija deitares-te cedo causa-te ansiedade: Não me interpretem mal, eu gosto de sair à noite e de ir a festas, mas é assim de vez em quando. Sou mais dos cafezinhos e dos jantares ( daqueles que começam cedo, não é como os jantares de curso que começam sempre às 23 horas, se a comissão do meu curso estiver a ler isto que mude isso, que merda é essa?). Mas o pensamento de que me vou deitar tarde nessa noite e que no dia a seguir vou acordar tarde, exausta e com metade do dia desperdiçado, deixa-me ansiosa e angustiada.

8. Falta de sono é a tua noção de inferno: Além de parecer miserável e estar cheia de olheiras, ainda fico burra, irritada e deprimida. Eu sem as minhas 7/8 horas de sono não funciono.

9. Existem muitas poucas na vida pelas quais sacrificas as tuas horas de sono: Porque o sono é essencial para manter a sanidade de uma pessoa, e eu não quero comprometer a minha saúde mental com nada. Só abro exceções para um bom livro/filme ou para pessoas de quem eu goste muito ( se já tiveram o privilégio de estar e/ou falar comigo às tantas da noite, considerem-se sortudos).

10. O facto de as galas na época de prémios começarem tão tarde irrita-te: Só a passadeira vermelha começa na minha hora de dormir, para não falar do resto. Eu digo sempre " este é ano em que vou ficar acordada e ver a gala até ao fim", mas depois acabo sempre por me contentar em ver os looks dos atores na passadeira vermelha, e vejo a lista dos premiados na manhã seguinte. Mas este ano tenho que ver os Óscares, vou tentar fazer esse esforço, não posso mesmo perder, é desta!

11. Às vezes, ficas desesperada pelo tempo andar tão devagar: Às vezes, eu fico mesmo desesperada com o tempo. Eu quero ir para a cama, mas ainda é tão cedo. Portanto, sento-me no sofá a ver um programa desinteressante qualquer na TV, e estou de 5 em 5 minutos a olhar para o relógio, à espera que seja uma hora socialmente aceitável para eu ir dormir.

12. Metade do teu roupeiro consiste em pijamas: Porque se passam tanto tempo a dormir como eu sabem o quão essencial é estar confortável.

13. Fazer planos de tarde com os amigos é difícil: Porque eles tiveram acordados até tarde a devorar episódios do Game of Thrones ( by the way, um minuto de silêncio pelos fãs desta série, que só vão poder ver uma nova temporada em 2019. Coitados...) e passam a tarde toda a dormir.

14. Às vezes, ficas stressada ao pensar naquilo que estás a perder: A loucura dos 20 anos, as festas, aquelas aventuras todas até às 5 horas da manhã...

15. Mas no fim vale tudo a pena: Estás ali com o pijama vestidinho, fazes olhinhos à tua caminha e aquilo é uma atração... Não dá para resistir.


E aí desse lado? Também são jovens que se deitam demasiado cedo?

58 comentários:

  1. Adorei! Primeira pessoa que conheço assim! Pessoalmente, também adorava ser assim, principalmente em altura de aulas, mas não consigo. Após as 22H, talvez seja uma altura do dia em que eu renda bastante, portanto pego em tudo o que seja estudo, trabalhos e blog (como vai acontecer hoje xD). Admiro-te bastante por teres essa rotina de sono excelente! Realmente adorava, mas o meu ritmo não o permite, ahahahah! Gostei imenso de saber isto sobre ti!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu às vezes gostava de ser assim, dava jeito ser assim produtiva à noite,mas não consigo. Às 22 horas já tenho muito sono para fazer o que quer que seja, o máximo que faço é ver uma série ou comentar blogs. Para mim é de dia que se fazem as coisas. É assim uma rotina radical, mas que adoro xD.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu agora deito-me as 11 e tal meia noite, o que para mim é tarde. Quando estava na Suiça e tinha de acordar as 6 da manha deitava-me as 9 horas, estava sempre ansiosa para ir para a cama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já cheguei a deitar-me a essa hora quando tive um estágio longe e também acordar às 6h da manhã.

      Eliminar
  3. Eu compreendo-te perfeitamente! Como pessoa que se costuma deitar por volta das 23h revejo-me em todos os pontos xD
    Mas nós precisamos de dormir bem para nos sentirmos recuperados de manhã não é? As minhas 8h/9h de sono são me tão queridas que não as posso deixar ao abandono.
    Não estás sozinha com isto, eu apoio-te! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos juntas nisto então xD.
      Exatamente, precisamos de energia para enfrentar o dia :).

      Eliminar
  4. Canso-me muito rápido e percebo-te perfeitamente, gosto de me deitar cedo, ultimamente já não tem sido muito assim.
    O meu namorado está sempre a dizer que sou ainda tão nova que me deito cedo que quando eu chegar a velha vai querer ver.
    Quando me deito na cama é a melhor sensação do mundo, poder descansar de todos os problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me estão sempre a dizer isso.
      O teu namorado devia seguir o teu exemplo, deitar-me cedo é que faz bem à saúde xD.

      Eliminar
  5. Eu por exemplo custa-me muito adormecer, às vezes são duas/três da manhã e ainda estou acordada, mas isso nunca foi impedimento de ter que me por a pé cedo tipo 7h, apesar de ter consciência que isso só prejudica o meu rendimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens dormido pouco , tens que descansar mais , mas eu sei que é complicado com o stress do dia a dia:(.

      Eliminar
  6. Eu deito-me por volta da meia noite, infelizmente o trabalho não me permite jantar antes das 21h00, há dias em que chego a casa depois dessa hora. Tens sorte em conseguires fazê-lo, infelizmente nem todos têm essa possibilidade. Se é saudável e quase perfeito, claro que sim, mas infelizmente nem sempre dá para isso, quem me dera...
    Há dias em que não consigo dormir as 8 horas que devo, simplesmente não tenho tempo, por isso a manhã de domingo é sagrada, salvo raras exceções, aproveito sempre para dormir mais um pouco, até às 10h00 mais ou menos, e sabe-me lindamente.
    Aproveita bem enquanto podes levar uma vida descontraída e onde podes ter horários fixos, com a idade as coisas vão mudar, infelizmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é complicado com esses horários. Eu sei que nem sempre irá ser assim, até porque quando for enfermeira vou ter que trabalhar por turnos, portanto não vai ter nada a ver xD.
      Aproveita bem os domingos então :).

      Eliminar
  7. Será que somos gémeas e fomos separadas à nascença?

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava de me consegui deitar cedo, mas sou uma pessoa do tipo coruja confesso! Adoro estudar de noite e deitar-me tarde, mas depois sofro quando tenho de acordar cedo.
    Que um próximo post com dicas para pessoas que querem começar a acordar/ deitar mais cedo ;)
    R. Estudo no Porto :)
    Beijinho,
    Inês do umblogindisponivel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem funcione melhor de dia, e há quem funcione melhor de noite, como tu :).
      Já fiz : https://lifeofcherryblog.blogspot.pt/2015/08/como-dormir-melhor_3.html.
      É perto daqui :).
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Eu tenho o ritmo exatamente ao contrário porque trabalho à noite mas também confesso que não conheço ninguém assim na casa dos 20 ahahah brutal!

    ResponderEliminar
  10. Eu tento, mas é rara a noite em que consigo ir dormir cedo. Já tive alturas em que eram 18h e estava a chamar pela minha cama, mas depois despertava por qualquer motivo e tão cedo não me deitava. Em compensação, também acordo cedo. Em tempo de aulas, o despertador estava sempre programado para as 6h50; durante as férias, feriados, fins-de-semana, toca sempre às 9h :)

    r: É bastante tentador :D
    É dos géneros literários que mais aprecio!
    Isso até é bom ahahah (ok, se calhar não é 100%, porque uma pessoa fica num impasse e depois é tramado)

    ResponderEliminar
  11. Não te preocupes também sou assim, mas nem sempre aguento até as 23h ahaha há dias que adormeço a ver tv às 22h :P principalmente no inverno que fica de noite logo muito cedo

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns pelo teu blog, tenho lido alguns textos e gostado bastante da forma como exploras os teus temas (tal como este). Eu sou mais aquele tipo de pessoa que acredita que o dia rende mais quando te levantas cedo (muitas vezes às 7h já estou no ginásio), mas nunca consigo deitar-me antes das 00h. Beijinhos e continua a fazer este excelente trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :): Bem, dormes 7 horas, também não é mau :).

      Eliminar
  13. Eu deito-me às 22h30 e acordo às 6h30. Mesmo ao fim-de-semana. Mas às 18h não estou cansada ahah De resto, estudo e exercício também encerra por volta das 20h :) De qualquer das formas, acredito que isso do sono depende muito de pessoa para pessoa. Eu funciono muito melhor de manhã, e preciso de dormir (embora não goste de o fazer). Por isso deito-me cedo para acordar cedo. Mas há muita gente que é mais produtiva à tarde e durante a noite.

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  14. Costumo por habito acordar muito cedo independentemente da hora a que me fui deitar.
    E geralmente deito-me por volta das 23:30 mas compreendo o facto de chegar à noite e o cérebro já não dar para mais, nem para trabalhar, sair ou até mesmo fazer exercício físico XD

    ResponderEliminar
  15. concordo plenamente contigo, também sou do team de deitar-se cedo (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Também tenho 20 anos e adormeço super cedo! E, como tu, também preciso de dormir 8 horinhas e não consigo estudar à noite. Achava que era a única no mundo ahahah

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  17. Percebo-te tão bem! Eu deito-me sempre às 23h na loucura! :p
    Quando tinha exames na universidade cheguei a deitar-me às 22h ahah

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Eu deito-me por volta dessa hora, porque o meu horário de trabalho começa ou às 5h ou às 6h, portanto tenho que acordar às 4h ou às 5h. Ainda bem que o meu corpo não necessita de tantas horas de sono para ficar bem xD senão nem jantar em condições conseguia, porque tinha que me deitar bastante cedo :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, quando se acorda muito cedo então, não há hipótese.

      Eliminar
  19. eu acho que és a filha que qualquer pai gostava de ter :)
    durante a semana tambem me deito cedo porque tenho que ir trabalhar no dia seguinte e tambem preciso muito de dormir 7/8 horas xD mas ao fim semana abuso sempre mais, mas mesmo que vá para a cama as 5h as 11h no máximo estou acordada porque nao gosto de perder o fim de semana a dormir :D

    dormir é das melhores coisas do mundo, aproveita equando podes :) -CS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus pais adoram que eu seja assim xD.
      Fazes muito bem descansar mais um pouco ao fim de semana, também sabe bem :). Eu nunca consigo dormir, mas às vezes fico no quentinho da cama acordada.

      Eliminar
  20. Fisicamente sou o teu semelhante; psicologicamente o teu oposto: o meu corpo às 18h também já pensa que fixe fixe era dormir e às 22h se estiver num jantar de amigos já está a cair de sono. No entanto faço tudo ao contrário do que o meu corpo me pede - deito-me sempre às quinhentas e levanto-me tardíssimo, independentemente do dia. err...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que começar a ouvir mais o teu corpo xD. É uma questão de hábito, tenta deitar-te um pouco mais cedo em cada noite, talvez resulte :).

      Eliminar
    2. hehehe. talvez, mas é preciso muita força de vontade.............. ^_^

      Eliminar
    3. Isso é, não consegues mudar de um dia para o outro,mas garanto-te que vale a pena, sentes-te com muita mais energia :).

      Eliminar
  21. Confesso que não sou nada assim mas gostava mesmo muito de ter esse ritmo certinho de horas para adormecer e acordar e a conseguir dormir quase sempre cerca de 8 horas por noite. Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de hábito, ao início custa, mas depois o nosso corpo vai-se adaptando :).

      Eliminar
  22. Eu devia seguir o teu exemplo porque claramente preciso de dormir mais horas do que durmo mas antes das 00h30 não me deito... parece que há sempre tantas coisas para fazer, ver, falar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu compreendo, às vezes também me custa deitar a esta hora com muito que fazer, mas acabo sempre por prioritizar o sono, depois rende mais no dia a seguir.

      Eliminar
  23. Eu sou das pessoas pessoas que raramente vai para a cama antes da meia noite, então em alturas de testes e trabalhos, rendo mais à noite.
    Quando não tenho que estudar, gosto de ir ao café quase todos os dias, então acabo por me distrair com o pessoal, a conversar ou a jogar qualquer coisa e quando dou conta já passa da meia noite há muito tempo ahah
    No entanto, não sou pessoa de acordar muito muito tarde, a não ser quando vou a alguma festa e aí as manhã são muito trágicas :p

    Às vezes gostava de ser como tu, quando me arrependo de ter dormido tão pouco, mas nunca consigo deitar-me tão cedo. É engraçado como somos todos tão diferentes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tempo bem aproveitado com certeza. Se a ti te sabem bem fazer essas atividades à noite, não precisas de mudar :). Verdade, é incrível como somos tão diferentes uns dos outros.

      Eliminar
  24. Se dormir mais de 7 horas ando sempre cheia de sono, :))
    -
    Do Gil António, que se encontra doente, motivo por qual não é ele que vos visita. Pedimos a compreesão: Hoje:- Luz no teu quarto ...Tentação do meu olhar
    .
    Bjos
    Resto de uma boa noite

    ResponderEliminar
  25. Também me deito por volta dessa hora e levanto por volta das 7 horas. Mas sou pequenina. Mas gosto mesmo muito de me levantar cedo.

    ResponderEliminar
  26. Sinceramente neste ultimo ano e meio sou mais sono do que pessoa, e por vezes à 21h já estou na cama de tão cansada que ando. Mas também adoro acordar tarde. Mas sem dúvida que concordo contigo no jantar, às vezes são 18h45 e já estou a comer xD

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão cedo também não ahahahah xD. Onde é que arranjas fome a essa hora? xD

      Eliminar
  27. ás vezes o deitar cedo também me alcança ahaha

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  28. Identifico-me muito com algumas coisas, e o meu namorado sofre bastante com isso.xD Quando fico com sono fico insuportável e irritada com tudo, é horrível...xD

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Nunca fui assim... Não consigo deitar-me cedo e muitas vezes a factura é cara no dia seguinte!!!
    Fazes bem. Se precisas dessas horas de sono, aproveita enquanto podes e dorme!!!!

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  30. Revi-me tanto nisto! ahah Isto deve ser principalmente de sermos estudantes de Enfermagem (estou a brincar xD)! Na minha altura de faculdade, durante 1 ano inteiro andei a deitar as 21h (máximo 21h30) já estava a dormir. Conclusão acordava todos os dias automaticamente as 6h/6h30 e aproveitava para fazer exercicio e estudar antes das aulas ou dos estagios xD Quanto a pensar que estamos a desperdiçar a nossa juventude, acho que isso nao passa, eu sinto isso a maior parte do tempo :p

    Beijinhos,
    I.
    https://nevertoolatetoturnback.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é, porque a minha turma tem toda um horário de sono desregulado xD. Ainda te deitavas mais cedo do que eu ahahahahah. Mas sem dúvida que aproveitavas melhor o dia :).
      Beijinhos

      Eliminar
  31. "Setentinha", confesso, quem dera seguir o estilo e o modo, mas não dá, é tarde para mudar... Ao estilo de um tio, beijinho e vida longggggggggga, bonita, bonita - e feliz! :-)
    -
    PS - fico "cliente" :-)

    ResponderEliminar
  32. Eu odeio deitar-me cedo. Desde que fui mãe, sofro muito com o sono. Porque sempre me habituei a deitar tarde e a não precisar de muitas horas de sono. Depois de ter o meu filho, comecei a ter sempre sono, SEMPRE. Durma as horas que dormir. Porém, continuo a achar que dormir é um desperdício total de tempo! Com tanto livro para ler, séries e filmes para ver, blogs para acompanhar... há tanta coisa que podes fazer à noite quando já não podes fazer barulho... passar horas e horas a dormir é roubar-nos tempo! Para mim, é impensável deitar cedo, mesmo que tenha que acordar cedo e mesmo sabendo que vou sofrer para xuxu quando tiver que me levantar da cama...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino, com filhos deve ser difícil dormir, pelas preocupações, por todas as tarefas que há para fazer... Gostava de não precisar de dormir tanto, também acho um desperdício de tempo, mas sem as minhas 7/8 horas de sono não consigo ser um ser humano funcional, pelo que prefiro ter menos tempo para fazer o que gosto e ser tempo de qualidade :).

      Eliminar
  33. Deito-me praticamente às mesmas horas que tu e compreendo perfeitamente o que tu disseste... estudar depois do jantar é impossível (já tentei, mas não rendeu nada).

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar